Autor Tópico: Oferecer Serviço de Fotografia para Imobiliária e Concessionária  (Lida 6071 vezes)

Leorreia

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 243
  • Sexo: Masculino
    • Leo Froes
Boa tarde amigos!

Ano passado comprei um carro usado em uma loja, na época que comprei o carro eu estava começando a me profissionalizar em fotografia infantil (Festas Infantis em Buffet) então já possuía alguns pares de equipamentos.

Para conseguir uma renda extra, à princípio, pensei em oferecer serviço de fotografia para lojas de carro que utilizam a web para vender ou fazer propaganda. Já que o espaço do carro (Interior) é apertado, não da para fazer boas fotos com celular ou com a maioria das lentes. Isso pode ser comprovado entrando em qualquer anúncio da webmotors por exemplo.

Então pensei em oferecer esse tipo de serviço, pois, com uma boa foto, a vontade de comprar é aguçada.
Tenho lentes grande angulares para isso.

O mesmo serve para fotografia de imóveis:
Meu pai está vendendo a casa, e está no site da imobiliária.
Os interiores são quase que sempre apertados e não existe coisa mais ridícula que entrar em qualquer site de imóveis e se deparar com aquela foto do banheiro mostrando a pia e o espelho, ou o armário do quarto apenas, etc.

---

Pela experiência de vocês, o que acham? Vocês acham que alguém pagaria por esse serviço?

Alguém tem alguma ideia de como cobrar ($/hora, $/lote; ex: 10 carros =x$) e quanto cobrar por esse serviço?


Ontem fui para a casa do meu pai para fotografa-la para posteriormente atualizar no site da imobiliária, caso essa seja um boa ideia já posso utiliza-la como portfólio, o mesmo vale para carros, posso fotografar o meu e utilizar as imagens.

Bom, à princípio é isso.

Abraços!
« Última modificação: 07 de Junho de 2016, 16:14:40 por Leorreia »
~ Know your limits, but never accept them ~


Checheel

  • Trade Count: (12)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.052
Resposta #1 Online: 07 de Junho de 2016, 18:43:50
Vivemos uma bolha imobiliária no final do seu ciclo, ninguém está conseguindo vender imóveis. E as vendas de veículos voltaram ao patamar de 10 anos atrás. A primeira coisa que empresas fazem nessas situações é cortar custos. Duvido que dê pra conseguir algo do tipo nesse momento.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #2 Online: 07 de Junho de 2016, 19:45:35
Vivemos uma bolha imobiliária no final do seu ciclo, ninguém está conseguindo vender imóveis. E as vendas de veículos voltaram ao patamar de 10 anos atrás. A primeira coisa que empresas fazem nessas situações é cortar custos. Duvido que dê pra conseguir algo do tipo nesse momento.

Eu iria comentar sobre isso.
A menos que sejam grandes redes de seminovos ou de imoveis.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Gabriel_cwb

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 61
Resposta #3 Online: 07 de Junho de 2016, 20:59:57
Fazem uns 2 ou 3 anos que cheguei a montar um portfólio de fotografia de imóveis, ofereci o serviço para imobiliárias mas não tive retorno satisfatório. Na minha experiência portanto digo que não vale a pena.


Kokimoto

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.114
    • Mototuristas
Resposta #4 Online: 07 de Junho de 2016, 21:33:08
Acho que os caras não dão valor a isso, pois não há foto que substitua uma visita ao imóvel ou ver o carro pessoalmente.

Se tivesse venda por internet, seria diferente, mas nesses ramos, eh muito raro.
D600 - E-M10


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #5 Online: 08 de Junho de 2016, 09:19:44
Não sei como é o mercado de automóveis, mas o de imóveis eu posso opinar, pois já trabalhei com isso. Concordo com o Kokimoto: a intenção é convencer o comprador a ir pessoalmente verificar o imóvel.

As fotos colocadas nas imobiliárias são apenas para os clientes terem noção sobre a distribuição dos espaços dos imóveis , acabamento ,e selecionar se vale ou não a pena de ir até lá para verificar outros detalhes.
Não necessitam de um trabalho profissional para isso. A câmera do celular já dá conta. Se o imóvel é novo, as construtoras tem maquetes físicas ou eletrônicas (com vista de 360°) disponíveis no stand de vendas.

Existem exceções? Sim, mas é raro, principalmente nesta época com poucos lançamentos de imóveis.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #6 Online: 08 de Junho de 2016, 09:31:30
Acho que os caras não dão valor a isso, pois não há foto que substitua uma visita ao imóvel ou ver o carro pessoalmente.

Se tivesse venda por internet, seria diferente, mas nesses ramos, eh muito raro.

 Claro, de modo geral , ninguem da bola para isso, so pode se entrar nesse nicho , atraves de conhecidos, o unico que manda na vida e relacionamento.
Se eu tenho um amigo que vende carros, e conhece outros vendedores, eu poderei fazer um catalogo pra ele, e  oferecer para os outros ,por indicaçao.Eu consegui fazer isso com peças de decoraçao uns anos atras, mas começou com indicaçao, na raça , acho bem improvavel. :ok:


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #7 Online: 08 de Junho de 2016, 09:38:50
Nos estados unidos é um mercado "forte", chamam de real estate photography.
Só não sei se é bem remunerado para os padrões de lá.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #8 Online: 08 de Junho de 2016, 12:49:57
Vislumbro essa ideia há tempo. Quando fui renovar o aluguel do meu apartamento cheguei a conversar sobre isso na imobiliária. A responsável chegou a falar que eles mesmo faziam as fotos, com celular e citou alguns exemplos de fotos mal-feitas, que mal mostravam o imóvel.

Então mencionei que era fotógrafo e que caso tivessem interesse em divulgar as fotos de imóveis com uma qualidade a mais entrassem em contato. Mas não obtive retorno.

Há um tempo um site Viva Real estava credenciando fotógrafos nas diversas cidades do Brasil, mas até hoje também não obtive qualquer retorno.

Concordo que essas atividades exploram muito mal a divulgação dos produtos, mas vejo muito resistência neles reconhecerem isso.
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #9 Online: 08 de Junho de 2016, 12:54:47
Concordo que essas atividades exploram muito mal a divulgação dos produtos, mas vejo muito resistência neles reconhecerem isso.

Eu já não vejo resistência em reconhecerem. Algumas pessoas geralmente respondem "É, tá feio mesmo, com certeza uma foto melhor ia vender muito mais fácil. Mas ah, quer saber? Tá bom assim..."
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #10 Online: 08 de Junho de 2016, 12:57:56
Eu já não vejo resistência em reconhecerem. Algumas pessoas geralmente respondem "É, tá feio mesmo, com certeza uma foto melhor ia vender muito mais fácil. Mas ah, quer saber? Tá bom assim..."

Corrigindo, então... Reconhecer e mitigar. De fato eles não estão muito preocupados em melhorar esse ponto negativo.
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


Brupikk

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
  • Sexo: Masculino
    • Piccoli Fotografia
Resposta #11 Online: 08 de Junho de 2016, 14:39:04
acho que seria interessante você ouvir esse episódio do podcast do PDF:
http://www.papodefotografo.com.br/2014/10/fotografia-nao-3d/
Bruno Piccoli
http://piccolifotografia.com
http://instagram.com/piccoli.fotografia
https://www.facebook.com/FotografiaPiccoli
Canon 6D + Canon 6D + Canon 6D + Canon 5D2 + 24-105mm f/4 + 70-200mm f/4 + 50mm f/1.8 + 35mm f/2.0 + 40mm f2.8


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #12 Online: 08 de Junho de 2016, 15:15:51
Já recebi propostas para fotografar para concessionária e para imobiliária.
No caso da concessionária, era uma rede. Passaria dois dias da semana rodando as 6 lojas em SP e clicando todos os carros (interior e exterior). Tinha que entregar separado em pastas por placa e em mídia por concessionária, em até 24h. Iam me pagar ridículos R$120 por dia.
Na imobiliária era pior: Iria ficar de segunda a sexta, com meta de X imóveis para clicar na semana (não lembro o número, mas era considerável). Receberia R$ 15 por imóvel e mais um "bônus" (acho que R$50) caso fosse vendido.
Claro que recusei os dois trabalhos, mas dá para ter uma idéia de como foi comigo. Existe quem investe direito em foto e paga pelo menos o mínimo aceitável em carro/imóvel? Sim, com certeza tem. Mas são poucos.... bem poucos
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 08 de Junho de 2016, 16:19:01
Olha, não é pra desencorajar, afinal cada um é cada um, sim vc pode experimentar e conseguir. Talvez com uma abordagem diferente, talvez vc consiga mostrar algo que seja interessante para o seu cliente, então experimente, se vc acredita que pode dar certo, tente!!!

Com concessionarias/automóveis, nem tentei.
Anos atrás tentei com algumas imobiliárias, mas eles não encontraram valor neste tipo de serviço. Não importava se minha foto tivesse melhor qualidade, o próprio corretor poderia fazer as fotos quando visitava o imóvel, sem custo nenhum. Os caras tão pensando em outras coisas, o fotografo percebe o potencial que uma boa fotografia pode agregar à venda do produto, o fotografo acredita que pode ajudar nas vendas, mas os caras que vendem mesmo estão pensando em outras coisas, em outras estratégias. Comigo não rolou.

Pensa tbm no seguinte, vc entrega as fotos para eles, mas para a foto chegar no cliente, tem a questão da publicação, e isso vai além da fotografia, ele precisa de uma estrutura que funcione bem, que faça a foto chegar no cliente de maneira eficiente, como o cara vai explorar os vários canais de divulgação, pense nas coisas que vão além da fotografia, mas que da mesma forma são importantes para as vendas de seu cliente.

Abs!!!
« Última modificação: 08 de Junho de 2016, 16:24:35 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


romuloalves2015

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 93
Resposta #14 Online: 12 de Junho de 2016, 19:28:23
Ao menos tente, pior é se arrepender depois de ao menos não ter tentado. Se caso dê errado, pelo menos você tentou.

 :ok: