Autor Tópico: vale a compra? (lentes)  (Lida 3078 vezes)

fernando_c

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 53
Online: 03 de Junho de 2016, 22:23:44
Recentemente comprei uma 6D, com a lente 24-105mm. Estava passando pelo site da Canon e vi que a lente f1/8 STM por 499,00. Fiquei tentado a comprar.
Pergunta, vale a pena? O ganho seria muito grande em comparando a lente que eu já possuo? Sei que são lentes diferentes, enfim...


NATTIS

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.229
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 03 de Junho de 2016, 22:29:46
É a mesmo coisa que perguntar se vale a pena comprar um Jipe sem falar para onde vc vai...
Analise vc vai precisar antes de mais nada de uma 50mm clara.


fernando_c

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 53
Resposta #2 Online: 03 de Junho de 2016, 22:45:22
É a mesmo coisa que perguntar se vale a pena comprar um Jipe sem falar para onde vc vai...
Analise vc vai precisar antes de mais nada de uma 50mm clara.

Obrigado, ajudou bastante.  :ok:


Rafaeldsr

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 228
Resposta #3 Online: 03 de Junho de 2016, 22:53:40
A 50mm f/1.8 STM é uma ótima lente, um dos melhores custo-benefícios da Canon. Quase todo iniciante compra uma. Porém também quase todo iniciante começa com uma câmera com sensor APS, e não FullFrame, e a 24-105mm já é uma ótima lente. Se quiser fotografar em lugares com menos luminosidade, então sim, vale à pena, o preço também está bom.
Iniciante.
Canon T5i. 50mm 1.8 STM. Tamron 17-50mm. 55-250mm STM. YN-568EXII.


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 03 de Junho de 2016, 22:59:12
Eu sempre gostei de ter uma cinquentinha 1.8 no bolso ou na câmera mesmo, para quando a iluminação estivesse mais fraca ou desejasse a câmera o mais compacta possível e fazer fotos sem necessidade de zoom... Acho que vale a pena comprar...  :ok:


fernando_c

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 53
Resposta #5 Online: 03 de Junho de 2016, 23:09:55
A 50mm f/1.8 STM é uma ótima lente, um dos melhores custo-benefícios da Canon. Quase todo iniciante compra uma. Porém também quase todo iniciante começa com uma câmera com sensor APS, e não FullFrame, e a 24-105mm já é uma ótima lente. Se quiser fotografar em lugares com menos luminosidade, então sim, vale à pena, o preço também está bom.

Obrigado pela resposta.
A compra da full frame foi uma ótima oportunidade que me apareceu. Paguei nela 4.500,00, de um amigo que comprou nos EUA. Pensei que a 50mm por ser uma lente leve seria interessante para fotos urbanas. Minha dúvida seria se existiria tanta diferença assim que justificasse a compra, já que li que a 24-105mm é uma lente muito boa.


fernando_c

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 53
Resposta #6 Online: 03 de Junho de 2016, 23:10:33
Eu sempre gostei de ter uma cinquentinha 1.8 no bolso ou na câmera mesmo, para quando a iluminação estivesse mais fraca ou desejasse a câmera o mais compacta possível e fazer fotos sem necessidade de zoom... Acho que vale a pena comprar...  :ok:

 :ok:


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 04 de Junho de 2016, 00:13:59
Minha dúvida seria se existiria tanta diferença assim que justificasse a compra, já que li que a 24-105mm é uma lente muito boa.

Sim, é ótima, mas é f/4 (pode não ser abertura suficente em determinadas situações), é grande (a câmera já não cabe em qualquer lugar e chama uma bruta atenção) e é zoom (o que invariavelmente causa alguma degradação na imagem) :)

A cinquentinha é uma lente que sempre vale a pena ter na bolsa ;)
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


jauvane

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 2.002
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 05 de Junho de 2016, 11:00:13
Para me contrapor ao que já foi dito. Lembrando que tens uma 6D, que trabalha MUITO bem em ISO elevado, quando estiveres em um local pouco iluminado, ao invés de colocar um 50 STM, aumenta o ISO. Melhor ainda, usa o que gastarias na lente e compra um Flash. Este fará mais diferença na tua fotografia noturna que uma 50 STM. Tenho uma dúzia de lentes e a que uso a maior parte do tempo, seja dia ou noite é a 24-105L. Tenho a 50 F1.4 e raramente a uso, mas isso depende da preferência pessoal de cada um. Embora tenha todas as fixas padrão, continuo sem saco de ficar trocando de lente o tempo todo (além do que por vezes não dá para fazê-lo sem perder algo interessante), sem contar que nem sempre dá para se aproximar ou afastar do objeto sendo fotografado. Prefiro mil vezes usar lentes zoom, mas aquelas de boa qualidade. Fixas uso em fotos macro (pois não existe lente zoom que seja macro real) e pontualmente em situações bem específicas. Penso inclusive em vender algumas das fixas...
« Última modificação: 05 de Junho de 2016, 11:02:09 por jauvane »
JVc.


mayler

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 147
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 05 de Junho de 2016, 11:11:44
Tenho uma 6D com 24-105. Tenho feito alguns ensaios em ambientes externos. Com relação à luminosidade, a 24-104 atende bem. Mas as vezes sinto falta de um desfoque de fundo maior. Por isso, tenho também pensado seriamente em adquirir uma 50 1.8.


fernando_c

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 53
Resposta #10 Online: 05 de Junho de 2016, 20:53:31
acabei por comprar. aproveitei a promoção e ainda ganhei de brinde uma capa protetora para a lente. agora é esperar os 30 dias úteis informado no site para experimentar ela.

obrigado a todos.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.751
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #11 Online: 05 de Junho de 2016, 21:34:13
Fez bem, minha 5D não sei de casa sem ela está pelo menos na mochila.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


DMZamora

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • *****
  • Mensagens: 3.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 05 de Junho de 2016, 22:20:16
acabei por comprar. aproveitei a promoção e ainda ganhei de brinde uma capa protetora para a lente. agora é esperar os 30 dias úteis informado no site para experimentar ela.

obrigado a todos.

Normalmente leva no máximo uma semana ;)
Daniel Zamora - Brasília/DF
Canon 7D Mark II/ EF-S 10-18 IS STM / EF-S 18-55mm IS / EF 24-105mm L IS USM / EF-S 55-250mm IS / EF 50mm f/1.8 II / YongNuo Speedlite YN-565EX x2 / YN-622C x3
Olympus OM-1 MD / Zuiko 50mm f/1.4 / Soligor 28mm f/2.8


RTFM!


fernando_c

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 53
Resposta #13 Online: 05 de Junho de 2016, 22:49:16
Normalmente leva no máximo uma semana ;)

legal saber.

obrigado  :ok:


fernando_c

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 53
Resposta #14 Online: 06 de Junho de 2016, 08:55:58
Melhor ainda, usa o que gastarias na lente e compra um Flash.

Aproveitando a deixa, qual seria um bom flash para iniciar? Detalhe, não sou profissional e meu uso será mais para tirar fotos em lugares abertos. Pensando nesse foco, quais situações seria necessário o uso do flash. Aliás, seria necessário o mesmo? Pensei no 430 EX II.