Autor Tópico: PLano focal ou circunferência focal?  (Lida 4423 vezes)

Karl Junior

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.234
  • Sexo: Masculino
  • Fotografar é mostrar aos outros como vemos o mundo
    • Olhar Fotográfico
Online: 02 de Junho de 2016, 22:32:48
Prezados amigos.
Vamos supor que temos as duas opções abaixo para dispor 3 pessoas.
Na figura A elas estão em linha reta, de forma que encontram-se no mesmo plano focal, mas em diferentes distâncias em relação ao centro da lente.

Na figura B estão sobre uma circunferência de forma que equidistam do centro da lente.

Em qual dos dois esquemas as pessoas vermelhas e amarelas ficarão melhor focadas. Por que?



« Última modificação: 02 de Junho de 2016, 22:33:41 por Karl Junior »
NIKON D7000 / NIKON D610 / NIKKOR 18-105mm / NIKKOR AF 50mm 1.4G & 1.8D / NIKKOR AF 85mm 1.8D / SIGMA 150-500mm 5-6.5 / NIKKOR 24-70 2.8 / SB-700 / SB-910
http://www.olharfotografico.com
https://www.flickr.com/photos/karl_junior/
https://500px.com/romanelli


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #1 Online: 03 de Junho de 2016, 00:02:46
Hm, pergunta interessante... O sensor é plano ou curvo? A distância do ponto focal da objetiva até o sensor varia conforme proporções da Figura A ou Figura B? Como uma lente TS consegue focar ao mesmo tempo em um assunto próximo e longe? Como diria a Luna, "são tantas perguntas!".

Sério agora: Na figura A as pessoas ficarão melhor focadas em qualquer lente rectilinear.


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 03 de Junho de 2016, 00:05:59
"Circunferência focal" é um conceito que existe em lentes fotográficas? Porque pra mim elas ficaram mais bem focadas na Figura A. Na Figura B os pontos vermelho e amarelo simplesmente deram um passo à frente, saindo do plano focal. E até onde eu sei o plano focal é reto como na Figura A, e não curvo.


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 03 de Junho de 2016, 00:07:53
Hm, pergunta interessante... O sensor é plano ou curvo? A distância do ponto focal da objetiva até o sensor varia conforme proporções da Figura A ou Figura B? Como uma lente TS consegue focar ao mesmo tempo em um assunto próximo e longe? Como diria a Luna, "são tantas perguntas!".

Sério agora: Na figura A as pessoas ficarão melhor focadas em qualquer lente rectilinear.

Mas mesmo que a lente seja TS, o plano focal ainda seria reto, não? Uma lente TS só deixaria o plano focal na diagonal em relação a mídia da câmera.

Não tenho certeza a respeito disso, mas acho que estou correto.


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 03 de Junho de 2016, 00:47:44
Até onde eu sei (ou imagino saber  :D), se trata de um plano focal pelo fato do sensor ser plano. Ou seja, eh a imagem relativa ao sensor que importa.
Mas posso estar circunferencialmente enganado.
 :D


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #5 Online: 03 de Junho de 2016, 01:53:31
Até onde eu sei (ou imagino saber  :D), se trata de um plano focal pelo fato do sensor ser plano. Ou seja, eh a imagem relativa ao sensor que importa.
Mas posso estar circunferencialmente enganado.
 :D

 :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #6 Online: 03 de Junho de 2016, 02:09:56
Karl,

Na verdade o processo de captação da imagem e passar para um receptor, seja ele película com químico fotossensível , sensor, piche, etc  é física ótica e é a mesma coisa desde antes da fotografia, mas confesso que pode gerar duvidas sim, caso o seu raciocínio esteja ligado a "filmagem"de panorâmica e vamos ligando os pontos até chegar ao seu dilema

Abs



spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #7 Online: 03 de Junho de 2016, 02:12:15
Desculpe, o uso desta lógica (capatar, passar por um pequeno orifício e ver imagem invertida em outro plano) é utilizado antes da fotografia

Abração


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
D600 - E-M10


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #9 Online: 03 de Junho de 2016, 09:59:42
https://photographylife.com/what-is-field-curvature

Fiquei na duvida se isso é sobre nitidez ou sobre foco, afinal no artigo tem uma explicação porque as lente são mais nitidas no cetro do que nas bordas.

E para complicar, nitidez e foco são coisas que andam juntas.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #10 Online: 03 de Junho de 2016, 10:29:34
É plano, por questão de física ótica. O que você pode pensar é, se você mover a câmera ao redor do eixo vertical na figura B, vc irá focar em todos por vc estar girando o plano ao redor de uma circunferência, mas não fará todos estarem em foco (a não ser que use alguma técnica como focus stacking)

https://photographylife.com/what-is-field-curvature

Acho que colocar isso só vai atrapalhar mais a cabeça dele, tem outros conceitos envolvidos :hysterical:

Para tentar explicar o que o Koki postou podemos pensar no movimento da luz, que é algo retilíneo (que pode ser curvado, mas aí entramos na dualidade onda-partícula e alterações de campo muito mais complexas que só existem naturalmente no espaço, deixa pra lá).
Você pode encontrar diversas imagens simplificadas de como a física ótica funciona. A luz sai de um ponto e chega ao sensor de captura passando por uma lente. É exatamente isso que a imagem mostra.



O problema é que isso é um caso ideal. Não existem lentes ideais, perfeitas. Todas as lentes geram distorções, e a que mais influencia essa questão de plano focal é a distorção de campo "Petzval".
Como as lentes são curvas, elas tendem a "curvar" a IMAGEM do plano. Dessa forma temos uma imagem fora de foco nas bordas. Isso acontece muito em grandes aberturas. MAS isso não faz o plano real ser curvo, apenas a imagem dele.
Para contornar isso as empresas colocam diversos elementos óticos, deixando as lentes maiores e mais pesadas.
Leia o artigo do koki para uma explicação mais detalhada.

Atualmente já existe um dispositivo (telescópio) nos estados unidos que contorna esse problema. O sensor de imagem é curvado, fazendo com que essa distorção seja balanceada. O problema disso é que apenas lentes especificas e sem zoom podem ser usadas, o bom disso é que as lentes são mais simples.

A Sony está estudando um sensor curvado para câmeras digitais atualmente, esbarrando nesses problemas de lente.

Se vc buscar um pouco vai encontrar muita informação sobre essa distorção Petzval, inclusive vai encontrar lentes que usam essa distorção para criar efeitos diferenciados na imagem!


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #11 Online: 03 de Junho de 2016, 10:47:01
Fiquei na duvida se isso é sobre nitidez ou sobre foco, afinal no artigo tem uma explicação porque as lente são mais nitidas no cetro do que nas bordas.

E para complicar, nitidez e foco são coisas que andam juntas.

O artigo está meio bagunçado em alguns aspectos, não está errado, mas não está completamente certo rs

Existem dois tipos de nitidez ótica. Uma é por causa da "pureza" da ótica, o quanto o vidro é translúcido. A outra é influenciada pelo foco.

Todas as distorções que causam problema de nitidez em cada lente são por questões focais. Aberrações cromáticas existem pelos elementos não conseguirem focar as diferentes frequências em um mesmo ponto. Distorção Petzval existe pela curvatura da lente que faz a imagem do plano ficar curva, colocando o foco em outro ponto fora do sensor. E por aí vai...


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #12 Online: 03 de Junho de 2016, 12:39:58
Mas mesmo que a lente seja TS, o plano focal ainda seria reto, não? Uma lente TS só deixaria o plano focal na diagonal em relação a mídia da câmera.

Não tenho certeza a respeito disso, mas acho que estou correto.

Sim, certíssimo. Nas TS, a habilidade de focar perto e longe ao mesmo tempo é porque o sensor não fica todo à mesma distância do plano focal. Assim o foco vai progressivamente mudando de perto pra longe. Mas sempre com o sensor plano.


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #13 Online: 03 de Junho de 2016, 13:17:09
E lembrando que a capacidade de projetar corretamente em um sensor plano objetos que estão a diferentes distâncias (no sentido de criar um "plano focal" realmente plano) é um diferencial de qualidade da lente.

Quase todas as lentes tem uma "curvatura de campo", ou seja, a distância ideal de foco projeta uma pequena curvatura. Quanto melhor o projeto óptico, mais plana é esta curvatura. Pelo que li, lentes macro normalmente são muito boas neste quesito  porque em macro a profundidade de campo é curtíssima e qualquer curvatura de campo mais significativa faria as bordas ficarem completamente fora de foco.

Um caso particular, segundo o photozone, é a da Tamron 17-50 sem VC em que em wide esta curvatura é voltada para trás, o contrário do que normalmente acontece.


« Última modificação: 03 de Junho de 2016, 13:33:02 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #14 Online: 03 de Junho de 2016, 18:17:21
https://photographylife.com/what-is-field-curvature
Acho que isso também tem a ver com a difração, que tem relação direta com a abertura.

Enviado de meu C6503 usando Tapatalk