Autor Tópico: Qual é o color space dos arquivos RAW?  (Lida 8510 vezes)

bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 31 de Maio de 2016, 20:18:45
Bruno, é como ja foi dito ai em cima, se vc guardou só o JPG é isso mesmo.

Fotografe em RAW, que não contem nenhum perfil embutido, ou, em outras palavras, fotografe em RAW que possibilita a edição "em todos" os formatos.

Neste artigo tem mais detalhes sobre isso:

http://www.dpbestflow.org/color/color-space-and-color-profiles#openraw


Ah sim, eu sempre fotografo em RAW. Mas sempre converto para AdobeRGB para editar — nunca tinha convertido para ProPhoto. A minha dúvida desde o início é se a minha câmera, mesmo com as configurações AdobeRGB - 14 bit, é capaz de traduzir o espaço de cor ProPhoto 16 bit quando convertido — seja pelo Lightroom, ACR ou Capture One.


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #16 Online: 01 de Junho de 2016, 18:32:45
A definição de Adobe RGB na digicam é para o JPG.
O espaço de cor para o RAW é definido na hora da conversão.
« Última modificação: 01 de Junho de 2016, 18:33:32 por Pictus »


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 01 de Junho de 2016, 18:47:05
A definição de Adobe RGB na digicam é para o JPG.
O espaço de cor para o RAW é definido na hora da conversão.

Foi o que eu imaginei...

Mas ainda insistindo nesse assunto, as informações confundem no lugar de esclarecer. Nas especificações do site oficial da Nikon consta o seguinte: "NEF (RAW): lossless compressed 12 or 14 bit, lossless compressed, compressed or uncompressed."

Então o color space ProPhoto 16 bit, na verdade, não chega a ter 16 bit? 16 bit mesmo seriam apenas os sensores das câmeras médio formato?

Entendem minhas dúvidas?

Se o RAW é definido na hora da conversão, eu nem precisaria me importar com as configurações na câmera (sRGB ou AdobeRGB vs 12 bit ou 14 bit), certo?

Falei alguma bobagem?


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #18 Online: 01 de Junho de 2016, 19:53:51
Foi o que eu imaginei...

Mas ainda insistindo nesse assunto, as informações confundem no lugar de esclarecer. Nas especificações do site oficial da Nikon consta o seguinte: "NEF (RAW): lossless compressed 12 or 14 bit, lossless compressed, compressed or uncompressed."

Então o color space ProPhoto 16 bit, na verdade, não chega a ter 16 bit? 16 bit mesmo seriam apenas os sensores das câmeras médio formato?

Entendem minhas dúvidas?

Se o RAW é definido na hora da conversão, eu nem precisaria me importar com as configurações na câmera (sRGB ou AdobeRGB vs 12 bit ou 14 bit), certo?

Falei alguma bobagem?

16 bits é um limite máximo teórico. Se o conversor A/D do sensor não consegue uma resolução de 16 bits (no caso da Nikon, 12 ou 14 bits atualmente), não há porque  criar um arquivo RAW com resolução de 16 bits. Vai aumentar o tamanho do arquivo sem ganho na qualidade. Não confunda resolução acima com a resolução do sensor. Neste caso, falo da precisão de cor com a qual um pixel é representado. Você consegue colocar sem que haja perdas uma imagem de 14 bits em um padrão 16 bits, mas não em um padrão 8 bits.


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #19 Online: 01 de Junho de 2016, 19:55:04
Tai uma coisa que não sei, equipamento de captura

Aparentemente a Nikon tem uma forma de comprimir o RAW ou melhor formas de comprimir e certamente ira refletir no tamanho em MB da foto, pelo menor numero de camadas

Acho, só acho mesmo pq nunca trabalhei com Nikon, no momento de exportar não deve estar habilitado 16 bits de profundidade ou é interpolado

Só pra pontuar o espaço de cor é uma coisa e o profundidade é outra

Espaço de cor é o quantidade de cor, numero de matizes.

Profundidade de cor, grosseiramente falando é o degrade da cor então maquiagens, céu e imagens do gênero  numa ampliação nada muito grande é fácil de notar a falha originada em 8 bits

jpg só em 8 bits


Como fotografo pouco, sempre trabalho usando o máximo do sensor

Abs

Marcio
 



bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 01 de Junho de 2016, 21:06:21
16 bits é um limite máximo teórico. Se o conversor A/D do sensor não consegue uma resolução de 16 bits (no caso da Nikon, 12 ou 14 bits atualmente), não há porque  criar um arquivo RAW com resolução de 16 bits. Vai aumentar o tamanho do arquivo sem ganho na qualidade. Não confunda resolução acima com a resolução do sensor. Neste caso, falo da precisão de cor com a qual um pixel é representado. Você consegue colocar sem que haja perdas uma imagem de 14 bits em um padrão 16 bits, mas não em um padrão 8 bits.

Mas o conversor só me dá a opção de 8 bit ou 16. O que eu posso fazer é mudar o color space pra ProPhoto. Fiz um teste com um arquivo, em ProPhoto e Adobe RGB eles apresentaram o mesmo tamanho (ambos em 16 bit).

Espaço de cor é o quantidade de cor, numero de matizes.

Profundidade de cor, grosseiramente falando é o degrade da cor então maquiagens, céu e imagens do gênero  numa ampliação nada muito grande é fácil de notar a falha originada em 8 bits

Como fotografo pouco, sempre trabalho usando o máximo do sensor

Aí que está... Teoricamente quando você trabalhar em RAW, já está utilizando o "máximo do sensor". Quando converte o arquivo no programa, aí simvocê limita o arquivo para o espaço de trabalho e profundidade de cor desejada.


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #21 Online: 01 de Junho de 2016, 22:18:48
Pelo que entendi não na Nikon, que tem compreensão do RAW, deve usar um teco a menos de sensor

Quem manja de equipamento é o Lindsay.
Por motivos obvieis nem me preocupo com isso, qualquer camera na minha mão a foto é sempre a mesma :doh:


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #22 Online: 01 de Junho de 2016, 22:26:32
Foi o que eu imaginei...

Mas ainda insistindo nesse assunto, as informações confundem no lugar de esclarecer. Nas especificações do site oficial da Nikon consta o seguinte: "NEF (RAW): lossless compressed 12 or 14 bit, lossless compressed, compressed or uncompressed."

Então o color space ProPhoto 16 bit, na verdade, não chega a ter 16 bit? 16 bit mesmo seriam apenas os sensores das câmeras médio formato?

Entendem minhas dúvidas?

Se o RAW é definido na hora da conversão, eu nem precisaria me importar com as configurações na câmera (sRGB ou AdobeRGB vs 12 bit ou 14 bit), certo?

Falei alguma bobagem?

Para RAW não importa o espaço de cor que está configurado na digicam.
Só o JPG vai ser criado com espaço de cor que foi definido lá no menu da digicam.

Bit Depth - color precision in raster images
http://www.the-working-man.org/2014/12/bit-depth-color-precision-in-raster.html


Espaço de cor não tem nada haver com "bit depth".
http://digitaldog.net/files/ColorNumbersColorGamut.pdf
Tem um monte de coisa boa lá no http://digitaldog.net/

Existe compressão com e sem perda(lossless).
https://pt.wikipedia.org/wiki/Compress%C3%A3o_de_dados

A único sensor que talvez seja 16-bits é o Sony de 100MP.
https://captureintegration.com/phase-one-iq3-100mp-whats-the-reality/
Many claim to have it but few do.  Often a camera manufacturer will
claim 16 bit color due to the fact that they have a 16 bit A to D conversion.
However, just because you have a bucket that will hold 5 gallons of water
doesn’t mean you have the ability to fill it.
  My grand dad used to say,
“that man is a 10lb bag of sugar with only 5lb’s in it.”   That is what I
think of every time I hear these low end systems claim that they have full
16 bit resolution. 
The IQ3 100 will be the FIRST CMOS sensor with 16 bit  capture. 
While we have had this in CCD’s for a while, we have never been able to
achieve it in CMOS sensors.  In fact, Phase has introduced a new file format
custom built for the 100MP CMOS sensor, the “IIQ L 16bit”.  The capture times
for this format will be a little longer than past capture speeds. 
Thus, the end user will now be able to choose between 14 bit capture or
16 bit capture.  For those situations where speed is more important to
color depth, you will now be able to capture images at twice the rate
when dropping to 14 bit capture.
« Última modificação: 01 de Junho de 2016, 22:31:04 por Pictus »


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #23 Online: 04 de Junho de 2016, 10:02:05
Aí que está... Teoricamente quando você trabalhar em RAW, já está utilizando o "máximo do sensor". Quando converte o arquivo no programa, aí simvocê limita o arquivo para o espaço de trabalho e profundidade de cor desejada.
Bruno.. O que acontece na real é que o espaço de cores é CONVERTIDO para 16 bits nesse caso. O software define a conversão conforme a origem (por isso os softwares tem perfis de cores de várias câmeras). Mas como qualquer conversão, podem ocorrer erros. De fato, se você tem um espaço na câmera de 14 bits, sua conversão para 16 bits será mais fiel do que se tivesse 8 bits, entende?
Tem um gráfico sobre espaço de cores que te dá uma ideia sobre isso:


Lógico que aqui não está falando exatamente sobre o "tamanho" da informação, mas a matemática será semelhante.
« Última modificação: 04 de Junho de 2016, 10:02:41 por nandoespinosa »


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 04 de Junho de 2016, 10:20:10
Bruno.. O que acontece na real é que o espaço de cores é CONVERTIDO para 16 bits nesse caso. O software define a conversão conforme a origem (por isso os softwares tem perfis de cores de várias câmeras). Mas como qualquer conversão, podem ocorrer erros. De fato, se você tem um espaço na câmera de 14 bits, sua conversão para 16 bits será mais fiel do que se tivesse 8 bits, entende?

Lógico que aqui não está falando exatamente sobre o "tamanho" da informação, mas a matemática será semelhante.

Pois é! Eu também acho que não me fiz claro nesse tópico com minha dúvidas...

Eu fiz alguns testes, e se eu mudar a configuração da minha câmera para RAW AdobeRGB 14 bit, a quantidade de fotos no meu cartão CF é menor (arquivo com mais informação) do que eu configurar um RAW sRGB 8 bit. Esse teste empírico sugere que a configuração é importante mesmo fotografando em RAW.

Fiz também um teste de conversão. Primeiro converti em AdobeRGB 16 bit, depois converti para ProPhoto 16 bit. Como esperado, os dois arquivos ficaram com o mesmo peso, pois "pegaram" a informação do RAW AdobeRGB 14 bit, só que cada um "colocou" essa informação dentro do respectivo espaço de color. Mas pra minha surpresa, o ProPhoto 16 bit apresentou sutilmente mais qualidade no degradê nas sombras.


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #25 Online: 04 de Junho de 2016, 10:56:43
A questão é o destino final dos seus arquivos.
Se você tem TODOS os seus periféricos (monitor, impressora, etc) em AdobeRGB (o que é raro), vale a pena usá-lo, pois abrange um espectro maior de tonalidades.
Agora, se em algum momento o sRGB se intromete, use-o. E o faça no maior tamanho possível. Pois caso contrário terá alguma perda de qualidade no seu arquivo.
Lembro, como já foi dito, que o RAW NÃO TEM ESPAÇO DE COR DEFINIDO. O Raw nada mais é do que valores de bits - obtidos através da sensibilização do sensor - VOLTS TRANSFORMADOS EM VALORES MATEMÁTICOS BINÁRIOS (zero e um).
8 bits = 2 elevado na potência 8 = 256 valores diferentes
14 bits = 2 elevado na potência 14 = 16384 valores diferentes
16 bits = 2 elevado na potência 16 = 65356 valores diferentes
Então, como podes ver, 2 bits podem fazer muita diferença no final. Mas aí tem a limitação da aquisição dos dados (CÂMERA).
Outra coisa, até onde sei o LR trabalha com ProPhotoRGB, mas também usa o perfil de cores definido pelo sistema operacional (Monitor no caso) para exibir corretamente a imagem. Então mais uma vez, dependemos dos periféricos... É um assunto bem interessante e complexo.


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 04 de Junho de 2016, 11:07:56
A questão é o destino final dos seus arquivos.
Se você tem TODOS os seus periféricos (monitor, impressora, etc) em AdobeRGB (o que é raro), vale a pena usá-lo, pois abrange um espectro maior de tonalidades.
Agora, se em algum momento o sRGB se intromete, use-o. E o faça no maior tamanho possível. Pois caso contrário terá alguma perda de qualidade no seu arquivo.
Lembro, como já foi dito, que o RAW NÃO TEM ESPAÇO DE COR DEFINIDO. O Raw nada mais é do que valores de bits - obtidos através da sensibilização do sensor - VOLTS TRANSFORMADOS EM VALORES MATEMÁTICOS BINÁRIOS (zero e um).
8 bits = 2 elevado na potência 8 = 256 valores diferentes
14 bits = 2 elevado na potência 14 = 16384 valores diferentes
16 bits = 2 elevado na potência 16 = 65356 valores diferentes
Então, como podes ver, 2 bits podem fazer muita diferença no final. Mas aí tem a limitação da aquisição dos dados (CÂMERA).
Outra coisa, até onde sei o LR trabalha com ProPhotoRGB, mas também usa o perfil de cores definido pelo sistema operacional (Monitor no caso) para exibir corretamente a imagem. Então mais uma vez, dependemos dos periféricos... É um assunto bem interessante e complexo.

Legal, obrigado! Eu sabia entender o espaço de cor e a profundidade de cor, mas tava com essa dúvida boba sobre os arquivos RAW. :D

Com a ajuda de vocês, e lendo e estudando um pouco, agora tudo ficou mais claro pra mim.

Sempre trabalhei em AdobeRGB 16 bit (ufa!) e convertia o arquivo final para sRGB. Agora eu sei que a diferença vai ser marginal (ou zero), mas vou começar a converter e trabalhar meus arquivos em ProPhoto daqui a pra frente.

Mas sua resposta foi legal pra resumir o tópico: os arquivos RAW não têm espaço de cor definido, mas têm sim profundidade de cor. Certo?


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #27 Online: 04 de Junho de 2016, 15:52:56
Certo...
O sRGB é muito limitado e em certas operações acaba por causar clipping.
Exemplo http://www.modelmayhem.com/forums/post/894058/2#post18305720


Ao trabalhar com  ProPhoto RGB melhor ficar de olho nas regiões que podem estourar nos espaços de cor menores.
https://youtu.be/CQJHIVzpVuw


BTW, o PS ainda tem  BUG com GPU https://forums.adobe.com/message/8236984#8236984
para evitar problemas no Photoshop, vai no menu Edit>Preferences>Performance>Graphics Processor Settings>Advanced Settings>Drawing Mode = Basic
« Última modificação: 04 de Junho de 2016, 17:23:12 por Pictus »


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 07 de Junho de 2016, 16:16:24
O sRGB é muito limitado e em certas operações acaba por causar clipping.

Ah sim, claro! :)

Ao trabalhar com  ProPhoto RGB melhor ficar de olho nas regiões que podem estourar nos espaços de cor menores.
https://youtu.be/CQJHIVzpVuw

Muito legal isso! Photoshop é engraçado, trabalho há mais de 10 anos nele e sempre tem funcionalidades novas pra aprender (e jeitos novos de fazer coisas antigas). Exemplo disso é essa função "Out of Gamut" do "Color Range"! Muito prático e útil!!! :worship:

BTW, o PS ainda tem  BUG com GPU https://forums.adobe.com/message/8236984#8236984
para evitar problemas no Photoshop, vai no menu Edit>Preferences>Performance>Graphics Processor Settings>Advanced Settings>Drawing Mode = Basic

Sinceramente não entendi o bug... Sempre usei "Advanced" desde que comecei a mexer no Photoshop focado em fotografia, inclusive fiz isso porquê vi ótimas recomendações em relação a essa configuração. Poderia me explicar melhor? Li o tópico que criou, mas até notei que um usuário certificado da Adobe comentou que os perfis de cor não usam GPU.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #29 Online: 07 de Junho de 2016, 16:30:55
Pois é! Eu também acho que não me fiz claro nesse tópico com minha dúvidas...

Eu fiz alguns testes, e se eu mudar a configuração da minha câmera para RAW AdobeRGB 14 bit, a quantidade de fotos no meu cartão CF é menor (arquivo com mais informação) do que eu configurar um RAW sRGB 8 bit. Esse teste empírico sugere que a configuração é importante mesmo fotografando em RAW.

Cada arquivo RAW tem um jpg de preview embutido, a diferença pode ser isso.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs