Autor Tópico: Dúvida: Como vocês se encontram com os clientes antes de fechar contrato?  (Lida 2423 vezes)

guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Fala pessoal, beleza?

Então, ainda estamos no começo no mercado de casamento, toda a grana que levantamos ainda está sendo investida em equipamento e etc. Mas uma coisa vem me incomodando um pouco, que é quando os noivos topam bater um papo cara a cara com a gente, SEMPRE perguntam onde fica nosso escritório/estúdio.

Eu acho meio complicada essa pergunta, pq no começo a gente não tem como subir um escritório pra atender os clientes, até mesmo pq eu e meu sócio temos nossos empregos normais e tocamos a fotografia em paralelo.
Eu sempre fico sem jeito de falar que não temos escritório, mas que seria um prazer ir até eles (quando não é em outra cidade) ou nos encontrarmos em uma cafeteria ou local tranquilo pra conversar, mas não sei como o cliente enxerga isso, se isso tira muita credibilidade e tal.

Como vocês costumam fazer? Alugar tipo uma salinha de reunião em algum escritório de Co-Working
é uma alternativa viável ou é besteira?

Abraços
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #1 Online: 01 de Junho de 2016, 13:52:09
Eu marco em cafés, geralmente dentro de shoppings.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Gabriel_cwb

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 61
Resposta #2 Online: 01 de Junho de 2016, 14:03:42
Você pode receber também em sua residência. Compartilhando a tela do note/tablet com a TV e vão conversando e vendo fotos, google, ideais, etc. Me casei a pouco tempo e marquei mtos encontros com fornecedores, desde filmagem, foto, DJ. Muitos deles me atenderam desta forma.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #3 Online: 01 de Junho de 2016, 14:45:55
Eu marco em cafés, geralmente dentro de shoppings.


Eu também.


Acho que isso pode ser negativo apenas em casos extremos. Não tenho escritório e nem pretendo ter num curto/médio prazo. Sempre digo que trabalho em casa ("home office") e que podemos nos encontrar em algum lugar perto da casa dos clientes.


Aliás, muitos dos meus clientes preferem que eu vá até a casa deles. Eu gosto muito, porque já consigo conhecer bem o casal antes da data do casamento, e eles se sentem mais à vontade.


Até hoje nunca recebi ninguém em casa, meus clientes nunca pediram.


Uma última coisa. Não se acanhe de dizer que não tem escritório. Pra autônomos em geral é complicado manter um lugar apenas para receber clientes. Eu mesmo não faço trabalhos de estúdio, então seria apenas para reuniões. Conheço alguns fotógrafos bem sucedidos que abriram mão do escritório/estúdio simplesmente porque não valia a pena manter. Não acho que isso mancha nossa imagem, a não ser, como disse antes, em casos extremos.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #4 Online: 01 de Junho de 2016, 15:08:02
Alguns poucos clientes que me procuram acham que fotografo = estúdio.
Mas são poucos mesmo.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


sulleiman

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 241
  • Sexo: Masculino
  • Acredite!! NELE você pode!
Resposta #5 Online: 01 de Junho de 2016, 15:40:54
Eu também estava na mesma duvida!
 Comecei a marca com clientes em restaurantes em horários mais vazios, shoppings e locais próximos a casa deles, as vezes dou ate preferencia para um lugar que eles queirao , neste caso acabam pedindo para ir para casa deles, em que é uma boa oportunidade de conhecer bem mais os clientes (como disse o humberto). Já ate recebi em minha residencia, mas sem local apropriado acho que não é viável!


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.615
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #6 Online: 02 de Junho de 2016, 08:18:35
Eu senti que os clientes tem a necessidade de ter um contato mais próximo com o fotógrafo, conhecer o seu local de trabalho (se houver) ou sua residência. Muitos insistem em perguntar mesmo "onde é seu estúdio?" mas outros preferem marcar de encontrar e conhecer melhor o trabalho.

Acho que quando você atende o seu cliente - mesmo sendo em casa - ele sente uma confiança maior em seu trabalho. Eu faço da seguinte forma: Envio o orçamento para o cliente na hora, ele olha e confere se interessa em algum pacote. Interessou e me retornou? Ai marcamos uma visita em meu escritório que fica na minha casa mesmo.

Se o cliente viu seu orçamento e gostou e quer uma visita pessoal, a chance de fechar o contrato é muito grande.

Não se preocupe em apresentar um estúdio chic e tudo mais. Seu cliente quer o seu trabalho bem feito. Se na sua casa você pode atendê-lo bem, faça isso!

Comecei aqui em casa com uma mesa de escritório, um notebook,  uma cadeira e dois puffs. Nada além.

Hoje graças a Deus tenho quadros legais na parede, poltronas novinhas e confortáveis e um monitor decente. Mas posso te afirmar com toda certeza: O cliente está interessado em seu trabalho! Se ele foi até você depois de receber seu orçamento, é um forte sinal de que ele está interessado e quer fechar contigo.

Claro que existem exceções , como clientes que se sentem mais confortáveis em estúdios bonitos e em escritórios mais chics, mas a maioria não olha isso.

 :ok:

Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #7 Online: 02 de Junho de 2016, 09:24:30
O cliente está interessado em seu trabalho! Se ele foi até você depois de receber seu orçamento, é um forte sinal de que ele está interessado e quer fechar contigo.

 :ok:


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #8 Online: 02 de Junho de 2016, 09:36:23
Show!!! Bacana ouvir as opiniões dos colegas, eu tava começando a ficar meio encucado com essa história de não ter um local específico pra atender cliente.
No meu caso acho que não dá pra fazer em casa, tenho cachorro, moro num apartamento pequeno que mal tem espaço pras minhas tralhas  :assobi:
Mas vou continuar com essa de ir até eles ou marcar em cafés, também acredito que o nosso trabalho e a apresentação dele (independente de local) sejam a nossa maior força  ;)
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.615
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #9 Online: 02 de Junho de 2016, 10:48:34
Show!!! Bacana ouvir as opiniões dos colegas, eu tava começando a ficar meio encucado com essa história de não ter um local específico pra atender cliente.
No meu caso acho que não dá pra fazer em casa, tenho cachorro, moro num apartamento pequeno que mal tem espaço pras minhas tralhas  :assobi:
Mas vou continuar com essa de ir até eles ou marcar em cafés, também acredito que o nosso trabalho e a apresentação dele (independente de local) sejam a nossa maior força  ;)

Amigo, te falo. Tive as mesmas dúvidas que você tem. Também ficava receoso em receber as pessoas em casa e outra coisa, pensava em como elas iriam me ver entende?

Mas te falo que muitos clientes quando você os convida para ir à sua casa, se sentem mais confortáveis e bem recebidos do que se fosse em um escritório.

Da mesma forma há exceções: Já perdi uma cliente uma vez porque falei com ela que eu iria até a casa deles, pois não tinha estúdio. Ela nem me respondeu mais.

O melhor de tudo é você atender bem! Seja gentil, educado que eu tenho certeza de que você irá longe. De nada adianta ter o melhor e mais chic estúdio do planeta se você não conseguir tratar bem seu cliente.

Siga em frente meu caro!
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


BIG_DOG

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 138
Resposta #10 Online: 02 de Junho de 2016, 20:32:22
Falando em local para atender os clientes, lembre de um vídeo do canal SLR Lounge do Youtube.

É uma entrevista com um casal de fotógrafos americanos sobre estratégias de preços e venda de álbum, que não é o assunto do tópico, mas se alguém interessar coloco depois.

Mas nos videos eles mostram os espaços do estúdio, e como querem vender impressões grandes, eles montaram uma parte como uma sala mesmo, com algumas fotos nas paredes, pendurada sobre a lareira, etc.



E outra sala onde os clientes vão ver as imagens do casamento pela primeira vez, isso para não ter perigo de as imagens serem vistas em monitores pequenos, ruins ou descalibrados...

Canon 5D, a clássica! + 50mm 1.8 + 85mm 1.8
https://www.instagram.com/marco_alima/


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #11 Online: 02 de Junho de 2016, 21:43:23
Dahora, com certeza um espaço assim pra receber os potenciais clientes chama muito a atenção.
Mas parei pra lembrar agora e pensar sobre o que o Lizandro disse, que o trabalho é nosso maior chamariz, e aí lembrei de quando EU estava pra casar.

Chegamos a ir em uma empresa de Foto e Filmagem que ficava em uma casa muito bacana, em um bairro nobre aqui de SP que não lembro onde é. De cara na frente da casa tinha um Chrysler 300C (era uma empresa meio bombril, alugavam carro tbm, 1001 utilidades). A estrutura dos caras era demais, tinha uns 10 álbuns de portfólio, uma sala enorme com sofás super aconchegantes, uma TV gigantesca com home theater pra gente assistir slideshows e trailers do trabalho deles. Depois levaram a gente pra um cômodo onde era a produção dos álbuns dos caras, eles mesmos faziam tudo. Era uma estrutura EXCELENTE, a um preço pagável. Só que naquela época eu já era meio crítico, e não achei graça nas fotos dos caras.

Acabei fechando com um fotógrafo que estava a só 2 anos no mercado, não tinha estúdio nem nada e foi nos visitar em casa, mas tinha um trabalho que eu achei fenomenal, a um preço quase igual aos caras da super estrutura. Fechei com ele, e não me arrependo nem um pouco  :ok:
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.615
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #12 Online: 03 de Junho de 2016, 08:41:24
Dahora, com certeza um espaço assim pra receber os potenciais clientes chama muito a atenção.
Mas parei pra lembrar agora e pensar sobre o que o Lizandro disse, que o trabalho é nosso maior chamariz, e aí lembrei de quando EU estava pra casar.

Chegamos a ir em uma empresa de Foto e Filmagem que ficava em uma casa muito bacana, em um bairro nobre aqui de SP que não lembro onde é. De cara na frente da casa tinha um Chrysler 300C (era uma empresa meio bombril, alugavam carro tbm, 1001 utilidades). A estrutura dos caras era demais, tinha uns 10 álbuns de portfólio, uma sala enorme com sofás super aconchegantes, uma TV gigantesca com home theater pra gente assistir slideshows e trailers do trabalho deles. Depois levaram a gente pra um cômodo onde era a produção dos álbuns dos caras, eles mesmos faziam tudo. Era uma estrutura EXCELENTE, a um preço pagável. Só que naquela época eu já era meio crítico, e não achei graça nas fotos dos caras.

Acabei fechando com um fotógrafo que estava a só 2 anos no mercado, não tinha estúdio nem nada e foi nos visitar em casa, mas tinha um trabalho que eu achei fenomenal, a um preço quase igual aos caras da super estrutura. Fechei com ele, e não me arrependo nem um pouco  :ok:

Viu como uma estrutura não garante? O seu serviço bem feito aliado à um atendimento de qualidade que fazem toda a diferença. Não adianta nada ter uma mega estrutura e seu serviço ser ruim.

Esse escritório ai de cima é maravilhoso, queria ter isso pra oferecer aos meus clientes rsrs
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."


edugandolfe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.300
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 03 de Junho de 2016, 11:18:54
Nas últimas semanas tive 2 experências neste ponto que gostaria de compartilhar,

Na primeira, fui conhecer um casal para fechar um possível casamento, como não tenho estúdio, marquei em uma Padaria de classe média alta, bem estruturada aqui perto de onde moro, tem mesas de madeira bem grandes e é um local bem aconchegante para se conversar tomando um café do bom, não dos lazarentos.
O casal chegou e começamos a conversar, até que chegou uma turma de uns 30 motoclicistas e suas Harley's e fizeram este local virar um inferno, pedi desculpas ao casal e comentei que iríamos rir disso depois...

Um outro casal que eu precisava entregar o DVD com as fotos veio até minha casa desta vez, é uma casa nova, com móveis novos, não tão chique mas como está nova e bonitinha, trouxe o casal para dentro, coloquei as fotos dele em slideshow na TV 42" e rolei um som...a impressão e emoção que senti neles foi muito maior, deu muito mais credibilidade...

vou rever e sempre que puder trazer os clientes em casa vou fazer este "circo"...
« Última modificação: 03 de Junho de 2016, 11:19:19 por edugandolfe »


Lizandro Júnior

  • Trade Count: (19)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.615
  • Sexo: Masculino
  • "Com Deus, todas as coisas são possíveis."
    • Lizandro Júnior Fotografias
Resposta #14 Online: 03 de Junho de 2016, 11:55:04
Nas últimas semanas tive 2 experências neste ponto que gostaria de compartilhar,

Na primeira, fui conhecer um casal para fechar um possível casamento, como não tenho estúdio, marquei em uma Padaria de classe média alta, bem estruturada aqui perto de onde moro, tem mesas de madeira bem grandes e é um local bem aconchegante para se conversar tomando um café do bom, não dos lazarentos.
O casal chegou e começamos a conversar, até que chegou uma turma de uns 30 motoclicistas e suas Harley's e fizeram este local virar um inferno, pedi desculpas ao casal e comentei que iríamos rir disso depois...

Um outro casal que eu precisava entregar o DVD com as fotos veio até minha casa desta vez, é uma casa nova, com móveis novos, não tão chique mas como está nova e bonitinha, trouxe o casal para dentro, coloquei as fotos dele em slideshow na TV 42" e rolei um som...a impressão e emoção que senti neles foi muito maior, deu muito mais credibilidade...

vou rever e sempre que puder trazer os clientes em casa vou fazer este "circo"...

Sem dúvida, Edu. Se eu pudesse, traria todos os clientes para verem as fotos na minha casa, pra eu acompanhar justamente a reação deles. É uma sensação incrível!
Nikon Z6II | Nikon D750 | Flash SB5000| Godox V1 | Godox Ad200 PRO | Nikkor 28mm Z | Nikkor 24mm f/1.4G ED | Sigma 85mm f/1.4 EX DG HSM | Tokina AT-X 16-28mm f/2.8 Pro FX|   Yongnuo 565EX | Yongnuo 622N | Yongnuo TX | Godox XPRO

www.lizandrojunior.com  | "Com Deus, todas as coisas são possíveis."