Autor Tópico: Compra no Paraguai  (Lida 9945 vezes)

Fábio Secioso

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.097
    • https://www.flickr.com/photos/fsecioso/
Resposta #15 Online: 21 de Junho de 2016, 17:10:30
O problema é que a regra fala em natureza da viagem.
Então entrar com uma câmera comprada lá e voltar no mesmo dia pode ocorrer taxação segundo o que eu pesquisei.

Retirei o texto abaixo do seguinte site: http://comprasnafronteira.com/receita-federal-orientacoes-sobre-compras-de-brasileiros-no-uruguai/

"8- Máquinas fotográficas, relógios de pulso, telefones celulares, etc, podem ser considerados compatíveis com as circunstâncias da viagem no caso de viajante que permaneça no exterior apenas um dia?
Não. Nessas circunstâncias, muito comuns nas fronteiras terrestres, quando viajantes dirigem-se ao exterior exclusivamente para efetuar compras, apenas são considerados compatíveis com as circunstâncias da viagem, para efeito de enquadramento como bem de uso ou consumo pessoal, o vestuário e o material de higiene e toucador necessários ao uso do viajante durante o período."

Ou seja, entrar, comprar a câmera e voltar no mesmo dia invalida a isenção de bens de uso pessoal.
D5500 - AF-P 18-55mm || Sigma 100-400 C
Fujifilm - X-T3 16-80mm f4 || Samyang 12mm f2
https://www.flickr.com/photos/fsecioso/
https://www.instagram.com/fabiosecioso/


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 21 de Junho de 2016, 17:16:31
Mas peraí... não estou querendo ser fora da lei. Não estou tentando burlar nada. Não tenho direito a portar uma câmera???

Teve um papo aqui há algum tempo, Helena, onde pessoas realmente se aborreceram na aduana, acho que até em posto de estrada. Coisa bem chata, mas parece que a abordagem da Receita é diferente da realizada pelos fiscais de aeroportos para voos internacionais... Se bem me lembro, teve gente que foi com a sua própria câmera e na volta de PY foi questionada da origem...  :shock:


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #17 Online: 21 de Junho de 2016, 17:26:48
O problema é que a regra fala em natureza da viagem.
Então entrar com uma câmera comprada lá e voltar no mesmo dia pode ocorrer taxação segundo o que eu pesquisei.

Retirei o texto abaixo do seguinte site: http://comprasnafronteira.com/receita-federal-orientacoes-sobre-compras-de-brasileiros-no-uruguai/

"8- Máquinas fotográficas, relógios de pulso, telefones celulares, etc, podem ser considerados compatíveis com as circunstâncias da viagem no caso de viajante que permaneça no exterior apenas um dia?
Não. Nessas circunstâncias, muito comuns nas fronteiras terrestres, quando viajantes dirigem-se ao exterior exclusivamente para efetuar compras, apenas são considerados compatíveis com as circunstâncias da viagem, para efeito de enquadramento como bem de uso ou consumo pessoal, o vestuário e o material de higiene e toucador necessários ao uso do viajante durante o período."

Ou seja, entrar, comprar a câmera e voltar no mesmo dia invalida a isenção de bens de uso pessoal.

Teve um papo aqui há algum tempo, Helena, onde pessoas realmente se aborreceram na aduana, acho que até em posto de estrada. Coisa bem chata, mas parece que a abordagem da Receita é diferente da realizada pelos fiscais de aeroportos para voos internacionais... Se bem me lembro, teve gente que foi com a sua própria câmera e na volta de PY foi questionada da origem...  :shock:

Aaah, ok, ok então. Agora ficou claro. Nesse caso, é realmente melhor não fazer isso.
Agradeço demais aí, galera! VAleu, valeu!!


jefersonperrot

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 710
  • Sexo: Masculino
  • Tudo posso naquele que me fortalece - Fp 4:13
Resposta #18 Online: 22 de Junho de 2016, 09:23:33
Helena, não sei se te ajuda, mas veja essa matéria
http://www.campograndenews.com.br/economia/com-descontos-de-ate-40-promocao-dolar-congelado-comeca-hoje

Um amigo que é diretor de marketing de uma faculdade em Pedro Juan Caballero acabou de postar.
Canon


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #19 Online: 22 de Junho de 2016, 09:36:28
Helena, não sei se te ajuda, mas veja essa matéria
http://www.campograndenews.com.br/economia/com-descontos-de-ate-40-promocao-dolar-congelado-comeca-hoje

Um amigo que é diretor de marketing de uma faculdade em Pedro Juan Caballero acabou de postar.

Pois é, é pra esse lugar aí mesmo que eu iria. Mas já fiquei com medo, parece que há muita ignorância por parte dessa polícia aí do Paraguai. Começo a pensar que minha vida vale mais que comprar num preço bom.


jefersonperrot

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 710
  • Sexo: Masculino
  • Tudo posso naquele que me fortalece - Fp 4:13
Resposta #20 Online: 22 de Junho de 2016, 10:19:13
Pois é, é pra esse lugar aí mesmo que eu iria. Mas já fiquei com medo, parece que há muita ignorância por parte dessa polícia aí do Paraguai. Começo a pensar que minha vida vale mais que comprar num preço bom.

É, eu já fui algumas vezes e já trouxe alguns equipamentos de Guaíra, que embora tb seja PY, aparentemente é mais tranquilo. Nunca tive problemas.

Eu sempre vou com carro pequeno e tento voltar na hora do almoço (pq sempre tem menor fiscalização na barreira), além disso sempre passo com os vidros do carro abertos e conversando normalmente. :D

Parece que os fiscais sentem o cheiro do medo kkkk
Canon


adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Resposta #21 Online: 22 de Junho de 2016, 22:50:58
Bem, em fevereiro quando cotava preços para comprar meu equipamento, soube da Monte Carlo. Adicionei no facebook e no skype. Também fiz cotação por email. As atendentes me informaram que cobram 20% do valor da compra para entregas no Brasil.
Mas o que aconteceu foi que acabei encontrando as lentes a um preço mais em conta aqui mesmo. Outra coisa me tirou incentivo foi a demora dos atendentes a responderem. Teve um que só respondeu depois que eu já havia comprado aqui.
A não ser que você queira mesmo fazer um turismo, já considerou cotar com aqueles vendedores clássicos daqui, tipo o Nelson Nakamura, Lucas Lapa, etc?

16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #22 Online: 23 de Junho de 2016, 06:34:16
Acho que não compensa correr risco para economizar algumas migalhas.

Outra coisa, os fiscais paraguaio e brasileiro não são trouxas, a internet já chegou até eles, tópicos como estes que ensinam o passo a passo de como tentar burlar a fiscalização é um prato cheio para o serviço de inteligência desses caras .... eles só tem a agradecer vocês.
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #23 Online: 23 de Junho de 2016, 08:37:03
Já desisti. Não vou correr riscos desnecessários. O que faria valer na minha visão, seria o direito de portar uma câmera com lente. Mas já que nessa situação isso não é considerado, não farei essa jogada.
Agradeço a todos!!


Oliberal

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.621
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 23 de Junho de 2016, 09:04:02
Paraguai já fui nos 03...Ciudad del Leste 01 vez...e nunca mais (acho um inferno e perigoso)...Salto del Guayra dezenas de vezes (eu morava em Umuarama né...kkk)  tranquilo vc vai de carro entra de carro....Juan Caballero fui umas 6 vezes..ia dar aula de pós em Ponta Porã é a mais interessante pela fronteira seca...e tbém é tranquilo, mas é disparado a mais cara. Salto del Guayra é mais caro que Ciudad del Leste...mas não é tão grande a diferença....creio que em média 5% a mais.  Das 03 opções recomendo Salto, mas com esse dólar e com a receita tem que pensar bem. Vale pra coisas mais baratas...acessórios fotográficos e tal...bebidas e outras coisitas, mas na média tem que pesar mesmo se tá compensando.
Site:   http://www.flickr.com/photos/ulysalis/

Olympus OM-D E-M1  - Lentes digitais M4/3:   M. Zuiko 12-40mm F2.8  /  M.Zuiko 12-50mm  /  M.Zuiko 40-150mm  /  M.Zuiko 75-300mm  /  M.Zuiko 45mm F1.8  /  Panasonic/Leica Summilux 25mm F1.4  / Panasonic 14mm f/2.5  /  Sigma 19mm F/2.8   -  Lente analógica: OM Olympus 50mm f/1.8


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.818
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 28 de Junho de 2016, 23:38:17
Mas peraí... não estou querendo ser fora da lei. Não estou tentando burlar nada. Não tenho direito a portar uma câmera???

O problema é que a regra fala em natureza da viagem.
Então entrar com uma câmera comprada lá e voltar no mesmo dia pode ocorrer taxação segundo o que eu pesquisei.

Retirei o texto abaixo do seguinte site: http://comprasnafronteira.com/receita-federal-orientacoes-sobre-compras-de-brasileiros-no-uruguai/

"8- Máquinas fotográficas, relógios de pulso, telefones celulares, etc, podem ser considerados compatíveis com as circunstâncias da viagem no caso de viajante que permaneça no exterior apenas um dia?
Não. Nessas circunstâncias, muito comuns nas fronteiras terrestres, quando viajantes dirigem-se ao exterior exclusivamente para efetuar compras, apenas são considerados compatíveis com as circunstâncias da viagem, para efeito de enquadramento como bem de uso ou consumo pessoal, o vestuário e o material de higiene e toucador necessários ao uso do viajante durante o período."

Ou seja, entrar, comprar a câmera e voltar no mesmo dia invalida a isenção de bens de uso pessoal.

Helena, foi isso que eu quis dizer :D :D

Como ninguém vai passear em Ciudad del Este, quando a pessoa vai argumentar que levou a câmera pra passear la, os agentes vão rir. E vão apreender tudo, rsrsrsrs...

Por isso citei que é mais bonito tentar passar suave. Não quis insinuar que vc fosse uma contraventora, rsrsrsrs

Abraço.

É, eu já fui algumas vezes e já trouxe alguns equipamentos de Guaíra, que embora tb seja PY, aparentemente é mais tranquilo. Nunca tive problemas.

Eu sempre vou com carro pequeno e tento voltar na hora do almoço (pq sempre tem menor fiscalização na barreira), além disso sempre passo com os vidros do carro abertos e conversando normalmente. :D

Parece que os fiscais sentem o cheiro do medo kkkk

Muambeiro!  :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Um outro horário bom pra se atravessar é entre 18~19h.
E na estrada a noite tbm é suave. Com chuva ou frio, melhor ainda.


jefersonperrot

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 710
  • Sexo: Masculino
  • Tudo posso naquele que me fortalece - Fp 4:13
Resposta #26 Online: 29 de Junho de 2016, 08:48:16
Muambeiro!  :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Um outro horário bom pra se atravessar é entre 18~19h.
E na estrada a noite tbm é suave. Com chuva ou frio, melhor ainda.

:assobi: :assobi: :assobi: :assobi:
Canon


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #27 Online: 29 de Junho de 2016, 08:52:39
Helena, foi isso que eu quis dizer :D :D

Como ninguém vai passear em Ciudad del Este, quando a pessoa vai argumentar que levou a câmera pra passear la, os agentes vão rir. E vão apreender tudo, rsrsrsrs...

Por isso citei que é mais bonito tentar passar suave. Não quis insinuar que vc fosse uma contraventora, rsrsrsrs

Abraço.

Muambeiro!  :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Um outro horário bom pra se atravessar é entre 18~19h.
E na estrada a noite tbm é suave. Com chuva ou frio, melhor ainda.

E a única ação possível é a apreensão? Não existe regularização?


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #28 Online: 29 de Junho de 2016, 08:58:51
E a única ação possível é a apreensão? Não existe regularização?

paga 100% de imposto, não?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


efilho

  • Trade Count: (23)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.788
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 29 de Junho de 2016, 09:41:56
E a única ação possível é a apreensão? Não existe regularização?

Claro, vc apresenta o produto no posto da Receita com a nota fiscal e paga a taxa de importação (50%). Sempre que sair do Brasil deixa tudo junto para apresentar na volta, caso peçam. Só apreende se vc tentar passar, for questionada e se recusar pagar 50% de imposto e 50% de multa. Não arrancam de sua mão e pronto. Tudo depende de sua atitude.

"Por fronteiras terrestres, fluviais ou lacustres, o limite para cada pessoa é de US$ 300 em compras por pessoa sem pagar nenhum imposto, o valor excedente possui cobrança de 50% em impostos de importação."

http://idg.receita.fazenda.gov.br/orientacao/aduaneira/viagens-internacionais/guia-do-viajante/entrada-no-brasil/bens-a-declarar-tributacao-e-calculo-do-imposto
« Última modificação: 29 de Junho de 2016, 09:43:19 por efilho »