Autor Tópico: Cliente gostar do trabalho é o suficiente?  (Lida 5835 vezes)

J.Quintão

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 136
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #30 Online: 24 de Junho de 2016, 15:26:38
Nossa.....  :eek: :shock:

O fora do padão dele é demais.. caraca! Achei ótimas as fotos... praticamente todas espontâneas... adoro isso, parece que o cara nem ta la com uma camera... sensacional...

Pra quê foco, assunto, simetria??? Adorei mesmo... putz....  :clap: :clap: :clap:
Jonathan Quintão | T4i + 18-55mm + 50mm 1.4


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #31 Online: 24 de Junho de 2016, 16:05:00
Isso é incrível, né.. Se colocássemos algumas das fotos dele aqui no site seria malhado, certo.


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #32 Online: 24 de Junho de 2016, 19:48:58
Eu vejo fotografo doidinho igual cego em tiroteio tentando entender os gostos dos clientes. É impossível saber exatamente o que se passa na cabeça dos outros. É mais fácil saber o que se passa na nossa.
Mais importante do que o dinheiro do cliente é o meu tempo, aquilo que deixo de fazer por estar fotografando. E ahhh como ele é precioso. Tempo que não volta. Jamais o desperdiçaria fazendo algo que nao me parece interessante. Geralmente, quem pensa demais no que o cliente quer são os primeiros a desistirem. Seja por encontrarem um cliente mal educado no meio do caminho ou pela falta de grana. Quem é apaixonado por fotografia geralmente nao a abandona. Quem busca dinheiro ou fama geralmente abandona a fotografia quando esses primeiros faltam.
É claro que nao podemos esquecer que todo trabalho comercial tem seu limite. Eu nao poderia fazer um evento todo em baixa velocidade, pois sairia da noção geral de bom senso. Também nao poderia entregar todas as fotos brancas pela sobrexposiçao e dizer pro cliente pra entender pois essa é a minha arte. Portanto, me parece claro que temos que agir dentro do limite do bom senso. Mas acredito que esse limite é muito mais amplo do que imaginamos. Na maioria das vezes o cliente, principalmente aquele que nao entende muito de estética, se apega a voce, a experiência vivenciada, o fato de voce ser famoso (no caso dos famosos) e um universo de outros fatores mais do que a fotografia em si. Entao eu acho que a maioria das pessoas colocam a culpa nos clientes por uma limitação propria. Ou porque nao saberiam fazer nada alem do que ja fazem, ou porque vivem com medo, travados.
Se todo mundo pensasse somente no que o cliente quer, a gente estaria fotografando da mesma forma que no século passado. Se a fotografia comercial vem mudando é porque existem aqueles que não estão pensando no que os clientes esperam.

Só pra lembrar que seguir o seu caminho nao significa nao ter cliente. Por mais doido que voce pense que possa ser, sempre tem outros doidos que se identificam com voce :D
Conseguir ou nao cliente depende muito mais de questões organizacionais e mercadológicas do que artistica.
« Última modificação: 24 de Junho de 2016, 19:50:10 por spiderman »
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #33 Online: 24 de Junho de 2016, 20:04:57
Tem fotos mais autorais que vão fazer parte da identidade do fotógrafo, e tem fotos que o cliente quer.

Acho interessante o que o David Beckstead comenta, que faz 50% pra ele e 50% pro cliente.
 
Quando essas fotos estão interligadas, aí você tem o cenário ideal, onde o cliente se identifica com você, e não só com fotos "bonitas", aí você faz o que gosta e é exatamente o que o cliente quer ver e por isso te contrata, não pelo preço.
Fiquei curioso pra entender o processo desse fotógrafo aí. É tipo um botão de liga e desliga? Ou melhor, botão de altruísmo e botão de egoísmo.  :D
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #34 Online: 24 de Junho de 2016, 20:31:48
estou no modo filosófico ON hoje

duas frases que juntas podem se completar:

1 - “Clientes podem demitir todos de uma empresa, do alto executivo para baixo, simplesmente gastando seu dinheiro em algum outro lugar.”  ― Sam Walton

2 - "As pessoas não sabem o que querem, até mostrarmos a ela "(essa me parece que do Steve Jobs)

O que quero dizer com isso... Em primeiro lugar, agradar ao cliente, ele é o Rei.. fazer com que ele se sinta satisfeito com o trabalho que você prestou e Segundo, dar a ele mais do que estava esperando.

Do ponto de vista comercial , ja esta todo dito, :clap: :clap: :clap: :clap:
Agora se o cliente conhece de fotografia ou nao e outro capitulo!,FIM, :hysterical: :hysterical:


Brupikk

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
  • Sexo: Masculino
    • Piccoli Fotografia
Resposta #35 Online: 27 de Junho de 2016, 08:33:06
Fiquei curioso pra entender o processo desse fotógrafo aí. É tipo um botão de liga e desliga? Ou melhor, botão de altruísmo e botão de egoísmo.  :D


"Não passe seu tempo só tentando impressionar os clientes, faça também cliques pra você. O conceito 50-50 diz exatamente isso: 50% do tempo faça as fotos para os clientes, mães e avós, e na outra metade simplesmente brinque! Ouse e crie de forma mais artística, vai ser a sua “hora de brincar”, e é neste momento que fotos ganhadoras de prêmios surgem!"
http://blogweddingbrasil.com.br/3-dicas-de-david-beckstead-para-mudar-seu-estilo/



« Última modificação: 27 de Junho de 2016, 08:33:25 por Brupikk »
Bruno Piccoli
http://piccolifotografia.com
http://instagram.com/piccoli.fotografia
https://www.facebook.com/FotografiaPiccoli
Canon 6D + Canon 6D + Canon 6D + Canon 5D2 + 24-105mm f/4 + 70-200mm f/4 + 50mm f/1.8 + 35mm f/2.0 + 40mm f2.8


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #36 Online: 27 de Junho de 2016, 17:34:39


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #37 Online: 27 de Junho de 2016, 18:26:55
Alguém consegue explicar as 42 mil curtidas dessa álbum?

https://www.facebook.com/eternizelacosfotografia/photos/?tab=album&album_id=1228563310521638

pode ser a historia escrita,pode ser que o pessoal conheca muita gente.
ou tambem podem ser curtidas compradas, vai entender.
abs.


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #38 Online: 27 de Junho de 2016, 19:18:57
Alguém consegue explicar as 42 mil curtidas dessa álbum?

https://www.facebook.com/eternizelacosfotografia/photos/?tab=album&album_id=1228563310521638
Ainda tem gente que acredita que numero de likes tem a ver com qualidade?
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #39 Online: 27 de Junho de 2016, 19:24:08
Ainda tem gente que acredita que numero de likes tem a ver com qualidade?


Pois é...


Rodrigo Eduardo

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.841
  • Sexo: Masculino
  • Rodrigo
Resposta #40 Online: 27 de Junho de 2016, 19:25:51
Ainda tem gente que acredita que numero de likes tem a ver com qualidade?

Ego.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #41 Online: 27 de Junho de 2016, 23:57:47
Ainda tem gente que acredita que numero de likes tem a ver com qualidade?
E antes dessa bolha dos likes, nao existia fotografia comercial??????? :hysterical: :hysterical:


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #42 Online: 28 de Junho de 2016, 09:03:25
pode ser a historia escrita,pode ser que o pessoal conheca muita gente.
ou tambem podem ser curtidas compradas, vai entender.
abs.

Eu acho que tem coisa errada ali, são 42 mil curtidas, eu nunca vi nada no Facebook ter tanta curtida (exceto virais e olha lá).

E se pegar as outras postagens dessa Fanpage, as curtidas não passam de 50.


faloure

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 111
  • Sexo: Masculino
  • Navegador de Ilusões
Resposta #43 Online: 28 de Junho de 2016, 09:20:48
Vale lembrar que as fotos apresentadas no álbum de casamento no blog do Rafael Karelisky, são parte da quota dos 50% dele.
"Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida."
« Última modificação: 28 de Junho de 2016, 09:21:10 por faloure »
Nikon D5100 ~ Dx Nikkor 35mm F/1.8G ~ Nikkor 50mm F/1.8G ~ Nikkor 18-55mm F/3.5-5.6G


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #44 Online: 29 de Junho de 2016, 20:03:24
O pior é a ignorância dos cultos.

Nego se acha o "bambambam", "falam pelos cotovelos", mas não tem coragem de postar suas fotos aqui no fórum, chega a postar foto de outros quando quer dar algum exemplo. Esse sim é ignorante.

haha fofo. Se vc quiser eu mando minhas fotos por inbox  :ok: Se vc pedir, claro.  :snack:
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com