Autor Tópico: Corredor Polonês  (Lida 3410 vezes)

J.Quintão

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 136
  • Sexo: Masculino
    • Site
Online: 02 de Junho de 2016, 20:40:02
Pessoal,

Sinceramente, será que é apenas eu que acha que chegar numa foto de um colega, votar em péssima e simplesmente deslogar ou ir jogar Candy Crush no Facebook é errado?

Quando uma pessoa gosta de algo, okay. Mas se o cara vota em péssimo, porquê não dizer o que ele achou péssimo na foto?  :shock:

Já vi votarem em ruim lá (hoje isso) porque a foto foi de uma comida e o cara não gosta de comida japonesa feita no Brasil.

É cada parâmetro que usam para dizer se a foto é boa ou não, que as vezes acho que o corredor não funciona como deveria.

Lá deveria ser um local para vermos críticas à nossas fotos e assim estarmos tentando melhorar cada dia mais.

:ponder:
Jonathan Quintão | T4i + 18-55mm + 50mm 1.4


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.494
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #1 Online: 02 de Junho de 2016, 23:27:08
Rapaz, vamos lá de novo...  :D

Já cismei muito com este Corredor. Hoje tenho minhas regra particular: se for o primeiro post de alguém, passo direto, nem comento. Mas esta regra é minha, e veio depois de muita reflexão. O Corredor tem regras bastante específicas: A enquete é pra análise quantitativa, e os comentários pra análise qualitativa. Se uma pessoa escreve algo que não é qualitativo, do tipo "ficou massa!", o post é solenemente apagado.

Por este motivo, às vezes achamos (eu, pelo menos) que uma foto é boa ou ruim, mas não sabemos explicar o motivo. Daí, colocamos somente nossa avaliação quantitativa (que é completamente de acordo com as regras) e vamos jogar Candy Crush.

Já levei péssimo em fotos que eu achei boas, encuquei com isso na época, mas hoje não me incomoda mais. Só vejo onde errei e sigo em frente.


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 02 de Junho de 2016, 23:51:24

Já vi votarem em ruim lá (hoje isso) porque a foto foi de uma comida e o cara não gosta de comida japonesa feita no Brasil.


Fui lá procurar o comentário, e achei a crítica válida. A pessoa não acha a imagem da comida japonesa feita no Brasil atraente, e isso não contribuiu pra uma boa foto aos olhos dele, válido.

Eu mesmo daria uma avaliação negativa pra qualquer foto de comida, por que apontar uma câmera pro prato na sua frente não requer nenhuma criatividade ou uma visão particular.

O assunto tem um peso no resultado da foto tão grande quanto a técnica.


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #3 Online: 03 de Junho de 2016, 06:23:49
Acho válido. Se ninguém tiver tempo para comentar, pelo menos se tem uma avaliação pela enquete. 
D600 - E-M10


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #4 Online: 03 de Junho de 2016, 08:47:07
Não participo do Corredor por não concordar muito com algumas coisas, e o que o criador do post relatou é uma delas.

Não gosto de fotos de casamentos, mas não entro para colocar como "ruim" ou "péssimo" por causa do meu gosto (e não da foto em si), mesmo se estiver excelente. Ai nem entro no post ou simplesmente não voto.




Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 03 de Junho de 2016, 08:59:53
Já existe a galeria pra postar suas fotos de maneira livre. O corredor tem suas regras particulares. Acho que se não gosta dele, pode postar na galeria.

Mas o comentário do colega sobre a comida japonesa também nos mostra outra coisa e nisso eu vou concordar com o Bucephalus. Em outro tópico aqui, estávamos discutindo o quanto que as pessoas que fotografam hj se ligam apenas em equipamento e técnica, mas pouquíssimos tem bons conhecimentos em história da fotografia, história da arte, movimentos fotográficos, expressão artística,  etc. Questionar o colega por ter falado sobre a comida em si mostra que temos, cada vez mais, sufocado a parte mais importante da fotografia, que eh sua expressão artística e sua relação com a cultura, e exaltado a parte técnica, foco, exposição e nitidez apenas.


