Autor Tópico: Equipamento x fotografia  (Lida 6103 vezes)

C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #30 Online: 02 de Junho de 2016, 02:03:43
É realmente necessário saber equipamento usado e Exif para avaliar se uma foto é boa?
Apenas a imagem já não deveria ser suficiente?

Vc precisa saber da receita do bolo para ver se o bolo esta bom ou ruim? Obviamente nao. Vc simplesmente experimenta o bolo.

Informacoes de como a foto foi feita (EXIF) nao eh para julgar se a foto esta boa ou ruim, mas apenas para saber como foi feita. Otimo para quem esta aprendendo, como por exemplo, ver a velocidade do obturador em uma foto em que alguem esta em movimento. Ver o tamanho do diafragma para saber como o DOF foi obtido em determinada lente, etc...

Para julgar se as fotos estao ruins ou boas essas informacoes sao irrelevantes. O maximo que o Exife faz eh talvez (mas nao sempre) auxiliar em como fazer melhor na proxima vez comparado duas fotos. Como em uma foto um pouco tremida e ou tra nao das duas cenas com a mesma distancia focal. Olhando a velocidade do obturador das duas fotos vc pode estimular o limite de velocidade para evitar imagem tremida.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #31 Online: 02 de Junho de 2016, 02:20:14
Mas como fotógrafos, é impossível a gente não querer se envolver minimamente com os meios utilizados para se fazer uma fotografia. É natural

Diga por vc... Eu nao me inporto ou nem me lembro em pensar em querer saber sobre equipamentos ou EXIF.

Para mim eh iguam comida. Se esta exageradamente salgado, ou se esta saboroso, eu nao fico querendo saber ou especular quantas gramas de sal foi colocado na comida, ou se a panela eh de barro ou de lata.

Ecesso de informacao com frequencia se torna distracao. Pelo menos para mim. Por isso sou muito distraido com detalhes e me foco no direto. O resto vem pelo feeling da experiencia obtida pessoalmente.

Nao queira saber as condicoes de higiene da pessoa que fez aquele rango delicioso tem o mesmo padrao e exigencia que a sua. Aquela comida atrativa e deliciosa pode passar a parecer nogenta e desinteressante apos ver a cozinha.




Por exemplo, se o DOF ficou exageradamente curto ou largo, eu nao nao estou nem ai em saber em qual Abertura a foto foi fotografada. Se a foto saiu tremida, eu nao fico querendo saber qual a velocidade do obturador utilizado. Se o retrato saiu com distorcao desagradavel, eu nao fico me perguntando qual a lente fez tal coisa. Muito menos a marca e modelo do material que usam.



C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #32 Online: 02 de Junho de 2016, 02:26:46
Eu acho que tem a turma que gosta mais de falar sobre equipamento, a turma da arte, da filosofia, da técnica, do simples clique, e por ai vai... cada um procura debater e interagir com oq se identifica na fotografia, então vai ter aquele que vai olhar pra foto e vai querer saber como foi feito, outro que sobre o equipamento, outros oq te inspirou para a  foto e outros que vão simplesmente gostar ou não, sem entrar em outros méritos... então decidir oq é importante ou não vai de cada um, não vejo como ter um certo ou errado  :ok:

Claro que nao ha um certo ou errado para areas de interesses. A questao nao eh essa.

A questao eh avaliar a qualidade de uma foto pelo EXIF. Seria como dizer que um retrato esta ruim pq no EXIF diz que foi feita com lente 28mm.


alcure

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 853
  • Sexo: Masculino
  • Madafaka
    • Portfolio
Resposta #33 Online: 02 de Junho de 2016, 07:31:48
Como falaram, o EXIF ajuda a ensinar. Um novato vendo um EXIF pode pegar mais confiança no próprio equipamento, pode aprender um pouco mais sobre como a foto foi feita, enfim, ele pode aprender com poucas informações!

O EXIF não ensina o tempo de preparo, mas ao menos te mostra os ingredientes de uma boa foto. Muitas vezes vemos uma grande foto e achamos que foi feita com o melhor do equipamento, daí você vê o EXIF e pronto, vê que seu equipamento também pode fazer!

Por isso eu deixo o exif liberado de todas as minhas fotografias nas redes sociais que disponibilizam tais dados. Eu sinceramente não me importo em compartilhar meu trabalho, pois se alguém está gostando dele e gostaria de saber como eu faço, eu fico é muito feliz por estar servindo de referência.

Pena que o FB apaga os metadados, senão ficava por lá tb. Eu tenho muito a agradecer para todos os que já me ensinaram algo pela net, então me sinto na obrigação de retribuir com o mínimo que posso fazer!  :worship:
* Canon EOS-R + 85mm 1.8 + 40mm 2.8 + 16-35 f/4.0
---------------------------------------------------
http://instagram.com/rafaealcure


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #34 Online: 02 de Junho de 2016, 10:00:31
Quando comecei do zero, o EXIF das fotos me ajudaram bastante. Serviram como base para não cometer erros "grotescos" e também descobri na prática que é possível tirar ótimas fotos com equipamentos bem básicos (não acreditava só nas teorias).

Hoje já não me preocupo tanto com isso, mas diante de trabalhos inusitados e curiosos, ai quero descobrir  o EXIF...rs


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #35 Online: 02 de Junho de 2016, 10:07:53
O Pelegrin estava se referindo mais especificamente à exigência do EXIF no corredor polonês. Realmente, eu até entendo o motivo de alguns quererem saber o EXIF, mas concordo com ele que não deveria ser obrigatório, já que deveria se analisar a qualidade da foto independente do EXIF...


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.479
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #36 Online: 02 de Junho de 2016, 10:17:22
Mas uma pessoa precisa saber velocidade, abertura e ISO pra dizer porque a foto foi ruim? Não acho que seja necessário;  a não ser que a pessoa tenha uma dúvida específica em relação a profundidade de campo, ou granulação, ou "panning". Mas se é uma foto para apreciação geral, quem se importa com exif?

Aqui o Bruce Gilden faz críticas de fotos impressas em papel; em nenhum momento ele pergunta qual a câmera, a lente ou as configurações...:

Precisa saber palavras e ideias pra saber que a foto ficou ruim? Precisa. Em última instância, uma foto simplesmente está boa ou não. Indo um pouco mais atrás, há um motivo pra foto estar boa ou não. O motivo pode ser qualitativo (ideia, enquadramento, luz, etc.) ou quantitativo (velocidade, abertura, foco e ISO). Dizer "a foto ficou lenta" não é tão específico quanto "a velocidade foi 1/15, e deveria ter sido ~1/250". Acho que depende do nível técnico do fotógrafo que expõe o trabalho à crítica.


arthurbr

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 93
  • Sexo: Masculino
    • Flickr - Arthur Mendes
Resposta #37 Online: 02 de Junho de 2016, 10:32:00
Infelizmente, tenho a impressão de que, em geral, as pessoas se preocupam demais com os aspectos errados das coisas.

Aqui, se fala muito em equipamento e Photoshop/tratamento/pós-produção, em vez de falar do processo e da qualidade da foto em si, em vez de pegar o equipamento que for e sair fotografando, experimentando.

Em fóruns de videogames, falam muito sobre a capacidade de processamento, pixels, PS4 x Xbox, etc., em vez de simplesmente aproveitar os jogos.

Em fóruns de ciclismo, ficam discutindo sobre qual peça é melhor, como retirar 100g da bike, em vez de simplesmente ir pra rua pedalar.

E por aí vai.

Dá a impressão de que as pessoas ficam só repetindo coisas que leram por aí, mas não colocam em prática, não aproveitam o prazer de realizar a atividade. Acho que falta um pouco de "inocência" na coisa toda.

Enfim, fica o desabafo. Não levem a mal.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #38 Online: 02 de Junho de 2016, 10:41:41
Dá a impressão de que as pessoas ficam só repetindo coisas que leram por aí, mas não colocam em prática, não aproveitam o prazer de realizar a atividade.

Concordo 100%. Inclusive, tem muitas mentiras perpetuadas por aí como verdades apenas porque as pessoas não pegam o equipamento e testam por conta própria, rsrs...


Pelegrin

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 110
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #39 Online: 02 de Junho de 2016, 12:22:33
Infelizmente, tenho a impressão de que, em geral, as pessoas se preocupam demais com os aspectos errados das coisas.

Aqui, se fala muito em equipamento e Photoshop/tratamento/pós-produção, em vez de falar do processo e da qualidade da foto em si, em vez de pegar o equipamento que for e sair fotografando, experimentando.

Em fóruns de videogames, falam muito sobre a capacidade de processamento, pixels, PS4 x Xbox, etc., em vez de simplesmente aproveitar os jogos.

Em fóruns de ciclismo, ficam discutindo sobre qual peça é melhor, como retirar 100g da bike, em vez de simplesmente ir pra rua pedalar.

E por aí vai.

Dá a impressão de que as pessoas ficam só repetindo coisas que leram por aí, mas não colocam em prática, não aproveitam o prazer de realizar a atividade. Acho que falta um pouco de "inocência" na coisa toda.

Enfim, fica o desabafo. Não levem a mal.

É isso aí arthurbr, concordo. É uma vontade de polemizar tudo...

Abs


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #40 Online: 02 de Junho de 2016, 12:54:52
Infelizmente, tenho a impressão de que, em geral, as pessoas se preocupam demais com os aspectos errados das coisas.

Aqui, se fala muito em equipamento e Photoshop/tratamento/pós-produção, em vez de falar do processo e da qualidade da foto em si, em vez de pegar o equipamento que for e sair fotografando, experimentando.

Em fóruns de videogames, falam muito sobre a capacidade de processamento, pixels, PS4 x Xbox, etc., em vez de simplesmente aproveitar os jogos.

Em fóruns de ciclismo, ficam discutindo sobre qual peça é melhor, como retirar 100g da bike, em vez de simplesmente ir pra rua pedalar.

E por aí vai.

Dá a impressão de que as pessoas ficam só repetindo coisas que leram por aí, mas não colocam em prática, não aproveitam o prazer de realizar a atividade. Acho que falta um pouco de "inocência" na coisa toda.

Enfim, fica o desabafo. Não levem a mal.

Matou a pau.

Tem gente que tem mta garganta, mas não tem uma foto pra mostrar no forum.


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #41 Online: 02 de Junho de 2016, 15:52:00
Concordo  :ok:

Outro dia me coloquei no lugar de um potencial cliente (até porque um dia realmente serei pois não trabalho com fotografia de eventos) pra saber quem eu chamaria pra cobrir uma festa e se tenho umas 3 ou 4 opções é muito  :ponder: e todos que estão de fora enchem a boca pra falar isso e aquilo sobre "técnica", "olhar", etc. mas o álbum do cara é um desastre.  :(

desabafo [2]
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #42 Online: 02 de Junho de 2016, 16:39:31
Concordo  :ok:

Outro dia me coloquei no lugar de um potencial cliente (até porque um dia realmente serei pois não trabalho com fotografia de eventos) pra saber quem eu chamaria pra cobrir uma festa e se tenho umas 3 ou 4 opções é muito  :ponder: e todos que estão de fora enchem a boca pra falar isso e aquilo sobre "técnica", "olhar", etc. mas o álbum do cara é um desastre.  :(

desabafo [2]

Parece que esses termos "técnica", "olhar", "sensibilidade", são repetidos quase como um mantra sem a menor reflexão do que isso realmente significa e o quanto de estudo e prática se leva pra aprimorar.
« Última modificação: 02 de Junho de 2016, 16:39:47 por Rafa_Meira »


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #43 Online: 02 de Junho de 2016, 16:46:41
Em fóruns de ciclismo, ficam discutindo sobre qual peça é melhor, como retirar 100g da bike, em vez de simplesmente ir pra rua pedalar.

Eh um exemplo ao qual tambem vejo. Eu pedalei muito nos ultimos 6 anos ou mais. Montanhas, estradas, barro, etc. Pedalada de sair de manha e voltar no fim da tarde. E adivinha so, sempre pedalei de calca jean, qualquer tenis. Uma das minhas bicicletas era bem leve mas uma outra que tenho eh pesadinha. Nunca me interessei em saber em como ganhar mais velocidade, como economizar energia, como ficar mais leve, etc...

E olha que ja deixei muitos ciclistas todo equipado, uniformizado e tecnicamente ideal para tras.

Se eu quisesse condicoes perfeitas para pedalar, eu pedalaria em bicicletas de academia, aquelas que nao sai do lugar.  :D



Dizer "a foto ficou lenta" não é tão específico quanto "a velocidade foi 1/15, e deveria ter sido ~1/250". Acho que depende do nível técnico do fotógrafo que expõe o trabalho à crítica.

Eu acho que sou uma pessoa que nao me apego a detalhes tecnicos. Eu sou sou da turma que acredita mais no "conect-se e siga o ritimo da musica".

Eh igual Jazz. Vai no improviso e sentimento da coisa. Na confianca da destreza inconsciente e sentimental. Uma vez conectado, nao tem mais nota errada na musica. Aquela nota que saiu fora vc logo imenda com outra nota improvisada. Ja, o que eh muito tecnico nao tem tal ritmo natural e tato humano. Uma peca fora a maquina nao funciona mais. Tem que comecar de novo, ate acertar a pena no seu exato local.

Nao estou preocupado se no bolo tem 100g ou 130g de acucar. Acho irrelevante tais detalhes. Para mim eh esta no ponto, esta um pouco fora do ponto e esta totalmente fora do ponto. A pitada a mais ou a menos nao eh em gramas, mas sim em feeling. Poem mais paixao, adiciona ima pitada de saudade, e uma colher de calorozidade.. mais acucar nesse bolo de acordo com o que vc sente que eh o ideal.

Focar muito em dados puramente tecnicos, meio que tira a atencao da medida sentimental.



Eh igual a comida do McDonald's. sao sempre exatamente os mesmos igredientes medido tudo na balanca, ate mesmo a salada. O sabor eh exatamente igual sempre, nunca erra. Mas eh uma comida meia fria sentimentalmente. Eh uma comida com muita tecnicidade. Zero em tato humano.

Ja o rango da vovo que nao faz ideia de quantas gramas vai em cada igrediente, vai tudo no feeling do sentimento.


Wesley Rodrigues

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 50
  • Sexo: Masculino
Resposta #44 Online: 02 de Junho de 2016, 16:47:55
Infelizmente, tenho a impressão de que, em geral, as pessoas se preocupam demais com os aspectos errados das coisas.

Aqui, se fala muito em equipamento e Photoshop/tratamento/pós-produção, em vez de falar do processo e da qualidade da foto em si, em vez de pegar o equipamento que for e sair fotografando, experimentando.

Em fóruns de videogames, falam muito sobre a capacidade de processamento, pixels, PS4 x Xbox, etc., em vez de simplesmente aproveitar os jogos.

Em fóruns de ciclismo, ficam discutindo sobre qual peça é melhor, como retirar 100g da bike, em vez de simplesmente ir pra rua pedalar.

E por aí vai.

Dá a impressão de que as pessoas ficam só repetindo coisas que leram por aí, mas não colocam em prática, não aproveitam o prazer de realizar a atividade. Acho que falta um pouco de "inocência" na coisa toda.

Enfim, fica o desabafo. Não levem a mal.
:clap:

De fato, é por aí mesmo. Acompanho o fórum há muito tempo, antes mesmo de me cadastrar e já vi usuários que avaliam fotos se baseando apenas por regras, dando dicas sobre N técnicas, "estilo x", "equipamento y", porém, quanto à fotografia apresentada na prática,  sequer mostram algo notável ou espetacular.

Logo, me pergunto como alguém que não possui um histórico ou bagagem fotográfica, pode avaliar o trabalho de outros? As bases para avaliação seriam regras, teorias ou só gosto pessoal?!  :ponder:
- Espaço destinado à listagem do meu equipamento, a fim de melhorar meu ego fotográfico -