Autor Tópico: Tocar uma d800 por uma Lumix Lx 100 é loucura ??  (Lida 4397 vezes)

fabiogoncalves77

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Online: 05 de Junho de 2016, 23:12:26
boa noite galera, é minha primeira postagem por aqui e gosaria da ajuda de vcs....... fotografia para mim é um hobby e na boa cansei de carregar kgs e kgs de equipamento, por isso estou venendo todo meu material e partindo para as compactas..... espero a ajuda e a opinião de vcs


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #1 Online: 05 de Junho de 2016, 23:38:23
A reposta óbvia é: Depende.

Sempre que eu viajava procurava levar meu kit EOS 5D + 24-70L + 17-40 L

Legal se você vai viajar para um lugar realmente estonteante. Péssimo se você for para cidades. Um meio termo dependendo dos outros lugares.

Um dia surtei e vendi tudo Canon que eu tinha, e olhe que não era pouca coisa. Hoje meu kit de viagem é justamente uma LX100 e dependendo do lugar, uma Fuji X-E2 ou uma Pentax K5-II que é muito bem selada.

Tenho outras câmeras e lentes do porte da D800 e só levaria se fosse realmente um local assim muuuuito especial tipo Alpes, Andes, Himalaia, Patagonia ou coisa do tipo.

Viagem a capitais com uma D800 + lentes ? To fora. Pesa. Chama atenção. Enche o saco.


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 06 de Junho de 2016, 01:01:11
Concordo com o AFShalders que isso depende de cada um e suas necessidades.

Mas porque não usar a D800 com uma lente versátil e pequena? Venda toda a bagulhada desnecessária que você possa possuir -- lentes extras, filtros diversos, flash, grip, tripé, mochila -- e reduza tudo pra uma ou duas lentes e o corpo.

Apesar de ser um kit muito menos conveniente que uma compacta, a minha 5D com a lente 40mm pancake é manejável pra maioria das situações.

E na boa, se livrar de equipamento excessivo é muito mais liberador do que ter um milhão de apetrechos. Você se desapega de ficar pensando que a imagem pode se beneficiar do uso de algum acessório ou lente; você simplesmente vai lá e captura a cena e fim de papo.

Claro que uma compacta é outro mundo. Pra outras situações eu posso colocar a minha compacta com sensor APS-C no bolso do casaco e andar feliz pelas ruas sem chamar a atenção. Mas eu gosto de ter as duas opções, e se fosse você não iria me desfazer de uma excelente D800 só por conta desse inconveniente.


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #3 Online: 06 de Junho de 2016, 09:17:27
Acho muito radical para quem está acostumado com reflex completa. Eu adotaria o formato m43 intercambiável primeiro.
D600 - E-M10


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #4 Online: 06 de Junho de 2016, 10:19:21
Acho muito radical para quem está acostumado com reflex completa. Eu adotaria o formato m43 intercambiável primeiro.

Pode acreditar que acostuma. Mais radical seria usar uma com objetiva fixa como uma X100...


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 06 de Junho de 2016, 11:20:11
Acho muito radical para quem está acostumado com reflex completa. Eu adotaria o formato m43 intercambiável primeiro.


Acho q é  um bom caminho,  principalmente considerando que existem versões bem compactas desse sistema mantendo ainda lentes intercambiáveis,  por exemplo,  as lumix gm1,  GM5,  Olympus e-pm2 e outras pens..  Com zoons  ou fixas pancakes do sistema ficam realmente leves e discretas.
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 06 de Junho de 2016, 12:09:07
Se serve como auxílio cito minha experiência:

1- Vendi tudo Canon há uns 3 anos e fui para mirrorless, dei azar..minha CAM deu perda total - na garantia, peguei a grana e decidi voltar para Canon = 6D + lentes + flash

2- Exatamente como é o seu caso senti necessidade de um equipamento mais leve e compacto em algumas situações... comprei uma Fuji X-M1 usada e uma lente pancake.

3- Mantive minha 6D, estou com os dois sistemas, usando ambos. Viagens em cidades, passeios curtos com a família, festas, registros familiares cotidianos = Fuji. Viagens maiores, paisagens, etc... Canon 6D.

4- Percebo hoje que a Fuji poderia suprir minhas necessidades na maior parte das vezes, em especial se tivesse uma com sistema de foco melhor como a E2.

5- Acho este caminho de conviver com os 2 sistemas por um tempo, mais tranquilo, com menos risco de arrependimento e com menos risco de perdas financeiras..

Abraços
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #7 Online: 06 de Junho de 2016, 12:53:25
(...)
5- Acho este caminho de conviver com os 2 sistemas por um tempo, mais tranquilo, com menos risco de arrependimento e com menos risco de perdas financeiras..

Abraços

Essa é sem dúvida a melhor solução de todas: manter os dois sistemas, e mais pra frente, ou vende um ou se convence de que um complementa o outro e mantém os dois.
a grande questão é ter grana pra isso,rs. mas se tiver, super vale ter os dois pra testar e bem e só se desfazer de algum quando tiver certeza de que o outro corresponde à expectativa.
« Última modificação: 06 de Junho de 2016, 12:53:57 por Helena Bsb »


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #8 Online: 06 de Junho de 2016, 15:33:20
Pensando em viagens e no meu uso nessas circunstâncias, com retratos simples, vistas dos lugares etc... mas mantendo alguma qualidade, meu sonho é ter uma Sony RX100, de preferência a III ou a IV. A Panasonic LX100 seria ainda melhor, claro, porém não tão "de bolso" quanto a Sony.

Particularmente, não penso em me desfazer de DSLR pois hoje tenho pouco investimento "empatado" nisso: uma 5D que custa menos do que uma compacta premium ou uma mirrorless da vida, lentes relativamente modestas e flash chinês. E com esse combo consigo igual visual "wow" em alguns retratos com DOF curtíssimo com a 85mm ou aquele ângulo show de ultra grande angular na 17-40 que tenho certeza que não conseguiria com câmeras mais simples. Então, PRA MIM, o investimento que tenho hoje compensa os resultados nestes casos.

Resumindo, comprar uma compacta seria um extra, não seria uma troca.

Ainda nessa minha linha de raciocínio, vou totalmente contra a maré dos "mirrorlessezeiros". Acho que os sitemas (seja o M43, Fuji, Nex, etc) em geral são até mais caros que DSLRs usadas ou de entrada e especialmente (reforçando ser uma generalização grosseira) não são nem compactadas o bastante como uma compacta premium e nem entregam tanta qualidade quanto uma DSLR com boas lentes. Ou seja, ficaria bem no meio termo. Para alguns essa é exatamente a vantagem: equilíbrio entre preço, tamanho, usabilidade e qualidade. Para mim é ficar em cima do muro! hehe
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #9 Online: 06 de Junho de 2016, 16:02:04
Elder,

E realmente engracado como vemos as pessoas indo e vindo, mudando e desmudando de sistema, mas convenhamos que cada caso e um caso e ainda tem muito o tal GAS haha...

Manter dois sistemas não é assim tão caro, dependendo do que você pretender manter. Claro que se forem dois sistemas top, sairá caro.

Se ele já tem uma d800 com as respectivas lentes, e comprar uma LX100, estará mais do que bem servido e não sairá nenhum absurdo. O problema é quando sai trocando por tudo do mais caro e mantendo um monte de lentes sem necessidade. O segredo da coisa é manter a disciplina e comprar o que for realmente necessário em termos de lentes e acessórios, senão você sai de um problema e entra em outro.

Para o meu gosto, uma dslr e uma boa compacta ou semicompacta seria o ideal, uma complementa a outra.

Acho que mirrorless é uma solução para quem quer SAIR de dslr e não para manter ambos os sistemas. Cada um tem sua opiniao é claro. Para mim seria algo do tipo:

dlsr + compacta = ok
mirrorless + compacta = ok
slr + mirrorless = depende muito
slr + mirrorless + compacta = gas

A única coisa que não gosto é de ter um único corpo para slr ou mirrorless. Gosto de ter um mais barato de reserva em caso de perda, roubo ou quebra.
« Última modificação: 06 de Junho de 2016, 16:06:28 por AFShalders »


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #10 Online: 06 de Junho de 2016, 18:27:25
(...)
dlsr + compacta = ok
mirrorless + compacta = ok
slr + mirrorless = depende muito
slr + mirrorless + compacta = gas

A única coisa que não gosto é de ter um único corpo para slr ou mirrorless. Gosto de ter um mais barato de reserva em caso de perda, roubo ou quebra.

Poxa, numa acho não... hehe.
Em breve estarei aí nessa terceira categoria,sendo que cada sistema terá seu espaço. Uma compacta superzoom para shows e algumas viagens, uma compacta à prova dágua para a praia e cachoeiras, mirrorless com lentes para o dia a dia e para o mato, e dslr para uso profissional.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #11 Online: 06 de Junho de 2016, 21:48:32
Poxa, numa acho não... hehe.
Em breve estarei aí nessa terceira categoria,sendo que cada sistema terá seu espaço. Uma compacta superzoom para shows e algumas viagens, uma compacta à prova dágua para a praia e cachoeiras, mirrorless com lentes para o dia a dia e para o mato, e dslr para uso profissional.


Não esqueça da compacta pink hehehe !  8-)

Eu estou umas 5 categorias depois dessa última, mas estou em reabilitação  :D


P.S. Antes que algum engraçadinho(a) se ache ofendido, a Helena sabe muito bem do que estou falando kkk !



« Última modificação: 06 de Junho de 2016, 21:49:34 por AFShalders »


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #12 Online: 06 de Junho de 2016, 22:05:12

Não esqueça da compacta pink hehehe !  8-)

Eu estou umas 5 categorias depois dessa última, mas estou em reabilitação  :D


P.S. Antes que algum engraçadinho(a) se ache ofendido, a Helena sabe muito bem do que estou falando kkk !

hahahahaha, então, a substituta da compacta pink é uma delas, rsrs.
Aaah, mas nem acho isso tanto "gas" não. Pelo menos no meu caso, todas têm seu devido uso. Inclusive, acho que pra estar totalmente coerente com isso, é capaz de eu voltar a anunciar a LX5. Quero dindim pra comprar a D6, qualquer trocado agrega, hehe, e como ela é a que tem menos uso, vai acabar rodando, assim como rodou a SX40 depois que me decidi por uma super tele pra OM-D. Câmera encostada agora, é dinheiro parado.


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 06 de Junho de 2016, 23:27:10
Se puder não "trocar" e sim "adicionar" é melhor, justamente para poder avaliar mais tarde se algum dos equipamentos pode ser dispensado. Entretanto, se precisar vender um pra comprar o outro, aí não tem jeito. Mas vc vai sentir uma falta danada daquelas imagens limpinhas sob pouca luz que só o FF dá, portanto segure um pouco as lentes: pode ser q vc volte a usar o formato.  :)


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #14 Online: 07 de Junho de 2016, 08:14:18
Se puder não "trocar" e sim "adicionar" é melhor, justamente para poder avaliar mais tarde se algum dos equipamentos pode ser dispensado. Entretanto, se precisar vender um pra comprar o outro, aí não tem jeito. Mas vc vai sentir uma falta danada daquelas imagens limpinhas sob pouca luz que só o FF dá, portanto segure um pouco as lentes: pode ser q vc volte a usar o formato.  :)

Retomando a dúvida inicial do tópico... Vou mais por essa linha!

Talvez seja mais fácil vender a D800 e pegar um corpo mais barato, tipo uma D700 ou D610 da vida, e com a diferença comprar uma compacta premium. Assim mantém o equipamento parrudo, lentes e acessórios, e apenas adiciona uma possibilidade mais portátil.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C