Autor Tópico: Sx60 muito investimento para pouca foto?  (Lida 2445 vezes)

JEK

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Online: 02 de Junho de 2016, 19:24:31
Oi pessoal,

Gostaria de tirar essa dúvida com vocês, não sou profissional nem conhecedor do assunto.

Eu comprei uma sx60 hs que deve ser postada amanha mas, fiquei na dúvida se seria muito investimento para meu uso... basicamente são fotos de aniversário, algumas provas de corridas de carro, meu cachorros, viagens...

Estou pagando 1900,00 nela mas, visto que tem cameras dslr por esse valor fiquei na dúvida se seria uma boa compra ou partiria logo para uma dslr.

Os pontos que me fizeram comprar ela são, filmagem em fullhd 60 fps, zoom 65x e pelo que pesquisei, seria a melhor superzoom em termos de fotografia com esse valor.

As fotos são boas? Seria algo que diferencia de uma camera pequena (aquelas quadradas que usávamos antigamente no lugar dos celulares que usamos hoje kkk) algo muito diferente de um celular, são muito abaixo de uma dslr?


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #1 Online: 02 de Junho de 2016, 19:29:30
Olá,
É uma boa câmera sim, porém, sua pergunta é um tanto tardia uma vez que já foi comprada e será enviada amanhã.
O que podes fazer agora é usá-la durante algum tempo, ver se atende suas necessidades. Se não agradar, sempre tens o recurso de vendê-la e partir para outro modelo mais apropriado.

 :ok:


JEK

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #2 Online: 03 de Junho de 2016, 01:35:23
Na verdade ainda posso cancelar....

Não gostaria de comprar e me desfazes dias depois, seria perca de dinheiro e não tá fácil pra ninguém kkkk



Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #3 Online: 03 de Junho de 2016, 08:47:56
... basicamente são fotos de aniversário, algumas provas de corridas de carro, meu cachorros, viagens...

Os pontos que me fizeram comprar ela são, filmagem em fullhd 60 fps, zoom 65x e pelo que pesquisei, seria a melhor superzoom em termos de fotografia com esse valor.

Pra esse propósito (registros em geral e fotos da familia e cotidiano), qualquer câmera atual atende. A vantagem dessas compactas e superzoom é que a parte de video é mais descomplicada que numa DSLR, devido a facilidade de foco etc...

As fotos são boas? Seria algo que diferencia de uma camera pequena (aquelas quadradas que usávamos antigamente no lugar dos celulares que usamos hoje kkk) algo muito diferente de um celular, são muito abaixo de uma dslr?

As fotos deverão sair basicamente no mesmo nível de qualquer outra compacta de bolso ou celular, uma vez que os sensores são mais ou menos do mesmo tamanho e tecnologia. Mesmo essas superzoom com cada de DSLR, apesar de corpo grande, continuam com os sensorezinhos de 1/2.3", do mesmo tamanho dos usados naquelas com cara de sabonete. A vantagem fica por conta da ergonomia (pegada maior, mais botões, etc), pelos recursos bem completos e, se a ti for útil, pelo zoom!

Por quase 2000 reais, particularmente, preferiria uma "compacta premium", tipo uma Sony RX100 da vida, que apesar de cara daquelas mais baratinhas, possui sensor de 1". Mas aí perde-se o tal superzoom.

Em tempo, pesquise imagens de usuários comuns da SX60 e veja se te agradam.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


PMVG

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 233
Resposta #4 Online: 03 de Junho de 2016, 08:52:16
Bom Dia

Tenho uma SX50HS e gosto dela. Considero as filmagens boas mesmo neste modelo sendo em 30 FPS. As fotos são boas e o zoom dá versatilidade e qualidade suficiente. Obviamente não é tão boa quanto uma DSLR, mas para fotografar a atividade dos cachorros e algumas corridas de carro, penso que pode ser bem mais prática que uma DSLR.
Além disto, na DSLR você provavelmente terá de adquirir algumas lentes extras para extrair todo o potencial.
Caso pense em DSLR, considere também a possibilidade de alguma mirrorless ou uma compacta premium. Mas em contrapartida aumenta a complexidade da sua decisão.
Há um pequeno abismo entre as antigas compactas , ditas " saboneteiras " e as superzoons. Principalmente na questão do zoom e também na maior oferta de regulagens manuais.
Em tempo, eu possuo também uma DSLR ( D3200 ) e uma mirrorless ( NX30 ) e uso as três. Mas penso que a mais versátil para usos corriqueiros é mesmo a SX50.
Abç
PMVG
 


JEK

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #5 Online: 03 de Junho de 2016, 11:13:35
Pessoal, muito obrigado pelas respostas.

Cancelei a compra da sx60 quando vi essa resposta "sensorezinhos de 1/2.3" kkkkk

Então basicamente uma Super é uma câmera "normal" apenas com zoom, pra mim não vale o investimento de 2000,00 reais no momento.

Vou esperar mais um pouco, e comprar uma Dslr, o problema agora seria qual comprar, preciso de vídeos 1080p com 60 fps, e pelo visto as Canon não fazem isso ainda (as mais em conta) e as Nikon dizem não serem boas para videos... O modelo d3300 e o d5300 já filmam a 60 fps.


