Autor Tópico: Meu equipamento é melhor que o seu!  (Lida 5396 vezes)

Pelegrin

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 110
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #15 Online: 07 de Junho de 2016, 14:39:17
Ao invés de postar artigos falando o quanto um equipamento é bom ou ruim, esses fotógrafos deveriam postar mais fotos.

É isso aí.

Não acho que a qualidade da fotografia evolui na mesma medida em que os equipamentos evoluem, prova de que equipamento não é tudo.
« Última modificação: 07 de Junho de 2016, 14:39:50 por Pelegrin »


xande_mike

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 112
  • Sexo: Masculino
    • Alexandre Assis Fotografia
Resposta #16 Online: 10 de Junho de 2016, 11:27:11
As pessoas tendem a polemizar demais esse assunto. Equipamento é muito importante sim! Te permite fazer fotos melhores sim! Mas é somente uma ferramenta.
Canon 6D, EF 70-200 2.8 L, EF 50mm 1.4, EF 85mm 1.8 "Todo retrato é um auto retrato."
www.instagram.com/xandeassis_
www.500px.com/xandeassis
www.xandeassis.com.br
https://www.flickr.com/photos/xande_mike/


pedrobraz

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
  • www.crisdiasfotografia.com.br
    • Cris Dias Fotografia
Resposta #17 Online: 10 de Junho de 2016, 11:51:34
Equipamento e estudo. Os dois precisam de investimento.

É legal mostrar que você é um McGyver? É legal! Precisa? Depende do quanto você pretende investir na sua profissão.

Eu gosto de ter um equipamento que me permite fazer aquilo que eu quero fazer sem precisar trabalhar com as limitações, facilita meu trabalho e o objetivo final não é mostrar que eu sou foda, é fazer com que os clientes tenham as fotos que sempre sonharam.

Vou investindo em equipamentos a medida que posso, não só em estudos.

 :wub:


vincent

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.486
  • Sexo: Masculino
  • O Speedlite é meu pastor, nada me faltará
Resposta #18 Online: 10 de Junho de 2016, 16:33:58
Sim, mas Pedrobraz hoje tirei uma foto de um incêndio que saiu um tanto pesada quem viu se chocou e está sobre o cuidado de jornais, mas como foi comentada em um outro tópico, não foi com uma Nikon D5 ou Canon EOS 1Dx MKiii. Se vc tirar uma foto com uma D700 ou uma 5D os clientes já não vão gostar?
Canon EOS 40D+ Canon EF 50mm f/1.8 STM+ Yongnuo EF 35mm f/2+Canon EF 35-135mm F/4-5.6+ Nissin Speedlite Di466+ Metz Mecablitz 36 AF-5C+ Metz Mecablitz 36 AF-4C+ Yongnuo YN 460

Flickr http://wwwickr.com/photos/107996864@N02/


pedrobraz

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
  • www.crisdiasfotografia.com.br
    • Cris Dias Fotografia
Resposta #19 Online: 10 de Junho de 2016, 17:25:53
Com certeza, vicent!

A nossa é uma D750 e supre todas as nossas necessidades.

Temos também uma D7100, mas essa sim estava apresentando limitações pela granulação ao elevar o ISO.

A questão que eu acho é ter um equipamento que não te limita, não precisa ser o mais caro do mundo. Eu, por exemplo, não preciso de uma Nikon D5, não tem nada nela que justifique para o meu tipo de trabalho o investimento.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #20 Online: 10 de Junho de 2016, 17:32:52
A questão que eu acho é ter um equipamento que não te limita, não precisa ser o mais caro do mundo.


Acho que esse é o ponto mais importante. Equipamentos melhores sempre vão te facilitar a vida em alguma coisa. Pra quem trabalha com fotografia, pode ser um grande diferencial. Não que os clientes vão aceitar ou recusar algum fotógrafo baseado no equipamento, mas um equipamento melhor faz você chegar nos mesmos resultados mais facilmente. E isso acho um benefício enorme para o profissional.  :ok:


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 10 de Junho de 2016, 17:37:40
Que FF e lente clara facilita, e muito, o trabalho de quem fotografa eventos, é evidente, por exemplo. Se eu fosse passarinhar, teria uma boa cropada. A questão é buscar a ferramenta que melhor se encaixa no que vc faz.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #22 Online: 10 de Junho de 2016, 17:41:30
Que FF e lente clara facilita, e muito, o trabalho de quem fotografa eventos, é evidente, por exemplo. Se eu fosse passarinhar, teria uma boa cropada. A questão é buscar a ferramenta que melhor se encaixa no que vc faz.


Exato!


vincent

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.486
  • Sexo: Masculino
  • O Speedlite é meu pastor, nada me faltará
Resposta #23 Online: 10 de Junho de 2016, 21:37:44
Com certeza, vicent!

A nossa é uma D750 e supre todas as nossas necessidades.

Temos também uma D7100, mas essa sim estava apresentando limitações pela granulação ao elevar o ISO.

A questão que eu acho é ter um equipamento que não te limita, não precisa ser o mais caro do mundo. Eu, por exemplo, não preciso de uma Nikon D5, não tem nada nela que justifique para o meu tipo de trabalho o investimento.

Exatamente isso!
Canon EOS 40D+ Canon EF 50mm f/1.8 STM+ Yongnuo EF 35mm f/2+Canon EF 35-135mm F/4-5.6+ Nissin Speedlite Di466+ Metz Mecablitz 36 AF-5C+ Metz Mecablitz 36 AF-4C+ Yongnuo YN 460

Flickr http://wwwickr.com/photos/107996864@N02/


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #24 Online: 11 de Junho de 2016, 03:01:04
Tem a historia da simplicidade ou limitacao forcar ou incitar a criatividade e o uso de demais habilidades. Assunto que ja vi em dois foruns e em um deles ,  indicam ate um documentario onde dois cinegrafistas sao chamados para gravar o mesmo filme. Um com o minimo de limitacao material e tecnica e o outro com recursos bem limitados.

Tem uma discussao em outro forum ,  em que um cara fala o quanto o equipamento arruinou a fotografia dele.

Ele conta que sempre buscou ter o melhor. Sempre trocando de camera ,  obtendo mais lentes ,  etc. Tendo obtido as melhores cameras e lentes.

Entao ele conta que com os anos ,  ele percebe que apesar da melhora em qualidade de imagens e efeitos como DOF e ISO ,  ele sente que a fotografia em si nao tem melhorado.

Ele conclui que vendeu quase tudo que tinha , ficando apenas com duas cameras e umas 3 lentes, sem mais pensar em upgrades e equipamentos. E que assim consegue se concentrar mais na fotografia em si.

E demais relatos de mais pessoas que fizeram o mesmo.


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 11 de Junho de 2016, 03:39:11
Uma coisa é usar um equipamento que é considerado inferior se comparado com outros, mas que você usa porque funciona pra você, te dá bons resultados ou porque você não tem dinheiro pra comprar algo melhor.

Mas é completamente diferente usar equipamento inferior pra ficar declarando o quanto o equipamento é inferior mas que você ainda assim tira fotos incríveis. Na boa, use o equipamento e não fique falando sobre ele e, por tabela, o quanto você é bonzão.


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 11 de Junho de 2016, 07:39:45
Tem a historia da simplicidade ou limitacao forcar ou incitar a criatividade e o uso de demais habilidades. Assunto que ja vi em dois foruns e em um deles ,  indicam ate um documentario onde dois cinegrafistas sao chamados para gravar o mesmo filme. Um com o minimo de limitacao material e tecnica e o outro com recursos bem limitados.

Tem uma discussao em outro forum ,  em que um cara fala o quanto o equipamento arruinou a fotografia dele.

Ele conta que sempre buscou ter o melhor. Sempre trocando de camera ,  obtendo mais lentes ,  etc. Tendo obtido as melhores cameras e lentes.

Entao ele conta que com os anos ,  ele percebe que apesar da melhora em qualidade de imagens e efeitos como DOF e ISO ,  ele sente que a fotografia em si nao tem melhorado.

Ele conclui que vendeu quase tudo que tinha , ficando apenas com duas cameras e umas 3 lentes, sem mais pensar em upgrades e equipamentos. E que assim consegue se concentrar mais na fotografia em si.

E demais relatos de mais pessoas que fizeram o mesmo.

Mas não eh o equipamento que prejudicou ele. Ele que se prejudicou ao pensar apenas na ferramenta e esquecer a fotografia em si. Se ele precisou esquecer upgrades totalmente, isso foi o jeito dele de lidar com isso.

Esquecer de estudar fotografia e estudar equipamentos e um defeito da pessoa e não das câmeras.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #27 Online: 11 de Junho de 2016, 12:10:38
Mas não eh o equipamento que prejudicou ele. Ele que se prejudicou ao pensar apenas na ferramenta e esquecer a fotografia em si. Se ele precisou esquecer upgrades totalmente, isso foi o jeito dele de lidar com isso.

Esquecer de estudar fotografia e estudar equipamentos e um defeito da pessoa e não das câmeras.

Sim ,eu nao disse e nem quis dizer que o problema era da camera. Mas o que eu quero dizer eh que a ferramenta, midia, tecnologia, etc, influencia na nossa percepcao e julgamento sobre qualidade, experiencias com as atividades, etc, e muitas pessoas entao acabam se focando nisso.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #28 Online: 11 de Junho de 2016, 12:12:15
So digo uma coisa... Nao ha limites para a criatividade.


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 11 de Junho de 2016, 12:15:15
Sim ,eu nao disse e nem quis dizer que o problema era da camera. Mas o que eu quero dizer eh que a ferramenta, midia, tecnologia, etc, influencia na nossa percepcao e julgamento sobre qualidade, experiencias com as atividades, etc, e muitas pessoas entao acabam se focando nisso.

Sim, eu sei. Só quis contestar a frase "em que um cara fala o quanto o equipamento arruinou a fotografia dele.", escrita por vc. Quando vc põe dessa maneira, o que está dito é que a culpa é da câmera, sacou?