Autor Tópico: Busca por câmera portátil para uso na rua.  (Lida 3748 vezes)

Guto Pereira

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 285
  • Sexo: Masculino
  • Aprendo mais sobre fotografia.
    • Perfil do Flickr
Online: 28 de Maio de 2016, 09:27:05
Bom dia a todos.

Venho procurando faz algum tempo uma câmera que pudesse me acompanhar nas caminhadas pelo centro do Rio e por outros pontos da cidade que frequento. Gosto muito de fotografia de rua, mas essa atividade usando com minha atual câmera se torna arriscada e complicada. Levar uma 5D para as ruas acaba chamando demais a atenção de todos. É grande e mesmo com a 40mm pancake ela ainda chama a atenção. Percebo que a maioria das pessoas se assusta ao ver esse tipo de equipamento e isso as vezes tira a naturalidade das fotos.

Preciso de uma câmera com bom resultado para conversões em preto e branco. Que tenham foco rápido e um bom alcance dinâmico, se possível. Percebi que a conversão automática da Fuji X10 era interessante, mesmo ela sendo a câmera mais simples da linha X. Perdi duas oportunidades de comprá-la a um preço confortável para mim, obviamente usadas. Hoje em dia todos pedem acima dos 1200 reais por uma, o que eu julgo caro para essa câmera, ainda mais usada. Com esse valor tive ofertas de pegar uma GX1 da Panasonic, uma J1 da Nikon, algumas Samsung entre outras câmeras com a mesma proposta. Ainda reluto um pouco em pegar câmeras com lente intercambiável, pois não tenho esse intuito, já que conto com uma DSLR full frame no set.

O orçamento é de até 700 reais para uma câmera usada, em boas condições e que atenda a essas expectativas citadas acima. Que fotografe tb em RAW, e obviamente tenha controles manuais e seja equipada com sensor ao menos micro 4/3.

Achei uma Oly E-PM1, mas não sei muita coisa sobre o desempenho dela, então decidi perguntar por aqui. Quem puder dar uma ajuda e deixar suas considerações para que sirvam de referência, será muito legal e agradeço de antemão. Dicas de câmeras a venda tb são bem vindas, desde que se enquadrem no orçamento e nas características acima, independente dos modelos e das marcas que citei, pois não conheço outros modelos que sejam compatíveis com tais características citadas.
« Última modificação: 28 de Maio de 2016, 09:27:57 por Guto Pereira »


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 28 de Maio de 2016, 10:17:52
Olá, Guto.

A E-PM1 é uma boa câmera, mas já um pouco antiga - ainda usa o primeiro sensor m4/3 que saiu, de 12,3 mp. E provavelmente vai vir com a lente zoom do kit, então acho que você vai ter de gastar com uma lente prime de qualquer jeito. Se quiser ter uma idéia da qualidade das fotos, deve ser semelhante à da minha E-P1 - veja os álbuns com o titulo "Carnaval 2013" no meu Flickr (https://www.flickr.com/photos/kakobr/albums) para ter idéia; todas as fotos lá foram tiradas com uma lente antiga Canon FD 50mm 1.4 adaptada - mas para fotografia de rua não seria uma opção lentes adaptadas, pois teria de ser uma 17-20mm para ficar na faixa dos 35-40mm equivalentes.

Tem um álbum lá chamado "Rio Streets" em que também usei a E-P1, acho, com a Panasonic 20mm f/1.7.

A X10 seria uma boa pedida. Se for para ser ainda mais barata, talvez uma Panasonic LX7 possa ser uma opção - o sensor é ainda menor que a X10 (1/1.7", o tamanho que era padrão nas compactas premiuns anos atrás). Tem um review dela feito pelo Ming Thein: https://blog.mingthein.com/2013/03/25/leica-d-lux-6-panasonic-lx7/

Outra opção com o sensor do mesmo tamanho da LX7 seria a linha S da Canon.

Ando por fora de preços de câmeras por aqui, então não lembro de outras opções nessa fixa, talvez o pessoal possa saber mais.

Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


Guto Pereira

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 285
  • Sexo: Masculino
  • Aprendo mais sobre fotografia.
    • Perfil do Flickr
Resposta #2 Online: 10 de Junho de 2016, 11:43:26
Olá, Guto.

A E-PM1 é uma boa câmera, mas já um pouco antiga - ainda usa o primeiro sensor m4/3 que saiu, de 12,3 mp. E provavelmente vai vir com a lente zoom do kit, então acho que você vai ter de gastar com uma lente prime de qualquer jeito. Se quiser ter uma idéia da qualidade das fotos, deve ser semelhante à da minha E-P1 - veja os álbuns com o titulo "Carnaval 2013" no meu Flickr (https://www.flickr.com/photos/kakobr/albums) para ter idéia; todas as fotos lá foram tiradas com uma lente antiga Canon FD 50mm 1.4 adaptada - mas para fotografia de rua não seria uma opção lentes adaptadas, pois teria de ser uma 17-20mm para ficar na faixa dos 35-40mm equivalentes.

Tem um álbum lá chamado "Rio Streets" em que também usei a E-P1, acho, com a Panasonic 20mm f/1.7.

A X10 seria uma boa pedida. Se for para ser ainda mais barata, talvez uma Panasonic LX7 possa ser uma opção - o sensor é ainda menor que a X10 (1/1.7", o tamanho que era padrão nas compactas premiuns anos atrás). Tem um review dela feito pelo Ming Thein: https://blog.mingthein.com/2013/03/25/leica-d-lux-6-panasonic-lx7/

Outra opção com o sensor do mesmo tamanho da LX7 seria a linha S da Canon.

Ando por fora de preços de câmeras por aqui, então não lembro de outras opções nessa fixa, talvez o pessoal possa saber mais.

Marcio, obrigado pela dica. Respondendo com certo atraso, digo que coloquei como meta comprar uma Oly mesmo. Como quero a melhor portabilidade possível, penso que tanto a E-PM2 quanto a E-PL5 sejam boas opções. Fico receoso apenas com o custo das lentes e quem sabe buscarei por uma lente com range versátil e boa ótica.

Por enquanto peguei uma Canon G12. Mas o fiz em função do valor e não pela satisfação pessoal de compra. Estou me adaptando a ela ainda. Confesso que é estranho o manuseio dela. Achei lenta também para focar. De acordo com tudo que li, as Olys M43 focam super rápido. Isso é ponto crucial para fotos "instantâneas" de rua. Quando a G12 foca, outro dia já amanheceu. Ou eu não estou sabendo ajustar a criatura, ou ela realmente é muiiiiito lenta.

Vida que segue...


gusss

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 227
    • flickr
Resposta #3 Online: 28 de Junho de 2016, 20:39:04
Preciso de uma câmera com bom resultado para conversões em preto e branco. Que tenham foco rápido e um bom alcance dinâmico, se possível. Percebi que a conversão automática da Fuji X10 era interessante, mesmo ela sendo a câmera mais simples da linha X. Perdi duas oportunidades de comprá-la a um preço confortável para mim, obviamente usadas. Hoje em dia todos pedem acima dos 1200 reais por uma, o que eu julgo caro para essa câmera, ainda mais usada. Com esse valor tive ofertas de pegar uma GX1 da Panasonic, uma J1 da Nikon, algumas Samsung entre outras câmeras com a mesma proposta. Ainda reluto um pouco em pegar câmeras com lente intercambiável, pois não tenho esse intuito, já que conto com uma DSLR full frame no set.

O orçamento é de até 700 reais para uma câmera usada, em boas condições e que atenda a essas expectativas citadas acima. Que fotografe tb em RAW, e obviamente tenha controles manuais e seja equipada com sensor ao menos micro 4/3.

Olá, Guto

Eu evitaria a Fujifilm X10 por ela ter um bug horrível ("orbs", "white orbs"). A X20 eu até compraria na tua situação.
O tamanho do sensor da Nikon J1 é pequeno, menor que o das M4/3, é 1". É um sistema morto, não?  :(

Sds,
Fujifilm X-E + 18-55, 10-24
Takumar 50mm 1:1.4, Macro 50mm 1:4 "Tessar", 85mm 1:1.9 "Sonnar", 135mm 1:2.5, 200mm 1:4; Zuiko 50mm 1:1.4 "1.1 Million", 50mm 1:1.8 "miJ", 200mm 1:4; Canon FD 50mm 1:1.2 L, 55mm 1:1.2, 50mm 1:1.4; Yashinon Tomioka Macro 60mm 1:2.8; Hexanon 50mm 1:1.7; Nikkor 28mm 1:2, 85mm 1:1.8 D, *ED 180mm 1:2.8, *ED 300mm 1:4.5; XR Rikenon 50mm 1:1.4


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 28 de Junho de 2016, 21:36:12
Não sei se você curte, mas eu comprei uma NEX F3 por um preço interessante, só não uso ela con lentes sony pelo preço proibitivo.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


Guto Pereira

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 285
  • Sexo: Masculino
  • Aprendo mais sobre fotografia.
    • Perfil do Flickr
Resposta #5 Online: 29 de Junho de 2016, 06:38:32
Olá, Guto

Eu evitaria a Fujifilm X10 por ela ter um bug horrível ("orbs", "white orbs"). A X20 eu até compraria na tua situação.
O tamanho do sensor da Nikon J1 é pequeno, menor que o das M4/3, é 1". É um sistema morto, não?  :(

Sds,

Bom dia, Guss.

Realmente a Nikon J1 está descartada de pleno. Você está certo por ser um sistema morto. Quanto a X10, confesso que a opção se deu por eu achar o design muito agradável aos meus olhos e por algumas fotos de "rua" em PB direto da câmera me pareceram muito interessantes. Fora a praticidade de não trocar lentes.

Esse problema das White orbs me assustou um pouco. Li aqui mesmo no MF sobre essa questão. A X20 custa o preço de outros sistemas que penso serem superiores. No final, pouco tempo depois de abrir este tópico e mesmo sem respostas com maiores referências, concluí que as melhores opções seriam as Sony NEX e as Olympus.

Encontrei algumas NEX dos modelos C3, 5N e 5R por preços interessantes. Encontrei também várias Olympus e passei a olhar elas com mais atenção. Como sou muito contido na hora de gastar, perdi uma boa oportunidade na compra de uma Olympus Pen EPL5. Ontem, pelo mesmo motivo, acabei perdendo a vez em outra compra. Mas faz parte. Se eu trabalhasse em tempo integral com fotografia, não estaria aqui cogitando essa situação. Já teria migrado da 5D para outro 5D mais moderna, ou para uma D800. Mas para prosseguir apenas nos estudos e fotos cotidianas, esse investimento se torna mais que incoerente.

Nas opções escolhidas acima, NEX e Oly, o que me segura ainda é se vou me espantar ou me decepcionar muito com o downgrade. Perdas eu sei que existirão, não existe almoço grátis. Mas se forem perdas dentro de uma margem perceptível apenas com muita ampliação, então dá pra encarar.

Se eu tivesse como testar ambas as opções antes, não estaria aqui debatendo o tema e questionando a todos. É pura falta de contato e conhecimento sobre essas câmeras.

Vamos seguindo com o papo.
« Última modificação: 29 de Junho de 2016, 06:44:34 por Guto Pereira »


Guto Pereira

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 285
  • Sexo: Masculino
  • Aprendo mais sobre fotografia.
    • Perfil do Flickr
Resposta #6 Online: 29 de Junho de 2016, 06:51:11
Não sei se você curte, mas eu comprei uma NEX F3 por um preço interessante, só não uso ela con lentes sony pelo preço proibitivo.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Estou considerando as NEX também. Vi alguns modelos, dentre eles a F3, C3, 5N e 5R. Destes, fiquei atraído apenas pela 5N e 5R. Mesmo assim não dá pra afirmar muita coisa, já que desconheço totalmente a performance dessa linha Sony.

