Autor Tópico: Equipamento x fotografia  (Lida 6098 vezes)

C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #60 Online: 03 de Junho de 2016, 18:24:32
Só acho que levaram a um extremo... eu acho importante a técnica da coisa mas nem eu nem ninguém que conheço se prende a isso a ponto de esquecer de fotografar,  dar comida para o cachorro,  sair com a namorada/família... do jeito que falaram aqui parece que quem lê exif esquece da vida, fica o dia todo estudando técnicas e discutindo no fórum.

Eu ja deixei o assunto do EXIF para tras. Nao estou relacionando um com o outro.

EXIF da a informacao para entender como a foto foi tecnicamente, tambem ajuda quem esta aprendendo sobre settings e resultados. Mas olhando os dados do EXIF nao serve como parametro para julgar a qualidade de uma foto. A qualidade do DOF, do resultado da velocidade do obturador, o efeito da lente, etc, vc ve na foto e nao no EXIF. Como o resultado foi obtido, ai sim vc ve no EXIF.

Mas tem pessoas que sao extremamente extremistas com a tecnica. No Reddit, uma comunidade sobre fotografia de rua, uma multidao fala que fotografia de rua so eh foto de rua com lente grande angular. Se vc usar 85mm, como foi em uma das fotos que apresentei, vao quase todos te dizer que nao eh foto de rua, como me falaram. Falaram que minha foto era foto de moda, pq eu usei uma telelente. E qualquer questionamento sobre isso a resposta deles sera que "se vc nao ouvir eles vc nunca ira aprender". Em resumo, abracam a tecnica e levam como regra ao estremo, e se acham os grandes conhecedores da fotografia pq "sabem das regras".

Mas como eu disse, o assunto sobre o interesse da tecnica que estou abordando, eu nao estou relacionando com o assunto do EXIF. Eu virei a pagina e passei para o outro capitulo.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.479
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #61 Online: 03 de Junho de 2016, 18:51:25
A relacao humana e objetivo entre lancar um foguete ate a lua nao tem muito a ver com a de pedalar e fotografar.

Por que não? Pra lançar um foguete até a Lua, você precisa da direção certa (enquadramento), da distância até o objetivo (foco), da quantidade certa de combustível (abertura), da velocidade de viagem (velocidade) e taxa de consumo, pro foguete não explodir antes de chegar (ISO).

Se não for assim, é admitir que os resultados que um excelente fotógrafo obtém não são somente fruto de sua atenção aos detalhes que são importantes à sua atividade. É dizer que ele chegou à Lua meio que por acaso, e que ele não sabe explicar muito bem como chegou.

Mas acho que é diferente uma pessoa lançar um foguete até a lua pela primeira vez (muitos cálculos, erros, acertos, etc.) e pela milésima vez (vê a lua passando, lança o foguete como se fosse um dardo, de qualquer maneira, porque domina o foguete como se fosse uma extensão das mãos e olhos).



C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #62 Online: 04 de Junho de 2016, 02:59:59
Por que não? Pra lançar um foguete até a Lua, você precisa da direção certa (enquadramento), da distância até o objetivo (foco), da quantidade certa de combustível (abertura), da velocidade de viagem (velocidade) e taxa de consumo, pro foguete não explodir antes de chegar (ISO).


Exatamente. Isso sao aspectos puramente tecnicos. Onde a expressao humana entra nisso? Eu nao posso mudar os calculos (USAR outro ISO, Foco, etc) e arriscar erros para fazer um pirueta por exemplo, pq o objetivo nao eh usar o fogete para expressar algo "artistico", mas somente chegar a lua com o menor risco de falha possivel. A mudanca de tais calculos sera somente como resposta tecnica da situacao e nao como expressao humana, criativa, artistica.

Se não for assim, é admitir que os resultados que um excelente fotógrafo obtém não são somente fruto de sua atenção aos detalhes que são importantes à sua atividade. É dizer que ele chegou à Lua meio que por acaso, e que ele não sabe explicar muito bem como chegou.
  Por isso que a relacao entre lacar um foguete a lua e fotografar nao combinam, um eh sobre a espressao visual a outra eh sobre objetivos tecnicos precisos.

Mas acho que é diferente uma pessoa lançar um foguete até a lua pela primeira vez (muitos cálculos, erros, acertos, etc.) e pela milésima vez (vê a lua passando, lança o foguete como se fosse um dardo, de qualquer maneira, porque domina o foguete como se fosse uma extensão das mãos e olhos).
Claro, apos ja ter aprendido sobre o que funciona e o que nao funciona, para algo puramente tecnico funcionar basta memorizar suas caracteristicas tecnicas, para situacoes previsiveis onde se sabe que o uso da tecnica funciona.




Dito tudo isso, demonstra que vc se interesse pelo aspecto tecnico, pelo tema, pela apreciacao do maior desempenho funcional tecnico. Como lancar um foguete a lua ou pedalar uma ladeira acima com o maior desempenho tecnico possivel. O que vc chama de pedalar serio e nao a passeio. Mesmo nao precisando lancar fogete nenhum a lua ou subir a ladeira o mais rapido possivel, mas somente para ver onde pode chegar tecnicamente e apreciar o resultado tecnico. Assim como os meus tios engenheiros.  :ok:


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #63 Online: 04 de Junho de 2016, 03:30:09
vou ter que concordar com o Croix

aliás faz tempo q to concordando. Fica o registro só  :hysterical:
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com