Autor Tópico: Como ficaria o E-TTL com uma lente de foco manual?  (Lida 3704 vezes)

Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.039
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #15 Online: 13 de Junho de 2016, 11:55:42
A Nikon tem uma coisa enjoadinha: ela tem um controle de exposição na câmera...

...Se passar despercebido um incremento ou uma redução na compensação de exposição do flash e você optar apenas por corrigir na compensação sem buscar onde está o erro, vai ficar trabalhando sempre com ajustes que parecem completamente sem sentido.

A exposição do flash na câmera deixo sempre em 0 e vou compensando diretamente no flash, como eu disse sempre oscilando entre -1 e -2 EV


Outra coisa que é importante considerar é a lente que está usando, é Nikon? É "D"?

Tenho lentes G, D, e uma Tamron, o comportamento é o mesmo em todas.

Eu achei que as duas primeiras fotos que você postou estão super expostas não?

Talvez meu olhar "Canônico" ainda não esteja 100% "Nikontaminado"

Vou fazer umas fotos a noite da minha filha e posto aqui.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.039
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #16 Online: 13 de Junho de 2016, 11:56:22
Como o Roberto deve usar basicamente flash rebatido, uma distância incorreta informada pela lente não deve ser o problema.

Exatamente!


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 12.001
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #17 Online: 13 de Junho de 2016, 13:35:59
Já li no site do Neil van Niekerk que os sistemas TTL de ambas são bem diferentes.
Senão me engano ele fala alguma coisa sobre a Nikon ter a exposição do flash independente da exposição da camera, e na Canon é uma exposição só.

Não seis e foi nesse artigo ams é interessante tb:
http://neilvn.com/tangents/ttl-flash-canon-and-nikon/
« Última modificação: 13 de Junho de 2016, 13:40:03 por vangelismm »
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 12.001
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #18 Online: 13 de Junho de 2016, 13:48:16
Achei um falando:

http://www.prophotonut.com/2008/11/16/canon-nikon-ttl-flash-compared/

Na Nikon se vc colocar uma compensação de -2 na exposição na camera, teria que colocar +2 no flash.
Para ter o mesmo resultado da Canon com -2 na camera e 0 no flash.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #19 Online: 13 de Junho de 2016, 14:45:04
Para quem fotografa em externas ou em ambientes iluminados, o sistema TTL da Canon tem uma feature que muita gente parece desconhecer, que é o AFFR (Auto Fill Flash Reduction).

Se vc fotografa em Av, Tv ou P, caso a luminosidade ambiente for maior que 10Ev o flash automaticamente intercambeia para o modo de "luz de preenchimento" e diminui a potência em 0,5EV para cada EV maior que 10, até o limite de 1,5EV (não tenho certeza sobre este limite, mas ao que lembre é este).

Assim, se a luminosidade ambiente for de 11 EV o flash automaticamente diminui a potência em 1/2EV. Se for 12EV, a diminuição será de 1EV.

Luminosidade acima de 10EV não é difícil de alcançar em ambientes internos bem iluminados. Para quem usa Av com bloqueio de velocidade mínima, pode ser um motivo para diferenças razoáveis entre as duas tecnologias.

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Mestaky

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 725
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 13 de Junho de 2016, 17:03:52
Nas Canon's pelo menos a informação da distância é ignorada caso o flash esteja rebatido. Não se conhece ao certo a distância percorrida pela luz, que vai depender de outros fatores como a distância do teto por exemplo, e assim a informação da distância da lente até o objeto focado não só perde a utilidade como auxiliar no cálculo da potência do flash, como pode induzir a erros neste cálculo.

Como o Roberto deve usar basicamente flash rebatido, uma distância incorreta informada pela lente não deve ser o problema.

Tem razão, Alexandre, eu passei batido quando ele falou sobre o uso rebatido.
Fora de 90º, que enuncia o uso do flash direto, Nikon também não considera a medida.
Whatsapp / Telegram: 21 98799 7105
mestaky@gmail.com


Mestaky

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 725
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 13 de Junho de 2016, 17:11:38
A exposição do flash na câmera deixo sempre em 0 e vou compensando diretamente no flash, como eu disse sempre oscilando entre -1 e -2 EV


Tenho lentes G, D, e uma Tamron, o comportamento é o mesmo em todas.

Eu achei que as duas primeiras fotos que você postou estão super expostas não?

Talvez meu olhar "Canônico" ainda não esteja 100% "Nikontaminado"

Vou fazer umas fotos a noite da minha filha e posto aqui.

Então, por eliminação, faria uma boa limpeza, com "limpa contatos", álcool isopropílico, nas sapatas e nos contatos dos flashes. Que câmera está usando?

Qual método de leitura você deixa por padrão no fotômetro? Spot?

Não são exatamente superexpostas, são fotos com pouca sombra. Na quarta foto já deixo algumas sombras para criar um pouco mais de volume e ressaltar a luz nos cabelos que estão esvoaçantes.

Fora do purismo não existe foto superexposta, nem subexposta, existe  foto que você viu, que você quis fazer. Você atingindo esse objetivo, e sendo capaz de repeti-lo deliberadamente, o TTL está funcionando corretamente.
« Última modificação: 13 de Junho de 2016, 17:12:16 por Mestaky »
Whatsapp / Telegram: 21 98799 7105
mestaky@gmail.com


Mestaky

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 725
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 13 de Junho de 2016, 17:22:08
Para quem fotografa em externas ou em ambientes iluminados, o sistema TTL da Canon tem uma feature que muita gente parece desconhecer, que é o AFFR (Auto Fill Flash Reduction).