Gilberto Benasse

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 788
Resposta #6 Online: 03 de Junho de 2016, 11:18:59
Procure uma sony nex usada em bom estado. Não custa metade do que vc ia pagar e é ótima. O problema é o custo das lentes se quiser comprar outras além do kit. Ah, elas fazem ótimos videos.
« Última modificação: 03 de Junho de 2016, 11:34:11 por Gilberto Benasse »
Canon T5i + 18-55mm stm +50mm stm + 24mm stm +55-250mm
Nex 3 + Nex C3 + 18-55mm + adaptador ef-emount


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #7 Online: 03 de Junho de 2016, 14:35:16
Pessoal, muito obrigado pelas respostas.

Cancelei a compra da sx60 quando vi essa resposta "sensorezinhos de 1/2.3" kkkkk

Então basicamente uma Super é uma câmera "normal" apenas com zoom, pra mim não vale o investimento de 2000,00 reais no momento.

Vou esperar mais um pouco, e comprar uma Dslr, o problema agora seria qual comprar, preciso de vídeos 1080p com 60 fps, e pelo visto as Canon não fazem isso ainda (as mais em conta) e as Nikon dizem não serem boas para videos... O modelo d3300 e o d5300 já filmam a 60 fps.

Veja bem, sensorezinhos foi porque realmente eles são muito pequenos comparados com o das DSLR ou Mirrorless, normalmente micro 4/3, APS-C ou até os full-frame.

Veja um comparativo para ter noção do que estou falando: http://cameraimagesensor.com/size/#242,59,141,14,a

E sim, uma superzoom tem exatamente o mesmo sensor daquelas saboneteiras, só que com mais zoom e mais recursos... pegada melhor, mais botões de acesso, mais controles manuais... essas coisas. Isso pode te abrir algumas portas, mas a qualidade de imagem será bem semelhante sim!

O problema é que, se o zoom enorme realmente for algo primordial, será difícil alguma câmera com sensor maior e com o mesmo alcance de uma superzoom, a menos que esteja disposto a carregar muito peso e pagar muito dinheiro para isso.

É tipo aqueles triângulos de restrição tripla: você consegue qualidade e preço, mas não consegue o zoom (com uma NEX da vida, como indicado, ou DSLR de entrada). Consegue preço e zoom, mas não consegue qualidade (caso das superzoom). Ou consegue zoom e qualidade, mas não consegue preço (caso de uma DSLR ou mirrorless com boas lentes de longo alcance).

Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


JEK

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #8 Online: 03 de Junho de 2016, 16:31:48
Veja bem, sensorezinhos foi porque realmente eles são muito pequenos comparados com o das DSLR ou Mirrorless, normalmente micro 4/3, APS-C ou até os full-frame.

Veja um comparativo para ter noção do que estou falando: http://cameraimagesensor.com/size/#242,59,141,14,a

E sim, uma superzoom tem exatamente o mesmo sensor daquelas saboneteiras, só que com mais zoom e mais recursos... pegada melhor, mais botões de acesso, mais controles manuais... essas coisas. Isso pode te abrir algumas portas, mas a qualidade de imagem será bem semelhante sim!

O problema é que, se o zoom enorme realmente for algo primordial, será difícil alguma câmera com sensor maior e com o mesmo alcance de uma superzoom, a menos que esteja disposto a carregar muito peso e pagar muito dinheiro para isso.

É tipo aqueles triângulos de restrição tripla: você consegue qualidade e preço, mas não consegue o zoom (com uma NEX da vida, como indicado, ou DSLR de entrada). Consegue preço e zoom, mas não consegue qualidade (caso das superzoom). Ou consegue zoom e qualidade, mas não consegue preço (caso de uma DSLR ou mirrorless com boas lentes de longo alcance).

Eu entendi e achei correto a sua explicação, não era o que queria, não vi vantagem em qualidade para o que quero, prefiro esperar, comprar uma dslr ou até um superzoom que seja 1000,00 reais e não 2000,00.

Eu imaginei que a sx60 fosse asp-c, e tá longe disso e pelo link que postou ela seria muito mais próxima de uma câmera de celular do que de uma dslr, claro guardando as devidas proporções.

Vou entrar na outra parte do forum para decidir qual a dslr seria ideal para meu uso, preciso estudo sobre lentes para saber como funcionam...entre outro estudos kkk



Guto Pereira

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 285
  • Sexo: Masculino
  • Aprendo mais sobre fotografia.
    • Perfil do Flickr
Resposta #9 Online: 11 de Junho de 2016, 21:51:19
Jek, não dá pra comparar essas câmeras. Mas por tudo o que relatou, acho que a principal pergunta a ser respondida é: "Você precisa realmente de algo melhor do que uma câmera compacta?". Sabes usar uma câmera no modo manual? Pretende investir em cursos e literatura para evoluir na fotografia?

Eu acho caro demais pagar 2 mil reais por uma câmera como a sx60. Paguei 1500 por uma Canon 5D com menos de 10 mil clicks. Mas meu intuito é outro, que julgo ser bem diferente do seu.

Eu, no seu caso, não compraria nenhuma câmera que troque lente. Compraria uma super zoom, mas não do valor da sx60. A Canon tem modelos mais simples da linha SX. Considere elas. Talvez uma Lumix possa ser muito interessante também. Olhe elas com atenção.
« Última modificação: 11 de Junho de 2016, 21:52:21 por Guto Pereira »