Autor Tópico: Fotografia para adesivagem de parede  (Lida 1249 vezes)

Vivian Vai

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Online: 31 de Maio de 2016, 21:55:47
Boa noite!

Preciso de uma ajudinha para saber se a ampliação de uma imagem de um prédio (ou seja, nem tantos detalhes) fotografada em 16mp (sem interpolar) para ser impressa em adesivo de parede no tamanho de 2,30m de altura x a largura proporcional que der... dá para ser aceitável? A distancia de visualização é de mais ou menos 1 metro e meio... Eu sei que perderá resolução, mas eu não estou conseguindo ter uma ideia de "quanto" perde e se é aceitável. Já usei as calculadoras e procurei nos tópicos, mas gostaria de saber se alguém já fez algo parecido na prática e achou o resultado bom  :)


palombasso

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 62
Resposta #1 Online: 31 de Maio de 2016, 22:47:03
Nunca fiz isso mas cansei de ver impressoes grandes feitas de fotos pequenas. adesivagem normalmente nao precisa de um nivel de detalhe absurdo porque é vista de longe e de passagem.

acho que faz mais diferenca a qualidade dos pixels originais do que a quantidade deles.

uma opcao é voce fazer a conta e mandar imprimir um pedaco representativo do detalhe medio da sua imagem que na ampliada corresponderia a uma folha a4 ou qualquer outro tamanho que quiser pra avaliar a qualidade final.


Sent from my iPad using Tapatalk


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 01 de Junho de 2016, 16:12:38
Não sou expert nisso mas sei que tem varias exigências embutidas ai, questões que são importantes para os mercados de moda, produtos, de arte, etc... como por exemplo a quantidade de tons que se deseja reproduzir, a necessidade de nitidez para a imagem, o tipo de impressão (processo), o material onde será impresso, e muitos outros. Tem tbm uma confusão que não se pode fazer entre DPI, LPI e PPI (*).

Assim sendo, esse assunto é de certa forma complicado, e bem mais estudado pelo pessoal da indústria gráfica, então se vc quiser se aprofundar nisso vai encontrar vários artigos na internet para saborear, mas acredito que indo direto na empresa que fará a impressão, já terá uma resposta mais pratica e precisa.


De qualquer forma, vou pontuar algumas coisas aqui, enquanto aguardamos os experts que possam acrescentar mais informações.

Um estudo sobre o assunto:
www.sites.tech.uh.edu/digitalmedia/materials/3351/waite032906.pdf

Um link com informações:
http://graphicdesign.stackexchange.com/questions/487/what-resolution-should-a-large-format-artwork-for-print-be


De maneira geral, pesquisando pela web é comum encontrar tabelinhas como essa por ai:

Distancia vs. Mínimo Impressora & Arquivo

6,0 m      10 LPI ==>  20 PPI
5,5 m      19 LPI ==>  38 PPI
4,9 m      19 LPI ==>  38 PPI
4,3 m      38 LPI ==>  76 PPI
3,7 m      38 LPI ==>  76 PPI
3,0 m      50 LPI ==> 100 PPI
2,4 m      65 LPI ==> 130 PPI
1,8 m      85 LPI ==> 170 PPI
1,2 m     100 LPI ==> 200 PPI
0,6 m     133 LPI ==> 266 PPI
0,3 m     150 LPI ==> 300 PPI
15 cm     150 LPI ==> 300 PPI


(*) Definições:
DPI = Pontos por polegada = unidades usadas para medir a resolução de uma impressora
LPI = linhas por polegada = A impressão "linhas" de offset ou pontos por polegada em uma tela de meio-tom ou linha.
PPI = pixels por polegada = o número de pixels por polegada em termos de arquivo de tela / scanner.

Sim, se procurar vai encontrar, pois tem vários tópicos neste fórum falando sobre essas definições mas de maneira geral trago alguns artigos resumidos aqui:

Para entender melhor:
"Diferenças entre LPI e DPI"
https://support.google.com/nikcollection/answer/3004274?hl=pt-BR

"Diferenças entre PPI e DPI"
http://www.tecmundo.com.br/pixel/60711-entenda-diferencas-entre-ppi-o-dpi.htm
« Última modificação: 01 de Junho de 2016, 16:21:44 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.