Cristiane Gellert

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 758
  • Sexo: Feminino
  • Amo fotografia! Simples assim! :)
    • Meu site!
Resposta #6 Online: 03 de Junho de 2016, 10:08:24
Qual o problema com o Candy Crush?  :ponder:
Cristiane Gellert
"Fotografia, uma arte que nos envolve pela surpreendente forma de eternizar o que nosso olhar quer viver para sempre."

https://www.facebook.com/cristianegellert
Meu site: http://www.cristianegellert.com/


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #7 Online: 03 de Junho de 2016, 10:28:41
No Corredor Polonês os votos são secretos, então quem posta uma foto nesse espaço tem que estar ciente desse tipo de situação. O que é bom pra mim, pode não ser bom pra outro e vice-versa. Deves fazer uma análise global... se a maioria votou positivamente, ok. Se a maioria votou de razoável pra baixo, anote as críticas e procure acertar na próxima.
 :ok:


J.Quintão

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 136
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #8 Online: 03 de Junho de 2016, 13:48:30
Acho que vocês têm razão. Me exaltei porque estou procurando sempre melhorar. Sei que tenho um longo caminho pela frente. Mas vou chegar lá.

Posto fotos lá pensando em haver críticas para eu poder entende-las e assim, tentar fazer melhor na próxima vez.

Dois colegas postaram o porque de não gostarem da foto. Fiquei feliz. Percebi o amarelo demasiado e a composição que poderia ter sido melhor. Quanto à técnica, estou trabalhando. E só. Já fiquei contente.

Mas hoje, depois de ler o comentário de vocês, percebi que estava sendo egoísta. Peço desculpas por isso.

De qualquer forma, Candy Crush é legal.  :D

Obrigado! :ok:
Jonathan Quintão | T4i + 18-55mm + 50mm 1.4


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 03 de Junho de 2016, 13:58:36
Uma das coisas que mais admiro é a capacidade de uma pessoa refletir sua posição. As verdades são subjetivas e nunca absolutas e o mais importante é sempre refletirmos nossas certezas. As conclusões que chegamos nos ajudam, mas apenas o fato de podermos repensar o que fazemos/falamos nos dá a possibilidade de crescer.

"Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante"

Parabéns.


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #10 Online: 03 de Junho de 2016, 14:03:14

"Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante"


Essa frase traduz em boa parte a minha trajetória pessoal.
 :ok:


Ryu

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 384
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 03 de Junho de 2016, 20:44:14
O Corredor Polonês é como a gravidade que puxa a gente pra baixo até os pés tocarem no chão. Ou, às vezes, é um estabaco mesmo.
Eu gosto de lá exatamente porque a gente pode opinar sem se justificar e, em minhas fotos, ter um feedback simples, ainda que não concorde com muuuitos comentários.


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #12 Online: 04 de Junho de 2016, 01:50:18
Que tal ter hombridade e conversar comigo?

Eu mantenho a opinião. Eu tenho bagagem cultural oriental. Conheço a culinária e pra mim faz toda a diferença.

Não vejo apenas a fotografia. Vejo além e isso É importante. É isso que diferencia um mero registro ordinário de uma fotografia no âmbito de apresentar um contexto e história.

Comida não é apenas comida. Culinária é cultura também. É arte. Fotografia é tão legal que é um meio artístico que pode registrar outras artes. Pense nisso.
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


J.Quintão

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 136
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #13 Online: 04 de Junho de 2016, 17:18:28
Que tal ter hombridade e conversar comigo?

Eu mantenho a opinião. Eu tenho bagagem cultural oriental. Conheço a culinária e pra mim faz toda a diferença.

Não vejo apenas a fotografia. Vejo além e isso É importante. É isso que diferencia um mero registro ordinário de uma fotografia no âmbito de apresentar um contexto e história.

Comida não é apenas comida. Culinária é cultura também. É arte. Fotografia é tão legal que é um meio artístico que pode registrar outras artes. Pense nisso.

Tem razão amigo. Me desculpe se te ofendi. =) Parabéns pela questão cultural.  :ok:
Jonathan Quintão | T4i + 18-55mm + 50mm 1.4


edugandolfe

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.300
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 05 de Junho de 2016, 09:42:57
Já invoquei com esta atitude de votar ruim e sair sem escrever nada...

Por quê não se altera as perguntas da enquete?

Excelente
Bom
Regular
Ruim, por quê?
Péssima, por quê?

no sentido de aprendermos mais a cada post