Autor Tópico: Qual é o color space dos arquivos RAW?  (Lida 8496 vezes)

bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Online: 31 de Maio de 2016, 18:42:05
Vamos lá... depois de ler bastante e pesquisar bastante, ainda me resta esta dúvida: o arquivo RAW tem qual color space?
« Última modificação: 31 de Maio de 2016, 18:42:33 por bruno_sfc »


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 31 de Maio de 2016, 19:02:49
Pelo que entendo um arquivo RAW não contem ou não carrega um espaço de cor especifico. O que acontece é que para visualizar na tela do computador ou para exportar o arquivo RAW nos formatos tradicionais  (TIFF, JPEG, PSD), ai sim, vc tem que escolher um espaço de cor para trabalhar.
Conhecimento importa mais que equipamento.


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 31 de Maio de 2016, 19:06:41
Pelo que entendo um arquivo RAW não contem ou não carrega um espaço de cor especifico. O que acontece é que para visualizar na tela do computador ou para exportar o arquivo RAW nos formatos tradicionais  (TIFF, JPEG, PSD), ai sim, vc tem que escolher um espaço de cor para trabalhar.

Foi o que eu imaginei, mas no caso da configuração dos arquivos no menu da câmera, eu tenho a opção de escolher AdobeRGB ou sRGB. Essa configuração é aplicada apenas quando fotografo em JPEG? Quando faço edições ou conversões, devo selecionar AdobeRGB ou ProPhoto?


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 31 de Maio de 2016, 19:20:42
Quando vc visualiza a foto seja na tela da câmera ou do computador, vc aplica sobre o RAW um perfil de cor para poder vê-lo como imagem.

Se vc escolhe no menu de sua câmera para gravar a foto no cartão de memória em JPG, essa foto será salva de acordo com o perfil de cor que vc escolheu (sRGB ou Adobe RGB).

Se vc salvou junto do JPG o RAW desta mesma foto, vc ainda tem a possibilidade de editar novamente o RAW e exportar em vários outros perfis de cor, com mais qualidade.

Se o JPG foi salvo em um espaço de cor menor como o sRGB, fica dificil voltar para o Adobe RGB ou para outro maior, como o ProPhoto RGB, com qualidade.
« Última modificação: 31 de Maio de 2016, 19:21:34 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #4 Online: 31 de Maio de 2016, 19:24:29
Acho importante saber que quando esta editando a foto em RAW ela esta visualizada em ProPhoto/16 bits.

O que vai definir o espaço de cor é a utilização fim,se for web sRGB e atelier de impressão, ProPhoto 16bits, claro que dependendo do tamanho

Adobe RGB acho muito bom de usar também na impressão de tamanhos não tão grandes, fica um arquivo mais fácil de manipular. Ouvi dizer que algumas gráficas que trabalham com CMYK, preferem este espaço de cor


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 31 de Maio de 2016, 19:27:16
Em outras palavras, e teoricamente falando, o raciocínio é o seguinte, se vc pretende descartar (apagar) o RAW da foto, é melhor que vc guarde a foto em um espaço de cor maior, como um Tiff 16bits ProPhoto RGB. Mas na pratica, depende do destino final da foto que vc deseja para sua foto, qual a utilização que vc deseja fazer dela.
Conhecimento importa mais que equipamento.


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 31 de Maio de 2016, 19:36:37
Pessoal, obrigado pelas respostas!

Quando vc visualiza a foto seja na tela da câmera ou do computador, vc aplica sobre o RAW um perfil de cor para poder vê-lo como imagem.

Se vc escolhe no menu de sua câmera para gravar a foto no cartão de memória em JPG, essa foto será salva de acordo com o perfil de cor que vc escolheu (sRGB ou Adobe RGB).

Se vc salvou junto do JPG o RAW desta mesma foto, vc ainda tem a possibilidade de editar novamente o RAW e exportar em vários outros perfis de cor, com mais qualidade.

Se o JPG foi salvo em um espaço de cor menor como o sRGB, fica dificil voltar para o Adobe RGB ou para outro maior, como o ProPhoto RGB, com qualidade.

Acho importante saber que quando esta editando a foto em RAW ela esta visualizada em ProPhoto/16 bits.

O que vai definir o espaço de cor é a utilização fim,se for web sRGB e atelier de impressão, ProPhoto 16bits, claro que dependendo do tamanho

Adobe RGB acho muito bom de usar também na impressão de tamanhos não tão grandes, fica um arquivo mais fácil de manipular. Ouvi dizer que algumas gráficas que trabalham com CMYK, preferem este espaço de cor

Em outras palavras, e teoricamente falando, o raciocínio é o seguinte, se vc pretende descartar (apagar) o RAW da foto, é melhor que vc guarde a foto em um espaço de cor maior, como um Tiff 16bits ProPhoto RGB. Mas na pratica, depende do destino final da foto que vc deseja para sua foto, qual a utilização que vc deseja fazer dela.

Mas... se a minha câmera só me dá a opção de sRGB ou AdobeRGB, editar a foto em ProPhoto não faria sentido, faria? Salvo as devidas proporções, seria como abrir um JPEG em sRGB e editar em AdobeRGB, não?
« Última modificação: 31 de Maio de 2016, 19:38:04 por bruno_sfc »


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #7 Online: 31 de Maio de 2016, 19:44:48
Se fotografar em jpg vc opta pelo espaço sRGB ou Adobe RGB, em RAW  você define somente quanto exportar e neste caso ele vai até ProPhoto 16bits, bele  :ok:



bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 31 de Maio de 2016, 19:47:30
Se fotografar em jpg vc opta pelo espaço sRGB ou Adobe RGB, em RAW  você define somente quanto exportar e neste caso ele vai até ProPhoto 16bits, bele  :ok:

Ah, essa era a minha dúvida! Se eu configurar o arquivo em 16 bit, RAW em AdobeRGB, quando eu exportar em ProPhoto 16 bit, estarei realmente trabalhando em ProPhoto 16? Por quê não tenho a opção de escolher ProPhoto direto da minha câmera? Entendeu o que me deixou encucado?


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #9 Online: 31 de Maio de 2016, 19:52:04
Só estou passando a informação pq errei tb  :D  :ok:

Em RAW vc não define perfil nenhum, inclusive o de cor


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 31 de Maio de 2016, 19:57:09
Só estou passando a informação pq errei tb  :D  :ok:

Em RAW vc não define perfil nenhum, inclusive o de cor

Ahhh, agora faz mais sentido! O perfil que eu configuro na câmera serve exclusivamente para os JPEGs, certo?


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #11 Online: 31 de Maio de 2016, 19:58:17
Ahhh, agora faz mais sentido! O perfil que eu configuro na câmera serve exclusivamente para os JPEGs, certo?

Exatamente!!!


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 31 de Maio de 2016, 20:03:20
Bom, eu que sempre exportava meus arquivos em AdobeRGB, passarei agora a exportar em ProPhoto.

Obrigado!


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 31 de Maio de 2016, 20:06:00
Pessoal, obrigado pelas respostas!

Mas... se a minha câmera só me dá a opção de sRGB ou AdobeRGB, editar a foto em ProPhoto não faria sentido, faria? Salvo as devidas proporções, seria como abrir um JPEG em sRGB e editar em AdobeRGB, não?
Bruno, é como ja foi dito ai em cima, se vc guardou só o JPG é isso mesmo.

Fotografe em RAW, que não contem nenhum perfil embutido, ou, em outras palavras, fotografe em RAW que possibilita a edição "em todos" os formatos.
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 31 de Maio de 2016, 20:08:57
Conhecimento importa mais que equipamento.