Autor Tópico: Banho de UV-C  (Lida 6433 vezes)

bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 01 de Junho de 2016, 17:22:53
Tem sugestão de onde comprar?

Procurei e, tirando alguns artesanais (feitos, por exemplo, com gabinetes de adegas de vinho e anunciados no ML) não encontrei nada exclusivo para fotografia.

O máximo que se encontra são caixas/box com alguns mimos (desumidificador com temporizador).

Qualquer dica de onde comprar o dry cabinet será muito útil.

Na realidade já havia tentado nestes distribuidores/revendas, mas o produto está esgotado a muito tempo e, de acordo com eles, sem previsão de receber novas unidade...

Difícil! Eu também já fiz essa busca por um tempo e até cheguei a entrar em contato com eles (e outros, que não lembro), mas realmente o produto está esgotado e não consegui achar nenhuma outra alternativa (de marcas) ou outros revendedores. :no:


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #16 Online: 02 de Junho de 2016, 10:53:36
AFShalders. Sua fonte diz:

"UVC radiation has not been shown to be a cause of human skin cancer or other types of human cancer, although some experiments with mice have demonstrated a causative link between squamous cell cancer and UVC irradiation. It is true that the dead skin on most of the human body is sufficient to absorb UVC radiation almost completely."

Percebe que a discussão aqui é bem vinda. Pra mim inclusive.

Não vejo nenhuma necessidade de trazer algum tipo de comentário pessoal. :no:  :no:  :no:

Segue trecho do link que enviei

"As lâmpadas devem ser montadas em dispositivos especiais e localizadas de maneira que as pessoas não sejam expostas à radiação direta."
« Última modificação: 02 de Junho de 2016, 11:01:57 por nandoespinosa »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #17 Online: 02 de Junho de 2016, 11:33:52
Não vejo nenhuma necessidade de trazer algum tipo de comentário pessoal. :no:  :no:  :no:

Não foi a intenção. O problema é que UV é coisa séria, nos meus tempos de faculdade trabalhei várias vezes com UV e uma das coisas mais faladas era justamente sobre a falta de informação coerente na internet sobre o assunto. E com coisa séria não se brinca.

O UVC danifica a córnea, destroi tecidos e rompe ligações quimicas (tanto que é usado em fotólise).

Há um equivoco quando se diz que não. O fato de não haver muito UVC natural devido a absorção atmosférica pelo ozônio não leva em conta que existem fontes de uvc artificiais que podem ser bem perigosas.

Basta dizer que se não fosse a camada de ozonio e que se o UVC atingisse a superficie com a força original, a superfície terrestre seria completamente estéril.

Portanto, muito cuidado ao replicar informações incompletas ou mesmo equivocadas que existem por ai.


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 05 de Junho de 2016, 13:56:15
Se perguntas sobre onde comprar dry cabinets, uso este, comprado nesta loja:
http://www.worldwideimports.com.br/produto/2510453/Benro-Dry-Cabinets

Eles tem 4 modelos (volumes distintos), que podem ser escolhidos de acordo com a quenatidade de equipamento que se deseja armazenar (vale pensar em aquisições futuras de equipamento adicional para não precisar trocar de sistema mais para frente (melhor sobrar espaçlo que faltar).

Uso também uma caixa desumidificadora (tenho duas, uma a me desfazer) para acessórios miúdos, que estão no tópico http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=18592.340
JVc.


Mestaky

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 725
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 05 de Junho de 2016, 17:32:33
UV-C vai trazer mais problemas com os equipamentos que solução, além de quê, o AFShalders já disse com muita propriedade que devido ao coating, as camadas internas das objetivas não absorverão UV suficiente para qualquer efeito esterilizante, já as de fora...

A casa em que moro hoje fica em um terreno com muita umidade, já foi pior (acabei com quase todo o gramado e áreas de terra, fiz muro de arrimo), mas ainda é uma preocupação constante a infiltração de água no terreno (arrebenta as paredes próximo ao piso), então precisei me virar para evitar que minhas 20 objetivas e três câmeras dessem algum problema por conta de fungo.

"Cases antifúngicos" são difíceis de encontrar e demasiadamente caros, quando você tem uma 600 4, uma 400 2.8, uma 200 2, e uma 200 1.8... Lentes Compridas, largas e pesadas. Então, tive que ir com as mãos à obra...

Vamos lá, fungos precisam de 3 coisas para se estabelecer em uma lente: Sujeira, Umidade e Temperatura favorável.  Dessa forma, aquela lente que tem mais poeira deve ser sempre avaliada com mais atenção ou mandada para a limpeza, mas isso não pode virar neurose, viu um pontinho de sujeira e já pensa: "ai meu deus, tenho que mandar para a limpeza"... Tem que estar suja mesmo, de verdade, não vale a pena ficar abrindo lentes (ainda mais se não for em uma AT autorizada - onde é caro que dói - por qualquer coisa, pois afeta colimação, alinhamento, sensores de focagem, e o cara tem que ter recurso para conferir e eventualmente corrigir. Você manda a lente com um problema e pode voltar com outros dois ou três.

O que eu tenho aqui, e funciona para mim, é simples, foi barato e funcional: Um armário de medicamentos que minha mulher conseguiu em uma descarga de material velho do Hospital do Exército, onde ela trabalha, com dois, às vezes três Sterilair's ligados dentro. Pode ser Sterilair, lâmpada Incandescente, qualquer coisa que preferir, desde que a temperatura do armário fique acima de 35ºC.

Um armário como esse aqui: http://www.medcleanprodutohospitalar.com.br/armArio-vitrine-para-medicamentos-01-porta-laterais-em-chapa-p278

Precisei fazer alguns ajustes, como substituir os vidros finos das prateleiras por acrílicos mais grossos e perfurados, mais resistentes e deixando livre a circulação de ar entre as prateleiras internas. Depois fiquei meio desconfiado dos acrílicos com o peso e o calor constante, e acabei reforçando os apoios dessas novas prateleiras com barras alumínio por baixo. O primeiro Sterilair fica junto das teles, embaixo, diretamente sobre a chapa, ele fica no meio e as lentes em volta. O segundo fica à meia altura, logo acima das teles, também no meio para forçar a circulação do ar quente dentro do armário. Tenho um terceiro Sterilair, backup, sabe como é, vai que um deles pifa! E que às vezes ligo quando está muito frio e chovendo. Fica no cantinho, embaixo.

Cheguei a pensar em "emadeirar" o armário, pelo lado de fora do gabinete, para proporcionar uma melhor isolação térmica (vidro e chapa são péssimos isolantes) e melhorar a eficiência dos Sterilair's, mas aqui no calor do RJ, os "invernicos" são sempre muito curtos e a temperatura raramente desce abaixo de 15ºC, então, em geral dois dão conta, e em épocas críticas eu ligo três, a temperatura média que mantenho é de cerca de 35ºC e nunca tive uma lente sequer contaminada por fungos.

Outra solução seria contratar um marceneiro para fazer um armário de madeira e pelo lado de dentro desse armário construir uma espécie de aquário (já que a madeira é bom isolante térmico, mas por outro lado é higroscópica), pode sair mais barato que o armário de ferro.

Ia esquecendo de dizer, eu cortei as pernas, era bem parecido com esse do link, e coloquei sobre uma mesa feita de um pedal de máquina de costura como esse aqui, estava jogado no sótão, ia pro lixo, e acabou sendo útil: http://4.bp.blogspot.com/-46s2RoUDog4/UDYwKZOamwI/AAAAAAAAAL8/GuGOe-ziDXo/s320/maquina+pretinha.gif
« Última modificação: 05 de Junho de 2016, 17:40:28 por Mestaky »
Whatsapp / Telegram: 21 98799 7105
mestaky@gmail.com


Mestaky

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 725
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 05 de Junho de 2016, 17:36:06
A ideia seria colocar tudo FECHADO dentro de uma caia preta que já tenho e só depois ligar.

Na sequência volta para a caixa transparente com umidade controlada.

A ideia é facilitar os banhos de Sol, apenas isso.

Lendo alguns sites gringos, tem um porem para as lentes com controle de UV. As lentes são fabricadas para bloquear a entrada da radiação UV, nas Zoons, por exemplo, seriam VÁRIOS vidros bloqueando a radiação.

ENTÃO, teria que expor a uma radiação violenta pra fazer efeito.

E isso começa a me deixar com medo!  :ponder:

Se cabe tudo nessa caixa, coloque um Sterilair dentro, um termômetro e avalie em diferentes períodos do dia, se chegar a 35ºC pode desencanar e largar tudo lá, nunca vai ter problema com fungos.
Whatsapp / Telegram: 21 98799 7105
mestaky@gmail.com


Mestaky

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 725
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 05 de Junho de 2016, 17:39:14
Não foi a intenção. O problema é que UV é coisa séria, nos meus tempos de faculdade trabalhei várias vezes com UV e uma das coisas mais faladas era justamente sobre a falta de informação coerente na internet sobre o assunto. E com coisa séria não se brinca.

O UVC danifica a córnea, destroi tecidos e rompe ligações quimicas (tanto que é usado em fotólise).

Há um equivoco quando se diz que não. O fato de não haver muito UVC natural devido a absorção atmosférica pelo ozônio não leva em conta que existem fontes de uvc artificiais que podem ser bem perigosas.

Basta dizer que se não fosse a camada de ozonio e que se o UVC atingisse a superficie com a força original, a superfície terrestre seria completamente estéril.

Portanto, muito cuidado ao replicar informações incompletas ou mesmo equivocadas que existem por ai.

Minha mulher, que é médica, não deixa botar lâmpadas UV nem em aquário, kkkkk.
Whatsapp / Telegram: 21 98799 7105
mestaky@gmail.com


AdrianoQuatro

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 177
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 06 de Junho de 2016, 01:51:29
No ano passado comprei um desses dry-cabinet na Benro que vende na Ekoban.
Eu até ía comprar uma adega desativada pra montar um. Acho que pra fazer correto teria que ser com um higrostato, daí somando com o valor da adega e o dispositivo secante (sterillair), já estava dando 50% do preço, fora o trabalho. Na época, achei que seria porquice demais pra pouca economia.
Pra quem já tem algum armário compatível, é vantagem.
« Última modificação: 06 de Junho de 2016, 01:52:14 por AdrianoQuatro »
"Antes voce da lance voce deve ja vir preço ja alterado , mas memso assim voce ainda da lance quero preço anterior ,favor nao faz isso , ai nao voce vai atrapalha muito outros vendedor , obrigado. favor espeito"


Emerson Bancho

  • Trade Count: (12)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 439
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 06 de Junho de 2016, 07:55:34
Pergunta...
Se o uv não vai incidir nas lentes,
Só vai servir para esterilizado ar e evitar contaminação,
O que estiver grudado nas lentes vai continuar grudados, não?
D200


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #24 Online: 06 de Junho de 2016, 10:20:22
Pergunta...
Se o uv não vai incidir nas lentes,
Só vai servir para esterilizado ar e evitar contaminação,
O que estiver grudado nas lentes vai continuar grudados, não?

exatamente


Guilherme Araújo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 607
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 06 de Junho de 2016, 10:45:10
Em casos de lentes que o UV vai conseguir passar pelos elementos óticos o fungo vai morrer pq o UV-C altera o seu RNA.

A questão que foi muito bem colocada é o perigo que representa essa brincadeira.

Eu chamei o tópico mas já desisti veementemente, e não gostaria que servisse de incentivo para ng, ok?  :ok:

Grato galera.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #26 Online: 06 de Junho de 2016, 16:08:04
Daqui a pouco vai ter gente querendo colocar uma ampola de raios-x para esterelizar...  :no:


Mestaky

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 725
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 12 de Junho de 2016, 11:29:26
exatamente

Inclusive a poeira, que é um grande facilitador para o aparecimento de fungos.
Whatsapp / Telegram: 21 98799 7105
mestaky@gmail.com


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 30 de Junho de 2016, 20:22:00


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.676
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 23 de Outubro de 2017, 16:30:07
Salve colegas.

Revivendo de novo este tópico.

Fiquei na dúvida ao ler pois, se o UV não vai penetrar nas lentes porque então dar banho de sol nas lentes já que o UV de uma lâmpada é muito mais concentrado que o do Sol?  :ponder:

Se for isso não tem serventia também dar banho de sol nas lentes?
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.