Autor Tópico: Problemas em casamentos, festas, formaturas  (Lida 6527 vezes)

frango.jones

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 59
  • Sexo: Masculino
  • Aprendendo sempre !
Online: 30 de Novembro de 2006, 14:50:55
Olá Pessoal ...

Estou aqui conversando com meus "butões" e estou meio que preocupado ...

Fato é que agora estou de DSLR e curto bastante tirar fotos (obvio) .... porem vou muito em casamentos, formaturas entre outras festas, onde com certeza existem fotografos profissionais realizando seus trabalhos ...

Quando eu ia com as minhas canon A610, Z60 sem problemas, nem me sentia incomodado, mas agora com uma DSLR mesmo sendo de entrada de linha fico preocupado em ter problemas justamento com os fotógrafos.

Vou explicar melhor >>

Imagina eu com uma simples D50 com um SB800 e uma lente razoável no meio de um casamento, na festa em um buffet e talz ... vou querer bater umas fotos de pessoas que me convidaram, de amigos que estarão lá e por ai vai ...; derrepente o fotografo chega em mim e começa a rolar um certo estranhamento pois apesar de eu ser hobbysta o cara pode se sentir incomodado, afinal, não estou com um máquina de bolso e sim com uma semi semi semi profissional ...

Fico preocupado com uma situação dessas ..

Gostaria de saber o que vcs acham desta situação, pq francamente, é complicado comprar uma máquina dessas, que pra mim custou muito caro e não pode usar e ter que deixar ela lah mofando dentro do armário ...

Gostaria que alguém comentasse algo a respeito.

Valeu pessoal !!!


Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #1 Online: 30 de Novembro de 2006, 15:02:22
Olha, num casamento é complicado o que vc pode fazer e perguntar aos donos da festa se vc pode levar a sua câmera, eu não levaria, até pq não é o tipo de local em que se vai pra se fotografar, mas cada um faz as suas opções.
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


marib

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 517
    • http://www.flickr.com/photos/mari-b
Resposta #2 Online: 30 de Novembro de 2006, 15:05:58
Eu tb perguntaria pros amigos que estão casando. Caso eles não vejam problema,  não me preocuparia.
Mas particularmente, não faria isso porque teria medo de acharem que eu sou a contratada da festa e ficarem me 'alugando'. "tira foto disso, tira daquilo!"


GMarigo

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 980
    • http://
Resposta #3 Online: 30 de Novembro de 2006, 15:11:23
Eu arranjaria uma saboneterinha pra tirar as fotos sem preocupação...
[[span style=\'color:gray\']gabrielmarigo[span style=\'color:red\']][/font][/span][/span]


ki-suco

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 264
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 30 de Novembro de 2006, 15:28:41
Bom, como todos os colegas já dizeram, o mais importante é ter a permissão dos donos da festa....... e na hora de fazer a foto, sempre dá a prioridade para os fotógrafos e o equipe de filmagem fazerem o serviço deles......fora disso, não vejo algum problema .........


Eduikeda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.116
Resposta #5 Online: 30 de Novembro de 2006, 15:38:21
Já me deparei com essa situação e o jeito é fazer o que o pessoal aconselhou. Dependendo vc pega um fotógrafo mal humorado e aí já viu né?
 :boos2:  
Edu Ikeda

Nicão D 80

visite minhas fotos e comente:
www.flickr.com/photos/eduikeda


charles247

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 755
Resposta #6 Online: 30 de Novembro de 2006, 16:03:33
Acho que isso nao é so problema em festas de casamento, mas em shows, outros lugares, sei lá, sempre acham que você é profissional com estas máquinas e dai tem até os lugares que proibem fotos profissionais, mas de máquina madora pode!?!?!?

É ruim mesmo, neste aspecto, ter uma DSRL.  
Charles Ceccagno
charles@ceccagno.com.br
------------------------------------------------------------------


Bruno Lourenço

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 301
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #7 Online: 30 de Novembro de 2006, 16:06:09
bicho, todos os noivos sempre vão querer fotos, quanto mais melhor.

Você pode comprar uma camera DSLR então use a abuse dela. Eu nunca deixaria a minha no armário pra levar uma compacta pra tirar fotos.

Aqui no Brasil ainda é raro ver pessoas que apenas gostam de fotografia, fotografar sem compromisso com uma DSLR, mas em países mais desenvolvidos é comum essas cameras nas mãos de pessoas em todo lugar. Você está ali para tirar fotos sobre seu ponto de vista, isso só tem a acrescentar o casamento.
Fotógrafo mal humorado? Fodas dele, quem manda no casamento são os noivos e você é um parente /ou amigo deles tirando suas fotos...

=)


Julião

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 32
    • http://
Resposta #8 Online: 30 de Novembro de 2006, 16:48:27
Aconteceu um caso desse comigo recentemente. Esta clicando os noivos e quando assusto a fotografa do casamento me chamando. Fui ate ela e então me perguntou: Vc é amigo da noiva. Respondi, sou e fiquei olhando pra cara dela até que sem graça ela saiu de perto de mim.
Enquanto clicava(antes de vir falar comigo) percebi que ela estava me olhando de rabo de olho. Fiquei na minha e continuei clicando.
Depois que veio falar comigo continuei clicando sem ser incomodado.

Desde o inicio me preocupei em não atrapar o serviço dela nem do cinegrafista, até porque eles estao trabalhando e ganhando o dindin deles.

Somos fotografos(amadores ou não) e devemos nos unir e ajudar uns aos outros e derrubar ninguem. cada um na sua.

Abraço
 
_____________________
Julio Cesar dos Santos
Fujifilm Finepix s7000
Belo Horizonte
julio@rubinger.com.br
www.olhares.com/xavlasca


Eduikeda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.116
Resposta #9 Online: 30 de Novembro de 2006, 16:54:14
Pois é Júlio, concordo com esse lance de sermos unidos mas no mundo da fotografia profissional é um pouco diferente... :wallbash:  :boos2:  :boxing:
« Última modificação: 30 de Novembro de 2006, 16:59:22 por Eduikeda »
Edu Ikeda

Nicão D 80

visite minhas fotos e comente:
www.flickr.com/photos/eduikeda


Chris

  • Trade Count: (16)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 150
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 30 de Novembro de 2006, 16:55:51
Acredito que sem atrapalhar o andamento de quem esta la para trabalhar tudo bem,numa boa.
Oq acho errado é o amador ficar circulando durante a cerimonia onde os profissionais estao trabalhando e sendo pagos pra isso.de um jeito ou de outro acaba atrapalhando..imagina se tem 10 convidados com DSLR circulando no meio da cerimonia.

tirar fotos dos bastidores da igreja,da onde vc estiver sentado,sem ficar zanzando pelo local,acho  legal,numa boa e vc ainda vai ter fotos diferentes das dos fotografos.

mas se tiver autorizaçao dos noivos para fazer as fotos junto com a equipe,sem problema.mas sempre procurando deixar eles fazerem as fotos  e sema trapalhar.


Eduikeda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.116
Resposta #11 Online: 30 de Novembro de 2006, 17:51:14
O que dá mais raiva é qdo a gente tá fotografando um casamento, aí na hora daquele click importante, aparece uma porrada de flash de saboneteira em cima dos noivos... :wallbash:  
Edu Ikeda

Nicão D 80

visite minhas fotos e comente:
www.flickr.com/photos/eduikeda


diaemus

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 247
  • Sexo: Masculino
    • Laboratório de Síntese Ecológica
Resposta #12 Online: 30 de Novembro de 2006, 17:59:22
Concordo com o pessoal. Peça permissão para os donos da festa. Se autorizarem, faça suas fotos, mas evite clicar junto com o fotógrafo oficial, para não atrapalhar a fotometria dele. Fotografe nos locais e momentos em que não houver outro fotógrafo exatamente na mesma cena.

Tem muitos que ficam putos e dão chilique quando convidados se divertem fotografando. Já vi até fotógrafo armando barraco no meio do casamento, como se fosse dono da parada. É preciso aceitar que a fotografia amadora é um hobby cada vez mais comum, parte da "festa".

Ambos os lados, convidados e fotógrafos oficiais, têm que ter bom senso.
Cientista profissional, fotógrafo amador.


fábioMeireles

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 70
    • http://
Resposta #13 Online: 30 de Novembro de 2006, 19:14:09
Eu também não levaria uma dslr e um flash top, a não ser a pedido dos noivos e acertado com o fotógrafo oficial. Muitas coisas podem acontecer e até mesmo prejudicar os noivos.

Em um casamento no qual eu estava contratado existiam tantas compactas fotografando ao mesmo tempo que eu tinha que disputar a atenção dos noivos. Até que uma hora a noiva notou que aquele movimento estava transformando uma foto tranqüila e pensada em fotojornalismo e solicitou que as pessoas "maneirassem". E olha que eram apenas compactas.

Outra vez, em um aniversário de criança, algumas pessoas importantes não entraram no álbum porque achavam que já haviam sido fotografadas, por isso não se dirigiram ao "paredão".

Em outro casamento um "mané" primo do noivo saiu mais nas fotos do que o próprio. O Sujeito de paletó preto, cabelo no gel e uma imensa f100 na mão (emprestada de um amigo), posicionava-se exatamente ao contrario de onde deveria (e estavam os profissionais). Ele simplesmente dividiu a referência da fotografia comigo: muitas pessoas que entravam, na cerimônia, olhavam para ele e não para mim. No final todos saíram prejudicados (menos ele).

Por conta de fatos como esses, que podem acontecer a quaisquer profissionais, acredito que é melhor deixar por conta do oficial. Mesmo que você saiba se portar e até fotografe melhor que o contratado, podem acontecer coisas que acabam atrapalhando o andamento do trabalho, seja uma pessoa que olha para vc e não para o fotógrafo, uma outra que te pede uma foto achando que vai sair no álbum, uma outra que pensa que já foi fotografada por vc então não precisa mais ser fotografada, o fotógrafo que começa a pensar abobrinha, achando que vc é um concorrente dele, etc.

Melhor é levar uma compacta e fotografar do seu lugar. Ou então entrar em consenso com os profissionais antes da cerimônia e fazer fotos diferentes das tradicionais, sem atrapalhar o fluxo de trabalho.
 
Fábio Meireles
Site: http://www.fabiomeireles.com
E-mail: fabio@fabiomeireles.com
MSN: fabiomeireles@hotmail.com
Fotos: http://www.flickr.com/photos/fabiomeireles
Orkut: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=7025941956270903555


broering

  • Trade Count: (5)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 279
    • www.eduardobroering.com
Resposta #14 Online: 30 de Novembro de 2006, 19:38:52
Citar
Eu também não levaria uma dslr e um flash top, a não ser a pedido dos noivos e acertado com o fotógrafo oficial. Muitas coisas podem acontecer e até mesmo prejudicar os noivos.

Em um casamento no qual eu estava contratado existiam tantas compactas fotografando ao mesmo tempo que eu tinha que disputar a atenção dos noivos. Até que uma hora a noiva notou que aquele movimento estava transformando uma foto tranqüila e pensada em fotojornalismo e solicitou que as pessoas "maneirassem". E olha que eram apenas compactas.

Outra vez, em um aniversário de criança, algumas pessoas importantes não entraram no álbum porque achavam que já haviam sido fotografadas, por isso não se dirigiram ao "paredão".

Em outro casamento um "mané" primo do noivo saiu mais nas fotos do que o próprio. O Sujeito de paletó preto, cabelo no gel e uma imensa f100 na mão (emprestada de um amigo), posicionava-se exatamente ao contrario de onde deveria (e estavam os profissionais). Ele simplesmente dividiu a referência da fotografia comigo: muitas pessoas que entravam, na cerimônia, olhavam para ele e não para mim. No final todos saíram prejudicados (menos ele).

Por conta de fatos como esses, que podem acontecer a quaisquer profissionais, acredito que é melhor deixar por conta do oficial. Mesmo que você saiba se portar e até fotografe melhor que o contratado, podem acontecer coisas que acabam atrapalhando o andamento do trabalho, seja uma pessoa que olha para vc e não para o fotógrafo, uma outra que te pede uma foto achando que vai sair no álbum, uma outra que pensa que já foi fotografada por vc então não precisa mais ser fotografada, o fotógrafo que começa a pensar abobrinha, achando que vc é um concorrente dele, etc.

Melhor é levar uma compacta e fotografar do seu lugar. Ou então entrar em consenso com os profissionais antes da cerimônia e fazer fotos diferentes das tradicionais, sem atrapalhar o fluxo de trabalho.
Assino em baixo.

So acho q se levar a DSLR faça fotos apenas na hora da festa e de seus amigos.
Não fique indo atras dos noivos.