Autor Tópico: Deram 100 máquinas fotográficas a diferentes mendigos e pediram...  (Lida 9771 vezes)

Wesley Rodrigues

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 50
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 21 de Junho de 2016, 06:13:26
Sem querer ofender, lembrei do topico jo domingo, enquanto comia um bolo em um cafe, e tinha um livro com fotos feitas por animais mostrando o mundo pelo angulo deles. Cameras instaladas no pescoco dos animais e tal. Participaram cachorros, gatos, galinhas, vacas e porcos.

Qual é o nome do livro?
- Espaço destinado à listagem do meu equipamento, a fim de melhorar meu ego fotográfico -


Cristiane Gellert

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 758
  • Sexo: Feminino
  • Amo fotografia! Simples assim! :)
    • Meu site!
Resposta #16 Online: 21 de Junho de 2016, 07:40:44
Sem querer ofender, lembrei do topico jo domingo, enquanto comia um bolo em um cafe, e tinha um livro com fotos feitas por animais mostrando o mundo pelo angulo deles. Cameras instaladas no pescoco dos animais e tal. Participaram cachorros, gatos, galinhas, vacas e porcos.

Achei o resultado igual com a desse projeto. Imagem aleatorias. Nem os fotografos participaram do processo da escolha das imagens que mais falavam por eles. Por isso o processo com os animais me pareceu o mesmo.
Que comparação infeliz.
 
:no:
Cristiane Gellert
"Fotografia, uma arte que nos envolve pela surpreendente forma de eternizar o que nosso olhar quer viver para sempre."

https://www.facebook.com/cristianegellert
Meu site: http://www.cristianegellert.com/


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #17 Online: 21 de Junho de 2016, 08:46:45
Sem querer ofender, lembrei do topico jo domingo, enquanto comia um bolo em um cafe, e tinha um livro com fotos feitas por animais mostrando o mundo pelo angulo deles. Cameras instaladas no pescoco dos animais e tal. Participaram cachorros, gatos, galinhas, vacas e porcos.

Achei o resultado igual com a desse projeto. Imagem aleatorias. Nem os fotografos participaram do processo da escolha das imagens que mais falavam por eles. Por isso o processo com os animais me pareceu o mesmo.

Olha CROIX, fotografia como todos sabemos é subjetiva, você tem muitos seguidores aqui no fórum, e deve ter fora dele também, o que vou dizer talvez soe ofensivo para você, mas não é com essa intenção que digo, eu, particularmente, achei que as fotos deste projeto de uma certa forma seguem a sua linha de fotografia, com uma diferença, para mim estão melhores do que as suas. Consegui de uma certa forma ver mais contexto nestas fotografias do que nas suas propriamente ditas. Não se ofenda comigo, não estou desmerecendo sua fotografia, até por que , acredito que você tem mais bagagem do que eu, é apenas minha visão.

Forte abraço.


Everton.Cotta

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
  • Sexo: Masculino
  • Quer uma imagem fiél? Entregue-se ao RAW
    • EvertonCotta.Fotos
Resposta #18 Online: 21 de Junho de 2016, 09:58:52
Realmente são imagens até 'legais' sem técnica (obvio que este nem era o objetivo) Como deixaram aberto, sem direcionamento cada um clicou o que bem entendeu.

Se fizermos uma análise detalhada das imagens (lembre que de 2500, 20 foram testadas e somente essas 13 foram aprovadas, então podemos tratá-las como imagens de concurso) só que com esse crivo, realmente parecerão tão aleatórias que, se quer remetem ao tema <Minha Londres>  daí vc pode dizer, "mas é a Londres da maneira que cada um vê"   Esse argumento deixa ainda pior, pois se essas imagens representam a Londres deles: gansos, uma bota na rua, um caminho de mato... realmente dá pra entender o Croix, qualquer outro portador da câmera faria esse tipo de registro.

A meu ver, apenas a última e a penúltima imagem conseguiram transmitir com bastante lucidez uma resposta a altura da proposta: "Fotografe apenas o mais importante"  - é como se esses dois dissessem: "EU sou o mais importante!" :ok:

Bem, ainda estou engatinhando em fotografia, certamente a galera com mais conhecimento apresentará vários conceitos sobre esse tipo de registro.

Abraço
« Última modificação: 21 de Junho de 2016, 10:03:58 por Everton.Cotta »
Nikon D90 / Nikon D5100 / 50mm 1.8 / Tamron 17-50mm 2.8 / Sigma 18-200 f3.5-5.6 / YN- 564II + YN160 LED
70% do cash pra uma D750 com 80-200 AFD ED2.8


Brupikk

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
  • Sexo: Masculino
    • Piccoli Fotografia
Resposta #19 Online: 21 de Junho de 2016, 10:40:56
Só não gostei da foto do Ganso, em todas as outra eu vejo contexto.
Bruno Piccoli
http://piccolifotografia.com
http://instagram.com/piccoli.fotografia
https://www.facebook.com/FotografiaPiccoli
Canon 6D + Canon 6D + Canon 6D + Canon 5D2 + 24-105mm f/4 + 70-200mm f/4 + 50mm f/1.8 + 35mm f/2.0 + 40mm f2.8


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #20 Online: 21 de Junho de 2016, 14:39:24
Olha CROIX, fotografia como todos sabemos é subjetiva, você tem muitos seguidores aqui no fórum, e deve ter fora dele também, o que vou dizer talvez soe ofensivo para você, mas não é com essa intenção que digo, eu, particularmente, achei que as fotos deste projeto de uma certa forma seguem a sua linha de fotografia, com uma diferença, para mim estão melhores do que as suas. Consegui de uma certa forma ver mais contexto nestas fotografias do que nas suas propriamente ditas. Não se ofenda comigo, não estou desmerecendo sua fotografia, até por que , acredito que você tem mais bagagem do que eu, é apenas minha visão.

Forte abraço.

Mesmo se vc quisesse desmerecer minhas fotografias eu nao me ofenderia.  :ok:


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #21 Online: 21 de Junho de 2016, 14:43:49
Qual é o nome do livro?

Nao lembro do nome. Se quiser muito saber eu posso voltar la e conferir. So tirei essa foto como registro:



C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #22 Online: 21 de Junho de 2016, 14:52:03
Que comparação infeliz.
 
:no:

Eu nao acho.

Ambos sao projetos onde os fotografos fazem imagens aleatorias da cidade e das coisas que mais apreciam, "mostrando seus respectivos pontos de vista".

Ambos entregam a camera para alguem, que escolhera as fotos que os convem ou que gostam, sem nenhuma participacao do fotografo na escolha, da que considera bem sucedida ou nao, ou qualquer abordagem sobre as fotos escolhidas.


O que eu quero dizer eh que o resultado puro e cru nao eh tudo sobre um projeto que se queira levar a serio. Na verdade nao eh nada. O precesso, participacao e adentracao das pessoas no entendimento dos criadores em cada imagem eh o que deveria trazer a compreensao das imagens. Sem nada disso, nao apenas imagens aleatorias.

Tudo que temossao eh uma foto de algum morador de rua ao qual foi pega aleatoriamente de uma camera que ele usou, por alguem do projeto que por algum motivo que naoleva em consideracao a participacao do proprio fotografo, preferiu a quela imagem. Mais nada.

Muitas dessas imagens talvez nem teriam sido consideradas ou escolhidas como representante de sua visao e experiencia pelo proprio fotografo.


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #23 Online: 21 de Junho de 2016, 16:29:39
Sem querer ofender, lembrei do topico jo domingo, enquanto comia um bolo em um cafe, e tinha um livro com fotos feitas por animais mostrando o mundo pelo angulo deles. Cameras instaladas no pescoco dos animais e tal. Participaram cachorros, gatos, galinhas, vacas e porcos.

Achei o resultado igual com a desse projeto. Imagem aleatorias. Nem os fotografos participaram do processo da escolha das imagens que mais falavam por eles. Por isso o processo com os animais me pareceu o mesmo.
:ponder:


então eu poderia comparar com as fotos do ensaio "pés" que vc tem?

assim como vc tira todo o tipo de fotos pra selecionar só os que tem pés para o álbum específico eu poderia mandar 10 cachorros tirarem fotos automaticamente por São Paulo e selecionar apenas as fotos em que aparecem pés de seres humanos para criar um álbum?

Comparação infeliz.

Nessa lógica posso fazer qualquer comparação que quiser pra justificar um ponto.

Eu digo que a comparação é infeliz não só pelo lado fotográfico da coisa mas pos tratar os mendigos como se fossem meros animais irracionais. Que não pensam, que não tem sentimento... bagagem de vida... absolutamente nada. Você literalmente acabou com os caras. Tem médico que fez escola, faculdade, que já trabalhou, que já teve uma família... Triste essa sua visão.

Depois dessa fica difícil admirar seus trabalhos mesmo. Repense um pouco no que falou. Falta sensibilidade para um cara que precisa de sensibilidade pra trabalhar com fotografia.
« Última modificação: 21 de Junho de 2016, 16:31:55 por lee. »
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


Cristiane Gellert

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 758
  • Sexo: Feminino
  • Amo fotografia! Simples assim! :)
    • Meu site!
Resposta #24 Online: 21 de Junho de 2016, 16:37:22
Eu nao acho.

Ambos sao projetos onde os fotografos fazem imagens aleatorias da cidade e das coisas que mais apreciam, "mostrando seus respectivos pontos de vista".

Ambos entregam a camera para alguem, que escolhera as fotos que os convem ou que gostam, sem nenhuma participacao do fotografo na escolha, da que considera bem sucedida ou nao, ou qualquer abordagem sobre as fotos escolhidas.


O que eu quero dizer eh que o resultado puro e cru nao eh tudo sobre um projeto que se queira levar a serio. Na verdade nao eh nada. O precesso, participacao e adentracao das pessoas no entendimento dos criadores em cada imagem eh o que deveria trazer a compreensao das imagens. Sem nada disso, nao apenas imagens aleatorias.

Tudo que temossao eh uma foto de algum morador de rua ao qual foi pega aleatoriamente de uma camera que ele usou, por alguem do projeto que por algum motivo que naoleva em consideracao a participacao do proprio fotografo, preferiu a quela imagem. Mais nada.

Muitas dessas imagens talvez nem teriam sido consideradas ou escolhidas como representante de sua visao e experiencia pelo proprio fotografo.

Eu achei, pq num primeiro momento vc compara pessoas a animais.
Isso não soou legal, de certa forma foi até grosseiro (apesar de eu ter certeza de que não foi essa a intenção).

Pessoas moradoras de rua tem uma visão do mundo completamente diferente daquela de quem estuda arte - fato. Mas mesmo sem essa base, em minha opinião, é possível sim, as mesmas se expressarem através da fotografia.

Animais não raciocinam, não expressam sentimentos através da arte. Fazem fotos ao acaso. Pessoas, seres humanos sim.

Qual a diferença entre a foto de um assunto "x" desfocado, feita por pinhole, por alguém com base artística... e de uma foto como essas, de quem não tem embasamento algum? A pessoa que fez? É isso que define uma foto?  :ponder:

Creio que ambos podem ser chamados de arte (ou talvez expressões artísticas).
Ou ambos podem ser chamados de foto ruim mesmo.

Eu gostei do resultado. Essas fotos me levaram a tentar imaginar as situações em que foram tiradas - e indo além: o porque eles escolheram essas coisas para fotografar. Gosto disso.  :ok:
Cristiane Gellert
"Fotografia, uma arte que nos envolve pela surpreendente forma de eternizar o que nosso olhar quer viver para sempre."

https://www.facebook.com/cristianegellert
Meu site: http://www.cristianegellert.com/


Cristiane Gellert

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 758
  • Sexo: Feminino
  • Amo fotografia! Simples assim! :)
    • Meu site!
Resposta #25 Online: 21 de Junho de 2016, 16:41:12
Eu digo que a comparação é infeliz não só pelo lado fotográfico da coisa mas pos tratar os mendigos como se fossem meros animais irracionais. Que não pensam, que não tem sentimento... bagagem de vida... absolutamente nada. Você literalmente acabou com os caras. Tem médico que fez escola, faculdade, que já trabalhou, que já teve uma família... Triste essa sua visão.

 :clap:
Cristiane Gellert
"Fotografia, uma arte que nos envolve pela surpreendente forma de eternizar o que nosso olhar quer viver para sempre."

https://www.facebook.com/cristianegellert
Meu site: http://www.cristianegellert.com/


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #26 Online: 21 de Junho de 2016, 17:37:13
:clap:

só corrigindo um pouco meu post anterior he  :assobi:

Citar
Eu digo que a comparação é infeliz não só pelo lado fotográfico da coisa mas pos tratar os mendigos como se fossem meros animais irracionais. Que não pensam, que não tem sentimento... bagagem de vida... absolutamente nada. Você literalmente acabou com os caras. Tem mendigo que já foi médico, que fez escola, que fez uma faculdade, que já trabalhou, que já teve uma família... Triste essa sua visão.

ficou um pouco mais claro  :o
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


Wesley Rodrigues

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 50
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 21 de Junho de 2016, 18:20:55
Nao lembro do nome. Se quiser muito saber eu posso voltar la e conferir.

Fiquei interessado sim, porém não quero causar tal incômodo. Se em alguma outra oportunidade você conseguir o nome do livro, eu agradeço! Fiz uma pesquisa, porém não encontrei nada sobre. :ok:
- Espaço destinado à listagem do meu equipamento, a fim de melhorar meu ego fotográfico -


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #28 Online: 21 de Junho de 2016, 18:31:53
:ponder:


então eu poderia comparar com as fotos do ensaio "pés" que vc tem?

assim como vc tira todo o tipo de fotos pra selecionar só os que tem pés para o álbum específico eu poderia mandar 10 cachorros tirarem fotos automaticamente por São Paulo e selecionar apenas as fotos em que aparecem pés de seres humanos para criar um álbum?

Todo estudo de trabalho ou obra, comeca no estudo do criador da obra, seu contexto, seus anceios, sua epoca e suas influencias, para assim podermos apreciar um trabalho em seu contexto.

Tudo o que temos desse projeto eh a informacao que sao fotos feitas por moradores de rua em Londres atualmente. Eles fotografaram pq foram pedidos, as fotos nao foram nem escolhidas por eles. Nao ha um depoimento deles sobra o projeto, experiencia e suas fotos.


Eu nao tiro fotos aleatorias e nao seleciono fotos que por acaso so tenham pes para separar em um album. Longe disso.

Eu saio e fotografo somente pes e pernas. E nao sao escolhidas imagens aleatorias. Sao imagens planejadas por mim ao qual contem a minha narrativa. Escolha uma que eu descrevo o motivo da escolha dela para o album, eu descrevo o planejamento da foto especifica, eu como fotografo escolhi e sei o que estou apresentando. Nao sao imagens por acaso, escolhidas por terceiro casualmente. Eu busco a personalidade e identidade atravez do andar, da pisada, do senso de ritmo, da vestimenta e ambiente.

E diferente do que alguem falar para eu simplesmente tirar fotos de pernas, pegar a minha camera e eles escolherem uma qualquer que eles acharem no cartao de memoria decidiram por eles representar algo.

Esses projetos sao rasos, inuteis para meros fins de obter titulos chamativos e publicidade.

Vou dar o exemplo de outro projeto, em que chamaram diferentes profissionais para fotografar a mesma pessoa. Mas esses fotografos nao sabiam que estavam fazendo parte de um projeto, achavam que estavam fotografando um editorial. E para cada um, o ator disse ser alguem diferente e a fotografia seguir sua historia.

Para um fotografo foi dito aue ele era psicologo. Para outro, foi dito que ele era um criminoso condenado. Para outro foi dito que ele era um bombeiro, etc...

No resultado, o projeto conclui dizendo ou querendo mostrar, como cada fotografo fotografa a mesma pessoa de maneira totalmente diferente de acordo com a informacao que tem sobre a pessoa. Dizendo entao que cada fotografo expressou sua visao de acordo com o que sabia da pessoa.

Mas a conclusao eh enganosa, pre planejada, para ter um titulo chamativo e usar como marketing para a empresa que organizou o projeto.

Qualquer um que realmente ver as fotos ao invez de se deixar levar para o que o que o texto diz, vera que nas fotos ha muito pouco da expressao individual de cada fotografo. Na verdade o que acontece eh justamente o oposto. O que vemos nos resultados sao fotos cliches. O criminoso condenado retratado justamente como costumam ser retratados nas fotos editoriais, assim como o pescador, o psicologo, etc.

Nao que seja de se esperar algo diferente. Afinal de contas sao esses resultados esperados que os fazem serem profissionais. Mas o que o testo do projeto fala sobre a expressao individual eh falsa.


Eu tentei explicar a melhor maneira possivel. Quem entendeu o que eu quero dizer otimo. Quem nao entendeu, acho que nao vai entender nao importa o quanto eu explique. Entao boa sorte querendo rebaixar minha analise associando a comparar moradores de rua com cachorros.


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 21 de Junho de 2016, 18:35:55
Gostei do projeto. Algumas fotos gostei mais, outras menos; mas no geral percebo claramente muita sensibilidade e certa preocupação estética.

Acredito que estamos tão acostumados com a linguagem fotográfica comercial e acadêmica que não nos permitidos "desaprender". Talvez se essas fotos estivessem expostas no MoMA e fosse de alguém como do fotógrafo Eggleston — que gosto muito — tivessem mais valor.
« Última modificação: 21 de Junho de 2016, 18:39:01 por bruno_sfc »