Autor Tópico: Trocar a 50mm 1.8ii pela 40mm 2.8 STM  (Lida 4857 vezes)

lindoerle

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 529
  • Sexo: Masculino
  • Viver feliz e fazer as pessoas felizes.
Online: 16 de Junho de 2016, 13:07:57
Posso a 50mm 1.8ii, plastic fantastic e penso em trocar essa lente para conseguir mais qualidade de imagem, um foco mais preciso e um desfoque mais bonito.

Trabalho com casamentos, aniversários e eventos sociais e a questão financeira é um fator determinante, pois tenho muitos custos e não posso gastar muito no momento, se é que me entendem  :assobi:  :D

Minhas câmeras são crop.

Então a questão é: vale a pena a troca de acordo com meu ramo de atividade ou é melhor juntar um pouco mais de dinheiro e pegar a 50mm 1.4?

Thanks por ajudarem mais uma vez

« Última modificação: 16 de Junho de 2016, 13:08:58 por lindoerle »


Germano

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 264
Resposta #1 Online: 16 de Junho de 2016, 13:29:12
50mm 1.4 amigo.

Vlw


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #2 Online: 16 de Junho de 2016, 13:36:35
A 40mm é uma ótima lente, mas não trará um desfoque mais bonito. Na realidade até perderá um pouco em DOF, tanto pela distância focal menor quanto pela abertura menor.

O fato é que as cinquentinhas, tanto essa modelo II quanto a nova STM, são bem razoáveis comparadas ao seus preços. Então não há milagre: se quer algo melhor do que já tem, realmente precisará gastar mais.

A 50 f/1.4 é uma opção, mas como já possui uma 50mm, penso que a EF-S 60mm macro possa ser uma compra mais interessante, tanto pela DF um pouco maior, quanto por ser dedicada ao sistema e por oferecer a possibilidade de macros para detalhes no casamento (decoração, por exemplo, ou aqueles closes beeem fechados de parte do rosto, etc)... Ou ainda uma 85mm, que ficaria já como tele!
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


lindoerle

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 529
  • Sexo: Masculino
  • Viver feliz e fazer as pessoas felizes.
Resposta #3 Online: 16 de Junho de 2016, 13:39:00


lindoerle

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 529
  • Sexo: Masculino
  • Viver feliz e fazer as pessoas felizes.
Resposta #4 Online: 16 de Junho de 2016, 13:40:24
A 40mm é uma ótima lente, mas não trará um desfoque mais bonito. Na realidade até perderá um pouco em DOF, tanto pela distância focal menor quanto pela abertura menor.

O fato é que as cinquentinhas, tanto essa modelo II quanto a nova STM, são bem razoáveis comparadas ao seus preços. Então não há milagre: se quer algo melhor do que já tem, realmente precisará gastar mais.

A 50 f/1.4 é uma opção, mas como já possui uma 50mm, penso que a EF-S 60mm macro possa ser uma compra mais interessante, tanto pela DF um pouco maior, quanto por ser dedicada ao sistema e por oferecer a possibilidade de macros para detalhes no casamento (decoração, por exemplo, ou aqueles closes beeem fechados de parte do rosto, etc)... Ou ainda uma 85mm, que ficaria já como tele!



Muito obrigado amigo.

Respondeu muito mais que eu precisava e ainda tirou dúvidas que nem perguntei  :clap:  :worship:

Quem sabe, sabe e é por isso que é bom perguntar pra quem entende mais do assunto. Muito obrigado :) :ok:
« Última modificação: 16 de Junho de 2016, 13:48:25 por lindoerle »


lindoerle

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 529
  • Sexo: Masculino
  • Viver feliz e fazer as pessoas felizes.
Resposta #5 Online: 16 de Junho de 2016, 13:51:19
A 40mm é uma ótima lente, mas não trará um desfoque mais bonito. Na realidade até perderá um pouco em DOF, tanto pela distância focal menor quanto pela abertura menor.

O fato é que as cinquentinhas, tanto essa modelo II quanto a nova STM, são bem razoáveis comparadas ao seus preços. Então não há milagre: se quer algo melhor do que já tem, realmente precisará gastar mais.

A 50 f/1.4 é uma opção, mas como já possui uma 50mm, penso que a EF-S 60mm macro possa ser uma compra mais interessante, tanto pela DF um pouco maior, quanto por ser dedicada ao sistema e por oferecer a possibilidade de macros para detalhes no casamento (decoração, por exemplo, ou aqueles closes beeem fechados de parte do rosto, etc)... Ou ainda uma 85mm, que ficaria já como tele!

Só uma última pergunta amigo. A Canon 24mm ef-s f/2.8 STM se encaixa no meu ramo de atividade? Obrigado mais uma vez


hribeiro

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 16 de Junho de 2016, 14:52:32
Lindoerle,

Casamentos exigem o melhor do fotógrafo em conhecimento, arte e equipamento.
Vejo muitos profissionais de renome usarem 35mm 1.8 e 85mm 1.8 (ou ambas f/1.4).
Com essas duas distâncias focais é possível fazer praticamente tudo em casamento.
Claro que alguns também usam a 70-200 2.8. no lugar da 85mm mas é uma lente bem mais cara e pesada.

Se você quer qualidade  pode tentar vender sua 50mm e pegar as 35mm e 85mm.
Elas tem excelente qualidade e ótima respostas em desfoque.
Helvio

Nikon D750, Nikon D3100, Nikkor 18-105mm, Nikkor 18-35mm, Nikkor 24mm f/2.8, Nikkor 50mm f/1.8G, Nikkor 24-120mm ED f/4,  Nikkor 80-200mm f/2.8D ED - Speedlight SB-700, Oloong SP660II manual, Flash Agfa.
Canon AE-1. Canon 50mm 1.8, Rolleiflex T K8
www.flickr.com/helviosilva   https://500px.com/helviosilva


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #7 Online: 16 de Junho de 2016, 16:03:06
Bom, eu passei por essa troca e talvez possa compartilhar um pouco da minha experiência com elas, mas basicamente minha migração foi: 50mm 1.8II > 40mm 2.8 STM > 50mm 1.8 STM

No começo eu tive alguns problemas com a 50II. Ela até era rápida pra focar, mas era imprecisa e caçava muito o foco, fora que as fotos com aberturas maiores que 2.2 eram inúteis de tão ruins. Tinha que usar ela lá pra 2.8 pra ter uma nitidez bacana.

Troquei pela 40mm por questão dela ter uma nitidez excelente à partir já de 2.8, gostei bastante dela e gostei do campo de visão dela na minha cropada. Onde a 50mm ficava muito fechada, na 40mm cabia um pouquinho a mais de coisas. Acabei trocando ela pq usava muito pouco meu flash e precisava de lentes beeem claras, 2.8 estava sendo POUCO pra mim.

Quando peguei a 50 STM notei que ela é a mais lenta pra focar, mas é bem precisa. Não que ela seja LERDA, mas se vc tiver a chance de pegar na mão, por exemplo, uma 35mm 1.4L vc vai ver que a diferença na velocidade de foco delas é absurda. Mas nada que me prejudique, ela é bem certeira, não fica caçando o foco, só não é tão rápida como as lentes USM e ligeiramente mais lenta que a 40mm STM.

Entre as 3, eu ficaria com a 50 STM pela possibilidade de usar ela em 1.8 quando precisar. Além dela ser super barata, acho que é quase obrigatório ter uma na mochila.

Quanto à 50 1.4 não tenho como opinar, mas já li muita gente falando meio mal dela. Provavelmente ela deve focar bem rápido e tal, mas entre ela e a 50 1.8 STM, a não ser que vc precise de uma velocidade absurda de foco, eu diria que não vale a pena investir na 1.4 por questões de Custo X Benefício.

Abraços  ;) :ok:

Edit: Não sei qual é todo o seu setup de equipamentos, mas para casamentos eu te indicaria partir pra lentes mais abertas, principalmente por vc ter câmera crop. Eu passei pelo problema da Canon não ter uma lente BOA e BARATA que fosse aberta e que eu pudesse usar ela em FF também. Surgiu essa 24 STM que é literalmente a 40 STM só que mais aberta, então ela tem todas as qualidades da 40 como nitidez, foco, peso, tamanho... MAS se vc migrar pra FF (ou tiver um 2º corpo que seja FF) já era essa lente aí. O que eu fiz foi guardar grana e peguei a 30mm 1.4 ART da Sigma. Sem brincadeira, lentes mais abertas vc vai usar 90% do tempo em casamentos, vai ver que elas são mais desafiadoras pra compor e tudo mais, mas elas ajudam muito a vc sair da zona de conforto e procurar fazer fotos melhores. Eu recomendaria vc partir pra uma dessas, uma 35mm F/2 da Canon, 28mm 1.8 USM e tal.
« Última modificação: 16 de Junho de 2016, 16:07:24 por guizaunzin »
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #8 Online: 16 de Junho de 2016, 19:31:55
@guizaunzin
Fiz exatamente essas trocas e praticamente pelo mesmos motivos.

Eu acho jogar fora dinheiro comprar a canon 1.4.
Ela não é USM de verdade, é um micro usm que tem muito relato de defeito, o ganho otico comparada com a 1.8, se existir, é ínfimo.

O kit 24mm + 50mm STM é um kit otimo de fixas para apsc.
Seria quase a dupla 35 e 85 em FF.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


lindoerle

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 529
  • Sexo: Masculino
  • Viver feliz e fazer as pessoas felizes.
Resposta #9 Online: 17 de Junho de 2016, 07:58:31
Obrigado por me ajudarem gente.  :clap:
Não existe nada melhor que ouvir outras pessoas, pois elas são incríveis e cada uma sabe de uma coisa diferente.

Guizaunzin e vangelismm refleti sobre o que falaram e acredito que tenham razão, afinal com uma 40mm irei perder desfoque e é justamente o que não quero. Quero mais suave do que a que tenho e com um foco melhor.

Vale a pena a troca da 50mm ii pela 50mm STM?
Com a que tenho é impossível fotografar em 1.8, as fotos saem sem nitidez e o desfoque é bem duro.

Realmente pensamos se o autor do tópico tem créditos para fotografar casamentos, pois uma pergunta dessas não se faz, mas é ouvindo que melhoramos.

Segue algumas fotos dos últimos dois casamentos que fiz feitos com a 50mm ii, todas em f/2.8

1

2

3

4

5

6

7

8


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #10 Online: 17 de Junho de 2016, 09:48:49
Eu não só trocaria como troquei, só o motor STM já vale o upgrade.
Tenho usado ela em f/2 e estou bem satisfeito com a nitidez.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Leo P

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 292
Resposta #11 Online: 17 de Junho de 2016, 10:06:18
Vale a pena a troca da 50mm ii pela 50mm STM?
Com a que tenho é impossível fotografar em 1.8, as fotos saem sem nitidez e o desfoque é bem duro.
Olha, eu fiz essa troca e é difícil dizer se compensa. Eu esperava mais quanto à melhora do foco. Não vi diferença gritante tanto na precisão quanto na velocidade, apenas notei que é diferente (a antiga vai mais rápido num ponto, mas fica "caçando" um pouco antes de confirmar, já a nova é mais lenta inicialmente, mas não caça tanto). Talvez isso mude de corpo para corpo, mas na 5DmkII e na SL1 tive os mesmos resultados.
Não sei se a aparência melhor da nova reflete em durabilidade, afinal nenhuma das duas deram problema. Toda aberta, achei o bokeh bem parecido. Nas fotos mostradas (que ilustra ela um pouco mais fechada), acho que nas três primeiras daria um pouco de diferença (as "bolinhas" ficariam um pouco mais arredondadas, mas não muita coisa).
Acho que se não tiver nenhuma, compre a STM, pois é um pouco melhor e mais silenciosa. Mas no seu caso, que já tem a II, é difícil dizer.
« Última modificação: 17 de Junho de 2016, 10:07:42 por Leo P »


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #12 Online: 17 de Junho de 2016, 10:25:42
Eu diria que vale a troca sim por várias questões:

- Foco: ela não é tão rápida quanto a II, mas é mais precisa, acerta mais de primeira e não fica caçando.
- Bokeh: ela tem um diafragma com mais lâminas do que a II, então as bolinhas do bokeh ficam mais arredondadas e não aquele pentágono.
- Construção: convenhamos, a plastic fantastic faz juz ao nome, eu tinha um medo enorme dela quebrar ou desmontar. A STM é absurdamente melhor construída, baioneta de metal e etc...
- Qualidade ótica: aqui não teve muita mudança pra mim. Eu quase não uso ela mais aberta que F/2.2, mas acredito que em 1.8 ela deva ser ligeiramente melhor (mas ainda assim RUIM) em comparação com a II

 :ok:

@lindoerle, outra coisa que eu queria dizer mas já começa a ficar meio Off-topic, é pra vc não ficar se preocupando muito em fazer foto com fundo desfocado em casamentos. Eu estou começando a olhar de outra forma e agora quando eu olho fotos assim eu penso "Ah, legal, o cara tem uma tele/meia tele e tá usando em F/1.8" e não é isso que realmente importa, mas sim vc captar o que tá rolando, as emoções e tudo mais.

Fundo desfocado é um EFEITO e vc não pode deixar o EFEITO ser o mais importante da sua foto, ela tem que estar bem COMPOSTA, ter ILUMINAÇÃO legal e ter um MOMENTO, o EFEITO nunca pode se sobressair e ser o ponto mais importante da sua foto.
Ás vezes o MOMENTO pode estar acontecendo logo atrás dos noivos e se vc só tiver 1 dos planos em foco vc perde o sentido daquela foto. Por esse motivo eu estou começando a fotografar com minhas lentes mais fechadas, lá pra F/4, 5.6, 8... e por aí vai
« Última modificação: 17 de Junho de 2016, 10:32:20 por guizaunzin »
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


Fravin

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 550
    • www.instagram.com/fravin
Resposta #13 Online: 17 de Junho de 2016, 19:59:54
Quanto à 50 1.4 não tenho como opinar, mas já li muita gente falando meio mal dela. Provavelmente ela deve focar bem rápido e tal, mas entre ela e a 50 1.8 STM, a não ser que vc precise de uma velocidade absurda de foco, eu diria que não vale a pena investir na 1.4 por questões de Custo X Benefício.

Bom, as duas tem respostas bem diferentes. São objetivas completamente diferentes. Não é apenas uma diferença entre f1.8 e f1.4. Todo o conjunto ótico é diferente, e logo, os resultados são diferentes.
A 1.4 tem contraste e saturação muito bom, enquanto a 1.8 tem contraste abaixo da média e saturação muito suave. A nitidez de ambas apresenta resultados próximos no MTF, mas a 1.4 apresenta imagens mais saturadas e com ótimo contraste.

O motor da 1.4 é um USM, ultra rápido. Foco em um piscar de olho. A 1.8 STM é mais lenta. Lentidão em fotografia significa perder "o momento".

Se vale a diferença? Vale.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #14 Online: 17 de Junho de 2016, 20:24:57
Só por curiosidade, o digrama ótico das canons:


1.8


1.4


1,2
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs