Autor Tópico: Canon EF 70-200mm f/4L USM x Sigma 70-200mm F2.8 APO EX DG OS HSM  (Lida 2376 vezes)

Chiclete

  • Trade Count: (16)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 557
  • Sexo: Masculino
Bom dia Pessoal!

Qual a melhor opção para a cobertura de shows (ou seja, luz média, sem uso de flash)(Canon EF 70-200mm f/4L USM x Sigma 70-200mm F2.8 APO EX DG OS HSM )?

Tenho ambas pelo mesmo valor em BSB. Meu equipamento é o T5i.

Abraços!
Brasília - DF


RenatoKW

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 632
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 03 de Junho de 2016, 23:32:54
Eu acho que em situações de menor luminosidade quanto mais clara melhor.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #2 Online: 04 de Junho de 2016, 07:54:50
Esquece a Sigma. Não chega aos pés da Canon. Por isso que a branca mais famosa do mercado custa caro. 

Enviado de meu Lenovo A7010a48 usando Tapatalk

Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Chiclete

  • Trade Count: (16)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 557
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 04 de Junho de 2016, 08:54:13
Thales, bom dia. Quais seriam os maiores problemas da SIGMA?

Qualidade óptica? Durabilidade?

Abraços.
Brasília - DF


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #4 Online: 04 de Junho de 2016, 10:19:16
Thales, bom dia. Quais seriam os maiores problemas da SIGMA?

Qualidade óptica? Durabilidade?

Abraços.
Qualidade ótica no geral (nitidez, AC, bokeh).
O AF também tem fama de variar muito de lente pra lente.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #5 Online: 04 de Junho de 2016, 10:36:52
Esquece a Sigma.

Thales, você já chegou a testar essa Sigma 70-200mm F2.8 APO EX DG OS HSM? Sempre ouvi falar muito bem dela!

Chiclete, você citou a 70-200 F4 sem estabilizador da Canon, e entre ela e a Sigma 70-200mm F2.8 APO EX DG OS HSM (estabilizada) serão de 2 a 3 F-stop de luz a mais, não tem o que ver, para sua aplicação é Sigma na cabeça.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #6 Online: 04 de Junho de 2016, 11:38:25
Thales, você já chegou a testar essa Sigma 70-200mm F2.8 APO EX DG OS HSM? Sempre ouvi falar muito bem dela!

Chiclete, você citou a 70-200 F4 sem estabilizador da Canon, e entre ela e a Sigma 70-200mm F2.8 APO EX DG OS HSM (estabilizada) serão de 2 a 3 F-stop de luz a mais, não tem o que ver, para sua aplicação é Sigma na cabeça.
Não testei. Já peguei alguns arquivos RAW e olhei vários reviews pois estava cogitando uma no ano passado.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 04 de Junho de 2016, 13:14:41
Normalmente essa Sigma estabilizada (que é modelo novo), deveria custar mais caro que a Canon sem estabilizador. Se ambas estão pelo mesmo preço ai em sua cidade, ou a Sigma está muito barata (ai desconfie), ou a Canon esta com valor acima do normal.

Toda experiência que eu tive com a linha mais antiga da Sigma não foi boa, de maneira que parei de comprar, e sempre fico escaldado com essa Marca. Se comparada com a Canon equivalente tudo na Sigma normalmente é inferior, com poucas exceções (ex. preço).

Alguns modelos mais modernos da Sigma são reconhecidamente bons, são os modelos lançados de 2010 pra cá, como a 50mm, 35mm, 85mm, e tem uma zoom normal boa tbm... Essa 70-200 Sigma é da linha mais moderna, me parece que ja é construida em plástico, isso é um ponto positivo, porque as antigas que eram de metal pintado, e a pintura descascava.

Deixando de lado o preço e qualidade de imagem, pelo que vi essa Sigma não é selada, precisa saber se isso é importante pra vc. Outro fator é que essas lentes do tipo 70-200 são delicadas, e Sigma não tem assistência oficial no BR. E ainda essa Sigma pesa o dobro da Canon (1,4 vs 0,7 kg). Outras coisas que talvez sejam importantes pra considerar é se a lente é bem balanceada (distribuição do peso) e coisinhas como o sentido giratório e posição do anel de foco/zoom.  Por ultimo, na hora de vender, penso que seu investimento será mais desvalorizado.

Agora vou falar da qualidade de imagem, mas sem nunca ter pego essa Sigma na mão, só conheço as Canons mesmo, vou considerar o que os sites mostram por ai.
Andei vendo alguns comparativos de imagem, em diversos comprimentos focais e aberturas.  Eu penso assim: não adianta ter uma lente f/2.8 se em f/2.8 a qualidade de imagem é ruim.  Bom, em f/2.8 a imagem da Sigma é ruim, então neste range que diferencia as duas lentes (entre f/2.8 até f/4) vc ganha 1 stop na abertura, mas onde a imagem é toda borrada, com pior qualidade/definição.
A partir de f 4.0, a imagem no centro do frame (porque sua T5i é cropada), a Canon é sempre ligeiramente melhor. No meio do quadro e bordas, em algumas distancias/aberturas a Sigma é melhor.
http://www.the-digital-picture.com/Reviews/ISO-12233-Sample-Crops.aspx?Lens=806&Camera=453&Sample=0&FLI=4&API=0&LensComp=104&CameraComp=453&SampleComp=0&FLIComp=4&APIComp=0

Vc compra a Canon 70-200mm hoje no site oficial da Canon, com garantia de 1 ano, por  R$ 2.599,99 em até 12x de R$ 216,67 (sem juros*). Ja a Sigma o mais barato que vi no ML foi por R$ 4.400,00 tbm em 12x sem juros.
Já pensou na Canon f/4 L com IS, normalmente o preço dela (R$ 4.800,00 em 12x sem juros no site oficial Canon) que é mais parecido com o preço dessa Sigma.
Não sei o preço que vc tem, mas se vc consegue comprar a sigma bem barato mesmo, tipo assim abaixo dos R$ 3.000,00, e é uma alente nova de vendedor confiável que te de uma boa garantia, ai é de se considerar.
http://www.loja.canon.com.br/product/cameras-digitais-eos/2578A003AA/ef-70200mm-f-4l-usm
http://www.loja.canon.com.br/product/cameras-digitais-eos/1258B003AA/ef-70200mm-f-4l-is-usm

Abs
Conhecimento importa mais que equipamento.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #8 Online: 04 de Junho de 2016, 14:07:49
Não testei. Já peguei alguns arquivos RAW e olhei vários reviews pois estava cogitando uma no ano passado.

Eu também estava cogitando a compra de uma, andei pesquisando, mas ai pintou uma Nikkor 180mm F2.8 aqui no fórum (do Douglas) e comprei, estou xonado na lente. Tirei a sigma da parada.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #9 Online: 04 de Junho de 2016, 14:23:14
Bom, em f/2.8 a imagem da Sigma é ruim, então neste range que diferencia as duas lentes (entre f/2.8 até f/4) vc ganha 1 stop na abertura, mas onde a imagem é toda borrada, com pior qualidade/definição.

Lindsay, você não deu uma exagerada ai não amigo? Eu entendo o que você quis dizer, eu tive uma sigma 17-70 F2.8-4 e em abertura máxima ela não era um primor realmente, mas dizer que imagem é borrada pode pode passar uma sensação exagerada para quem não conhece.

Eu vi muitas fotos no Flickr quando estava pesquisando e achei aceitável o resultado em F2.8, mas é claro que isso depende do nível de exigência de quem a usará.

Abraço...  :ok:


Walmiré Junior

  • Trade Count: (27)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.054
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 04 de Junho de 2016, 18:04:59
Eu iria de Sigma, pelo OS e pelo 2.8
Francamente eu espero que o autor do tópico esteja preparado para um possivel microajuste.

Por que o defeito da linha antiga da Sigma sem duvidas nenhuma é o AF
E eu já usei VÁRIAS objetivas da linha antiga

Entre elas : 50mm, 30mm e 85mm e por fim a 70-200 ( Que nunca tive mas já usei emprestada )
Fica pau a pau com a F4 e perde feio pra 2.8 da canon.

É um custo beneficio até que bom, já que você é de BSB o preço médio lá na feira é 4k.
E a F4 com IS tb é 4k.

Se você for pensar no PÓS venda e na compra de uma FF é F4 sem discutir muito.
Agora se tu vai ficar com sua t5i de guerra por mto tempo, so confere se ela tem o microajuste.
Se tiver, pode ir de sigma sem medo.

Felicidade é certa.
FujiFilm X-PRO2  | XF 35mm 1.4  |
Instagram : @_meninowal209 / 
'' Esquece a teleobjetiva brô, cenas boas só de perto ~ ''


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 04 de Junho de 2016, 19:33:09
Lindsay, você não deu uma exagerada ai não amigo? Eu entendo o que você quis dizer, eu tive uma sigma 17-70 F2.8-4 e em abertura máxima ela não era um primor realmente, mas dizer que imagem é borrada pode pode passar uma sensação exagerada para quem não conhece.

Eu vi muitas fotos no Flickr quando estava pesquisando e achei aceitável o resultado em F2.8, mas é claro que isso depende do nível de exigência de quem a usará.

Abraço...  :ok:
Talvez Roberto, como falei minha analise foi virtual, sem ter fotografado com ela. Mas como já tenho uma pré-disposição anti-Sigma esse seria mais um ponto que eu prestaria muita atenção, e entender se f/2.8 seria realmente usável...
Conhecimento importa mais que equipamento.