Autor Tópico: Vale a pena comprar camera DSLR "antiga"??  (Lida 8115 vezes)

de-sp

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
Online: 17 de Junho de 2016, 15:21:27
Olá galera.
Não sou fotografo nem pretendo seguir esta área profissionalmente.
Sou um hobbista entusiasta mas pobre dentro das minhas po$$ibilidades.

Tenho uma kodak Z990 que faço muita coisa boa, e ficarei com ela pelo seu super zoom.
Ja tive uma mirrorless Samsung NX MINI que era ótima, porem era impossível manter por conta de custo de lente (só uma 9-27mm pra ela era o preço de uma canon T5 nova completa..ehehe)

Porem sempre quis uma DSLR mas não tenho como bancar os preços das razoáveis.
Então que me vem a proposta.
Uma Canon EOS Ds 6041 (até onde sei é  300D).
Está com bateria, carregador, lente 18-55mm EF-S II (aparentemente pelas fotos sem fungos).
Não tenho como saber quantos clicks tem.

Valor R$270.

Acham que vale a pena pegar este modelo visto o preço (mesmo de baixo MP, esta tem 6,3, é raro ver uma camera dslr mesmo antiga a esse preço)??

a intenção é mas a qualidade de imagem mesmo.... um APS-C mesmo 6.3mp é outro nivel..ehehe
Um macro...algo assim. Se um dia achar uma objetiva com preço acessível... uns 200 a 300mm...quem sabe posso brincar mais..ehehe

Mas é basicamente isso..para um hobby, vocês acham que essa camera esta num preço bom pelo que pode me fornecer?

Abraços








« Última modificação: 17 de Junho de 2016, 15:23:07 por de-sp »


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #1 Online: 17 de Junho de 2016, 15:32:49
Durante o tempo que frequento o fórum, é a primeira vez que vejo essa câmera. Olha, se está funcionando é um bom preço sim. O problema é que se pifar alguma coisa, provavelmente não vai ter mais reposição de peças. Fora isso, uma boa oportunidade de dslr abaixo de 300 reais, já que só essa lente deve valer quase a metade disso.


palombasso

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 62
Resposta #2 Online: 17 de Junho de 2016, 16:46:19
Tenho impressão que essa câmera é de filme, não digital.

Edit: agora vi que é de 6mp. Na realidade a qualidade de imagem tem mais a ver com a geração do sensor do que diretamente com a quantidade de megapixels, mas pelo preço talvez seja uma boa até pra ver se gosta do estilo dslr

Sent from my Moto G (4) using Tapatalk
« Última modificação: 17 de Junho de 2016, 16:50:30 por palombasso »


Gilberto Benasse

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 788
Resposta #3 Online: 17 de Junho de 2016, 16:52:53
É digital, veja especificações: http://www.letsgodigital.org/en/camera/specification/437/show.html
e mais esse: http://www.dpreview.com/articles/1556848431/canoneos300d  este é mais completo, review de 2003, se precisar de bateria vai ser dificil encontrar.

« Última modificação: 17 de Junho de 2016, 16:56:31 por Gilberto Benasse »
Canon T5i + 18-55mm stm +50mm stm + 24mm stm +55-250mm
Nex 3 + Nex C3 + 18-55mm + adaptador ef-emount


miura

  • Trade Count: (2)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Resposta #4 Online: 17 de Junho de 2016, 17:02:10
É digital, veja especificações: http://www.letsgodigital.org/en/camera/specification/437/show.html
e mais esse: http://www.dpreview.com/articles/1556848431/canoneos300d  este é mais completo, review de 2003, se precisar de bateria vai ser dificil encontrar.


Eu acredito que essa bateria seja encontrada bem fácil. É uma BP511, mesma bateria das câmeras até a 50D ...


Gilberto Benasse

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 788
Resposta #5 Online: 17 de Junho de 2016, 17:10:58
Realmente tem muitas no mercadolivre, e serve para muitas cameras entre elas 5D até 50D e G1 a G6
Canon T5i + 18-55mm stm +50mm stm + 24mm stm +55-250mm
Nex 3 + Nex C3 + 18-55mm + adaptador ef-emount


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.729
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #6 Online: 17 de Junho de 2016, 17:51:05
Não conhecia, pelo que pesquisei essa dai é a Rebel original.
Foi a primeira DSLR a custar menos de mil dólares, 999,00 com a lente.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


de-sp

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
Resposta #7 Online: 17 de Junho de 2016, 18:06:08
entao galera...é digital sim...6.3MP APS-C.... segundo a pessoa está funcionando ok. Ela adquiriu um pequeno estudio com os itens dentro.
E bateria tem sim..até na china tem...ebay...e baratinha....20 reais as xingling...as "originais" são 70 reais..


de-sp

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 20 de Junho de 2016, 09:53:59
Mano, por esse preço, eu compraria. Não espere a mesma qualidade das DSLR atuais.

A 300d era uma ótima camera na sua época, se não me engano, usava o mesmo sensor da 10D, mas num corpo menorzinho. Em relação à 10d, ela tinha a vantagem de usar lentes EF e EF-S.

Comparando com as xxD, ela não é tão menor e mais capada quanto as Rebel atuais.

Eu fiz muito casamento com essa câmera, o ISO dela, se prepare, não é aquelas coisas não. 800 já é o limite do limite, rsrsrsrsrsr...

As baterias são fáceis de achar, não deve ser problema. Ruim mesmo, só se ela travar, aí pode ser que não ache peças.

Uma coisa que eu gostava nas 300D e 350D, era o displayzinho traseiro, muito bacana:


Boa sorte, se comprar, poste pra gente suas impressões!

Abraço.


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #10 Online: 20 de Junho de 2016, 10:46:06
Tem uma rebel lá em casa que minha irmã usa, já está na família a uns 10 anos :hysterical:

É uma camerazinha boa para economizar dinheiro e aprender a fotografar. Coloquei uma 18-55mm STM que deu um gás na qualidade de imagem e ensinei minha irmã a utilizar iluminação de janela para as fotos de produtos que estava vendendo. Está entregando resultados satisfatórios em jpeg.

Dá uma olhada no que ela faz sem conhecimento nenhum de fotografia:






Fravin

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 550
    • www.instagram.com/fravin
Resposta #11 Online: 20 de Junho de 2016, 12:13:24
Não acho que seja dificil de achar peças para reparo não... E o reparo deve ser beeeem barato.


de-sp

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
Resposta #12 Online: 21 de Junho de 2016, 20:39:59
Mano, por esse preço, eu compraria. Não espere a mesma qualidade das DSLR atuais.

A 300d era uma ótima camera na sua época, se não me engano, usava o mesmo sensor da 10D, mas num corpo menorzinho. Em relação à 10d, ela tinha a vantagem de usar lentes EF e EF-S.

Comparando com as xxD, ela não é tão menor e mais capada quanto as Rebel atuais.

Eu fiz muito casamento com essa câmera, o ISO dela, se prepare, não é aquelas coisas não. 800 já é o limite do limite, rsrsrsrsrsr...

As baterias são fáceis de achar, não deve ser problema. Ruim mesmo, só se ela travar, aí pode ser que não ache peças.

Uma coisa que eu gostava nas 300D e 350D, era o displayzinho traseiro, muito bacana:


Boa sorte, se comprar, poste pra gente suas impressões!

Abraço.

show cara... então... sei que não vai ter..mas com certeza um sensor 6.3 MP aps-c dá de 10x0 no sensor 1/2.3 da minha superzoom..kkkk
Mas a ideia é pra hobby mesmo. E tambem a mais proxima dela, com pouca coisa acima melhor, ja vai pra casa de 600/700 reais. Tipo uma Sony Alpha mesmo as mais baixas...alpha 100...200...

Por 250 acho que é quase impossivel achar algo melhor ou igual.

Isso sempre tiro no max em 400. Noturno com ela não é muito foco... pois noturno faço mais videos e ai uso a zoom mesmo pelo full hd.
Peças pelo que vi no ml da vida tem bastante com placa queimada..coisa assim..por 100 reais...acho que deve ainda durar uns anos peças por ae..ehehe
« Última modificação: 21 de Junho de 2016, 20:41:30 por de-sp »


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #13 Online: 21 de Junho de 2016, 21:20:35
Ela (e principalmente a irmão 350D) e a Nikon D50 eram meu sonho de consumo quando comecei a me interessar por fotografia.  :clap:

Por este preço e ainda com a lente do kit acho que é um ótimo negócio para iniciar com investimento muito baixo. Já vai dá pra se divertir muito com ela. Na época via muita gente tirando fotos fantásticas com ela, não vejo motivo para não ser possível replicar hoje em dia.  :ok:
E aquele visor na parte traseira era luxo d+ rsrs

No flickr ainda se acha fotos feita com ela, segue alguns exemplos:





« Última modificação: 21 de Junho de 2016, 21:31:43 por LeandroR »


Rafa_Meira

  • Trade Count: (2)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.221
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 21 de Junho de 2016, 23:37:45
Câmeras antigas não são estressantemente ruins em qualidade de imagem. Geralmente apresentam muito ruido em ISOs elevados, mas em ISOs baixo entregam fotos mto boas. Sensores CCDs antigos entregam cores muito bonitas, muitas vezes.

Pelo preço que vc pagou, valeu mto a pena.