Autor Tópico: Aprendendo a fotografar o céu noturno  (Lida 1727 vezes)

cltctba

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 396
  • Sexo: Masculino
Online: 13 de Julho de 2018, 11:23:15
Pessoal,

Minha primeira participação nesta área do fórum. Fotos feitas com Sony NEX 3, Sigma 19mm.

As fotos da Pris WerSo e as dicas que os foristas deram a ela me incentivou a tentar fotografar o céu noturno.
Tenho que melhorar muito na questão enquadramento/escolha dos ângulos, no mais também acho que ainda dá para reduzir o ruído.


19mm F:2.8 ISO 3200 13s


19mm F:2.8 ISO 6400 25s


19mm F:4.5 ISO 6400 30s
César L. T.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #1 Online: 13 de Julho de 2018, 13:16:27
Considerando-se que foram feitas em cidade e com toda a poluição luminosa envolvida nisso, achei bem legal!
Na primeira oportunidade que tiver, fuja das luzes e faça fotos no breu. Vai ver a maravilha que é.


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #2 Online: 13 de Julho de 2018, 14:13:28
Chama a atenção o fato das suas fotos estarem bem focadas, legal, pois esse é um erro bem comum em fotografias noturnas.

O maior desafio é fazer composições interessantes nesse segmento, pois fotos de céu estrelado já são comuns e batidas.
Continue...


eduedmais

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 297
Resposta #3 Online: 16 de Julho de 2018, 09:30:29
Pessoal,

Minha primeira participação nesta área do fórum. Fotos feitas com Sony NEX 3, Sigma 19mm.

As fotos da Pris WerSo e as dicas que os foristas deram a ela me incentivou a tentar fotografar o céu noturno.
Tenho que melhorar muito na questão enquadramento/escolha dos ângulos, no mais também acho que ainda dá para reduzir o ruído.


19mm F:2.8 ISO 3200 13s


19mm F:2.8 ISO 6400 25s


19mm F:4.5 ISO 6400 30s

Sei muito pouco sobre fotografia do céu a noite. Só tentei uma vez, mas não ficou tão bonito. Porém, creio que você pode sempre trabalhar com o maior tempo de exposição que sua câmera fornece, para diminuir o ISO. Em geral, foto do céu a noite traz ruído facilmente.
Canon EOS Rebel SL2
Tamron 17-50mm 2.8 non-VC


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #4 Online: 16 de Julho de 2018, 09:44:41
Sei muito pouco sobre fotografia do céu a noite. Só tentei uma vez, mas não ficou tão bonito. Porém, creio que você pode sempre trabalhar com o maior tempo de exposição que sua câmera fornece, para diminuir o ISO. Em geral, foto do céu a noite traz ruído facilmente.

Não pode ser assim, pois exposição muito longa capta o rastro das estrelas, e sai tudo borrado.
Vou copiar e colar trecho de um site que explica isso:

"A “Regra 500” é um cálculo matemático, para saber o tempo máximo de exposição antes das estrelas começarem a deixar rastos de luz na fotografia. Para efectuar o cálculo numa câmara Full-frame fazemos a seguinte operação, de 500, dividimos pela distância focal de lente, o resultado é o tempo máximo de exposição em segundos. Numa câmara “crop” multiplica-se o factor crop pela distância focal.. e depois.. regra dos 500.
Exemplo, Câmara Full-frame com uma lente de 14mm:
500/14= 36 Segundo de tempo máximo de exposição para esta lente"

Fonte: http://www.ruifonseca.com/fotografar-a-via-lactea/#.W0yTJtJKjIU


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #5 Online: 16 de Julho de 2018, 09:46:36
Sei muito pouco sobre fotografia do céu a noite. Só tentei uma vez, mas não ficou tão bonito. Porém, creio que você pode sempre trabalhar com o maior tempo de exposição que sua câmera fornece, para diminuir o ISO. Em geral, foto do céu a noite traz ruído facilmente.

Não é bem assim Edu, existem detalhes a ser considerados e tbm depende do resultado desejado, por ex, um tempo muito grande de exposição fará com que as estrelas deixem de ser perceptivelmente pontos e passem a ser riscos, e quanto ao ISO, é o que já repetimos muito por aqui, que é melhor uma foto clara com ISO alto do que uma foto escura com ISO baixo.

Esse assunto já foi amplamente discutido em outros tópicos aqui no fórum:

https://forum.mundofotografico.com.br/index.php/topic,112996.0.html

https://forum.mundofotografico.com.br/index.php/topic,131901.0.html


cltctba

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 396
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 16 de Julho de 2018, 22:26:57
Não tinha visto esses tópicos. Muito bom.
César L. T.


bjp77

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.154
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 19 de Julho de 2018, 09:13:21
A Terra gira e essa rotação se o tempo for grande as estrelas, planetas, a lua viram rastros.

O ideal é uma lente clara, significa f/ abaixo de 4. Tem lentes 3.5, 2.8, 2, 1.7, 1.2, 0.95. Com o f/ baixo a lente é clara por si só e não precisa muito ISO. Também é interessante lente grande angular. A lente do kit geralmente 18-55 é boa pra começo de conversa. Com ela é possível fotografar a Via Láctea usando a técnica correta.

Mas ISO é aquilo dito acima, pode aumentar para garantir a qualidade da foto, no máximo use 1600/3200, depende da máquina aguentar sem degradar a foto.

Tem app para Android que informa os locais mais escuros longe da poluição luminosa da cidade (Dark Sky Map).
O Shutter Speed Calculator aplica a regra com base na apperture, distancia focal e corpo da maquina e resulta no tempo de exposição.
O TetherMonkey habilita os controles de ajuste e disparo da câmera via smatphone. Vai ter de usar um cabo para comunicação. Na tela do smartphone onde se define "transferência de arquivos ", a definição vai ser "Host".

Boa sorte nas experimentações cltctba. Vamos caindo e levantando.
Canon Rebel T5
EF-S 18-55 + EF-S 75-300
Valdai Helios 44M-4 + KMZ Tair-3S + Industar61 LZ
Canon T50 Lente 50 mm f1.8 1983 restauro