Autor Tópico: O que é paisagem?  (Lida 2791 vezes)

Ryu

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 384
  • Sexo: Masculino
Online: 19 de Junho de 2016, 22:06:24
Ao ver o tópico de desafio coletivo com o tema "paisagens urbanas", deparei-me com excelentes imagens. Porém, fico com a impressão de que nem todas as imagens lá se encaixariam no conceito de "paisagem". O que vocês acham? Das fotos abaixo, as duas são paisagens?
[/url]https://flic.kr/p/e8CVYr]árvore[/url] by Fred Matos, no Flickr
Paisagem by Jose Sarmento, no Flickr


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.729
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #1 Online: 19 de Junho de 2016, 23:55:44
A segunda com certeza é.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #2 Online: 20 de Junho de 2016, 00:04:41
Deve ter uma definição descente para paisagem, mas a grosso modo ela não tem elemento principal. A primeira foto claramente é da árvore.

Paisagem é a segunda, porém longe de ser urbana


Cristiane Gellert

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 758
  • Sexo: Feminino
  • Amo fotografia! Simples assim! :)
    • Meu site!
Resposta #3 Online: 20 de Junho de 2016, 09:55:18
Citar
paisagem
pai.sa.gem
sf (fr paysage) 1 Extensão de território que se abrange num lance de vista. 2 Desenho, quadro que representa um lugar campestre. 3 Trecho literário de assunto campestre. 4 Inform Orientação de uma página ou pedaço de papel onde a borda mais longa é a horizontal.

Até o dicionário nos deixa confusos, afinal cidade não é um lugar campestre  :ponder:

Temos tendência a associar paisagem com natureza, mas há paisagens urbanas também.
Ou não? Bugou aqui...  :ponder:
Cristiane Gellert
"Fotografia, uma arte que nos envolve pela surpreendente forma de eternizar o que nosso olhar quer viver para sempre."

https://www.facebook.com/cristianegellert
Meu site: http://www.cristianegellert.com/


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.729
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #4 Online: 20 de Junho de 2016, 10:04:09
Até o dicionário nos deixa confusos, afinal cidade não é um lugar campestre  :ponder:

Temos tendência a associar paisagem com natureza, mas há paisagens urbanas também.
Ou não? Bugou aqui...  :ponder:

As definições do dicionario são independentes, afinal não existem lugar campestre numa folha de papel.
Achei que a definição 1 atende qualquer tipo de paisagem, urbana ou não:
"Extensão de território que se abrange num lance de vista."
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 20 de Junho de 2016, 10:23:33
O tema do desafio não é "Paisagens Urbanas", e não paisagem. Para mim, todas as fotos postadas se enquadram no tema.

O que é paisagem urbana??? Exemplos pela National Geographic, uma revista conceituada em fotografia:

http://photography.nationalgeographic.com/photography/photo-tips/urban-landscapes/#/grand-central-station_67543_600x450.jpg


Conhecimento importa mais que equipamento.


panet

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 602
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 20 de Junho de 2016, 10:49:39
   Um conceito funcional de Paisagem é "Espaço abarcado pela visão" subentendendo-se ausência de movimento ocular ou da cabeça. Não viria ao caso o que se está olhando.
   Um outro termo cognato, este de origem grega, é Panorama, de Pan -todo (a) e Horama - vista.
   E se permitem um pouco de humour noir, a foto da árvore seria uma paisagem... para um observador com glaucoma.
Dum senesco addisco


 Canon T3i - Nikon P900/p7800 - Canon G15/G16


felippe.rosa

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #7 Online: 20 de Junho de 2016, 11:29:25
Então. Juro que tive a mesma dúvida. Inclusive a foto que postei lá talvez nao fosse considerada como paisagem.... Mas segui o conceito de angulo aberto, ainda que nao mostrasse a cidade com o horizonte clássico que se considera uma paisagem. Alias, eu quase coloquei uma foto de paisagem tirada em orientação de retrato. Mas dai eu buggei também.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.729
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #8 Online: 20 de Junho de 2016, 11:36:04
Então. Juro que tive a mesma dúvida. Inclusive a foto que postei lá talvez nao fosse considerada como paisagem.... Mas segui o conceito de angulo aberto, ainda que nao mostrasse a cidade com o horizonte clássico que se considera uma paisagem. Alias, eu quase coloquei uma foto de paisagem tirada em orientação de retrato. Mas dai eu buggei também.



Tem como dizer que não é paisagem?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


felippe.rosa

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #9 Online: 20 de Junho de 2016, 12:12:22
Minha foto nao era nesse nível.... Alias, nem perto disso


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.729
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #10 Online: 20 de Junho de 2016, 13:32:11
Mas o formato retrato não impede de ser paisagem.
Nem retrato no formato paisagem n é paisagem.
 :hysterical:
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 20 de Junho de 2016, 14:55:21
Em inglês existem os termos Landscape e Cityscape (ou Urban Landscape) para diferenciar as duas situações, uma se referindo ao campo, e outra à cidade.

Em português a complementação do termo "Paisagem" com a palavra "Urbana", serve para especificar, no campo das artes visuais, que se trata de representação dos aspectos físicos de uma cidade ou área urbana.


Nos exemplos da Nat Geo:
http://photography.nationalgeographic.com/photography/photo-tips/urban-landscapes/#/mid-level-manhattan_67547_600x450.jpg[/url]

Mas vejam, nos exemplos colocados pela NatGeo, que não precisa ser exatamente uma cena ao ar livre com perspectiva e horizonte, basta ser uma cena urbana, como a foto dentro da Central Station, ou a foto do táxi amarelo na High Line (Yellow Cab, High Line) que são cenas mais difíceis de compreender como sendo uma Paisagem urbana.









Editado:
Confesso que, apesar de ter entendimento pessoal sobre o significado de "Paisagem Urbana", na enquete (para não levar ao extremo), eu tive a preocupação de colocar uma foto que não permitisse a duvida, evitando assim diferenças no entendimento com os colegas do fórum. Por isso escolhi algo que pudesse ser facilmente reconhecido como tal.

Mas entendo que existe uma linha muito tênue, para a diferenciação das duas coisas, como por exemplo uma cena urbana qualquer ou uma foto de "street", e uma outra que pudesse ser reconhecida como paisagem urbana.
« Última modificação: 20 de Junho de 2016, 15:09:26 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


thiagomb

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 426
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 20 de Junho de 2016, 16:48:49
Em inglês existem os termos Landscape e Cityscape (ou Urban Landscape) para diferenciar as duas situações, uma se referindo ao campo, e outra à cidade.

Em português a complementação do termo "Paisagem" com a palavra "Urbana", serve para especificar, no campo das artes visuais, que se trata de representação dos aspectos físicos de uma cidade ou área urbana.

Mas vejam, nos exemplos colocados pela NatGeo, que não precisa ser exatamente uma cena ao ar livre com perspectiva e horizonte, basta ser uma cena urbana, como a foto dentro da Central Station, ou a foto do táxi amarelo na High Line (Yellow Cab, High Line) que são cenas mais difíceis de compreender como sendo uma Paisagem urbana.

Mas entendo que existe uma linha muito tênue, para a diferenciação das duas coisas, como por exemplo uma cena urbana qualquer ou uma foto de "street", e uma outra que pudesse ser reconhecida como paisagem urbana.

É isso aí!  :clap:


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #13 Online: 20 de Junho de 2016, 17:25:54
Pois é... quando penso em paisagem, me vem à mente imediatamente uma imagem com amplo campo de visão, sem um objeto âncora muito definido. Mas acredito que tenha que parar de criar esses conceitos meio quadrados sobre a fotografia. Pois realmente, ao pesquisar o assunto, vi várias fotos de paisagens com pessoas, casas, objetos, etc.. 


Ryu

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 384
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 20 de Junho de 2016, 17:56:11
Pois é!
Como quase tudo em arte, na resposta sobre "o que é paisagem", há uma zona cinzenta que fica difícil definir se a imagem em questão é ou não paisagem. Temos facilidade em definir os extremos.
Mas se a gente conseguisse chegar num ponto mais ou menos pacífico sobre o que é uma paisagem "natural" (landscape), talvez, por analogia, pudéssemos chegar num consenso, ainda que limitado, sobre o que é uma paisagem urbana (cityscape).
Confesso que muitas fotos da National Geographic, pra mim, não são paisagem urbana.
   Um conceito funcional de Paisagem é "Espaço abarcado pela visão" subentendendo-se ausência de movimento ocular ou da cabeça. Não viria ao caso o que se está olhando.
Gosto desse conceito. Acho que é mais ou menos por aí.

Existe também o "bodyscape", ou, sei lá, "paisagem corporal". O que faria com que uma imagem do corpo, ou de parte dele, se transformasse em "paisagem"?