Autor Tópico: Dúvida sobre lentes telefoto  (Lida 1427 vezes)

fl_c

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 25
Online: 27 de Junho de 2016, 12:44:03
Boa tarde a todos.
Estou com uma dúvida a respeito de lentes telefoto e o alcance dessas lentes. Não sei se vou conseguir me expressar direito...Recentemente comprei na promoção da Canon a EF 70-300MM F/4-5.6 IS USM e por azar a mesma não tem em estoque e sem previsão de chegar. Liguei na Canon e eles me disseram que posso trocar por outro produto, enfim.
Como vou viajar no final do ano para o Alasca, queria uma tele para fotos a distância. A princípio a lente que mais caberia no meu orçamento são essas 2:
EF 70-200MM F/4L USM
EF 70-200MM F/4L IS USM
Para ambas tenho a possibilidade de acoplar o extensor EF 1.4X III.
A minha dúvida é se o zoom dessas lentes vai me permitir uma boa aproximação. Existe alguma relação entre a distância focal e o quanto ela se aproxima de um objeto? Por exemplo, se eu estiver a 100m de um urso, o quanto a lente vai conseguir se aproximar no meu objeto?
À propósito tenho uma full frame, a 6D com a lente que veio no kit 24-105.
Se alguém puder opinar eu agradeço.
« Última modificação: 27 de Junho de 2016, 12:45:06 por fl_c »


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 27 de Junho de 2016, 13:10:55
Para tentar ajudá-lo na opção, este leão aí embaixo estava a cerca de 150m de distância e foi fotografado com uma Sony 55-210 (mais ou menos uma 80-300 FF-equivalentes).

Nesses passeios com vida selvagem, em minha opinião, vc deve tentar fotografar o animal no contexto mais amplo: se quiser fotografar a face do animal enchendo o quadro, vc iria precisar de uma tele superlonga (e cara...). Portanto, fotografar com uma 300mm (sua 70-200 c/ TC 1.4) bem estabilizada (e com veloc de obturador mais alta) permite cropar e obter fotos mais próximas com qualidade aceitável para ampliações até A3.

Respondendo, em resumo, em minha opinião, a mais longa e mais estabilizada possível: a IS com TC 1.4.



Após o crop:



« Última modificação: 27 de Junho de 2016, 13:12:36 por efilho »


fl_c

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 25
Resposta #2 Online: 27 de Junho de 2016, 14:08:51

Respondendo, em resumo, em minha opinião, a mais longa e mais estabilizada possível: a IS com TC 1.4.


Obrigado. Você quem fez as fotos? Parabéns...

Ou seja, com a 70-200mm e o extensor de 1.4X eu estaria bem servido? Você disse tudo, uma tele com alcance é um absurdo de caro...só para profissionais mesmo que não é o meu caso.


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 27 de Junho de 2016, 14:48:48
Obrigado. Você quem fez as fotos? Parabéns...

Ou seja, com a 70-200mm e o extensor de 1.4X eu estaria bem servido? Você disse tudo, uma tele com alcance é um absurdo de caro...só para profissionais mesmo que não é o meu caso.

Obrigado, mas fotos desse lugares diferentes sempre ficam boas, se vc prestar atenção no contexto e nas regulagens da câmera, pois a "emoção do momento" pode fazer vc deixar algum ajuste errado para a situação...

Sem dúvidas a 70-200 IS seria ótima para isso, se o bicho estiver mais perto: mais longe deixe o TC nela. Tem um site de fotógrafos da África do Sul que recomenda exatamente a 70-200 para visitantes, pelo fato de o turista não ter a disponibilidade do profissional que fica acampado dias com uma supertele, esperando o melhor momento para fotografar, e precisar da flexibilidade dessa lente. Qualidade na foto, evitando usando RAW+JPEG e tentando manter a lente bem estável para poder cropar mais tarde, se desejar. Se usar tripé, desative o IS. :ok:
« Última modificação: 27 de Junho de 2016, 14:51:32 por efilho »


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #4 Online: 27 de Junho de 2016, 15:00:30
Qualidade na foto, evitando usando RAW+JPEG

Por curiosidade, por quê? Velocidade de gravação?


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 27 de Junho de 2016, 15:05:57
Por curiosidade, por quê? Velocidade de gravação?

Não, Felipe, eu errei o texto: quis dizer "evitar usar só JPEG"... :)
« Última modificação: 27 de Junho de 2016, 15:07:01 por efilho »


fl_c

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 25
Resposta #6 Online: 28 de Junho de 2016, 12:57:48
Tem um site de fotógrafos da África do Sul que recomenda exatamente a 70-200 para visitantes...

Obrigado. Você sabe me informar qual é o site para eu dar uma olhada?
Abs.


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 28 de Junho de 2016, 13:28:45
Obrigado. Você sabe me informar qual é o site para eu dar uma olhada?

Eu não consegui achá-lo agora, mas o sujeito dizia justamente que a 70-200 era a tele ideal para o turista na África do Sul, pois não era tão cara e, onde se estivesse um pouco longe para encher a tela com a cara/corpo do bicho, ele sempre podia privilegiar a cena completa e não apenas o animal...

Depois de minha viagem à África do Sul (folga do trabalho por lá entrei numa excursão), eu me convenci que a melhor lente para um corpo só era a 28-300 ou algo parecido (fotos durante o dia claro), pois em um momento vc está longe do animal, daqui a pouco ele está ao seu lado!!! Naquela poeirada trocar da 16-50 para a 55-210 na NEX-6 era um inferno, e perdi boas fotos... Ou 2 corpos, ou superzoom, ficou a lição...  :)


Eis um vídeo também interessante:

https://youtu.be/1TOCL63E6PY


Fabiosantos25

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 324
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #8 Online: 28 de Junho de 2016, 17:22:47
Pelo mesmo valor em torno de mil e poucos dolares tem como opção a Tanrom 150-600mm (5000 reais no ML) e o modelo contemporary da sigma 150-600mm (Tb 5000 no ML). Existe um modelo sport da mesma lente (construção mais robusta) por 2000 dólares (ou 9000 no ML). Se quiser uma lente longa de custo mais baixo e com boas avaliações essa também seria uma opção a considerar.
5D IV e alguns vidros