Autor Tópico: Credenciamento - acesso a áreas reservadas  (Lida 8032 vezes)

romuloalves2015

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 93
Resposta #15 Online: 01 de Junho de 2016, 11:11:23
ENtendi Paulo, obrigado pelo esclarecimento. Mas realmente aqui na minha cidade é assim, independente de você ser jornalista ou não, todo mundo que trabalha nos eventos daqui e que vão para fotógrafar tem escrito no crachá imprensa, a foto abaixo e o nome fotógrafo abaixo da foto. Aos que trabalham na produção, tem escrito produção no crachá. Agora eu entendi o que você quis dizer, que pelos meios legais, isso é errado. Vou fazer outro crachá só com o nome fotógrafo e minha foto, e tirar o nome imprensa.  :ok:


J.Quintão

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 136
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #16 Online: 01 de Junho de 2016, 12:50:19
Haha' e eu entrando em show com o meu cartão pessoal!

Quando cheguei na cidade onde moro, a cerca de um ano, eu ia para shows e tirava foto da galera pra postar e buscarem, assim me encontrando (face/site/whats). Num desses shows, a banda Gasparzinho me convidou para entrar no camarote e tirar fotos com os fãs e subir no palco também.

Foi bem no começo e eu não tinha nada, além de uma Lumix fz-200, que foi a câmera que iniciei. Mas senti falta de um flash lá em cima do palco. Muitas imagens saíram tremidas. Acho que mesmo se eu tivesse mais experiência na época, seria bom ter um flash externo. (Não usei nem o flash da câmera).

Apesar de tudo, foi uma experiência legal. Outro dia, o Bryan, vocalista da banda, me pediu uma foto para ele fazer a nova capa do CD dele. Porém, com tanta coisa pra resolver, acabei deixando pra lá. Com certeza ele conseguiria outra foto melhor. Achei melhor não arriscar. rs
Jonathan Quintão | T4i + 18-55mm + 50mm 1.4


J.Quintão

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 136
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #17 Online: 01 de Junho de 2016, 13:11:58
Foto do face.. kk fazendo propaganda...  :doh:

Jonathan Quintão | T4i + 18-55mm + 50mm 1.4


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #18 Online: 01 de Junho de 2016, 13:33:07
Romulo, o título "Imprensa" é permitido para os profissionais que são jornalistas (e que trabalham em uma de suas vertentes - Fotojornalista, Repórter Cinematográfico e etc)..

Por isso, se algum dia vc se deparar com um "casca grossa" ele pode pedir sua identidade funcional (no caso FENAJ - que é como a carteira da OAB para o Advogado ou CRM para um médico) e se vc não apresentar o documento, ele poderá entender que vc cometeu o crime de falsidade ideológica por alegar (no crachá) uma coisa que vc não é.
Se vc foi contratado p/ fotografar o evento, vc tem que se identificar como Fotógrafo, mas não como imprensa..

Não sei se consegui ser claro.. mas esse é um assunto que está sendo muito discutido ultimamente no Sindicato dos Jornalistas e no Ministério do Trabalho, aqui em SP.

Todo jornalista tem um MTB, que é o número de registro profissional. Repórter fotográfico também. Ambos "respondem" ao Sindicato dos Jornalistas de sua região e a ARFOC ( Associação dos Repórteres Fotográficos ). Tem um código de ética a seguir e responsabilidades da profissão. A carteira de jornalista é emitida pela sindicato e ARFOC, e se apresentar como imprensa/repórter fotográfico sem ser de fato, além de imoral ( não estamos querendo um Brasil melhor?) é ilegal e pode sim dar dor de cabeça. Não só algum segurança pode implicar como algum jornalista pode oferecer a denúncia ao sindicato que procederá a apuração e devidas providências com o departamento jurídico. Então, vamos agir dentro da lei de de forma correta.
A melhor forma: conversar com o pessoal da produção ANTES do show. No dia todos estão ocupados e dificilmente vão dar atenção.
Ah, e deixe o flash em casa. Flash em show, nunca...rs

Senhores, o nosso STF já se posicionou que o exercício da profissão de jornalista é livre, não dependendo de qualquer das exigências que alegaram:

Citar
Por maioria, o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, nesta quarta-feira, que é inconstitucional a exigência do diploma de jornalismo e registro profissional no Ministério do Trabalho como condição para o exercício da profissão de jornalista.
http://www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=109717
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


J.Quintão

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 136
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #19 Online: 01 de Junho de 2016, 13:36:52
Então, legalmente, eu posso ter um crachá escrito imprensa e trabalhar como fotógrafo para o meu próprio site, por exemplo?

Interessante.  :ponder:
Jonathan Quintão | T4i + 18-55mm + 50mm 1.4


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #20 Online: 01 de Junho de 2016, 14:29:21
Então, legalmente, eu posso ter um crachá escrito imprensa e trabalhar como fotógrafo para o meu próprio site, por exemplo?

Interessante.  :ponder:

Depende.

Grandes produtoras, quando permitem que a imprensa tire algumas fotos, exigem que na carteira de trabalho do fotógrafo tenha o registro da revista/jornal/site onde trabalha, ou leve algum contato que comprove o vínculo.
Blogs nem são levados em consideração. No máximo, os donos do blog e fã-clubes conseguem comprar ingressos antes da venda oficial ou com preços promocionais.

Para pequenos shows, ai a coisa é mais flexível.


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #21 Online: 01 de Junho de 2016, 14:39:11
Então, legalmente, eu posso ter um crachá escrito imprensa e trabalhar como fotógrafo para o meu próprio site, por exemplo?

Interessante.  :ponder:

Pode sim, perfeitamente. Mas se as produtoras vão fazer seu credenciamento (ou de qualquer outro veículo de imprensa) é uma decisão deles. Válidas as palavras de Rick.

O que o STF garantiu é que qualquer pessoa pode exercer o jornalismo, mesmo sem graduação na área ou vinculação à sindicato ou Ministério do Trabalho. Esses órgãos não podem te intimidar, multar ou qualquer coisa do gênero por não ter estes registros.
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.447
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #22 Online: 01 de Junho de 2016, 14:51:09
Senhores, o nosso STF já se posicionou que o exercício da profissão de jornalista é livre, não dependendo de qualquer das exigências que alegaram:
"Jornalista" é diferente de "Repórter Fotográfico". Tanto no MTB, que são dois diferentes, quanto no desempenho da função.
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #23 Online: 01 de Junho de 2016, 20:59:39
"Jornalista" é diferente de "Repórter Fotográfico". Tanto no MTB, que são dois diferentes, quanto no desempenho da função.

Caro Guto, podem ser funções diferentes, mas não acredito que o entendimento do STF não atinja os repórteres fotográficos. Ainda mais pela profissão de fotógrafo também não ser regulamentada. Logo, pela nossa Constituição, qualquer pessoa pode livremente exercer esse ofício (assim como o de jornalista ou qualquer outra profissão não regulamentada por lei)

Citar
art. 5º. XIII é livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer;

Além disso, o CBO - Cadastro Brasileiro de Ocupações - do MTE:

Citar
2618 :: Fotógrafos profissionais

Títulos
2618-05 - Fotógrafo
Fotógrafo científico, Fotógrafo de aerofotografia, Fotógrafo de arquitetura, Fotógrafo de foto submarina, Fotógrafo de sensoriamento remoto, Fotógrafo documentarista, Fotógrafo industrial
 
2618-10 - Fotógrafo publicitário
 
2618-15 - Fotógrafo retratista
Fotógrafo social, Retratista
 
2618-20 - Repórter fotográfico
Fotojornalista

Descrição Sumária
Criam imagens fotográficas de acontecimentos, pessoas, paisagens, objetos e outros temas, em branco e preto ou coloridas, utilizando câmeras fixas (de película ou digitais) e diversos acessórios. Escolhem tema ou assunto da fotografia ou atendem a demandas de clientes ou empregadores, segundo objetivos artísticos, jornalísticos, comerciais, industriais, científicos etc. Podem revelar e retocar negativos de filmes, tirar, ampliar e retocar cópias, criar efeitos gráficos em imagens obtidas por processos digitais e reproduzi-las sobre papel ou outro suporte. Podem dirigir estúdio fotográfico ou loja de material de fotografia.

Famílias afins
2611 - Profissionais do jornalismo

Repórter fotográfico está enquadrada na mesma família de outras ocupações (fotógrafo, f. publicitário, f. retratista) igualmente sem regulamentação e, portanto, de livre exercício.
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.447
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #24 Online: 01 de Junho de 2016, 22:23:26
Livre exercício é uma coisa.
Falar que é da imprensa sem realmente ser é outra.
Para mim o jeitinho brasileiro que nos leva para o buraco. Procuramos brechas na lei para apoiar o que nos favorece momentaneamente, sem perceber que é isso que vem acabando com nosso país.
Quando comecei a fotografar profissionalmente nunca precisei de um crachá feito por mim escrito "imprensa". Fui atrás, procurava produtores, fiz portfólio com bandas menos famosas (que são mais acessíveis) e aos poucos também fui aperfeiçoando minha fotografia. Ser honesto é bem melhor....  Fiz bons amigos que me abriram várias oportunidades. Sei lá..... Só meus 0,50 cents
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #25 Online: 01 de Junho de 2016, 23:43:52
Livre exercício é uma coisa.
Falar que é da imprensa sem realmente ser é outra.
Para mim o jeitinho brasileiro que nos leva para o buraco. Procuramos brechas na lei para apoiar o que nos favorece momentaneamente, sem perceber que é isso que vem acabando com nosso país.
Quando comecei a fotografar profissionalmente nunca precisei de um crachá feito por mim escrito "imprensa". Fui atrás, procurava produtores, fiz portfólio com bandas menos famosas (que são mais acessíveis) e aos poucos também fui aperfeiçoando minha fotografia. Ser honesto é bem melhor....  Fiz bons amigos que me abriram várias oportunidades. Sei lá..... Só meus 0,50 cents

Concordo plenamente que quem se vale do nome da imprensa falsamente para fins escusos é desonesto. Mas não concordo que devemos desconsiderar ou desprestigiar os pequenos meios de comunicação, até mesmo o blog do "eu sozinho" como um colega mencionou. Se o sujeito tem um blog e publica lá suas matérias, suas fotos, pra mim (e o pro STF) é jornalista sim. Independente do tamanho.

Obviamente que o cara que faz esse crachá única e exclusivamente para penetrar nos eventos, sem o menor compromissão com a informação está deturpando as coisas. Não discordo.

Acho que seu texto foi infeliz quando questiona a honestidade ou malícia com normas de quem atua em pequenos meios de comunicação.

Os tempos são outros. A última vez que peguei num jornal impresso foi o que deixaram no assoalho do meu carro no laja a jato. Leio mais blogs alternativos e de opinião do que a grande imprensa e acho isso o máximo.  Essa turma, quando empenhada, honesta e preparada tem mais é que receber todo tipo de incentivo.
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.447
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #26 Online: 02 de Junho de 2016, 00:14:14
Concordo plenamente que quem se vale do nome da imprensa falsamente para fins escusos é desonesto. Mas não concordo que devemos desconsiderar ou desprestigiar os pequenos meios de comunicação, até mesmo o blog do "eu sozinho" como um colega mencionou. Se o sujeito tem um blog e publica lá suas matérias, suas fotos, pra mim (e o pro STF) é jornalista sim. Independente do tamanho.

Obviamente que o cara que faz esse crachá única e exclusivamente para penetrar nos eventos, sem o menor compromissão com a informação está deturpando as coisas. Não discordo.

Acho que seu texto foi infeliz quando questiona a honestidade ou malícia com normas de quem atua em pequenos meios de comunicação.

Os tempos são outros. A última vez que peguei num jornal impresso foi o que deixaram no assoalho do meu carro no laja a jato. Leio mais blogs alternativos e de opinião do que a grande imprensa e acho isso o máximo.  Essa turma, quando empenhada, honesta e preparada tem mais é que receber todo tipo de incentivo.
Me refiro a desonestidade para benefício próprio. Também acompanho mídias alternativas e existe muito conteúdo bom "fora da caixa", inclusive porque há menos pressão financeira, bem diferente do que rola nas edições tradicionais. Sem falar em YouTube, Periscope e Facebook live, que quebraram paradigmas.
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


romuloalves2015

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 93
Resposta #27 Online: 03 de Junho de 2016, 10:48:24
Imprensa é a designação coletiva dos veículos de comunicação que exercem o Jornalismo e outras funções de comunicação informativa - em contraste com a comunicação puramente propagandística ou de entretenimento.

Então um blog não pode ser considerado como imprensa?