Se vc fotografa em Av, Tv ou P, caso a luminosidade ambiente for maior que 10Ev o flash automaticamente intercambeia para o modo de "luz de preenchimento" e diminui a potência em 0,5EV para cada EV maior que 10, até o limite de 1,5EV (não tenho certeza sobre este limite, mas ao que lembre é este).

Assim, se a luminosidade ambiente for de 11 EV o flash automaticamente diminui a potência em 1/2EV. Se for 12EV, a diminuição será de 1EV.

Luminosidade acima de 10EV não é difícil de alcançar em ambientes internos bem iluminados. Para quem usa Av com bloqueio de velocidade mínima, pode ser um motivo para diferenças razoáveis entre as duas tecnologias.

Nesse aspecto, eu realmente não tenho como contribuir, nunca fiz essa experiência nem com Canon. Eu não uso os flashes em conjunção com os modos automatizados para ter o controle absoluto da exposição do fundo, o que ou deixaria para a câmera ou teria mais uma compensação com o que lidar, e no manual, não. ft metro, escolho a luminosidade e uso o flash para fazer contraste ou simples fill.
 
« Última modificação: 13 de Junho de 2016, 17:25:12 por Mestaky »
Whatsapp / Telegram: 21 98799 7105
mestaky@gmail.com


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #23 Online: 13 de Junho de 2016, 20:22:08
Nesse aspecto, eu realmente não tenho como contribuir, nunca fiz essa experiência nem com Canon. Eu não uso os flashes em conjunção com os modos automatizados para ter o controle absoluto da exposição do fundo, o que ou deixaria para a câmera ou teria mais uma compensação com o que lidar, e no manual, não. ft metro, escolho a luminosidade e uso o flash para fazer contraste ou simples fill.

 :ok: :ok:

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Fravin

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 550
    • www.instagram.com/fravin
Resposta #24 Online: 13 de Junho de 2016, 20:47:46
Eu achei que as duas primeiras fotos que você postou estão super expostas não?

Eu também considero as duas primeiras com exposição errada. Houve superexposição no primeiro plano.


Mestaky

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 725
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 13 de Junho de 2016, 21:14:44
Pow, Flavinho, tú anda muito engessado pela fotografia de produtos, seu uso no seu dia a dia de produção de peças de Marketing... Já fui assim, muito exato, muito engessado, muito métrico.

Nem parece que fotografou Hilssong sem canhão seguidor, e aquele show que colocaram uns canhões fortíssimos apontados das costas das bandas direto para o fosso dos fotógrafos... Só faltou jogarem uns Jacarés para morderem os pés da gente, kkkk.

Mas voltando ao assunto dos flashes, discutirmos sobre o nivel de exposição dessas fotos vai desvirtuar o assunto do tópico, porque elas foram fotografadas assim, servem à discussão para argumentar que a exposição, mesmo com  TTL, se corretamente configurado e empregado nos permite utilizado tanto para criar contraste, como nas duas primeiras fotos ou apenas para fazer fill e acentuar o volume como nas duas ultimas.

Até o diagrama de iluminação foi pensado para proporcionar esses resultados.

Lembrando que essas fotos comporão um álbum com 60 fotos, se mantiver sempre a mesma exposição, o mesmo diagrama, o mesmo comprimento focal, vai ficar repetitivo. Há 15 ou 20 anos estariam criticando o uso da 20mm para retratos, kkkkk.

A menos que o meu monitor esteja precisando ter a calibragem revista. Vou ver isso!
« Última modificação: 13 de Junho de 2016, 21:38:43 por Mestaky »
Whatsapp / Telegram: 21 98799 7105
mestaky@gmail.com


Fravin

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 550
    • www.instagram.com/fravin
Resposta #26 Online: 13 de Junho de 2016, 21:44:17
Fora do purismo não existe foto superexposta, nem subexposta, existe  foto que você viu, que você quis fazer.

Né, Marcelão, acho que não viu?

Se houve possibilidade de construir a iluminação, pensando em como cada um dos speedlights funcionaria, acho que sim, é possível, sem purismos, determinar se a aplicação da técnica da fotometria foi ou não foi bem aplicada.

Ali acho que você calculou mal a força dos speedlights e superexpôs a foto...


Fravin

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 550
    • www.instagram.com/fravin
Resposta #27 Online: 13 de Junho de 2016, 21:46:07
Nem parece que fotografou Hilssong sem canhão seguidor, e aquele show que colocaram uns canhões fortíssimos apontados das costas das bandas direto para o fosso dos fotógrafos... Só faltou jogarem uns Jacarés para morderem os pés da gente, kkkk.

Realmente.... Quanta sacanagem já fizeram com a gente....


Fravin

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 550
    • www.instagram.com/fravin
Resposta #28 Online: 13 de Junho de 2016, 21:50:16
Marcelão, engessado tá você...

Quer nem mais fazer foco manual!  :assobi:


Mestaky

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 725
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 13 de Junho de 2016, 21:55:45
Né, Marcelão, acho que não viu?

Se houve possibilidade de construir a iluminação, pensando em como cada um dos speedlights funcionaria, acho que sim, é possível, sem purismos, determinar se a aplicação da técnica da fotometria foi ou não foi bem aplicada.

Ali acho que você calculou mal a força dos speedlights e superexpôs a foto...
A primeira está  com + 2/3, a segunda está com mais 1 e 1/3 no fill. É conceitual, quis trazer mais para o pro high key.

A terceira já está com 0,5, e na quarta, com GA está em 0 para dar um blending dela menos discrepante da paisagem. Eu posso até não ter escolhido os exemplos mais ortodóxos, mas servem ao propósito de afirmar que entendendo o funcionamento você pode levar a exposição até onde quiser.
Whatsapp / Telegram: 21 98799 7105
mestaky@gmail.com