Autor Tópico: Meu equipamento é melhor que o seu!  (Lida 5393 vezes)

Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Online: 02 de Junho de 2016, 19:34:11
Artigo bem interessante para complementar as discussões sobre equipamento de outros tópicos :ok:

http://petapixel.com/2016/06/02/camera-gear-sucks/

Ficam como meus comentários que quem usa equipamento de muleta é cego na fotografia e que é mais importante conseguir tirar o máximo do seu equipamento do que ter um equipamento melhor!  :fight:


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.709
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #1 Online: 02 de Junho de 2016, 20:00:19
Com certeza.

Flash com sync de 1/180 e por consequência aberturas de f/11 pra mais fechado me obrigaram a buscar composições melhores nos ensaios.
Afinal é muito fácil fazer foto bonita com fundo desfocado, já quando tudo está em foco.....

Mas ser fotografo de aberturas grandes....
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 02 de Junho de 2016, 20:06:03
Dizer "meu equipamento é ruim" tem o mesmo impacto arrogante de dizer "meu equipamento é top de linha".

Comprar câmeras e lentes baratas vai ser a nova norma, mas nada vai mudar em relação a essa ênfase desmedida no equipamento.

Ao invés de postar artigos falando o quanto um equipamento é bom ou ruim, esses fotógrafos deveriam postar mais fotos.


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 02 de Junho de 2016, 20:49:30
Com certeza.

Flash com sync de 1/180 e por consequência aberturas de f/11 pra mais fechado me obrigaram a buscar composições melhores nos ensaios.
Afinal é muito fácil fazer foto bonita com fundo desfocado, já quando tudo está em foco.....

Mas ser fotografo de aberturas grandes....

Ai já acho que vc está exagerando para o outro lado.

Quer dizer que não há mérito em fazer uma bela foto com fundo desfocado?


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #4 Online: 02 de Junho de 2016, 20:53:02
Ai já acho que vc está exagerando para o outro lado.

Quer dizer que não há mérito em fazer uma bela foto com fundo desfocado?

Acho que Vangelis quis dizer que ao invés de simplesmente comprar um flash com high speed sync ele trabalhou com as limitações ao seu favor aprimorando a composição.
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 02 de Junho de 2016, 21:00:06
Acho que Vangelis quis dizer que ao invés de simplesmente comprar um flash com high speed sync ele trabalhou com as limitações ao seu favor aprimorando a composição.

Sim, é maravilhoso quando um fotógrafo vence as limitações de seu equipamento e faz boas fotos. Mostra que o estudo vale a pena.

"Afinal é muito fácil fazer foto bonita com fundo desfocado, já quando tudo está em foco.....

Mas ser fotografo de aberturas grandes...."

Mas isso soou como um preconceito mto grande.

 ;)


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #6 Online: 02 de Junho de 2016, 21:10:04
Ainda acho que a crítica foi pra aquela galera que abusa das grandes aberturas como forma simplificar o "fazer fotográfico".

É plenamente normal priorizar grandes aberturas em ensaios e o resultado é quase sempre bacana. Mas imagina a situação de fotografar mais de uma pessoa, em planos diferentes, querendo o mínimo de nitidez entre ambas, o que demandaria f/ menor, e o sujeito não sabe o que fazer com aqueles arbustos, postes, carros e pessoas que estranhamente surgem no fundo quando o f/ vai diminuindo e que ele nunca percebeu por fazer tudo com a 85mm em 1.8. Acho que é esse o tipo de crítica que ele fez.

Eu inclusive partilho dessa ideia e da proposta do artigo. Já me liguei muito em equipamento, hoje me sinto plenamente realizado com o que possuo e muito do meu desenvolvimento como fotógrafo foi direcionado levando em conta as limitações. Igual a Vangelis, analisei minhas limitações e tentei extrair o melhor que conseguia com esse meu equipamento, não simplesmente procurando comprar outra coisa.
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #7 Online: 02 de Junho de 2016, 21:21:29
Ao invés de postar artigos falando o quanto um equipamento é bom ou ruim, esses fotógrafos deveriam postar mais fotos.

 :assobi:  ................................   :clap:


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 02 de Junho de 2016, 21:56:32
Ainda acho que a crítica foi pra aquela galera que abusa das grandes aberturas como forma simplificar o "fazer fotográfico".

É plenamente normal priorizar grandes aberturas em ensaios e o resultado é quase sempre bacana. Mas imagina a situação de fotografar mais de uma pessoa, em planos diferentes, querendo o mínimo de nitidez entre ambas, o que demandaria f/ menor, e o sujeito não sabe o que fazer com aqueles arbustos, postes, carros e pessoas que estranhamente surgem no fundo quando o f/ vai diminuindo e que ele nunca percebeu por fazer tudo com a 85mm em 1.8. Acho que é esse o tipo de crítica que ele fez.

Eu inclusive partilho dessa ideia e da proposta do artigo. Já me liguei muito em equipamento, hoje me sinto plenamente realizado com o que possuo e muito do meu desenvolvimento como fotógrafo foi direcionado levando em conta as limitações. Igual a Vangelis, analisei minhas limitações e tentei extrair o melhor que conseguia com esse meu equipamento, não simplesmente procurando comprar outra coisa.

Ainda continuo achando de um esteriótipo mto grande.
 :assobi:


Silvio Takahata

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.124
Resposta #9 Online: 03 de Junho de 2016, 12:39:48
Ainda acho que a crítica foi pra aquela galera que abusa das grandes aberturas como forma simplificar o "fazer fotográfico".

É plenamente normal priorizar grandes aberturas em ensaios e o resultado é quase sempre bacana. Mas imagina a situação de fotografar mais de uma pessoa, em planos diferentes, querendo o mínimo de nitidez entre ambas, o que demandaria f/ menor, e o sujeito não sabe o que fazer com aqueles arbustos, postes, carros e pessoas que estranhamente surgem no fundo quando o f/ vai diminuindo e que ele nunca percebeu por fazer tudo com a 85mm em 1.8. Acho que é esse o tipo de crítica que ele fez.

Eu inclusive partilho dessa ideia e da proposta do artigo. Já me liguei muito em equipamento, hoje me sinto plenamente realizado com o que possuo e muito do meu desenvolvimento como fotógrafo foi direcionado levando em conta as limitações. Igual a Vangelis, analisei minhas limitações e tentei extrair o melhor que conseguia com esse meu equipamento, não simplesmente procurando comprar outra coisa.
2X!!!!!
5D MK3
Canon 24-70 2.8L II
Canon 600ex-rt
YN568ex II


vincent

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.486
  • Sexo: Masculino
  • O Speedlite é meu pastor, nada me faltará
Resposta #10 Online: 03 de Junho de 2016, 20:10:08
Tenho tirado fotos com uma Canon 20D e ela não me decepciona!
Canon EOS 40D+ Canon EF 50mm f/1.8 STM+ Yongnuo EF 35mm f/2+Canon EF 35-135mm F/4-5.6+ Nissin Speedlite Di466+ Metz Mecablitz 36 AF-5C+ Metz Mecablitz 36 AF-4C+ Yongnuo YN 460

Flickr http://wwwickr.com/photos/107996864@N02/


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.709
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #11 Online: 03 de Junho de 2016, 21:14:54
Ainda continuo achando de um esteriótipo mto grande.
 :assobi:

O qual eu me incluo, mas é uma muleta que vale a pena deixar encostada de vez em quando.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #12 Online: 04 de Junho de 2016, 03:35:21
Ainda acho que a crítica foi pra aquela galera que abusa das grandes aberturas como forma simplificar o "fazer fotográfico".

É plenamente normal priorizar grandes aberturas em ensaios e o resultado é quase sempre bacana. Mas imagina a situação de fotografar mais de uma pessoa, em planos diferentes, querendo o mínimo de nitidez entre ambas, o que demandaria f/ menor, e o sujeito não sabe o que fazer com aqueles arbustos, postes, carros e pessoas que estranhamente surgem no fundo quando o f/ vai diminuindo e que ele nunca percebeu por fazer tudo com a 85mm em 1.8. Acho que é esse o tipo de crítica que ele fez.

Eu inclusive partilho dessa ideia e da proposta do artigo. Já me liguei muito em equipamento, hoje me sinto plenamente realizado com o que possuo e muito do meu desenvolvimento como fotógrafo foi direcionado levando em conta as limitações. Igual a Vangelis, analisei minhas limitações e tentei extrair o melhor que conseguia com esse meu equipamento, não simplesmente procurando comprar outra coisa.
:clap: quase levei esse post pra outros tópicos. Só pra alfinetar mesmo
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


Bosa

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 575
Resposta #13 Online: 04 de Junho de 2016, 11:12:39
Ao invés de postar artigos falando o quanto um equipamento é bom ou ruim, esses fotógrafos deveriam postar mais fotos.

Onde é que eu assino?
D600/D800E + 24mm 1.4G, 35mm 1.4 art, 58mm 1.4G, 85mm 1.4G, 70-200mm 2.8 VRII, 3x SB900, SB700.
Flickr


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #14 Online: 07 de Junho de 2016, 13:50:15
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367