Autor Tópico: Deram 100 máquinas fotográficas a diferentes mendigos e pediram...  (Lida 9741 vezes)

C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #30 Online: 21 de Junho de 2016, 18:47:31
 

Eu digo que a comparação é infeliz não só pelo lado fotográfico da coisa mas pos tratar os mendigos como se fossem meros animais irracionais. Que não pensam, que não tem sentimento... bagagem de vida... absolutamente nada. Você literalmente acabou com os caras. Tem médico que fez escola, faculdade, que já trabalhou, que já teve uma família... Triste essa sua visão.

Eu nao entendo essa mania que existe aqui no forum, das pessoas querem plantar suas interpretacoes pessoais no discurso alheio. Eu estou comparando a conduta e o resultado de ambos os trabalhos. Em nenhum momento falei de moradores de rua serem iguais animais irracionais. Mas sim de serem tratados como tais coletando as cameras e escolhendo as fotos aleatorias nelas.

Nao fui eu quem pediu para um morador de rua sair tirando foto e depois pegou a camera de volta do cara e escolheu a foto que eu quisesse como se a imagem fosse a unica cousa que interessasse e individuo que fez a imagem como irrelevante.

Se isso te ofende nao eh comigo que vc deveria estar ofendido.

Depois dessa fica difícil admirar seus trabalhos mesmo. Repense um pouco no que falou. Falta sensibilidade para um cara que precisa de sensibilidade pra trabalhar com fotografia.

Eu estou justamente dizendo que o relevante foi escluido do projeto, ignorado, deixado para tras, que sao os moradores de rua em si.

Vc, seu julgamento e falta de compreencao eh que esta faltando sensibilidade. Eu eh quem estou tentando alertar a falta de sensibilidade do projeto.


Sobre adimirar meus trabalhos, eu nao me importo se vc ou qualquer outro admira ou nao. O importante eh que entenda meus trabalhos. Se nao entende, a admiracao eh irrelevante.


Pelegrin

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 110
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #31 Online: 21 de Junho de 2016, 18:56:10
Sem querer ofender, lembrei do topico jo domingo, enquanto comia um bolo em um cafe, e tinha um livro com fotos feitas por animais mostrando o mundo pelo angulo deles. Cameras instaladas no pescoco dos animais e tal. Participaram cachorros, gatos, galinhas, vacas e porcos.

Achei o resultado igual com a desse projeto. Imagem aleatorias. Nem os fotografos participaram do processo da escolha das imagens que mais falavam por eles. Por isso o processo com os animais me pareceu o mesmo.

Pesado, péssima comparação.

Achei interessante. Nem tanto pela qualidade das fotos, mas são perspectivas interessantes.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #32 Online: 21 de Junho de 2016, 18:59:36
Pesado, péssima comparação.

Achei interessante. Nem tanto pela qualidade das fotos, mas são perspectivas interessantes.

Nao eh pessima comparacao. Eh exatamente a mesma conduta entre ambos os projetos. Exatamente igual.

Coleta a camera, manda o sujeito que fez a foto ir embora e ve qual imagem decide mostrar aleatoriamente.

Nada contra imagens aleatorias. Tenho alguns livros com fotos aleatorias que eu gosto. Sou contra no caso querer usar morador de rua para criar titulo chamativo para isso. Pois esse eh o objetivo do projeto. Criar titulo chamativo, assim como muitos outros que saem periodicamente para meros fins publicitarios banais.


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #33 Online: 21 de Junho de 2016, 19:02:41
Nao eh pessima comparacao. Eh exatamente a mesma conduta entre ambos os projetos. Exatamente igual.

Coleta a camera, manda o sujeito que fez a foto ir embora e ve qual imagem decide mostrar.

Nada a ver! Tente ser humilde e aceitar a possibilidade de estar errado. E digo mais... Nesse caso especificamente, em ter feito uma analogia desrespeitosa, e além de tudo, burra.

Deram 100 máquinas fotográficas a diferentes mendigos e pediram que eles registrassem apenas o mais importante

Para deixar que os mendigos de Londres se expressassem por meio da arte e da fotografia, em julho deste ano os funcionários do Café Artderam a eles 100 máquinas fotográficas descartáveis. O tema do projeto era a frase «Minha Londres». Todos que desejaram participar tiveram aulas básicas para aprender como utilizar a câmera.

No final havia 2.500 fotos feitas com 80 câmeras que foram devolvidas. Do total, as 20 melhores foram escolhidas e apenas 13 farão parte do calendário para o ano 2016. Sinal de que muitas vezes aqueles que desprezamos têm talentos inimagináveis.
« Última modificação: 21 de Junho de 2016, 19:04:39 por bruno_sfc »


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #34 Online: 21 de Junho de 2016, 19:07:02
Nada a ver! Tente ser humilde e aceitar a possibilidade de estar errado. E digo mais... Nesse caso especificamente, em ter feito uma analogia desrespeitosa, e além de tudo, burra.



Ok... Admirem o projeto que tanto respeitaram os moradores de rua.

Eu que estou sendo malvado terminei minha analise burra.


Nao tem jeito. Olhamos pela mesma janela mas nao vemos a mesma paisagem.


Pelegrin

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 110
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #35 Online: 21 de Junho de 2016, 19:07:29
Eu simplesmente nao vejo qualidades para serem apreciadas nas fotos. Vejo apenas fotos aleatorias feitas de qualquer jeito em londres, por pessoas que aparentam nao ter costumo de fotografar. Eu nao fotografo assim.


Pô velho, é claro que você não fotografa assim, a ideia aqui é outra.

Fotos aleatórias? Não sei. Acabam por ser escolhas. Tendo em mente o fato de serem moradores de rua acho que tem o seu valor.

Concordo contigo que os autores deviam fazer parte da seleção.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #36 Online: 21 de Junho de 2016, 19:24:57
Pô velho, é claro que você não fotografa assim, a ideia aqui é outra.

Fotos aleatórias? Não sei. Acabam por ser escolhas. Tendo em mente o fato de serem moradores de rua acho que tem o seu valor.

Concordo contigo que os autores deviam fazer parte da seleção.

Os autores deveriam escolher as fotos que eles acharam que melhor representasse londres para eles, que eles considerassem a mais importante por eles. Deveria serem descritos para podermos ver a relacao da imagem com a do autor. Mas foram totalmente ignorados.

Galera, uma empresa apenas pensou em uma forma de criar publicidade propria usando moradores de rua. Pouco estavam interessados nos moradores de rua, no que tinham para expressar e dizer visualmente. Soq queriam as fotos feitas por eles para ter material para o projeto como publicidade e vender calendario.

Vcs estao querendo valorizar o projeto, como se estivessem valorizando, reconhecendo e dando atencao a pobres excluidos "com talento" seguindo cegamente a materia. Mas nao estao. O que vcs estao vendo pouco tem de valorizacao ao talento do excluido social. Se realmente acreditassem nesse talento nao estariam escolhendo as fotos por eles, nao estariam mostrando imagens mudas, "jogadas" aleatoria de uma camera que pegaram de alguem.

Estao apenas usando a imagem do excluido para a causa propria, alienigena ao do excluido.

Eu nao sou insencivel. Eu apenas nao finjo ser.


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #37 Online: 21 de Junho de 2016, 19:31:33
Ok... Admirem o projeto que tanto respeitaram os moradores de rua.

Eu que estou sendo malvado terminei minha analise burra.


Nao tem jeito. Olhamos pela mesma janela mas nao vemos a mesma paisagem.

Acho que você nem leu e nem tentou entender sobre o projeto, mas agora está sendo irônico como uma pessoa que está certa mas é incompreendida.

Vou esclarecer alguns pontos pra você.

O projeto começa antes das fotos finais que você viu aqui. Acho que como artista, você deve entender que o clique é apenas uma pequena parte de todo processo/projeto criativo.

Este projeto não foi idealizado para criar título chamativos. O projeto foi uma maneira de empoderar e dar voz a pessoas que estão a margem da sociedade. São pessoas que muitas vezes têm baixa estima por serem praticamente invisíveis para a sociedade de consumo. Títulos chamativos e outras formas de abordagem foram necessários para dar mais visibilidade e ajudar a viabilizar o projeto — isso não deve ser nenhuma novidade pra você, não é porquê o título ou um vídeo é feito de maneira mais acessível que o seu conteúdo automaticamente cai na superficilidade.

O processo todo envolveu muitas pessoas e teve um objetivo final claro desde o início: uma exposição e um calendário com as fotos selecionadas, além de textos de apoio contando um pouco da história de cada autor de cada foto. As fotos selecionadas foram escolhidas pelo público, os moradores de rua selecionaram as fotos que mais gostam para a votação.

Todo dinheiro arrecadado serviu para custear o projeto, e o excedente foi distribuído para ajudar as pessoas participantes, além de pagar os custos de novos cursos (não só de fotografia) para moradores de rua ou pessoas sem condições para arcar com as despesas.

Ou seja, não foi exatamente igual ao projeto que você comparou. Na verdade, se você pensar por um segundo, consegue notar que é um projeto totalmente diferente.

Pense antes de opinar.
« Última modificação: 21 de Junho de 2016, 19:39:14 por bruno_sfc »


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #38 Online: 21 de Junho de 2016, 19:31:38
Fiquei interessado sim, porém não quero causar tal incômodo. Se em alguma outra oportunidade você conseguir o nome do livro, eu agradeço! Fiz uma pesquisa, porém não encontrei nada sobre. :ok:

Eu verei amanha para vc. Eu gosto de passear por aquelas bandas mesmo.


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #39 Online: 21 de Junho de 2016, 19:35:03
Vcs estao querendo valorizar o projeto, como se estivessem valorizando, reconhecendo e dando atencao a pobres excluidos "com talento" seguindo cegamente a materia. Mas nao estao. O que vcs estao vendo pouco tem de valorizacao ao talento do excluido social. Se realmente acreditassem nesse talento nao estariam escolhendo as fotos por eles, nao estariam mostrando imagens mudas, "jogadas" aleatoria de uma camera que pegaram de alguem.

The calendar is a social enterprise fundraiser for art materials for London homelessness art groups and individuals participating in the project. Since 2012 sales of the calendar have raised more than £45,000 for art groups, artists and calendar vendors affected by homelessness.
Another goal of the project is helping connect people affected by homelessness with the wider community though photography.
« Última modificação: 21 de Junho de 2016, 19:35:28 por bruno_sfc »


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #40 Online: 21 de Junho de 2016, 19:35:44
Acho que você nem leu e nem tentou entender sobre o projeto, mas agora está sendo irônico como uma pessoa que está certa mas é incompreendida.

Vou esclarecer alguns pontos pra você.

O projeto começa antes das fotos finais que você viu aqui. Acho que como artista, você deve entender que o clique é apenas uma pequena parte de todo processo/projeto criativo.

Este projeto não foi idealizado para criar título chamativos. O projeto foi uma maneira de empoderar e dar voz a pessoas que estão a margem da sociedade. São pessoas que muitas vezes têm baixa estima por serem praticamente invisíveis para a sociedade do consumo. Títulos chamativos e outras formas de abordagem são necessários para dar mais visibilidade e ajudar a viabilizar o projeto como esse, isso não deve ser nenhuma novidade pra você — isso é feito constantemente através do Instagram, Facebook, etc.

O processo todo envolveu muitas pessoas e teve um objetivo final claro desde o início: uma exposição e um calendário com as fotos selecionadas, além de textos de apoio contando um pouco da história de cada autor de cada foto. As fotos selecionadas foram escolhidas pelo público, os moradores de rua selecionaram as fotos que mais gostam para a votação.

Todo dinheiro arrecadado serviu para custear o projeto, e o excedente foi distribuido para ajudar as pessoas participantes, além de pagar os custos de novos cursos (não só de fotografia) para moradores de rua ou pessoas sem condições para arcar com as despesas.

Ou seja, não foi exatamente igual ao projeto que você comparou. Na verdade, se você pensar por um segundo, consegue notar que é um projeto totalmente diferente.

Pense antes de opinar.

Eu nao achei toda essa informacao na materia.

Mas de toda forma foi uma mera competicao entre eles para ver quem teria a foto no calendario.

Eu gosto de projetos que falam diretamente e feito diretamente pelo autor. Nao dessas imagens escolhidas pelo publico. Nao vejo nada de apreciativo nas fotos como disse antes. No maximo um trabalho filantropico para vender calendario e ensinar morador de rua a fotografar.


Volto a dizer, quem quis colocar comparacao de morador de rua com animais irracionais em meu discurso foram vcs. E eh um costume que vejo por aqui. Mas nao foi o que eu relacionei.


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #41 Online: 21 de Junho de 2016, 19:44:26
 :doh:

Mas de toda forma foi uma mera competicao entre eles para ver quem teria a foto no calendario.

Não foi uma "mera competição".

Eu gosto de projetos que falam diretamente e feito diretamente pelo autor. Nao dessas imagens escolhidas pelo publico. Nao vejo nada de apreciativo nas fotos como disse antes. No maximo um trabalho filantropico para vender calendario e ensinar morador de rua a fotografar.

Vai além de "ensinar morador de rua" a fotografar.

Volto a dizer, quem quis colocar comparacao de morador de rua com animais irracionais em meu discurso foram vcs. E eh um costume que vejo por aqui. Mas nao foi o que eu relacionei.

"Sem querer ofender, lembrei do topico jo domingo, enquanto comia um bolo em um cafe, e tinha um livro com fotos feitas por animais mostrando o mundo pelo angulo deles. Cameras instaladas no pescoco dos animais e tal. Participaram cachorros, gatos, galinhas, vacas e porcos.

Achei o resultado igual com a desse projeto. Imagem aleatorias. Nem os fotografos participaram do processo da escolha das imagens que mais falavam por eles. Por isso o processo com os animais me pareceu o mesmo."


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #42 Online: 21 de Junho de 2016, 19:55:20


Morador de rua e ex viciado. Desenhava na frente dessa loja onde eu trabalhava. Eu junto com demais duncionarios e clientes mais priximos pedimos para o dono da loja deixar o cara desenhar e verder os desenhos dele ali, pq nao incomodava ninguem. Na verdade incomodava as lojas vizinhas e alguns clientes. Mas era um cara bom e que adorava desenhar, e conseguia muito dinheiro das pessoas que o via desenhar.

Eu muitas vezes levei material para ele desenhar. Canvas, papel, carvao, etc. ja cheguei a emprestar a minha camera para ele. Voltou com a lente sebosa. Na verdade a camera toda voltou sebosa. Eu revelei o filme que ele fotografou. Saiu uma merda as fotos. Mas curtimos.

Varias vezes no meu intervalo ou antes do expediente sentei ali e bati papo com ele. Na maioria das vezes sobre arte e fotografia. Eu nao era o unico, muita gente ali do bairro batia papo com ele ali. Eu nao era ninguem especial.

Querem realmente ver moradores de rua terem oportunidade de se expressarem. Apresentem com materiais que eles tem acesso. Papel e carvao. Facam compania, falem sobre arte e tenham bons momentos.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #43 Online: 21 de Junho de 2016, 19:59:22
.

"Sem querer ofender, lembrei do topico jo domingo, enquanto comia um bolo em um cafe, e tinha um livro com fotos feitas por animais mostrando o mundo pelo angulo deles. Cameras instaladas no pescoco dos animais e tal. Participaram cachorros, gatos, galinhas, vacas e porcos.

Achei o resultado igual com a desse projeto. Imagem aleatorias. Nem os fotografos participaram do processo da escolha das imagens que mais falavam por eles. Por isso o processo com os animais me pareceu o mesmo."

Exatamente o que eu disse. Qualquer outro dizer ou interpretacao vem de vcs e nao de mim.


Cristiane Gellert

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 758
  • Sexo: Feminino
  • Amo fotografia! Simples assim! :)
    • Meu site!
Resposta #44 Online: 22 de Junho de 2016, 08:09:02
Faz uma década que modero fóruns e as discussões sobre fotos artísticas sempre me levam a chegar a mesma conclusão.

No mundo artístico, não importa COMO é a foto. E sim QUEM a fez.

Uma foto desfocada e esquisita feita por um cara estudado, com técnica, que tem bagagem cultural, pode ser chamada de "arte".
A mesmíssima foto desfocada e esquisita, feita por quem não conhece técnica, um cara comum, é apenas uma "foto ruim".

Por isso que nem de longe me considero artista.
Apenas alguém que brinca de fotografar, no mesmo nível dos moradores de rua.  ;)
« Última modificação: 22 de Junho de 2016, 08:09:34 por Cristiane Gellert »
Cristiane Gellert
"Fotografia, uma arte que nos envolve pela surpreendente forma de eternizar o que nosso olhar quer viver para sempre."

https://www.facebook.com/cristianegellert
Meu site: http://www.cristianegellert.com/