Autor Tópico: Qual tripé comprar?  (Lida 4156 vezes)

João Farah

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
  • Sexo: Masculino
    • João Farah -Portifólio (EM CONSTRUÇÃO)
Online: 06 de Junho de 2016, 17:53:40
Olá gente!

Estou no ramo de fotografia faz um tempinho, porém agora estou seguindo minha verdadeira paixão que é paisagens e vida selvagem. Recentemente adquiri filtros (ND plano e graduado) para longas exposições, e estou em dúvida de qual tripe compra... Precisaria de um sólido e firme, para não ocorrer vibraçoes com qualquer vento na hora de fazer longas exposições... Alguém faz esse tipo de foto e sabe qual é uma boa opção? Caso alguém tenha usado para vender estou interessado.

Grato!

João Farah


Mestaky

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 725
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 07 de Junho de 2016, 02:29:27
Olá, João!

1 - Capacidade de carga, é o primeiro fator a definir o tripé que precisa, meça o peso de suas câmeras, suas lentes, filtros, flash e também considere alguma adversidade do ambiente, como vento muito forte, fotografar na praia, etc..

2 - Tipo de material, hoje temos alumínio e fibra ambos tem qualidades e defeitos:

Vou enumerar as (na minha opinião) principais qualidades de cada um:

Fibra - Melhor isolamento térmico, parece frescura, até você precisar por a mão em um tripé de alumínio em um lugar a 2ºC, acredite, é desagradável. 
Fibra - Mais leve, mais fácil de carregar um tripé com maior capacidade de carga. Fibra só não é legal na ventania, o maior peso do alumínio, nessas horas é bem vindo.

Alumínio - Mais barato
Alumínio - Em caso de acidente amassa, a fibra quebra... Essa pode ser a diferença pode entre sua lente e câmera se espatifar no chão e ficar a salvo, ainda que o tripé fique todo torto. Além, é claro de que se acontecer alguma coisa com o tripé em uma queda, fibra produz umas pontas perigosas.
Alumínio - É bom para afugentar punguistas e trombadinhas... kkkkk

Se você deixar a torre da cabeça baixa, em geral não terá problema de tremores com tripé, esses problemas de estabilidade com vento ocorrem quanto mais alta estiver a torre. Tem marcas boas vindo da China, Oben e Benro são duas das melhres, mais baratas que Manfrotto e Gitzo que são as tradicionais.

Pessoal deve dar respostas de modelos mais pontuais e atualizados aí, eu estou meio por fora, tenho três tripés, dois de alumínio (Manfrotto 190 e 055 XPROB, um de Fibra da Gitzo , dois com cabeças Ball Head Manfrotto hidrostáticas de Magnésio (Agho que é MGRC 468 alguma coisa) e uma Gimbal Wimberley no de Fibra para segurar as Teles. Tripés são coisas que não tem firmware, resolução, etc... Se comprar coisa boa não vai se preocupar pelo resto da vida, como eu!

Ah! e muito importante, opte por Plates (aquele prato da cabeça) do tipo Arca Type, são os mais confiáveis, práticos e de maior difusão, se precisar comprar outras heads, como uma Gimbal para usar teles provavelmente será o tipo de plate para o qual vai encontrar mais opções.

Algumas fotos: 




« Última modificação: 07 de Junho de 2016, 02:31:45 por Mestaky »
Whatsapp / Telegram: 21 98799 7105
mestaky@gmail.com


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #2 Online: 07 de Junho de 2016, 11:49:00
João, seja bem vindo ao fórum.

Este é um assunto discutido com boa frequência. Sugiro procurar no fórum. Se vc digitar "qual tripé", vão aparecer vários resultados interessantes.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #3 Online: 07 de Junho de 2016, 17:17:58
Mestaky, seu resumo está ótimo assim como as fotos.

Enviado de meu Lenovo A7010a48 usando Tapatalk

Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Guilherme Araújo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 607
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 07 de Junho de 2016, 23:15:14
Cara, Manfroto.

Melhor custo benefício é a série 190, eu tenho o modelo mais top dessa série, coloco uma grande formato com mais de 6 quilos e fica mega firme e sem balanço, sem contar a cabeça que tem três movimentos independentes, marcador de ângulo, nível, etc. Os preços variam muito, comprei direto com o fornecedor da Manfroto aqui em Floripa e ficou MUITO mais barato.


Mestaky

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 725
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 07 de Junho de 2016, 23:58:59
Mestaky, seu resumo está ótimo assim como as fotos.

Enviado de meu Lenovo A7010a48 usando Tapatalk

 :ok:
Obrigado!
Whatsapp / Telegram: 21 98799 7105
mestaky@gmail.com


kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #6 Online: 08 de Junho de 2016, 08:57:53
Fibra - Melhor isolamento térmico, parece frescura, até você precisar por a mão em um tripé de alumínio em um lugar a 2ºC, acredite, é desagradável. 

Nesse quesito tenho que elogiar o meu modelo benro. Uma de suas pernas tem um acolchoado exatamente para evitar o toque no alumínio.
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


Fernando_Flora

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 515
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 08 de Junho de 2016, 10:43:40
Nesse quesito tenho que elogiar o meu modelo benro. Uma de suas pernas tem um acolchoado exatamente para evitar o toque no alumínio.

Justamente o que eu iria falar. Tenho um Benro Mefoto Roadtrip A1350q1 e recomendo!

[]´s
Sony ILCE-7M2 + Sony ILCE-6000 + algumas lentes!

https://500px.com/fernando_flora



Mestaky

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 725
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 08 de Junho de 2016, 12:59:27
O meu 190 não tem, só no 055.
Me resolví comprando fita isolante de Auto-fusão e fazendo esse "acolchoado" tabajara.
Mas mesmo assim, posicionar o tripé, colocar na melhor condição você acaba tendo qie mexer em partes que não tem isolamento.
Acho que nos USA deve vender alguma coisa da Lenscoat para isso, que deve ser uma boa solução para o isolamento térmico.
Whatsapp / Telegram: 21 98799 7105
mestaky@gmail.com


Guilherme Araújo

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 607
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 21 de Junho de 2016, 22:30:29
O 190 mais top tem tudo isso sim. E dá pra colocar uma pessoa em cima dele que nem balança.


jbmaruyama

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 183
  • Sexo: Masculino
  • É esse botão que aperta pra tirar foto?
Resposta #10 Online: 22 de Junho de 2016, 08:30:38
Opa, tudo bem João?

Comprei semana passada um Manfrotto Compact Advanced.
É um dos modelos mais baratos e ainda assim achei excelente. Já vem com cabeça 3 vias, é de alumínio e não abre 90º, suporta até 3kg de equip e tem altura máxima de 1,65m, custou R$552,00 e achei justo.



posilvano

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 470
Resposta #11 Online: 22 de Junho de 2016, 09:08:12
Pessoal bom dia! Sou amador, será que acho algo bom por uns R$ 300?!


Sent from my iPhone using Tapatalk
Um novato que curte Fotografia.
Fuji X-T2
Fujinon 35 f1.4 | Fujinon 16-55 f2.8 | Fujinon 55-200 f3.5-4.8 | Helios 44-7 58mm 2.0
Tripé Benro TGP17A + B1  | | Iphone 12 Pro | Ipad Pro 12.9


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.535
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #12 Online: 22 de Junho de 2016, 13:20:32
Pessoal bom dia! Sou amador, será que acho algo bom por uns R$ 300?!


Depende da sua expectativa. Eu, diferente da maioria do pessoal do fórum, não comprei tripé caro, e não me arrependo. Meu chinês está durando bem uns 5 anos, mas na hora que ele quebrar, a única peça de reposição é a cabeça. De resto, é jogar no lixo e comprar outro. Tenho consciência que ele pode quebrar a qualquer hora, mas quando ele quebrar, já terão passado 5 anos.

Também, paguei pelo meu na época cerca de 60 dólares. Agora já custa mais de 80:
http://www.aliexpress.com/item/VICTORY-Victor-V-3080B-professional-SLR-camera-tripod-three-with-ball-head-with-tripod-bag/32635353565.html?spm=2114.40010208.4.14.JN8qnx

Por este preço, realmente compensa comprar algo de marca conhecida. Um Benro equivalente custa cerca de 120-130 dólares.


posilvano

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 470
Resposta #13 Online: 22 de Junho de 2016, 13:23:09
Depende da sua expectativa. Eu, diferente da maioria do pessoal do fórum, não comprei tripé caro, e não me arrependo. Meu chinês está durando bem uns 5 anos, mas na hora que ele quebrar, a única peça de reposição é a cabeça. De resto, é jogar no lixo e comprar outro. Tenho consciência que ele pode quebrar a qualquer hora, mas quando ele quebrar, já terão passado 5 anos.

Também, paguei pelo meu na época cerca de 60 dólares. Agora já custa mais de 80:
http://www.aliexpress.com/item/VICTORY-Victor-V-3080B-professional-SLR-camera-tripod-three-with-ball-head-with-tripod-bag/32635353565.html?spm=2114.40010208.4.14.JN8qnx

Por este preço, realmente compensa comprar algo de marca conhecida. Um Benro equivalente custa cerca de 120-130 dólares.

Valeu pela dica! Tenho um simples mas não confio muito nele Hehe foda é esse dólar caro... Vou procurar Tb esse Benro que vc indicou... Setembro vou ao Paraguai lá devo achar tb


Sent from my iPhone using Tapatalk
Um novato que curte Fotografia.
Fuji X-T2
Fujinon 35 f1.4 | Fujinon 16-55 f2.8 | Fujinon 55-200 f3.5-4.8 | Helios 44-7 58mm 2.0
Tripé Benro TGP17A + B1  | | Iphone 12 Pro | Ipad Pro 12.9