Autor Tópico: Remover o filtro low pass?  (Lida 5401 vezes)

cheesepaulo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Online: 15 de Junho de 2016, 20:19:04
Pessoal, vi umas fotos da D7100 e mesmo em crop 100% a camêra tem uma nitidez absurda. Aí fui atras de saber o porque o que tão especial tinha a camera e vi que a nikon removeu o filtro low pass.

O carinha lá que é responsável por reduzir o efeito moiré com uma roubada de nitidez.

E fui atrás na net pra ver quem já tinha feito.

Eu tenho uma 60D, não acho ruim a nitidez mas poderia melhorar. Fotográfo em raw e sempre dou uma puxada de  leve no clarity e um ajuste mais fino de nitidez com mascara no que interessa na foto.

Achei um vídeo de um cidadão que removeu o da 60D, a nitidez melhora muito.


E um site ensinando a remover o filtro. O que é bem simples por sinal.
http://www.mosaicengineering.com/products/vaf/60d/remove.html

E também como colocar de voltar na camera.
http://www.mosaicengineering.com/products/vaf/60d/install.html

Vi uns comparativos de cameras com o filtro e sem. E sempre, são comparados crops em 100% e ninguém mostar foto em 1:1 pra cliente. Quero saber a opinião de voces se a ausencia do filtro só vai me comprometer em um provável efeito moiré ou se pode gerar algum outro problema pra camera ou pras imagens.



vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #1 Online: 15 de Junho de 2016, 20:23:33
Vc viu nitidez pelo video no youtube?
Acho que nem de longe esse é o melhor jeito de comparar isso....

Por sinal, o filtro AA fica ali mesmo? entre o mount e o espelho?
Eu jurava que era logo em cima do sensor.
« Última modificação: 15 de Junho de 2016, 20:30:59 por vangelismm »
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #2 Online: 15 de Junho de 2016, 20:35:42
http://www.mosaicengineering.com/products/vaf/60d.html

Pelo que entendi isso é um filtro AA extra para remover moire em video.
Esses tutoriais são para instalar esse produto e não sobre o filtro original na camera.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #3 Online: 15 de Junho de 2016, 22:13:13
É um filtro adicional AA usado para filmagens. Não tem nada a ver com o filtro AA que tem no sensor.
Normalmente se usa isso em câmeras que originalmente não tem o filtro
« Última modificação: 15 de Junho de 2016, 22:14:31 por AFShalders »


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #4 Online: 16 de Junho de 2016, 07:42:17
Diferença de nitidez entre Canon e Nikon não é culpa do filtro amigo, eu tenho uma D7100 e uma D7000, e a nitidez das duas são iguais, pra falar a verdade, as vezes tenho a sensação que a D7000 é mais nítida, e ela tem o filtro.


victorneves

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 255
  • Sexo: Masculino
  • Seja a mudança que você quer ver no mundo - Ghandi
Resposta #5 Online: 16 de Junho de 2016, 09:23:41
Eu tive a genial ideia de guardar minha 6D dentro da bolsa sem lente e sem tampa  :doh:... resultado caiu o espelho, o filtro (se esse for o filtro informado mesmo) e mais uns trem ai, como estava em um evento mesmo assim fui tirar foto e realmente não notei melhora significativa ao ponto de arrancar o filtro fora :ponder:
« Última modificação: 16 de Junho de 2016, 09:24:50 por victorneves »
Canon EOS 6D | Canon EOS 5D MarkII | EF 24-70mm f/2.8 L II | EF 70-200mm f/2.8 |
EF 50mm STM f/ 1.8 | EF 100mm f/2.0 |


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #6 Online: 16 de Junho de 2016, 09:42:57
Eu tive a genial ideia de guardar minha 6D dentro da bolsa sem lente e sem tampa  :doh:... resultado caiu o espelho, o filtro (se esse for o filtro informado mesmo) e mais uns trem ai, como estava em um evento mesmo assim fui tirar foto e realmente não notei melhora significativa ao ponto de arrancar o filtro fora :ponder:

Como assim? a camera desmanchou? rsrsrsr
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #7 Online: 16 de Junho de 2016, 10:21:03
Eu tive a genial ideia de guardar minha 6D dentro da bolsa sem lente e sem tampa  :doh:... resultado caiu o espelho, o filtro (se esse for o filtro informado mesmo) e mais uns trem ai, como estava em um evento mesmo assim fui tirar foto e realmente não notei melhora significativa ao ponto de arrancar o filtro fora :ponder:

Ou sua bolsa é ultrassônica, vibrou a ponto de desmanchar a câmera?

A tampa ou a lente não prendem o espelho e o filtro, alias cair o filtro é phoda!!!    :assobi:


Germano

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 264
Resposta #8 Online: 16 de Junho de 2016, 10:28:56
O q tem a ver o corpo ficar guardado sem tampa com cair as coisas?

vlw



Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #9 Online: 16 de Junho de 2016, 10:32:17
Se anda com a câmera na bolsa e usa as ciclofaixas esburacadas de SP, é bem possível que tudo desmonte.  :hysterical:


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #10 Online: 16 de Junho de 2016, 10:37:10
Eu tive a genial ideia de guardar minha 6D dentro da bolsa sem lente e sem tampa  :doh:... resultado caiu o espelho, o filtro (se esse for o filtro informado mesmo) e mais uns trem ai, como estava em um evento mesmo assim fui tirar foto e realmente não notei melhora significativa ao ponto de arrancar o filtro fora :ponder:

O espelho, vá lá (improvável), mas o filtro, eu diria quase impossível. Pode ter sido a tela de foco, mas ainda estou achando esta história pra lá de estranha...


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #11 Online: 16 de Junho de 2016, 10:56:07
Se anda com a câmera na bolsa e usa as ciclofaixas esburacadas de SP, é bem possível que tudo desmonte.  :hysterical:

Desmonta até a bicicleta.


victorneves

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 255
  • Sexo: Masculino
  • Seja a mudança que você quer ver no mundo - Ghandi
Resposta #12 Online: 16 de Junho de 2016, 11:46:30
Como assim? a camera desmanchou? rsrsrsr

Quase isso amigão kkk acredito que pelo fato de ter deixado sem lente e sem tampa, algo bateu dentro e o espelho caiu juntamente com esse susposto filtro ai, coloquei a lente porém o viewfinder ficou horrível  :hysterical:
Canon EOS 6D | Canon EOS 5D MarkII | EF 24-70mm f/2.8 L II | EF 70-200mm f/2.8 |
EF 50mm STM f/ 1.8 | EF 100mm f/2.0 |


Leo P

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 292
Resposta #13 Online: 16 de Junho de 2016, 13:14:21
Quase isso amigão kkk acredito que pelo fato de ter deixado sem lente e sem tampa, algo bateu dentro e o espelho caiu juntamente com esse susposto filtro ai, coloquei a lente porém o viewfinder ficou horrível  :hysterical:

O que deve ter caído é o despolido


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #14 Online: 18 de Junho de 2016, 23:23:44
Diferença de nitidez entre Canon e Nikon não é culpa do filtro amigo, eu tenho uma D7100 e uma D7000, e a nitidez das duas são iguais, pra falar a verdade, as vezes tenho a sensação que a D7000 é mais nítida, e ela tem o filtro.
Sério mesmo? Eu achava e tinha a convicção de que a diferença fosse significativa na nitidez.

Enviado de meu Lenovo A7010a48 usando Tapatalk

Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales