Autor Tópico: [COLETIVO] Ligeiramente fora de foco  (Lida 917 vezes)

Pelegrin

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 110
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Online: 02 de Junho de 2016, 17:31:12
Eae pessoal.

Proponho um tópico coletivo com fotos que não sejam um primor técnico mas ainda assim tenham seu valor. Podem estar um pouco fora de foco, pouco nítidas, sub/super expostas, etc..

Minha contribuição:
Maracatu by Guilherme Castells Pelegrin, no Flickr

Não sei bem porque, mas gosto dessa foto. Sei que tem muita coisa errada (como o fato de aparentemente nada estar em foco), mas mesmo assim gosto.

Inspirem-se.

abs


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 02 de Junho de 2016, 17:42:26
Vai ser um tópico bem interessante. Sair um pouco da perfeição técnica pode deixar o sentimento aparecer com mais facilidade.

Por sinal, bela foto. O senso de movimento da vida a ela.
 :clap: :clap:


Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #2 Online: 02 de Junho de 2016, 17:50:09
Oi! Eu e meus questionamentos... por que achar que uma foto sub ou superexposta é erro e não escolha? Pode ser um primor técnico, mas fora do que muitos acham que é... normal ou correto... certo ou errado? Apenas escolha...
E por que uma foto desfocada ou toda com motion blur não pode ser por escolha?
Então vem meu outro questionamento: é um tópico sobre fotos "erradas" que deveria ter deletado, mas não o fiz ou um tópico onde se opta por uma escolha diferente de foco / fotometria / nitidez, mas que foi exatamente como quis?


Pelegrin

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 110
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #3 Online: 02 de Junho de 2016, 17:55:49
Oi! Eu e meus questionamentos... por que achar que uma foto sub ou superexposta é erro e não escolha? Pode ser um primor técnico, mas fora do que muitos acham que é... normal ou correto... certo ou errado? Apenas escolha...
E por que uma foto desfocada ou toda com motion blur não pode ser por escolha?
Então vem meu outro questionamento: é um tópico sobre fotos "erradas" que deveria ter deletado, mas não o fiz ou um tópico onde se opta por uma escolha diferente de foco / fotometria / nitidez, mas que foi exatamente como quis?


Oi,
Tem fotos que são uma unanimidade. Pensei em criar esse tópico para aquelas que não são. Proposital ou não, fotos que fogem das convenções mas que ainda assim continuem interessantes.
No caso da minha contribuição, é claro que o uso da velocidade baixa para ter o movimento foi proposital. Se eu tivesse controle sobre tudo, teria utilizado um tripé para garantir mais firmeza no fundo, esperaria que aquela pessoa ao fundo saísse e enquadraria um pouco mais aberto para que a composição melhorasse. Mas eu não tenho controle sobre tudo e ainda assim acho que ficou um resultado bacana.
Parece que essas imperfeições dão um tchan.
Abs
« Última modificação: 02 de Junho de 2016, 18:02:04 por Pelegrin »


Pris WerSo

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.865
  • Sexo: Feminino
Resposta #4 Online: 02 de Junho de 2016, 18:41:19
É uma questão de visão e de ponto de vista... dependendo da intenção, não enxergo essas escolhas como imperfeições.


rafapg

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 227
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 02 de Junho de 2016, 20:50:03
Gostei da idéia.

A grande maioria dos meus pannings estão longe de ser unanimidades e os que mais gostei são os que receberam mais críticas.


Panning Bike
by Rafael Pereira Girolineto, no Flickr

Essa é um exemplo, mas foi "pensada" pra ser assim mesmo. Como disse a Pris, nesse caso foi escolha e não imperfeição.

Já em outros casos é imperfeição mesmo, mas fica legal, tipo essa:

100 metros rasos by Rafael Pereira Girolineto, no Flickr

Horizonte torto, zonas estouradas...

Flickr
Vendo: Pentax SL Black | Check de Interesse: Nikkor 105mm f/2.5

Fuji X-Pro1 + Olympus OM1
"Fotografar: é num mesmo instante e numa fração de segundo reconhecer um fato e a organização rigorosa das formas percebidas visualmente que exprimem e significam esse fato." Henri Cartier-Bresson