Autor Tópico: Proporção de lentes usadas disponíveis a venda(Este tópico vai gerar polemica)  (Lida 1244 vezes)

ricardofleck

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 168
  • Sexo: Masculino
  • Viver é aprender.
    • Flickr Ricardo Fleck
    Olá. Comprei uma câmera Nikon D3100 a mais ou menos 1 ano. Desde antes de comprar a câmera acompanho o fórum e notei uma coisa, para cada lente Nikkor para venda deve haver no mínimo 10 lentes Canon para venda. Fica uma dúvida. Esta diferença é somente pelo valor das lentes Canon ou as lentes Nikkor são muito superiores que os Nikonzeiros não tem necessidade de tanta troca como os Canonzeiros?
   
Nikon D3100
AF-S 18-55 VR
SB-400


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Essa diferença, mesmo com o market share global de DSLR das duas sendo bem próximo (40% Canon, 35% Nikon), é por ter muito mais Canon que Nikon no mercado brasileiro. Não tem polemica nisso :ok:


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Exatamente o que o Lucas disse. No BR tem muito mais usuários de Canon do que de Nikon, provavelmente pelo posicionamento da marca, mais Marketing talvez...

Uma coisa que eu ouvi quando comecei a fotografar foi: escolha a marca que seus amigos ou conhecidos tiverem, aí fica mais fácil de vc comprar equip usado e pegar emprestado lentes e acessórios deles.

Então se a maioria tem Canon e seguirem ao pé da letra essa frase, acaba tendo AINDA MAIS Canon no mercado

Tem também a questão da leve baguncinha que são os corpos e lentes da Nikon que não tem AF. Confesso que no começo eu tinha pavor de acabar me ferrando e pegando um corpo e uma lente da Nikon que nenhum tivesse o raio do motor de foco, aí isso gerou um receio em relação à marca e medo de cair em ciladas pela minha falta de conhecimento.
« Última modificação: 16 de Junho de 2016, 16:18:24 por guizaunzin »
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Exatamente.

Reforço as duas respostas dos colegas: existem mais equipamento Canon no Brasil (e consequentemente aqui no forum, provavelmente) e também acaba havendo muito dessa escolha por uma marca ou outra baseada na sua rede de contatos para possíveis trocas de acessórios etc...

Também não há um padrão absoluto para algo mais caro da Canon ou da Nikon. Algumas lentes específicas custam mais em uma bandeira ou na outra.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


cgolden

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 108
  • Sexo: Masculino
Como já dito anteriormente, a quantidade de ofertas tem relação com a quantidade de equipamentos no mercado de trabalho. As câmeras, tanto de uma marca como de outra, tem as suas peculiaridades e seus adeptos. É a lei da oferta e procura. Quanto maior a oferta, menor o preço.


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Eu era usuário Nikon até 2011. Depois disso migrei para a Canon por ter vários colegas fiéis a marca, maior número de assistências técnicas no país e menor custo de manutenção. Tudo isso contribuiu na escolha.

E agora a loja da Canon está vendendo objetivas (com nota fiscal + garantia) pelo mesmo preço do Mercado Livre e região da av. Paulista. É o tipo de marketing que vai atrair muitos usuários.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Minha estimativa pelos Classificados daqui e no Facebook são de 1 equipamento/acessório Nikon para uns 4 Canon.

E parabéns à Canon por aparecer com algumas promoções relâmpagos na sua loja online.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


pedromartins021

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 882
  • Sexo: Masculino
O mesmo acontece com o mercado de motos; Tem 6 Hondas na rua pra 2 Yamahas e 2 de outras marcas, logo a manutencao fica mais barata e a facilidade de peças tambem...

Com Intel e AMD é a mesma coisa.

Com Canon e Nikon é a mesma coisa.

Não significa dizer que marca tal por ter menos representatividade seja pior, mas é como ja falaram... preços, pontos de venda e manutenção e atenção ao cliente fazem toda diferença.