Se pudesse postar algumas fotos ou algum link seria legal.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 29 de Junho de 2016, 09:48:05
Estou considerando as NEX também. Vi alguns modelos, dentre eles a F3, C3, 5N e 5R. Destes, fiquei atraído apenas pela 5N e 5R. Mesmo assim não dá pra afirmar muita coisa, já que desconheço totalmente a performance dessa linha Sony.

Se pudesse postar algumas fotos ou algum link seria legal.

Tenho a F3, seguem algumas fotos feitas com ela e a 18-55:









Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


Leo P

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 292
Resposta #8 Online: 29 de Junho de 2016, 10:03:17
Como você já tem um DSLR Canon, já pensou em uma SL1? Tenho ela com a 24mm STM e não é muito maior que a Sony A6000 que tinha, além da vantagem de ficar de backup da 5D.


Guto Pereira

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 285
  • Sexo: Masculino
  • Aprendo mais sobre fotografia.
    • Perfil do Flickr
Resposta #9 Online: 29 de Junho de 2016, 11:03:54
Como você já tem um DSLR Canon, já pensou em uma SL1? Tenho ela com a 24mm STM e não é muito maior que a Sony A6000 que tinha, além da vantagem de ficar de backup da 5D.

Opa, Leo. Obrigado pela mensagem.

Eu já havia pensado na SL1, inclusive pude testá-la e achei realmente pequena. No início a idéia era manter ambas as câmeras. Hoje, com a situação como se encontra, o orçamento para a compra da câmera menor subiu um pouco, mas terei que abrir mão da 5D.

Futuramente, se as coisas caminharem como projetei, compro uma 6D nova ou uma 5D MKIII semi nova. Mas no momento, será esse o cenário. Ter as duas câmeras não será mais possível.


Leo P

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 292
Resposta #10 Online: 29 de Junho de 2016, 12:56:39
...Futuramente, se as coisas caminharem como projetei, compro uma 6D nova ou uma 5D MKIII semi nova...
Mais um motivo para ir na SL1. Você mantém as lentes que tem e, com o valor da venda da 5D, pega a SL1. Quando comprar outro corpo Full Frame já terá as lentes.


Guto Pereira

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 285
  • Sexo: Masculino
  • Aprendo mais sobre fotografia.
    • Perfil do Flickr
Resposta #11 Online: 02 de Julho de 2016, 16:59:27
Bom pessoal. Depois de rodar um pouco, acabei finalizando a busca numa Oly OMD EM10 e numa Panasonic GF1 como câmera reserva e câmera para uso na rua.

Decidi depois de alguma pesquisa investir no sistema MFT e ver o que acontece. O próximo passo é buscar uma 45mm f/1.8 e em seguida fotografar.

Obrigado a todos pelas dicas e pela paciência em colaborar comigo.  :ok: :clap:


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #12 Online: 02 de Julho de 2016, 22:36:39
mas a 45mm é meio longa pra rua. Pra rua, o ideal seria uma 17 ou uma 20mm!!
Fora isso, parabéns pela compra, eu adoro m4/3.  :wub: :wub: :wub:


Guto Pereira

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 285
  • Sexo: Masculino
  • Aprendo mais sobre fotografia.
    • Perfil do Flickr
Resposta #13 Online: 02 de Julho de 2016, 22:52:04
mas a 45mm é meio longa pra rua. Pra rua, o ideal seria uma 17 ou uma 20mm!!
Fora isso, parabéns pela compra, eu adoro m4/3.  :wub: :wub: :wub:

Valeu, Helena!

Pra rua eu vou usar a Panasonic 14-42mm. Acho que na rua uma zoom se faz interessante. Mas andei olhando a 17mm também. A 45mm 1.8 é por conta de gostar muito de fazer retratos.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #14 Online: 03 de Julho de 2016, 18:01:40
Valeu, Helena!

Pra rua eu vou usar a Panasonic 14-42mm. Acho que na rua uma zoom se faz interessante. Mas andei olhando a 17mm também. A 45mm 1.8 é por conta de gostar muito de fazer retratos.

Ah sim, para retratos, ela e a 75mm são as melhores.  :ok: