Autor Tópico: Quando usar a 50mm totalmente aberta em f/1.8?  (Lida 5882 vezes)

lindoerle

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 529
  • Sexo: Masculino
  • Viver feliz e fazer as pessoas felizes.
Online: 12 de Junho de 2016, 12:11:30
Ontem fiz um ensaio externo e fiz algumas fotos com a Canon 50mm f/1.8 ii Plastic Fantastic em f/1.8 e a mesma foto fechando para f/2.8 e as feitas em f/2.8 saíram bem melhores do que ela totalmente aberta. Até ai tudo bem, eu já sabia que fechando melhora a nitidez, porém o ponto que quero chegar é em que momento usar a lente totalmente aberta? Existe um momento em que na opinião de vocês os 1.8 superam a lente mais fechada?


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #1 Online: 12 de Junho de 2016, 19:05:13
Tlvz a questão não seja só de que mais fechada a nitidez em si da lente seja melhor, mas tbm que mais fechada a profundidade de campo aumente, aumentando um pouco o numero de elementos em foco.

Poste ex para vermos.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #2 Online: 12 de Junho de 2016, 21:15:02
"Plastic Fantastic" foi ótima.

Lindoerle, a 50mm F1.8 II da Canon é realmente ruim em F1.8, na minha opnião é praticamente inutilizável, além de soft, errada demais o foco, eu já tive 3, duas delas a versão 1 que tinha baioneta de metal e uma versão 2 (Plastic Fantastic =), e nunca consegui gostar dessa lente justamente por ter que fechar para ela se tornar usável, pra falar a verdade até a 50 F1.4 da Canon nunca me agradou, tirando a F1.2 que nunca peguei uma, tenho a impressão de Canon relaxa na linha 50, totalmente diferente por exemplo da 85 F1.8 que foi minha xodó durante o tempo que fui Canonzeiro, raramente ela saia de F1.8, pois já tinha uma nitidez soberba em máxima abertura.

Então respondendo sua pergunta: Ou senta o dedo para de cada 10 salvar 1, ou não usa em F1.8


Gilberto Benasse

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 788
Resposta #3 Online: 13 de Junho de 2016, 09:21:35
Sei que muitos vão rebater meu comentario, mas postarei minha impressão. Seguinte, eu apanhava muito no foco da 50mm, até perceber que focando no ponto alto o foco sai perfeito, ou proximo disso. Se o que deveria ser focado é outro ponto, então eu foco no de cima e mantenho o disparador apertado e movimento a camera onde deveria ser focado. Em 1.8 é dificil, mas em 2.0 saí muito boa.
Alguem no fórum me disse que algo na camera poderia estar desalinhado, mas acho que o fato da lente ser FF muda "a visão" no sensor. Mas pode ser só impressão minha.
Gostaria que outros fizessem essa experiencia e postassem o que acharam.
« Última modificação: 13 de Junho de 2016, 09:22:08 por Gilberto Benasse »
Canon T5i + 18-55mm stm +50mm stm + 24mm stm +55-250mm
Nex 3 + Nex C3 + 18-55mm + adaptador ef-emount


Intrepid

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 357
Resposta #4 Online: 13 de Junho de 2016, 18:02:49
Resposta: nunca, talvez só quando estiver calibrando o foco (se sua câmera tiver o ajuste).

F/1.8 nessa lente é ruim demais, além de errar o foco praticamente sempre a perda de qualidade é muito grande. Mesmo com pouca luz compensa usar f/2.2 ou 2.5 e compensar com ISO ou no lightroom, vale mais a pena do que a perda de qualidade em 1.8.


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 13 de Junho de 2016, 19:09:57
Nunca tive problema de foco errado em f/1.8. Ate mesmo porque a camera foca com a lente toda aberta e so fecha ela no momento do clique, entao nao consigo ver como uma abertura mais fechada iria criar mais precisao no foco...  :ponder:

E use a lente totalmente aberta quando te convir. Se voce quiser mais luz, ou se quiser uma profundidade de campo ainda menor. A 50mm eh meio soft totalmente aberta, mas da pra fazer sharpening de 2 etapas em pos e curar boa parte dessa falta de nitidez.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #6 Online: 13 de Junho de 2016, 20:03:01
Eu boto minha mão no fogo pelo erro de foco da 50mm (ou qualquer outra lente 1.8 canon), o problema é da linha rebel e de algumas xxD.
Eu culpava minha 50mm 1.8 pois testei em 02 T3, 01 T3i e uma 70D e todas tinham front focus.
Quando botei na 5D o front focus sumiu.

