Autor Tópico: Tentativa de Ensaio  (Lida 1170 vezes)

LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Online: 16 de Junho de 2016, 15:12:25
Boa tarde pessoal!

Primeiro tópico meu por aqui, então gostaria de me apresentar: meu nome é Leandro, e tenho uma paixão antiga por fotografia (como podem ver pela data de registro da minha conta aqui no fórum), na época comprei uma Superzoom e tirava algumas fotos, porém ela estragou e acabei me afastando desse mundo por algum tempo (anos na verdade  :D). Pois bem, recentemente comprei uma camera e estou, aos poucos, revivendo esta delícia de hobby que é fotografar.

A primeira vítima, como costuma ser de muitos, foi a namorada/esposa... fomos ao Beco do Batman, em São Paulo, e aproveitei para testar a D3200 e sua lente do kit para fazer alguns retratos.  :ok:

Críticas, como sempre, são bem-vindas. Editei no Lightroom. Assisti alguns tutoriais no YT e editei de acordo, espero não ter errado muito a mão.  :ponder:

Espero que gostem.











Fravin

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 550
    • www.instagram.com/fravin
Resposta #1 Online: 16 de Junho de 2016, 15:51:06
A primeira tem um enquadramento interessante.

Seria legal afastar mais a modelo do fundo e usar uma abertura maior para desfocar mais o fundo...


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #2 Online: 16 de Junho de 2016, 16:15:50
A primeira tem um enquadramento interessante.

Seria legal afastar mais a modelo do fundo e usar uma abertura maior para desfocar mais o fundo...

Obrigado pelo comentário, Fravin!

A abertura já estava no limite da lente 18-55mm, mas realmente acho que dava para ter afastado a modelo um pouco mais do fundo e desfocar mais o fundo.  :ok:


cgolden

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 108
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 16 de Junho de 2016, 16:37:53
Realmente, a lente do kit não permite utilizar uma abertura maior para desfocar o fundo. Neste caso, como já foi dito, o melhor seria afastar a modelo do fundo e utilizar a distância focal maior, no caso 55mm.
No mais, eu acho que as fotos ficaram bem nítidas e bem enquadradas.
Parabéns !!!


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #4 Online: 16 de Junho de 2016, 16:47:06
Realmente, a lente do kit não permite utilizar uma abertura maior para desfocar o fundo. Neste caso, como já foi dito, o melhor seria afastar a modelo do fundo e utilizar a distância focal maior, no caso 55mm.
No mais, eu acho que as fotos ficaram bem nítidas e bem enquadradas.
Parabéns !!!

Obrigado, cgolden! :ok:
 Neste caso também estava utilizando a maior distância focal que a lente permite. A lente do kit limita um pouco nestes aspectos, mas acho que ainda posso tirar um pouco mais dela antes de partir para outra.

Faltou afastar um pouco mais a modelo mesmo.  :clap:



guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #5 Online: 16 de Junho de 2016, 17:04:29
Ah, eu até gostei sim =)
Gostei das cores, gostei da pós que vc fez, eu só recomendaria ter feito enquadramentos levemente mais abertos nas fotos 1, 2 e 3.

Na 4ª foto faltou um MOMENTO. Ela está enquadrada na regrinha dos terços, a fotometria tá legal, a linha do horizonte tá tortinha (provavelmente pq vc não estava DE FRENTE pra parede, estava meio na diagonal) e incomoda um pouco, mas não está parecendo uma foto de ensaio e sim uma foto que a gente tira da patroa de frente pra um monumento quando estamos viajando pra alguma cidade  :hysterical:

Faltou um tchans nela, talvez uma pose mais interessante ou acontecendo alguma coisa  (tipo um cachorro passando na hora) ;)
« Última modificação: 16 de Junho de 2016, 17:05:19 por guizaunzin »
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


Fravin

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 550
    • www.instagram.com/fravin
Resposta #6 Online: 16 de Junho de 2016, 17:09:11
Ah, eu até gostei sim =)
Gostei das cores, gostei da pós que vc fez, eu só recomendaria ter feito enquadramentos levemente mais abertos nas fotos 1, 2 e 3.

Isso eu discordo. O mais interessante no retrato são os enquadramentos fechados, deixando em evidência a modelo. E o amigo conseguiu compor bem usando os espaços vazios em contra peso com a modelo.


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #7 Online: 16 de Junho de 2016, 17:27:11
Ah, eu até gostei sim =)
Gostei das cores, gostei da pós que vc fez, eu só recomendaria ter feito enquadramentos levemente mais abertos nas fotos 1, 2 e 3.

Na 4ª foto faltou um MOMENTO. Ela está enquadrada na regrinha dos terços, a fotometria tá legal, a linha do horizonte tá tortinha (provavelmente pq vc não estava DE FRENTE pra parede, estava meio na diagonal) e incomoda um pouco, mas não está parecendo uma foto de ensaio e sim uma foto que a gente tira da patroa de frente pra um monumento quando estamos viajando pra alguma cidade  :hysterical:

Faltou um tchans nela, talvez uma pose mais interessante ou acontecendo alguma coisa  (tipo um cachorro passando na hora) ;)

Obrigado pelos comentários,guizaunzin! :ok:

Quanto as primeiras, questão de gosto mesmo, prefiro elas assim mais fechadas, mas agradeço o comentário.
A quarta foto realmente, estava em uma posição não totalmente reta, por isso a linha está torta, deveria ter me atentado para isto. Quanto a questão de ser ensaio ou não, foi mais uma brincadeira no título do tópico mesmo do que intenção de fazê-lo  :D, por isso coloquei "tentativa". De fato, foi um passeio que fizemos ao beco do Batman onde aproveitei para fazer uns clicks e começar a conhecer a camera nova!  :ok:


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #8 Online: 16 de Junho de 2016, 18:00:16
Isso eu discordo. O mais interessante no retrato são os enquadramentos fechados, deixando em evidência a modelo. E o amigo conseguiu compor bem usando os espaços vazios em contra peso com a modelo.

Obrigado pelos comentários,guizaunzin! :ok:

Quanto as primeiras, questão de gosto mesmo, prefiro elas assim mais fechadas, mas agradeço o comentário.
A quarta foto realmente, estava em uma posição não totalmente reta, por isso a linha está torta, deveria ter me atentado para isto. Quanto a questão de ser ensaio ou não, foi mais uma brincadeira no título do tópico mesmo do que intenção de fazê-lo  :D, por isso coloquei "tentativa". De fato, foi um passeio que fizemos ao beco do Batman onde aproveitei para fazer uns clicks e começar a conhecer a camera nova!  :ok:

Ah sim, essa questão é muito de gosto pessoal mesmo. É que o meu gosto é de algo NÃO TÃO fechado assim  ;)
Mas é isso aí, continua assim pq tá ficando legal e vai absorvendo as dicas da galera e lembrando delas nas próximas oportunidades  :ok:
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


arthurbr

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 93
  • Sexo: Masculino
    • Flickr - Arthur Mendes
Resposta #9 Online: 16 de Junho de 2016, 19:12:20
No geral, gostei.

Se me permite dois pitacos:

1- A segunda foto me parece um pouco sem nitidez ou tremida ou o foco não está nos olhos, não sei bem. Pode postar o EXIF, por favor?

2 - Não é exatamente sobre técnica fotográfica, mas é sempre bom ficar atento a fiozinhos de cabelo desarrumados, como na primeira foto, ao lado da orelha direita dela.

Boas fotos!  :ok:
« Última modificação: 16 de Junho de 2016, 19:13:02 por arthurbr »


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #10 Online: 16 de Junho de 2016, 20:01:52
No geral, gostei.

Se me permite dois pitacos:

1- A segunda foto me parece um pouco sem nitidez ou tremida ou o foco não está nos olhos, não sei bem. Pode postar o EXIF, por favor?

2 - Não é exatamente sobre técnica fotográfica, mas é sempre bom ficar atento a fiozinhos de cabelo desarrumados, como na primeira foto, ao lado da orelha direita dela.

Boas fotos!  :ok:

arthurbr, não só permito como agradeço pelos "pitacos". Acredito ser este o intuito do fórum.  :ok:

Conferi o EXIF aqui, foi 55mm e 1/125s, portanto acho que o problema é o foco que não saiu 100% mesmo.
Boa a dica quanto ao cabelo, realmente não havia reparado e teria ficado melhor com ele arrumado.


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 16 de Junho de 2016, 21:45:20
Leandro, parabéns pelas fotos e pelo retorno a fotografia!!

Gostei das cores, da fotometria, etc... a foto 2 realmente me incomodou, como já citado, pelo foco ou tremor...

Outra coisa interessante é que Retrato = Enquadramento fechado + Desfoque > é apenas uma forma de pensar e uma linha de trabalho, mas não a única... no seu caso que está usando uma lente que não permite um desfoque tão intenso... uma saída interessante seria de seguir outra linha de raciocínio... retratos em grande angular, utilizando o cenário local como contexto... um pouco mais aberto que na primeira foto, mas mais fechado que na última... apenas mais um pitaco...
Abraços
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #12 Online: 16 de Junho de 2016, 23:30:25
Leandro, parabéns pelas fotos e pelo retorno a fotografia!!

Gostei das cores, da fotometria, etc... a foto 2 realmente me incomodou, como já citado, pelo foco ou tremor...

Outra coisa interessante é que Retrato = Enquadramento fechado + Desfoque > é apenas uma forma de pensar e uma linha de trabalho, mas não a única... no seu caso que está usando uma lente que não permite um desfoque tão intenso... uma saída interessante seria de seguir outra linha de raciocínio... retratos em grande angular, utilizando o cenário local como contexto... um pouco mais aberto que na primeira foto, mas mais fechado que na última... apenas mais um pitaco...
Abraços

Obrigado Ronaldo!!

Realmente a sequencia que postei seguiu a mesma ideia... a foto abaixo seria mais ou menos o que você quis dizer ?  :ponder:


Tirei mais algumas mais abertas, porém tive problema com foco, esta mesmo, acima, não está com o foco 100%.

Abraços


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 17 de Junho de 2016, 07:02:25
Leandro é por aí mesmo ! A idéia é explorar e aproveitar as possibilidades que o seu equipamento pode oferecer.
Aqui no fórum, na galeria de fotos, tem alguns exemplos de ensaios utilizando este conceito de explorar o ambiente nos retratos, acho que o trabalho do colega "Calebe", expressa bem este pensamento, dá uma olhada lá ele tem alguns ensaios na Galeria de Fotos, acho o trabalho dele e composições excelentes...

Abraços e boas fotos!
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 17 de Junho de 2016, 07:04:14
E como já citado pelos colegas acima, quando a idéia for um retrato bem fechado e fundo desfocado, com a 18-55... realmente a maneira de minimizar as limitações seria utilizar em 55mm e afastar a modelo do fundo.
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/