Autor Tópico: Câmera para fotografia de parto  (Lida 7035 vezes)

vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #15 Online: 30 de Maio de 2016, 14:43:36
Porque macro numa fotografia de parto?

"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


LFelipe

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 310
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #16 Online: 30 de Maio de 2016, 14:52:11
Macro?? pra que??  :ponder:
Numa primeira conversa que tive com fotógrafa de parto, ela disse que só usava lente 1.8, que não poderia ser menos aberta do que isso.
Mas creio qeu eu ainda precise de mais infoirmações a respeito. De início, 50 1.8 é certa. O resto vem depois, rs.

Porque macro numa fotografia de parto?
Eita...
Pensei na macro pra pegar mais detalhes de pele, poros, a criança com o "sebo" pós-parto, o rosto da mãe ao fazer esforço. E outra lente para enquadrar de forma mais abrangente.
Ressalto que não tenho nenhuma experiência com fotografia de parto e nem sei quais enquadramentos são comuns, mas pensei nisso.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #17 Online: 30 de Maio de 2016, 15:27:29
Eita...
Pensei na macro pra pegar mais detalhes de pele, poros, a criança com o "sebo" pós-parto, o rosto da mãe ao fazer esforço. E outra lente para enquadrar de forma mais abrangente.
Ressalto que não tenho nenhuma experiência com fotografia de parto e nem sei quais enquadramentos são comuns, mas pensei nisso.

Para isso seria uma tele, mesmo que leve. Uma tele nítida dá uma boa captura nesses detalhes que vc cita, e que sim, são muito legais de serem capturados.
Mas realmente, tem que ser 1.8 ou 1.4, se bem que não sei se usaria tanta abertura por conta da profundidade de campo.


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 30 de Maio de 2016, 18:10:59
Não faço nem ideia de como seja um ambiente onde será feito as imagens, mas não sei se é tãããão obrigatório atingir ISO 6400 combinado com uma lente 1.8.
Eu fotografei esses tempo os primeiros momentos de uma bebê na casa da mãe, apenas uma lâmpada fluorescente iluminava o quarto (Luz comum meeesmo) enquanto fotografava o banho. Eu consegui ótimos resultados com uma 30mm 1.4 em f/2.5 a 5D em ISO 1250 com velocidades de 1/50. Apenas puxei 1/2 ponto a mais no LR pra ficar do meu gosto as sombras.

Não estou dizendo que não é necessário o equipamento que você citou, se tiver um equipo desses beleza, mas as vezes vc pode colocar uma luz artificial a mais no quarto, num canto que também sirva como luz ambiente, ajudando na iluminação que já existe no local, assim até uma APS-C faz um serviço bom com uma lente 1.8 e ISO 3200.
Uma 6D + 50 1.4 faz um estrago danado com luz ambiente interna...quem dera eu poder pegar uma 5DII que fosse...hehe...um dia chego lá.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #19 Online: 30 de Maio de 2016, 18:41:47
Não faço nem ideia de como seja um ambiente onde será feito as imagens, mas não sei se é tãããão obrigatório atingir ISO 6400 combinado com uma lente 1.8.
Eu fotografei esses tempo os primeiros momentos de uma bebê na casa da mãe, apenas uma lâmpada fluorescente iluminava o quarto (Luz comum meeesmo) enquanto fotografava o banho. Eu consegui ótimos resultados com uma 30mm 1.4 em f/2.5 a 5D em ISO 1250 com velocidades de 1/50. Apenas puxei 1/2 ponto a mais no LR pra ficar do meu gosto as sombras.

Não estou dizendo que não é necessário o equipamento que você citou, se tiver um equipo desses beleza, mas as vezes vc pode colocar uma luz artificial a mais no quarto, num canto que também sirva como luz ambiente, ajudando na iluminação que já existe no local, assim até uma APS-C faz um serviço bom com uma lente 1.8 e ISO 3200.
Uma 6D + 50 1.4 faz um estrago danado com luz ambiente interna...quem dera eu poder pegar uma 5DII que fosse...hehe...um dia chego lá.

Pois pensa... acabei de ver uma 5DII com um preço até razoável. Pena que agora não tenho a grana.
Mas em fotografia de parto, não existe essa de colocar mais fonte de luz. Na fotografia de parto não existe cenografia... É o ambiente escolhido pela mulher, do jeitinho que ela quer. às vezes, rolam só velas!! Tudo o que a pessoa que fotografa pode fazer, é ser discreta e se virar com a luz do ambiente, hehe.


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #20 Online: 30 de Maio de 2016, 19:36:59
fico imaginando a sala de partos... e você com duas lentes intercambiando entre uma e outra  :ponder:
Para um trabalho de qualidade, creio que um 5Dc / 5D Mk II + Lente 17-55 2.8 seria um bom conjunto. Acho que não pode usar flash, mas se puder, melhor ainda.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #21 Online: 30 de Maio de 2016, 19:56:28
fico imaginando a sala de partos... e você com duas lentes intercambiando entre uma e outra  :ponder:
Para um trabalho de qualidade, creio que um 5Dc / 5D Mk II + Lente 17-55 2.8 seria um bom conjunto. Acho que não pode usar flash, mas se puder, melhor ainda.

Flash não pode... e o ideal, segundo confirmei ainda agora com uma amiga que é fotógrafa de partos, é lente 1.8 mesmo. Parece que ainda dá pra fazer algo com 2.8, mas o ideal é 1.8.
Mas essa 17-55 muito me atrai para outros propósitos, hehe.
A 5Dc parece qeu só tem iso até 3200, aí complica... como eu já disse mais aí pra cima, às vezes há condições de baixíssima luz, como luz de velas apenas. Aí é preciso bombar nesse ISO. Por isso vou acabar pegando uma FF mesmo, não fosse por isso, ficava com uma APS-C moderna que mesmo tendo o corpo caro, as boas lentes pra elas são mais em conta.
« Última modificação: 30 de Maio de 2016, 20:16:57 por Helena Bsb »


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #22 Online: 30 de Maio de 2016, 20:28:15
A 17-55mm é para APS apenas.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #23 Online: 30 de Maio de 2016, 20:37:12
 :ok:
valeu!


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 31 de Maio de 2016, 03:24:40
Se vc quiser atingir ISOs tão elevados, acho que não tem como escapar de uma FF. Mas será que realmente precisa de uma lente f/1.8? Digo pq vc msm citou que viu um fotógrafo trabalhando com uma "lente branca", que não chegam a essa abertura. A lente mais comum desse tipo é a 70-200mm, que é ou f/2.8 ou f/4


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #25 Online: 31 de Maio de 2016, 09:04:54
Se vc quiser atingir ISOs tão elevados, acho que não tem como escapar de uma FF. Mas será que realmente precisa de uma lente f/1.8? Digo pq vc msm citou que viu um fotógrafo trabalhando com uma "lente branca", que não chegam a essa abertura. A lente mais comum desse tipo é a 70-200mm, que é ou f/2.8 ou f/4

Sim, quando há mais iluminação, uma 2.8 pode ser usada.
Mas é mais comum mesmo usar lentes 1.8.


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 31 de Maio de 2016, 10:51:06
Mesmo sendo uma lente 1.4 dificilmente se usa ela em 1.4, geralmente se fecha um ponto...usa-se em f2-2.8
Uma 1.8 em 2.5 toda aberta só em situações muito extremas foi que usei minha 1.4 em 1.4, mas agora com a 5D ela nunca baixa de 2.8 em eventos...hehe
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #27 Online: 31 de Maio de 2016, 10:55:48
Mesmo sendo uma lente 1.4 dificilmente se usa ela em 1.4, geralmente se fecha um ponto...usa-se em f2-2.8
Uma 1.8 em 2.5 toda aberta só em situações muito extremas foi que usei minha 1.4 em 1.4, mas agora com a 5D ela nunca baixa de 2.8 em eventos...hehe

sim, até mesmo porque tem a questão da profundidade de campo (por isso para esse trabalho, não faço questão de 1.4) e de ser normalmente "soft" nas aberturas maiores. Mas ainda acho que 1.8 pode ser necessário em determinadas (várias) situações.
Mas os detalhes ainda vou aprender quando fizer o curso, ou no segundo semestre ou ano que vem (ou em algum outro momento, rs).