Autor Tópico: Câmera para fotografia de parto  (Lida 7095 vezes)

Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Online: 30 de Maio de 2016, 10:06:02
Então pessoal, totalmente por fora do mundo das reflex já que sou usuária das mirroless há um tempo, vim tirar uma dúvida com vcs.
Há um tempo abri aqui um tópico sobre câmeras com sensor APS-C com melhor desempenho em ISO alto. Lembro que as Fuji foram muito bem faladas.
Como há tempos penso em ingressar no mundo da fotografia de parto (talvez até para "levar a sério" mais pra frente, hehe, é o único tipo de fotografia que penso em fazer profissionalmente), agora venho buscar sugestão de câmeras REFLEX com melhor desempenho em ISO alto. Por tudo o que já vi por aí, creio que as reflex (especialmente as de linha intermediária, talvez as de entradas não fossem suficientes) ainda são melhores para cair no mundo profissional.
Sei que o ideal disparado seria uma FF, rolaria até de comprar um corpo de segunda mão, mas o grande problema pra mim, será em fazer o set de lentes. As lentes são MUITOOOOOOOOOOOO caras. Eu não vou ter disponibilidade de tanta grana, até mesmo porque o sistema micro 4/3 que tenho é xodozinho de mamãe, hehe, desse não quero me livrar não. Mas tem outras coisas que podem ir embora e levantar uma grana relativamente razoável.
Fotografia de parto é basicamente ISO alto, de 5000 pra cima, e lentes claras (1.8 ou 1.4).
Será que algum APS-C dá conta disso?
« Última modificação: 30 de Maio de 2016, 10:06:46 por Helena Bsb »


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 30 de Maio de 2016, 10:41:17
Olá Helena.
Não tenho experiência profissional neste tipo de fotografia... apenas no registro familiar de meus filhos e sobrinhos...
Já fiz registro com uma T5i ficou bom, mas obviamente ruído...

Imagino que para a função específica e considerando que na maioria das vezes o flash não é desejável e muitas vezes proibido pela equipe ou instituição em que o parto se realiza, e ainda dos inconvenientes do mesmo para o recém nascido...

1- 6D + aí vem as lentes... com abertura 1.4 ficaremos nas primes... imagino que o padrão de fotos de parto seja de closes, acho que a 50mm 1.4 resolveria bem a situação na imensa maioria das vezes, complementaria o set com a 85mm 1.8 para as situações em que a aproximação não for possível, etc...

Espero que ajude, abraços;
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #2 Online: 30 de Maio de 2016, 10:53:10
APS você terá bastante ruído e degradação das cores, tanto Canon quanto Nikon. Talvez a Canon 80D aguente chegar melhor em ISO tão alto. As Fuji, como a X100T aguentam tanto quanto as dslr e tem a vantagem de serem ISOless. O problema está no preço, todas essas APS novas que o ISO passa de 3200 com qualidade estão com valores absurdos, na casa dos 4mil, com isso vc pega uma 6D usada que aguenta melhor o ISO alto.

Se quiser ir de APS mesmo, a 70D aguenta 3200 com boa qualidade e com uma 30mm 1.4 dá um bom kit. Investimento de uns 4,5mil, se for usada dá pra montar com menos. A T6s possui ISO tão bom quanto a 70D, mas por ser nova está na mesma faixa de preço, considero a 70D melhor por causa das funções e botões extras.

Eu recomendaria vc pegar uma 6D usada e uma 50mm 1.8 STM que é uma lente barata, boa e multi-uso. Um investimento próximo de 5mil :ok:


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #3 Online: 30 de Maio de 2016, 11:14:04
Lucas, o problema é que só uma 50 naõ costuma ser suficiente. Quer dizer, faz o serviço, mas às vezes quando a distância maior é necessária, uma 85mm é de grande ajuda, assim como uma 35mm para capturas mais abertas. É aí que o bicho pega! Olhei na B&H e nem vi 85mm para FF, só a 1.2 que é totalmente fora de cogitação (até mesmo porque pela profundidade de campo, eu dificilmente usaria essa abertura).
A 35mm custa mil dólares.
Eu já meio que apurei essas coisas, e pelos preços altíssimos, pensei que de repente algum APS-C "muderninho" pudesse segurar a onda. Mas tô vendo que não.  :(


P.S: acabei de ver que lentes EF servem em câmeras FF, então aí já melhora a questão da 85mm, por exemplo, que tem sim, para FF a um preço comprável.
« Última modificação: 30 de Maio de 2016, 11:20:08 por Helena Bsb »


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #4 Online: 30 de Maio de 2016, 11:21:23
Olá Helena.
Não tenho experiência profissional neste tipo de fotografia... apenas no registro familiar de meus filhos e sobrinhos...
Já fiz registro com uma T5i ficou bom, mas obviamente ruído...

Imagino que para a função específica e considerando que na maioria das vezes o flash não é desejável e muitas vezes proibido pela equipe ou instituição em que o parto se realiza, e ainda dos inconvenientes do mesmo para o recém nascido...

1- 6D + aí vem as lentes... com abertura 1.4 ficaremos nas primes... imagino que o padrão de fotos de parto seja de closes, acho que a 50mm 1.4 resolveria bem a situação na imensa maioria das vezes, complementaria o set com a 85mm 1.8 para as situações em que a aproximação não for possível, etc...

Espero que ajude, abraços;

Flash nesse caso não existe, hehe. Só ISO altão mesmo.
Pois é, 50mm e 85mm já fazem um bom set. Sentiria falta de uma 35mm, mas não seria essencial. Acho que a 85mm me traria mais vantagem do que a 35mm, embora esta certamente tenha sua utilidade.


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #5 Online: 30 de Maio de 2016, 11:52:11
Lucas, o problema é que só uma 50 naõ costuma ser suficiente. Quer dizer, faz o serviço, mas às vezes quando a distância maior é necessária, uma 85mm é de grande ajuda, assim como uma 35mm para capturas mais abertas. É aí que o bicho pega! Olhei na B&H e nem vi 85mm para FF, só a 1.2 que é totalmente fora de cogitação (até mesmo porque pela profundidade de campo, eu dificilmente usaria essa abertura).
A 35mm custa mil dólares.
Eu já meio que apurei essas coisas, e pelos preços altíssimos, pensei que de repente algum APS-C "muderninho" pudesse segurar a onda. Mas tô vendo que não.  :(


P.S: acabei de ver que lentes EF servem em câmeras FF, então aí já melhora a questão da 85mm, por exemplo, que tem sim, para FF a um preço comprável.

As lentes EF são para FF e também servem em APS, as EF-S que só funcionam em APS. Acho que vc confundiu um pouco as coisas rsrs

50mm + 85mm eu considero desperdício, são DFs próximas, com um crop na 50mm vc consegue algo próximo da 85mm. Já 35mm + 85mm considero um ótimo kit.

Você pode pegar uma 40mm 2.8 para fotos mais abertas, é um stop mais escura, mas muito barata. E uma 85mm para complementar.

Se você pode comprar nos EUA melhor ainda, uma 6D nova vc encontra em promoção por bom preço!


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #6 Online: 30 de Maio de 2016, 11:57:01
As lentes EF são para FF e também servem em APS, as EF-S que só funcionam em APS. Acho que vc confundiu um pouco as coisas rsrs

50mm + 85mm eu considero desperdício, são DFs próximas, com um crop na 50mm vc consegue algo próximo da 85mm. Já 35mm + 85mm considero um ótimo kit.

Você pode pegar uma 40mm 2.8 para fotos mais abertas, é um stop mais escura, mas muito barata. E uma 85mm para complementar.

Se você pode comprar nos EUA melhor ainda, uma 6D nova vc encontra em promoção por bom preço!

Não é confusão, é ignorância mesmo, rsrs. Mas corrigi a tempo ali no final da minha mensagem.  :D
Bem,como não tenho qualquer pressa, vou esperar aparecer uma boa oportunidade de comprar uma 6D de segunda mão + 50mm, e com o tempo vou comprando as outras.
Agradeço a ajuda de todos, por mim, a dúvida já tá sanada.  :ok:
Mas obviamente qualquer sugestão é pra lá de bem-vinda. Se ainda tiverem algo novo a acrescentar, podem falar.


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 30 de Maio de 2016, 13:04:49
Um set de lentes perfeito pra fazer quase tudo o que você quer, desde que em FF, é uma 40mm 2.8 + 85mm 1.8, a 40mm é um meio termo entre angular e normal e a 85mm para cenas mais distantes. É meu kit dos sonhos para minha 5D.

Eu tenho uma 5D clássica que manja muito bem em pouca luz, ainda mais com uma lente 1.4 :assobi:, é FF por menos de 2 mil..hehe, não tem muito ISO, mas o máximo dela (3200) é melhor que o 1600 de muitas APS-C's por ai.
Eu daria uma olhada numa 5D II usada, é mais barata que a 6D (nem tanto assim), só tendo uma 50mm 1.8 já da pra fazer um estrago enorme :assobi: , eu por um tempo só tive a 50tinha e fiz aniversários só com ela, da pra fazer muito mais coisa do que imagina com uma 50mm no FF.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #8 Online: 30 de Maio de 2016, 13:13:28
Um set de lentes perfeito pra fazer quase tudo o que você quer, desde que em FF, é uma 40mm 2.8 + 85mm 1.8, a 40mm é um meio termo entre angular e normal e a 85mm para cenas mais distantes. É meu kit dos sonhos para minha 5D.

Eu tenho uma 5D clássica que manja muito bem em pouca luz, ainda mais com uma lente 1.4 :assobi:, é FF por menos de 2 mil..hehe, não tem muito ISO, mas o máximo dela (3200) é melhor que o 1600 de muitas APS-C's por ai.
Eu daria uma olhada numa 5D II usada, é mais barata que a 6D (nem tanto assim), só tendo uma 50mm 1.8 já da pra fazer um estrago enorme :assobi: , eu por um tempo só tive a 50tinha e fiz aniversários só com ela, da pra fazer muito mais coisa do que imagina com uma 50mm no FF.

Pablo, pra fotografias de parto, não tem jeito: ISO de 5000 pra cima. Isso é requisito fundamental.
Sim, a 50tinha 1.8 é essencial, conheço fotógrafa de parto que só usa ela (mas sente/sentia falta da 35mm, rs).
Eu acho que 2.8 ainda é pouco pra parto. O ambiente costuma ter pouca luz (refiro-me a partos respeitosos, que é o que quero fotografar), e é preciso capturar o que for possível de luz, fazendo-se necessária a combinação grande abertura + ISO alto. 


Bretas

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.136
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 30 de Maio de 2016, 13:19:55
Helena, a 6D me parece ser sua escolha óbvia, pois é a menor das full frame da Canon (não sei em relação às Nikon), tem bons resultados em ISO alto e um preço bem atraente. Quanto às lentes, não sei se a 85mm seria de grande valia em uma sala tão pequena quanto costumam ser os nossos centros cirúrgicos. Eu pensaria em uma 50mm 1.4.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #10 Online: 30 de Maio de 2016, 13:30:12
Helena, a 6D me parece ser sua escolha óbvia, pois é a menor das full frame da Canon (não sei em relação às Nikon), tem bons resultados em ISO alto e um preço bem atraente. Quanto às lentes, não sei se a 85mm seria de grande valia em uma sala tão pequena quanto costumam ser os nossos centros cirúrgicos. Eu pensaria em uma 50mm 1.4.

Bretas, não irei fotografar em centro cirúrgico, e sim, em domicílio ou se em hospital, em quartos de parto humanizado (provavelmente mais espaçosos do que centros cirúrgicos). Muitas vezes é preciso ser discretíssima, e isso inclui manter a distância, o que faz com que eu considere uma tele  (já vi fotógrafa de parto usando uma daquelas lentes brancas da canon, não sei qual range, mas obviamente uma tele).
sim, a 6D já me pareceu a escolha óbvia. A D610 da nikon parece ser pequena também, mas pelo que vi na B&H, é um pouco mais cara que a 6D.
Agora é aguardar, como isso é um projeto futuro, não vou me apressar. Posso tranquilamente esperar uma boa oportunidade de compra.


Bretas

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.136
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 30 de Maio de 2016, 13:41:28
Bretas, não irei fotografar em centro cirúrgico, e sim, em domicílio ou se em hospital, em quartos de parto humanizado (provavelmente mais espaçosos do que centros cirúrgicos). Muitas vezes é preciso ser discretíssima, e isso inclui manter a distância, o que faz com que eu considere uma tele  (já vi fotógrafa de parto usando uma daquelas lentes brancas da canon, não sei qual range, mas obviamente uma tele).
sim, a 6D já me pareceu a escolha óbvia. A D610 da nikon parece ser pequena também, mas pelo que vi na B&H, é um pouco mais cara que a 6D.
Agora é aguardar, como isso é um projeto futuro, não vou me apressar. Posso tranquilamente esperar uma boa oportunidade de compra.

Aí não há problema... Acho que 50mm 1.4 + 85mm 1.8 seria uma boa escolha. Se optar por usados, vc consegue a câmera e as lentes por algo em torno de R$7.000. A 6D tende a ficar mais barata nos próximos meses, pois provavelmente a Canon estará lançando a mkII até o fim do ano. Abç.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #12 Online: 30 de Maio de 2016, 14:23:40
Aí não há problema... Acho que 50mm 1.4 + 85mm 1.8 seria uma boa escolha. Se optar por usados, vc consegue a câmera e as lentes por algo em torno de R$7.000. A 6D tende a ficar mais barata nos próximos meses, pois provavelmente a Canon estará lançando a mkII até o fim do ano. Abç.

Beleza. Vou aguardar.  :ok:


LFelipe

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 310
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #13 Online: 30 de Maio de 2016, 14:29:50
Helena, uma macro 2.8 também  edificaria esse set, não?
Lendo o que descreveu dos partos, a lente que me veio à mente foi a Sigma 180mm 2.8 (macro).


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #14 Online: 30 de Maio de 2016, 14:43:16
Helena, uma macro 2.8 também  edificaria esse set, não?
Lendo o que descreveu dos partos, a lente que me veio à mente foi a Sigma 180mm 2.8 (macro).

Macro?? pra que??  :ponder:
Numa primeira conversa que tive com fotógrafa de parto, ela disse que só usava lente 1.8, que não poderia ser menos aberta do que isso.
Mas creio qeu eu ainda precise de mais infoirmações a respeito. De início, 50 1.8 é certa. O resto vem depois, rs.
« Última modificação: 30 de Maio de 2016, 14:45:13 por Helena Bsb »