Autor Tópico: Deram 100 máquinas fotográficas a diferentes mendigos e pediram...  (Lida 9685 vezes)

Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #45 Online: 22 de Junho de 2016, 09:37:41
Faz uma década que modero fóruns e as discussões sobre fotos artísticas sempre me levam a chegar a mesma conclusão.

No mundo artístico, não importa COMO é a foto. E sim QUEM a fez.

Uma foto desfocada e esquisita feita por um cara estudado, com técnica, que tem bagagem cultural, pode ser chamada de "arte".
A mesmíssima foto desfocada e esquisita, feita por quem não conhece técnica, um cara comum, é apenas uma "foto ruim".

Por isso que nem de longe me considero artista.
Apenas alguém que brinca de fotografar, no mesmo nível dos moradores de rua.  ;)

 :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:


aloha!!!

  • Trade Count: (29)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 269
    • RYfotografo
Resposta #46 Online: 22 de Junho de 2016, 09:44:18
Faz uma década que modero fóruns e as discussões sobre fotos artísticas sempre me levam a chegar a mesma conclusão.

No mundo artístico, não importa COMO é a foto. E sim QUEM a fez.

Uma foto desfocada e esquisita feita por um cara estudado, com técnica, que tem bagagem cultural, pode ser chamada de "arte".
A mesmíssima foto desfocada e esquisita, feita por quem não conhece técnica, um cara comum, é apenas uma "foto ruim".



Por isso que nem de longe me considero artista.
Apenas alguém que brinca de fotografar, no mesmo nível dos moradores de rua.  ;)

 :clap:
« Última modificação: 22 de Junho de 2016, 09:44:52 por aloha!!! »


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #47 Online: 22 de Junho de 2016, 09:55:15
Faz uma década que modero fóruns e as discussões sobre fotos artísticas sempre me levam a chegar a mesma conclusão.

No mundo artístico, não importa COMO é a foto. E sim QUEM a fez.

Uma foto desfocada e esquisita feita por um cara estudado, com técnica, que tem bagagem cultural, pode ser chamada de "arte".
A mesmíssima foto desfocada e esquisita, feita por quem não conhece técnica, um cara comum, é apenas uma "foto ruim".

Por isso que nem de longe me considero artista.
Apenas alguém que brinca de fotografar, no mesmo nível dos moradores de rua.  ;)

 :clap: :clap: :clap:


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #48 Online: 22 de Junho de 2016, 10:13:45
Deve ter tido mta foto ruim no meio, mas essas que foram postadas estão maravilhosas, em geral.

Cristiane Gellert matou a pau.


Pelegrin

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 110
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #49 Online: 22 de Junho de 2016, 10:58:57
No mundo artístico, não importa COMO é a foto. E sim QUEM a fez.

Uma foto desfocada e esquisita feita por um cara estudado, com técnica, que tem bagagem cultural, pode ser chamada de "arte".
A mesmíssima foto desfocada e esquisita, feita por quem não conhece técnica, um cara comum, é apenas uma "foto ruim".

Sim, é assim que funciona e não só com fotografia. Para apreciar realmente uma pintura, escultura, etc. é importante não só saber quem a fez mas em que época, contexto histórico, etc..

Não acho isso negativo, pelo contrário, enriquece.

Abs


Cristiane Gellert

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 758
  • Sexo: Feminino
  • Amo fotografia! Simples assim! :)
    • Meu site!
Resposta #50 Online: 22 de Junho de 2016, 11:03:59
Sim, é assim que funciona e não só com fotografia. Para apreciar realmente uma pintura, escultura, etc. é importante não só saber quem a fez mas em que época, contexto histórico, etc..

Não acho isso negativo, pelo contrário, enriquece.

Abs

Mas eu não disse que é algo negativo não.

Talvez seja algo abstrato demais pra alguém de exatas como eu, apenas isso.
E talvez seja por isso que o assunto é tão polêmico no meio fotográfico.

Cristiane Gellert
"Fotografia, uma arte que nos envolve pela surpreendente forma de eternizar o que nosso olhar quer viver para sempre."

https://www.facebook.com/cristianegellert
Meu site: http://www.cristianegellert.com/


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #51 Online: 22 de Junho de 2016, 12:59:24
Desculpem a franqueza mas concordo 100% com a Cristiane. E vou além:

Acho que "projetos" desse tipo são um ótimo jeito para auto promoção dos idealizadores do mesmo, mas na prática não querem dizer absolutamente nada nem sequer ajudam aos mendigos, em nenhum sentido.

Já vi literalmente dezenas de pseudo documentários e projetos assim e nenhum moveu nenhuma palha nem deu um milimetro a mais de dignidade para os mendigos. Uma vez, no Rio, vi uns cineastas da desgraça alheia filmando um casal de moradores de rua com um puta equipamento, ficaram por lá uns dois ou 3 dias filmando. Depois fui perguntar ao casal quem eram os tais, e eles me falaram que era para um tal projeto e que deram 100 reais para filmarem eles. Fala sério, isso é puro oportunismo e querer se dar bem as custas da desgraça alheia.

Esse das 100 câmeras vai por ai tambem. Quero ver se o idealizador ganhar um premio irá dividir com os mendigos. É a panacéia de sempre.


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #52 Online: 22 de Junho de 2016, 13:15:49
Acho que "projetos" desse tipo são um ótimo jeito para auto promoção dos idealizadores do mesmo, mas na prática não querem dizer absolutamente nada nem sequer ajudam aos mendigos, em nenhum sentido.

Acho muito ruim essa mania de fazer uma leitura superficial, e se sempre ter uma posição superior para julgar qualquer situação. Neste caso especificamente, como já foi explicado, é um projeto que vai além das "fotos feitas por mendigos".

Já vi literalmente dezenas de pseudo documentários e projetos assim e nenhum moveu nenhuma palha nem deu um milimetro a mais de dignidade para os mendigos. Uma vez, no Rio, vi uns cineastas da desgraça alheia filmando um casal de moradores de rua com um puta equipamento, ficaram por lá uns dois ou 3 dias filmando. Depois fui perguntar ao casal quem eram os tais, e eles me falaram que era para um tal projeto e que deram 100 reais para filmarem eles. Fala sério, isso é puro oportunismo e querer se dar bem as custas da desgraça alheia.

Pode ser que isso aconteça, e sei de histórias parecidas envolvendo grandes produções; mas por outro lado também acredito que nossa postura de sempre achar que as pessoas estão se "aproveitando da desgraças alheia" seja muito simplista. Caímos assim, novamente, naquela dicotomia ética moderna que herdamos de séculos atrás.

Esse das 100 câmeras vai por ai tambem. Quero ver se o idealizador ganhar um premio irá dividir com os mendigos. É a panacéia de sempre.

Project goals

We have several goals: helping people affected by homelessness to be empowered, not only through photography and art, but through connecting with the public. The calendar also has a goal of telling stories from individuals who are affected by homelessness, thereby raising awareness in the general public about issues from a personal perspective.

All the money raised goes back into the project, either to pay for the printing of the photographs and calendar, rewarding the winning photographers, buying art materials for art groups affected by homelessness or helping individuals attend art courses. Art is seen as a major way for people to recover from the trauma of being homeless.
The calendar is a social enterprise fundraiser for art materials for London homelessness art groups and individuals participating in the project. Since 2012 sales of the calendar have raised more than £45,000 for art groups, artists and calendar vendors affected by homelessness.

Another goal of the project is helping connect people affected by homelessness with the wider community though photography.

http://cafeart.org.uk/photography-contest/2015-cafe-art-photography-exhibition-2/

« Última modificação: 22 de Junho de 2016, 13:17:10 por bruno_sfc »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #53 Online: 22 de Junho de 2016, 13:29:07
Isso é o que eles sempre dizem.
Honestamente, nunca vi acontecer de ter algum retorno sério. O que mais tem por ai são promessas, mas promessas realmente cumpridas, muito poucas. Se esse projeto render realmente alguma coisa eu me desculparei aqui. Caberá a eles provarem e honrarem as pretendidas intenções.

Continuo achando que 99,999% de projetos desse tipo, sejam de mendigos, refugiados, galinhas ou o que mais, pura hipocrisia e auto promoção.


P.S.

Eu li sim tudo na página deles. Só não tenho muita fé. Não acho que você esteja em posição de insinuar que eu não li ou fiz uma leitura superficial. É o mesmo filme passado mil vezes.
« Última modificação: 22 de Junho de 2016, 13:35:17 por AFShalders »


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #54 Online: 22 de Junho de 2016, 13:44:51
Eu li sim tudo na página deles. Só não tenho muita fé. Não acho que você esteja em posição de insinuar que eu não li ou fiz uma leitura superficial. É o mesmo filme passado mil vezes.

Da maneira que você colocou, a impressão que tive foi que realmente não tinha lido — não foi uma insinuação, foi uma constatação. Agora, se você leu e se sentiu ofendido, sinto muito pela minha interpretação (sem ironia). Internet tem disso...


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #55 Online: 22 de Junho de 2016, 13:48:36
Faz uma década que modero fóruns e as discussões sobre fotos artísticas sempre me levam a chegar a mesma conclusão.

No mundo artístico, não importa COMO é a foto. E sim QUEM a fez.

Uma foto desfocada e esquisita feita por um cara estudado, com técnica, que tem bagagem cultural, pode ser chamada de "arte".
A mesmíssima foto desfocada e esquisita, feita por quem não conhece técnica, um cara comum, é apenas uma "foto ruim".

Por isso que nem de longe me considero artista.
Apenas alguém que brinca de fotografar, no mesmo nível dos moradores de rua.  ;)

Exatamente isso. Como eu disse antes, sempre quando se estuda um trabalho, primeiro se investiga quem criou a obra, a vida, sua epoca, local e cultura, para entender o resultado de sua expressao e influencias.

 O resultado nao eh o fim em si, mas a comunicacao de alguem que se expressa.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #56 Online: 22 de Junho de 2016, 13:59:10
Da maneira que você colocou, a impressão que tive foi que realmente não tinha lido — não foi uma insinuação, foi uma constatação. Agora, se você leu e se sentiu ofendido, sinto muito pela minha interpretação (sem ironia). Internet tem disso...


Sim, tem disso.

Mas o mundo está cheio de pseudo boas intenções e de boas intenções também, e muitas ONGs e instituições estão mais preocupadas com a própria visibilidade do que com o que seria o objetivo teórico.

45 mil libras desde 2012 dá uma média de 11.250 libras por ano. Debite os custos de gerenciamento e impressão e divida, por exemplo pelos 100 mendigos ... Não é muito diferente do que eu falei.

O projeto para ser realmente sério e dar certo não pode ser resumido a comprar material artistico e dar no final 100 libras para cada um se virar. A ação para ser efetiva iria muito além disso, pois re inclusão social não é uma coisa tão simples quanto parece.

Bem, melhor deixar quieto. Não vale a pena entrar nesse mérito.
« Última modificação: 22 de Junho de 2016, 13:59:53 por AFShalders »


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #57 Online: 22 de Junho de 2016, 14:05:49
Bem, melhor deixar quieto. Não vale a pena entrar nesse mérito.

Melhor! :)


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #58 Online: 22 de Junho de 2016, 14:16:23
Fiquei interessado sim, porém não quero causar tal incômodo. Se em alguma outra oportunidade você conseguir o nome do livro, eu agradeço! Fiz uma pesquisa, porém não encontrei nada sobre. :ok:
Aqui esta o livro:
















E talvez seja por isso que o assunto é tão polêmico no meio fotográfico.

Como dizem por ai... pintores e demais artistas costumam perguntar "quem eh o artista?" quando veem uma obra que gostem. E nessa pergunta esta embutido "qual sua epoca, local e influencias?". Enquanto a maioria dos fotografos pergutam "qual eh o equipamento?". E quando perguntam sobre quem eh o fotografo frequentemente na pergunta esta embutido "que equipamento ele usa?" ou "Ele eh profissional?".

Acredito que seja pq a maioria das pessoas na fotografia, nunca estudaram artes, estetica, etc. No maximo fizeram um curso de fotografia sobre funcionalidades de ferramentas, composicao, luz e manipulacao digital (photoshop).

Nao, eu nao estou criticando, estou apenas procurando justificar o motivo de ser uma questao tao polemica entre a maioria dos fotografos. Ja que quem estuda historia e estetica da arte, ou ja estudou, esta acostumado em buscar observar o artista pela obra, ja que o estudo de cada obra comeca com o estudo da epoca/momento historico que a obra foi criada, do criador da obra nesse momento e as influencias dessa epoca, junto com a historia do proprio autor da obra, assim como local do criador da obra, para so entao analizar a obradentro desse contexto.

Pô velho, é claro que você não fotografa assim, a ideia aqui é outra.
Exatamente que eu estou dizendo. Estou apenas rebatendo quem disse que eu fotografo assim e que a ideia eh a mesma.


Cristiane Gellert

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 758
  • Sexo: Feminino
  • Amo fotografia! Simples assim! :)
    • Meu site!
Resposta #59 Online: 22 de Junho de 2016, 16:28:44
Exatamente isso. Como eu disse antes, sempre quando se estuda um trabalho, primeiro se investiga quem criou a obra, a vida, sua epoca, local e cultura, para entender o resultado de sua expressao e influencias.

 O resultado nao eh o fim em si, mas a comunicacao de alguem que se expressa.

 :ponder:

Realmente, é abstrato demais para alguém de exatas!  :hysterical:

Bom, ainda bem que todo mundo não é igual.
Cristiane Gellert
"Fotografia, uma arte que nos envolve pela surpreendente forma de eternizar o que nosso olhar quer viver para sempre."

https://www.facebook.com/cristianegellert
Meu site: http://www.cristianegellert.com/