Autor Tópico: Helios 58mm X Canon 50mm 1.8  (Lida 1533 vezes)

Gilberto Benasse

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 788
Online: 20 de Junho de 2016, 11:25:56
Olá pessoal, hoje fui ver preços de lente e vi que a Helio m44 está a preço de banana. Dizem que ela é muito boa.Eu tenho a 50mm 1.8 II da Canon.
Comparando as 2, eu teria algum ganho ou seria mais do mesmo?
Canon T5i + 18-55mm stm +50mm stm + 24mm stm +55-250mm
Nex 3 + Nex C3 + 18-55mm + adaptador ef-emount


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 20 de Junho de 2016, 11:51:51
Olá Gilberto, vou dar o meu pitaco !!!

1- A Helios é clássica para quem quer uma lente manual, são excelentes, quando usava não perdia em nada em nitidez, para as modernas e ainda em determinadas condições tem um desfoque circular belíssimo.

2- Não acho uma comparação válida: Helios x 50mm 1.8, explico: não há como mensurar o prazer em "degustar" uma lente antiga, o foco manual, o controle de diafragma no corpo da lente, uma certa nostalgia e depois a constatação do quanto estas lentes são capazes !

3- Veja que tudo depende do momento que você está vivendo e o quanto estas características que citei, são qualidades ou defeitos para você. Eu estive durante uns 3 anos na onda das manuais + mirrorless... era pura emoção, alegria e o foco manual não era visto por mim como defeito, mas sim como uma qualidade.

4- Hoje estou em outra fase... e não tenho paciência com as manuais, me incomoda o foco manual, problemas de coating, flare, não me adaptei a usar em DSRL e na mirrorless Fuji... gosto tanto das lentes nativas primes, que não animei com as manuais.

5- Respondendo a sua pergunta - vi que tem uma NEX - vai fundo, compra uma Helios e um adaptador M42 para a NEX, acho que a experiência é super válida e no mínimo vai te acrescentar conhecimento.... e depois nem todos tem a mesma experiência que tive de voltar para as AF... muitos se adaptam bem e mantém o prazer pelas manuais usando isoladamente ou em paralelo com lentes AF.

Abraços e boas fotos.
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/


Gilberto Benasse

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 788
Resposta #2 Online: 20 de Junho de 2016, 12:02:02
Essa é a idéia, na NEX .... a comparação com a canon foi pelas caracteristicas proximas de abertura e DF.
Uma pena a Sony ter descontinuado essa série mais acessível, particularmente acho melhor que a Canon. Só prá constar  a camera + a lente está abaixo de R$ 150,00.
Canon T5i + 18-55mm stm +50mm stm + 24mm stm +55-250mm
Nex 3 + Nex C3 + 18-55mm + adaptador ef-emount


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #3 Online: 20 de Junho de 2016, 14:45:28
Concordo com o Ronaldo. Acho as manuais bem legais mas depende muito de como e onde pretende usa-las.

São muito bacanas quando se tem tempo durante a foto. Péssimas quando não se tem, pois por melhor que seja o sistema de peaking, é um saco ter que ajustar o foco em abertura máxima e depois disso ajustar a abertura. Funciona bem para paisagens, macros mas atrapalha mais do que ajuda em fotos de viagens, por exemplo.

Uma H-44 é sempre um bom investimento, pois é muito barata. Compre sem medo.


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 21 de Junho de 2016, 09:19:56
Eu já tive uma 44-6 que usava pra ensaios com minha XTi, na época não tinha lentes boas, era a Helios e a 18-55. Me arrependo até hoje de ter vendido a Helios mimosa :(
Hoje eu tenho uma 50mm II e comparando algumas imagens atuais e as antigas feitas com a Helios elas sempre se sobressaem, a nitidez daquela lente de 30 anos é absurda mesmo toda aberta, aqueles contraluz com aquela névoa sem precisar de pós pra isso, um defeito que vira característica, sem falar aquele bokeh. Tanto que há algum tempo arrematei uma 44M meio judiadinha e ela rendeu ótimas fotos na 5D, pena que me roubaram ela junto com uma Zenit de coleção que tinha antes mesmo de fazer umas 20 fotos com ela.
Comparando qualidade de imagem as duas se equiparam, eu acho Helios mais nítida que a 50mm, já o controle de flare da 50mm é melhor que a Helios e assim vai...eu gosto do ar "antigo" que uma Helios dá à foto. Se tem tempo pra focar é uma ótima lente, para ensaios eu me virava bem, agora em eventos não dava pra arriscar perder alguma foto por achar que estava focado e  :doh:
Acabei de comprar outra lente manual, esperando chegar pra testar, uma Nikon E 100mm 2.8, vamos ver o que dá. :ok:
Se comprar uma Helios vai se apaixonar pelas fotos. :wub:
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


Rodrigo Pereira

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.378
  • Sexo: Masculino
  • 500px.com/roddhp
    • ROD Fotografia
Resposta #5 Online: 29 de Junho de 2016, 14:04:33
Amigo, dá uma olhada nesse tópico:

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=118667.0

Veja as últimas fotos!
Sou suspeito pra falar da Helios!  :wub: