Autor Tópico: Kit de lentes para a nova 80D (24mm 2.8, 85 mm 2.8...)  (Lida 1648 vezes)

modafoka

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Online: 14 de Junho de 2016, 00:52:50
Mestres,

Meu primeiro post e com uma dúvida que vocês devem estar cansados de responder. Dei uma lida no fórum e não achei com (exatamente) a mesma questão, então lá vai...

Acabei de comprar uma Canon 80D (estou descobrindo a fotografia como hobbie, não profissão) e ela veio com uma lente 18-55 4.5/5.6 e a famigerada 50mm 1.8 STM.

Queria acrescentar uma ou duas lentes ao kit e aí segue a dúvida.

Pensei em duas opções:
- a EF-S 24mm 2.8 STM e a EF 85mm 1.8 STM.
- a EF 24-105mm f/4L IS USM e a  EF-S 10-18mm f/4.5-5.6 IS STM

Vou utilizar minha câmera em alguns eventos esportivos e viagens.
Estou no caminho muito errado com o que pensei?

Grande abraço e parabéns pelo fórum e trabalho de vocês!


Rafaeldsr

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 228
Resposta #1 Online: 14 de Junho de 2016, 01:56:44
Meu atual sonho de consumo xD
Bom, as duas opções são bem diferentes...
Você tem que considerar vários fatores, como:
- Você vai precisar de lentes mais claras?
- Prefere versatilidade ou qualidade ótica?
- Não se importa de carregar muito peso?

Porque assim, a 24-105mm é ótima, mas um pouco escura e bastante pesada, o range para viagem é ótimo, mas talvez não seja tão interessante por conta do peso. A 10-18mm em viagem EU não usaria muito, a própria lente do kit mesmo já me serviria se precisasse de uma grande angular.
Já quanto a 24mm, é uma lente leve e muito boa, mas particularmente não sou fã dos 24mm, e para viagem eu não consideraria ela, para eventos esportivos menos ainda. A 85mm é muito bem avaliada, mas vc tb perderia em versatilidade.

Enfim, entre essas opções talvez valha mais à pena pegar a segunda mesmo, que vc ganharia mais versatilidade e cobriria um maior range, às custas de um preço não muito amigável e de carregar um peso relativamente grande com a 24-105mm. Eu pelo menos, se fosse pra escolher só um set, iria com esse.
Iniciante.
Canon T5i. 50mm 1.8 STM. Tamron 17-50mm. 55-250mm STM. YN-568EXII.


Germano

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 264
Resposta #2 Online: 14 de Junho de 2016, 08:27:46
Ficou meio misturado mesmo.
Vc disse esportes e viagens.
Pra esportes, o ideal é uma lente rápida, tipos a 70-200 2.8, só q é um trombolho. Uma 55-250mm é bem mais tranquila de levar mas qdo a luz estiver escassa vc verá os limites dela.
Pra viagem, seria um range com um pouco de angular e um pouco de Tele. Eu pegaria a 17-55 2.8. Se quiser um range maior tem a 18-135mm mas é mais lenta. Mas acho q esse aspecto é menos critico pra viagens do q pra esportes.

Vlw
« Última modificação: 14 de Junho de 2016, 08:33:27 por Germano »


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.749
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #3 Online: 14 de Junho de 2016, 09:10:25
Eu iria de 24mm STM, acredite não vai sair da sua camera, perfeita para viagens e o dia a dia.
E de 10-18, a menos que o esporte precise ficar de longe, ai iria de 85mm se a ideia for usar para retrato tb.
Senão economize e pegue a 55-250 STM.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


jtitton

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 167
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 14 de Junho de 2016, 09:25:57
Vá fotografando e estudando e evite comprar equipamento desnecessário.
Você sugeriu dois conjuntos de duas lentes que são bastante caras e você tem bastante sombreamento de distancias focais... Com o tempo você acabará deixando material em casa e usará somente as tuas preferidas.
Do que você tem, se o range de 24mm não for muito comprido comparado aos 18mm, a 24-105 poderia ser a substituta da tua 18-55 (mas perdendo o range de 18 a 24). Lembrando que a 24-105 é uma lente prime, F4 constante em todo range e muito bem avaliada.
http://www.dpreview.com/products/canon/lenses/canon_24-105_4
Para os ranges além disso, concordo com o Germano, uma 70-200 resolve tua vida... mas precisa ir pra academia fortalecer o corpo pra aguentar o tranco. Existem as versões F4 dessa lente, um pouco mais escuras que a f2.8, mas que pesam pouco mais da metade.
As vantagens desse conjunto é que se um dia quiser migrar para a FF, é só trocar de corpo e que duas lentes praticamente resolvem tua vida. As desvantagens estão no peso, no custo e na falta de um range bem curto.
Canon 6D
Astrofotografia, paisagens, coisas legais e o que der vontade.


Luiz_Henrique

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 182
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 14 de Junho de 2016, 09:46:48
Duas das minhas lentes que mais gosto de usar são a 10-18 e a 85mm.

A 10-18 para viagens é indispensável, na minha opinião!  :wub:

Já a 85mm faz retratos magníficos, mas não é uma lente de se usar em qualquer momento. O uso dela é bem restrito, mas acredito que vale a pena o investimento.

Talvez, dependendo do evento esportivo, você consiga aproveitar a 85mm. Embora eu acredito que seja um pouco difícil cobrir evento esportivo com lente prime.


Germano

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 264
Resposta #6 Online: 14 de Junho de 2016, 09:55:39
Tb tenho uma 10-18 mas acho que não dá pra contar só com ela em viagens.

Vlw


modafoka

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #7 Online: 14 de Junho de 2016, 10:03:21
Pelo que vi minha pergunta ficou um pouco confusa. Os eventos esportivos que vou fotografar não exigem que eu esteja muito distante dos atletas e nem tanta velocidade para capturar. São em sua maioria torneios de crossfit.

Exemplo de um deles fotografado por um amigo:

https://www.flickr.com/photos/139778548@N04/albums/72157667608441066

O mais importante para mim são as viagens.

Obrigado pelas respostas até então!


Luiz_Henrique

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 182
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 14 de Junho de 2016, 11:12:04
Tb tenho uma 10-18 mas acho que não dá pra contar só com ela em viagens.

Sim, claro. :ok:

Mas, juntamente com a 18-55 que ele já possui, vai ser um belo set para viagens.

Em viagens a que mais uso é a 10-18, seguida pela 17-50 e, bem pouco, a 55-250 (essa última acho que não chega nos 5% de fotos).


Germano

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 264
Resposta #9 Online: 14 de Junho de 2016, 12:03:18
Pelo que vi minha pergunta ficou um pouco confusa. Os eventos esportivos que vou fotografar não exigem que eu esteja muito distante dos atletas e nem tanta velocidade para capturar. São em sua maioria torneios de crossfit.

Exemplo de um deles fotografado por um amigo:

https://www.flickr.com/photos/139778548@N04/albums/72157667608441066

O mais importante para mim são as viagens.

Obrigado pelas respostas até então!

Este tipo de evento esportivo acho q da pra fazer com a 85mm. Só tem q ver se não vai ficar muito fechado. Com a cinquentinha tá ficando muito distante?

Sim, claro. :ok:

Mas, juntamente com a 18-55 que ele já possui, vai ser um belo set para viagens.



Sim, claro. Seria a opção mais econômica e racional mesmo.


Vlw