Quando usar 1.8? Quando não tiver mais luz e estiver no limite do iso.
Melhor uma foto com qualidade aceitável que ficar sem foto.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Intrepid

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 357
Resposta #7 Online: 14 de Junho de 2016, 08:37:38
Nunca tive problema de foco errado em f/1.8. Ate mesmo porque a camera foca com a lente toda aberta e so fecha ela no momento do clique, entao nao consigo ver como uma abertura mais fechada iria criar mais precisao no foco...  :ponder:

E use a lente totalmente aberta quando te convir. Se voce quiser mais luz, ou se quiser uma profundidade de campo ainda menor. A 50mm eh meio soft totalmente aberta, mas da pra fazer sharpening de 2 etapas em pos e curar boa parte dessa falta de nitidez.

O foco continua errado, mas com uma abertura menor o plano de foco aumenta compensando o erro (que na maioria dos casos é de apenas alguns cm pra frente ou pra trás).

Se vc consegue acertar todas as fotos com foco perfeito em f/1.8 com uma 50mm fique muito feliz com sua câmera e sua lente, pois seu caso deve ser 1 em 100. Já tive 2 lentes 50mm 1.8 (a porcaria da II e essa nova STM), e te digo que a STM apesar de acertar bem mais que a antiga ainda costuma errar em 1.8. Em 2.5 ou mais fechada praticamente nunca erra.



Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #8 Online: 14 de Junho de 2016, 08:50:13
...Já tive 2 lentes 50mm 1.8 (a porcaria da II e essa nova STM), e te digo que a STM apesar de acertar bem mais que a antiga ainda costuma errar em 1.8. Em 2.5 ou mais fechada praticamente nunca erra.

Até a 1.4 erra muito em abertura máxima, a Canon é relaxada na sua linha 50mm (tirando a 1.2L), se você pegar a 85mm F1.8 é outra conversa, foco certeiro e nítida em 1.8


Gilberto Benasse

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 788
Resposta #9 Online: 14 de Junho de 2016, 09:12:10
Ninguem respondeu minha pergunta: quem usa APS-C e tem problema de foco, tentem focar no ponto mais alto e veja se melhorou alguma coisa, ou só na minha camera que funciona?
« Última modificação: 14 de Junho de 2016, 09:29:14 por Gilberto Benasse »
Canon T5i + 18-55mm stm +50mm stm + 24mm stm +55-250mm
Nex 3 + Nex C3 + 18-55mm + adaptador ef-emount


Leandro Rodrigues

  • Trade Count: (35)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.185
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 14 de Junho de 2016, 10:21:00
porém o ponto que quero chegar é em que momento usar a lente totalmente aberta?

Acredito que vc mesmo possa responder essa questão com o tempo e prática. Inclusive, vendo os resultados vc vai aprender e conhecer melhor seu equipamento, o que é muito importante, pois esse mesmo conceito de não usar na maior abertura não necessariamente vale pra outras lentes. Se eu te falar pra só usar a partir de f/X vou te limitar desse aprendizado. Se eu te falar que nunca usei em 1.8 com "bons" resultados vou estar mentindo.


Fravin

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 550
    • www.instagram.com/fravin
Resposta #11 Online: 14 de Junho de 2016, 11:25:21
Cara, se você quer uma 50mm f1.8 que ofereça imagens nítidas e com cores vibrantes na sua maior abertura, por que não experimenta as manuais antigas?
Eu tenho várias delas, entre Mamiya, Takumar e Canon. Todas manuais e oferecem um resultado incrível em relação a nitidez, contraste e saturação.


A Takumar tem uma 50mm f1.8 M42 que custa mutio barato (por volta de R$250 no ML) e você vai precisar de um adaptador de M42 para Canon que não custa mais que R$40 também no Mercado Livre. Por menos de R$300 você vai ter resultados incríveis.


A única questão envolvida, óbvia, é que o foco é manual. Embora seja perfeitamente possível através do visor da camera. Eu tenho usado essas lentes antigas com excelentes resultados. Por um preço desses vale a pena tentar...


cgolden

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 108
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 16 de Junho de 2016, 17:23:25
Eu também tenho a mesma opinião do Fravin. Quando você "pegar o jeito" com as lentes manuais, nunca mais vai querer usar uma lente AF sem nitidez.


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 16 de Junho de 2016, 21:58:18
Somente um comentário, o colega criador do tópico, pelo que já li aqui no fórum, fotografa de forma profissional e está entrando no mercado de fotografia de casamentos... também adoro manuais... mas para o uso dele, focar manual em uma DSLR, a noite, em uma igreja... acho inviável.
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 17 de Junho de 2016, 07:08:50
Ops, revendo este tópico inicial, percebi que o colega citou ensaio externo, em que teve problemas com a 50mm em 1.8.... realmente para o uso em externas, ensaios, as manuais como citado acima, são uma opção... questão de se acostumar...
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/