Autor Tópico: Wim Wenders falando de fotografia.  (Lida 814 vezes)

C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Online: 16 de Junho de 2016, 16:10:22
Ele eh famoso como cinegrafista mas ele tambem eh fotografo. Nesse filme ele fala sobre fotografia.
Video em Alemao com legenda em Ingles.

https://www.youtube.com/watch?v=4L7sq6Te0jg&feature=youtu.be

A parte que acho mais interessante eh a que ele fala de um de seus filmes, contando a historia de um fotografo contemporaneo.

Segundo Wenders, o personagem vive no mundo contemporanio rapido, mas ele ainda eh capas de perceber que ele vive rapido d+ e se apressa muito. Ele se acelera para fora de sua presenca e consequentemente perde o contato com sua propria presenca. E Wanders diz que isso se aplica demasiados fotografos hoje em dia. Que fica parado em frente a uma paisagem ou uma pessoa com sua camera, igual no passado. Mas ao mesmo tempo, em uma maneira esquisita, como se ele nao estivesse ali.

Hoje, segundo ele, fotografos nao precisam mais estar presente como costumase ver antigamente. Pq durante o ato de fotografar, o fotografo ja esta meio caminho pensando na pos producao e photoshop (Mas eu adiciono aqui tambem, pensando no Instagram, Facebook, Flicker, etc... Mas continuando com as palavras de Wenders), ja pensando em como manipular no pos producao, o que julga na hora de fotografar nao estar bom na foto.

Ele continua dizendo "Eu fiz experimentos com digital, incluindo fotografia, e no final das contas acabei passando para outros minhas cameras digitais. Pq eu nao sabia o que fazer com elas. Eu nao sabia o que fazer com aqueles equipamentos que faziam o tempo desaparecer".

Ele diz que para ele, o privilegio da fotografia esta distintivamente na possibilidade da obrigacao de estar aqui no mento. A estimativa do momento, no contentamento ao qual pode apenas acontecer se vc esperar.

Para ele, fotografia foi uma maneira de lhe dar com a transciencia da vida. Fotografia digital tem uma relacao diferente com a transciencia, tornando ela invisivel.

Fotografias sao mediadoras, mensageiras, tradutoras entre o visivel e o invisivel.






-------------------------------------
Tambem recomendo esse topico escondido no calabouco do forum (em respeito as regras de censura as imagens que contem nudes). Um documentario de 14min sobre Sally Mann. E uma das partes que acho mais interessante eh quando ela fala do acintente desejavel (pq boa fotografia nao significa resultados minuciosamente planejados e esperados).

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=120804.new#new