Autor Tópico: Retratos X Instantâneos: Diferenças e conceitos  (Lida 4128 vezes)

Karl Junior

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.234
  • Sexo: Masculino
  • Fotografar é mostrar aos outros como vemos o mundo
    • Olhar Fotográfico
Online: 01 de Junho de 2016, 18:06:07
Bom pessoal, segundo Márcio Scavone, uma dos maiores retratistas do Brasil um retrato se caracteriza pelo fato do fotografado ter consciência de do ato. Ou seja, saber que está sendo fotografado. Independen se está de costas, de olhos fechados, se for silhueta, etc.

Já quando o fotografado não sabe, independentemente se for foto de rosto, é um instantâneo.

O que vocês acham disso?
NIKON D7000 / NIKON D610 / NIKKOR 18-105mm / NIKKOR AF 50mm 1.4G & 1.8D / NIKKOR AF 85mm 1.8D / SIGMA 150-500mm 5-6.5 / NIKKOR 24-70 2.8 / SB-700 / SB-910
http://www.olharfotografico.com
https://www.flickr.com/photos/karl_junior/
https://500px.com/romanelli


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.528
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #1 Online: 01 de Junho de 2016, 19:44:40
Eu diria que o retrato é (ou deveria ser) preparado, enquanto o instantâneo é espontâneo. Mas não necessariamente o fotografado deixa de saber. Enfim, minha opinião de não-estudado.


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 02 de Junho de 2016, 00:12:17
Pois eh. Tem o meio termo tb. Tipo, em um casamento os noivos sabem que estão sendo fotografados o tempo todo, mas mas fotos são feitas sem que eles percebam. E aí,  eh retrato ou instataneo?


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #3 Online: 02 de Junho de 2016, 01:48:51
O que seria retrato candid entao?

Retrato eh o que retrata pessoas (seja espontaneo ou nao). Ou que mostra caracteristicas (faciais principalmente) de pessoas.

Retrato espontaneo eh como o nome diz. Feito com espontaneidade (tanto da pessoa quanto da situacao).

O oposto de retrato espontaneo nao eh retrato, mas sim retrato "nao espontaneo". Ou seja, nao planejando (tanto da pessoa e sua pose quanto da situacao).

Significado de espontaneo:
1. Não aconselhado nem forçado; feito ou dito de livre vontade.
2. Que se realiza por si só e sem causa aparente; que não é provocado.

Antonimos de espontaneo: compelido, forçado, induzido, sugerido, provocado, obrigado, consciente (planejado), intencional, deliberado, refletido, voluntário, cultivado, plantado, semeado.


Quando o retratado nao sabe que esta sendo fotografado, o nome eh retrato candid.


Karl Junior

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.234
  • Sexo: Masculino
  • Fotografar é mostrar aos outros como vemos o mundo
    • Olhar Fotográfico
Resposta #4 Online: 02 de Junho de 2016, 21:52:09
Citar
Tipo, em um casamento os noivos sabem que estão sendo fotografados o tempo todo, mas mas fotos são feitas sem que eles percebam. E aí,  eh retrato ou instantâneo?

Segundo o conceito, no caso acima, nem toda foto os noivos sabem que estão sendo fotografados. Apesar de terem contratado o fotógrafo, acabam que às vezes olham para a câmera (retrato)  e às vezes se desligam daí sai aquela foto espontânea (Instantâneo).
NIKON D7000 / NIKON D610 / NIKKOR 18-105mm / NIKKOR AF 50mm 1.4G & 1.8D / NIKKOR AF 85mm 1.8D / SIGMA 150-500mm 5-6.5 / NIKKOR 24-70 2.8 / SB-700 / SB-910
http://www.olharfotografico.com
https://www.flickr.com/photos/karl_junior/
https://500px.com/romanelli


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.555
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 02 de Junho de 2016, 23:20:30
O mestre Scavone é genial, muita coisa já aprendi com ele seja em cursos eu livros, tem o meu respeito, e esse conceito que ele coloca esta fundamentado de maneira bem interessante.

Mas pra mim retrato é toda imagem, seja fotografia, desenho ou pintura, que envolve uma pessoa (ou um grupo de pessoas*), com o objetivo de representar ou imitar a entidade, o sujeito, sua existência, o ser e sua identidade e/ou essência que pode ser contida em uma imagem. Tanto faz se está consciente/posando ou desavisado/desprevenido.

(*) diferente de multidão
Conhecimento importa mais que equipamento.


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 03 de Junho de 2016, 00:00:13
Acho que essa definição do Scavone faz sentido, e na forma como você colocou ela é uma "não-polêmica": não tem muito pra discutir, é uma definição que não dá pra discordar.

Mas já tô até vendo que vão descambar pro lado da semântica com "mas minha definição de retrato não é essa, porque..." ou "não concordo porque existem situações em que..."


Karl Junior

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.234
  • Sexo: Masculino
  • Fotografar é mostrar aos outros como vemos o mundo
    • Olhar Fotográfico
Resposta #7 Online: 03 de Junho de 2016, 00:01:48
Legal.
O objetivo é mesmo ouvir as diversas opiniões para ampliarmos os nossos conceitos.
NIKON D7000 / NIKON D610 / NIKKOR 18-105mm / NIKKOR AF 50mm 1.4G & 1.8D / NIKKOR AF 85mm 1.8D / SIGMA 150-500mm 5-6.5 / NIKKOR 24-70 2.8 / SB-700 / SB-910
http://www.olharfotografico.com
https://www.flickr.com/photos/karl_junior/
https://500px.com/romanelli


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #8 Online: 04 de Junho de 2016, 23:14:29
Pra mim tudo é retrato. É só uma questão de semântica e definição para separar entre retrato posado e roubado.

Enviado de meu Lenovo A7010a48 usando Tapatalk

Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #9 Online: 05 de Junho de 2016, 02:06:14
Pra mim tudo é retrato. É só uma questão de semântica e definição para separar entre retrato posado e roubado.

Enviado de meu Lenovo A7010a48 usando Tapatalk

Exato. Se esta retratando alguem eh retrato.

A diferenca esta no Expontaneo vs Planejado (e vs Candid, esse que seria o retrato de alguem sem a conciencia da pessoa que elaesta sendo retratada).


Ryu

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 384
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 05 de Junho de 2016, 07:30:50
Pra mim, o que define se é retrato ou instantâneo é a intenção do fotógrafo. Se ele quis retratar a pessoa, então é retrato. Se ele quis apenas flagrar um momento, um comportamento dela, então é instantâneo.
Se para ser um retrato a pessoa precisa saber que está sendo fotografado, então fotos de recém nascidos (newborn) nunca são retratos, pois eles nunca sabem que estão sendo fotografados nem quando estão acordados.


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 05 de Junho de 2016, 07:55:03
Exato. Se esta retratando alguem eh retrato.

A diferenca esta no Expontaneo vs Planejado (e vs Candid, esse que seria o retrato de alguem sem a conciencia da pessoa que elaesta sendo retratada).

A sua diferenciação entre os dois tipos de fotografia é a mesma diferenciação que o Scavone faz. A única discordância é que o nome que você escolheu pra dar aos bois é diferente do nome que ele escolheu.

Como disse antes, essa é uma questão puramente semântica.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #12 Online: 05 de Junho de 2016, 11:49:33
A sua diferenciação entre os dois tipos de fotografia é a mesma diferenciação que o Scavone faz. A única discordância é que o nome que você escolheu pra dar aos bois é diferente do nome que ele escolheu.

Como disse antes, essa é uma questão puramente semântica.

Nao nao eh.

Ele diz que para ser espontaneo a pessoa nao esta sabendo que esta sendo retratada.

Ja eu digo que nao importa se a pessoa sabe ou nao. Se esta sendo retratada eh retrato com a pessoa sabendo ou nao. Se esta sendo esponaneo tambem eh retrato, com a pessoa sabendo ou nao.

Eu estou com o Ryu. O Espontananeo retrata pessoas em uma situacao ou momento. Mas nao deixa de ser retrato. Como ele disse, caso contrario fotos de criancas nunca seriam retratos, assim como fotos de pessoas mortas ou animais de estimacao.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.555
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 05 de Junho de 2016, 11:56:35
Baseado na definição do mestre Scavone, posso concluir que as fotografias produzidas por um paparazzi, especificamente aquelas onde ele ficou na espreita esperando, mesmo que possam se parecer com um retrato, não são são retratos.

Pensando isoladamente neste aspecto, faz sentido pra vc???
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.555
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 05 de Junho de 2016, 12:03:21
Outro contra argumentando à colocação supostamente dita pelo mestre Scavone:

Uma foto depois da publicação, agora já estando no momento em que o espectador se relaciona com ela, essa intenção do fotografo e/ou personagem, pode não ficar clara na imagem, e o espectador pode interpreta-la ou reconstrui-la como se fosse um retrato.

E então, o que é que vale aqui??? A intenção do fotografo na concepção ou a relação da foto com o espectador???

Pra mim o mais importante são as possibilidades depois da publicação.
« Última modificação: 05 de Junho de 2016, 12:28:58 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.