Vocês em vez de ajudar o amigo, fica discutindo outras coisas  :hysterical:

Vou repetir denovo, se vocês não concordam tudo bem pra vocês, mas aqui na minha cidade todo mundo que tem blog, sites, canais no youtube, todos de entretenimento e quando surge algum show conhecido aqui na cidade, eles vão fazer a cobertura. O dono do blog, os carinhas que vão lá fazer entrevista no camarim com os famosos, e fazer filmagens do show para colocar em seus meios, TODOS são considerados IMPRENSA. Até o carinha que entra no show com uma camera no automático e se diz fotógrafo, ele também é imprensa. Tem lista Vip e tem lista da imprensa, e todos os sites, blogs, e essas pessoas que vão fazer entrevista com famosos são considerados da imprensa, bom se vocês não acham, tudo bem, mas aqui na minha cidade é assim.

Outra coisa, é que esses caras que vão fazer entrevista com famosos não são jornalista, e é preciso ter um crachá de jornalista, ser da imprensa pra poder fazer uma entrevista? pelo menos aqui não precisa. Eu falei aquilo só pra não gerar muita polêmica, mas sempre que eu for ha um evento, estará no meu crachá escrito imprensa, fotógrafo, meu nome e foto. Porque aqui é assim, e o cara não precisa ser formado em jornalismo para ter um crachá de imprensa. Mais uma vez repito que aqui na minha cidade é assim. Aqui ninguém vai parar você e te pedir carteira de trabalho pra saber se você é jornalista não, pelo amor de deus kkk pra eu fotografar um show, e ter um crachá imprensa pendurado no pescoço eu tenho que ser formado em jornalismo, é isso que eu entendi? kkk

Me respondam uma coisa: vocês são contratados por um blog conhecido na sua cidade para fazer a cobertura de um show, a casa é a melhor da cidade, os camarotes custam 1500, e para entrar você paga um valor de 200 reais, o show é realmente top, mas você como foi contratado pra fazer as fotos da galera e do palco, você entra de graça. Seu nome já está na lista de imprensa, e ao lado do seu nome está o blog pra onde vão essas fotos. Você faz algumas fotos da galera, e tem que tirar foto de palco, mas tem muita gente na frente do palco e naquelas grades de proteção, você se arriscaria em colocar o seu equipamento no meio desse povo para tirar as fotos de palco? ou você preferia tentar falar com o segurança que fica nas grades, pra liberar a sua entrada para frente do palco, pois você está ali a trabalho, e tem que fazer essas fotos. Qual dessas opções vocês escolheriam? Lembrando que a festa é grande, não adianta querer procurar organizadores, pois tem muita gente que manda, e você não sabe realmente com quem falar para liberar a sua entrada pra frente do palco. (essa é a questão do nosso amigo, ele quer saber como faz para conseguir fazer essas fotos, e eu sempre passo por isso em shows que eu sou contratado para fazer as fotos, porque eles nunca liberam palco pra gente, mas se o cliente quer essas fotos você tem que se virar pra conseguir).

 :D


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #28 Online: 03 de Junho de 2016, 11:22:45
Imprensa é a designação coletiva dos veículos de comunicação que exercem o Jornalismo e outras funções de comunicação informativa - em contraste com a comunicação puramente propagandística ou de entretenimento.

Então um blog não pode ser considerado como imprensa?

Vocês em vez de ajudar o amigo, fica discutindo outras coisas  :hysterical:

Vou repetir denovo, se vocês não concordam tudo bem pra vocês, mas aqui na minha cidade todo mundo que tem blog, sites, canais no youtube, todos de entretenimento e quando surge algum show conhecido aqui na cidade, eles vão fazer a cobertura. O dono do blog, os carinhas que vão lá fazer entrevista no camarim com os famosos, e fazer filmagens do show para colocar em seus meios, TODOS são considerados IMPRENSA. Até o carinha que entra no show com uma camera no automático e se diz fotógrafo, ele também é imprensa. Tem lista Vip e tem lista da imprensa, e todos os sites, blogs, e essas pessoas que vão fazer entrevista com famosos são considerados da imprensa, bom se vocês não acham, tudo bem, mas aqui na minha cidade é assim.

Outra coisa, é que esses caras que vão fazer entrevista com famosos não são jornalista, e é preciso ter um crachá de jornalista, ser da imprensa pra poder fazer uma entrevista? pelo menos aqui não precisa. Eu falei aquilo só pra não gerar muita polêmica, mas sempre que eu for ha um evento, estará no meu crachá escrito imprensa, fotógrafo, meu nome e foto. Porque aqui é assim, e o cara não precisa ser formado em jornalismo para ter um crachá de imprensa. Mais uma vez repito que aqui na minha cidade é assim. Aqui ninguém vai parar você e te pedir carteira de trabalho pra saber se você é jornalista não, pelo amor de deus kkk pra eu fotografar um show, e ter um crachá imprensa pendurado no pescoço eu tenho que ser formado em jornalismo, é isso que eu entendi? kkk

Me respondam uma coisa: vocês são contratados por um blog conhecido na sua cidade para fazer a cobertura de um show, a casa é a melhor da cidade, os camarotes custam 1500, e para entrar você paga um valor de 200 reais, o show é realmente top, mas você como foi contratado pra fazer as fotos da galera e do palco, você entra de graça. Seu nome já está na lista de imprensa, e ao lado do seu nome está o blog pra onde vão essas fotos. Você faz algumas fotos da galera, e tem que tirar foto de palco, mas tem muita gente na frente do palco e naquelas grades de proteção, você se arriscaria em colocar o seu equipamento no meio desse povo para tirar as fotos de palco? ou você preferia tentar falar com o segurança que fica nas grades, pra liberar a sua entrada para frente do palco, pois você está ali a trabalho, e tem que fazer essas fotos. Qual dessas opções vocês escolheriam? Lembrando que a festa é grande, não adianta querer procurar organizadores, pois tem muita gente que manda, e você não sabe realmente com quem falar para liberar a sua entrada pra frente do palco. (essa é a questão do nosso amigo, ele quer saber como faz para conseguir fazer essas fotos, e eu sempre passo por isso em shows que eu sou contratado para fazer as fotos, porque eles nunca liberam palco pra gente, mas se o cliente quer essas fotos você tem que se virar pra conseguir).

 :D

Depende do blog. Existem os que apresentam fontes confiáveis, que tem grande volume de leitores, informa os créditos das fotos quando é copiado de outro site, etc. Não dá pra comparar com outros que publicam notícias de fontes duvidosas, tendenciosas, etc. Existem blogs sérios, mas também os que não tem credibilidade nenhuma ou alcance de leitores irrisório.

Aqui nas capitais, shows pequenos são aqueles de até umas 2000 pessoas. Shows grandes são do padrão Loolapalloza ou de um Rolling Stones: acima de 60 mil pessoas. É de conhecimento de muitos blogueiros e pessoas da imprensa que, obter um credenciamento em um show pequeno é muito mais fácil do que num grande show.

Quantas agências de jornalismo conseguiram tirar fotos do palco num show como a do Iron Maiden em Março? Contei cinco (Estado, Folha, Terra, Abril e O Globo), e depois as fotos foram repassados para os demais sites ligados a essas empresas (UOL, Agora,etc.). Alguns blogs reproduziram essas fotos, mas dando os devidos créditos da fonte utilizada.

Se ai na sua cidade é possível fazer o que descreveu, sorte a sua. Só não ache que isso seja uma regra. Caso duvide, pode tentar fazer isso num show de médio ou grande porte (e de uma grande produtora) em uma capital, e veremos o resultado.


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.447
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #29 Online: 03 de Junho de 2016, 12:16:22
Em cidades pequenas eu realmente não sei como funciona, mas deve ser bem mais fácil. Também ser contratado pela festa não pela banda muda muito, em alguns casos. Aqui em SP, quando estou fotografando o evento e tem banda/show normalmente consigo conversar com o produtor musical ( sempre existe alguém do artístico no local ) sobre regras e o que o artista permite/proíbe (sim, tem muita gente que não deixa foto além da terceira música, palco, etc ). Em compensação já tive surpresas excelentes: Daniela Mercury, Blitz e Tiago Abravanel. No show dos 3 que fotografei eles me chamaram no palco, no meio do show, para uma "selfie" com o público. Mas tive problemas com o Lulu Santos e Kenye West (não sei se escreve assim. Claudia Leitte e Jota Quest também foram excelentes comigo durante o show, com direito a pose...rs. Inclusive no show do Jota Quest no Credicard Hall (uma casa de shows gigante aqui de SP ) eu saí do fosso e fui para a platéia com o equipamento para pegar foto geral do palco com público (estava pela produção da Banda, não mídia). Posso dizer que já sofri mais com o equipamento em casamento (chopp, capirinha, bolo, etc ) do que em show.
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada