Autor Tópico: Cliente gostar do trabalho é o suficiente?  (Lida 5797 vezes)

lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Online: 22 de Junho de 2016, 14:51:14
Vejo muitos argumentos desse tipo pelo fórum: "Não importa o que vc achou das minhas fotos, caro colega profissional rsrs. Meus clientes adoram e faz sucesso com os demais".

Cliente é realmente parâmetro pra medir qualidade fotográfica? Eles gostarem nem sempre significa que as fotos estejam boas.  :ponder:

Óbvio que temos que agradar os clientes. Não há dúvidas nesse sentido mas às vezes sinto que os mesmos aceitam "qualquer coisa". Estando um pouquinho mais elaborado que uma foto de celular já soltam "Que fotografia top". Lógico que há clientes extremamente críticos e com gosto bem refinado. Existem tbm os entendedores de fotografia ou que pelo menos tem algum embasamento.

Acho que a maioria não tem um senso crítico e artístico amplo pra distinguir boas fotografias então parece que qualquer coisa que eles recebem, serve. Que já está maravilhoso. :ponder: Isso fica claro quando há um consenso entre os fotógrafos profissionais sobre um determinado trabalho não estar tão bom mas foi muito bem recebido pelos clientes. Parece acontecer com bastante frequência.

Não que a palavra do cliente valha menos. Só que se for ficar entre entregar um trabalho mediano-ruim e ser elogiado e entregar um trabalho bem feito e ser elogiado, melhor a segunda opção, não? Mesmo que não faça tanta diferença para o cliente. Mais como senso de responsabilidade e satisfação pessoal. Sei lá. Algo assim
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #1 Online: 22 de Junho de 2016, 15:07:41
Não que a palavra do cliente valha menos. Só que se for ficar entre entregar um trabalho mediano-ruim e ser elogiado e entregar um trabalho bem feito e ser elogiado, melhor a segunda opção, não? Mesmo que não faça tanta diferença para o cliente. Mais como senso de responsabilidade e satisfação pessoal. Sei lá. Algo assim

Na minha única e exclusiva opinião, quem tem que gostar do meu trabalho são meus clientes. Mas acima deles, quem tem que gostar do meu trabalho sou eu. E eu não sou fácil de agradar não, rsrs.

Concordo totalmente com esse último parágrafo, eu gosto de sempre buscar alguma desafio novo, mudar algo na minha fotografia, melhorar algo de que não gosto, e por aí vai. Não de forma forçada, tipo "preciso ser inovador", apenas porque não me sinto confortável em fazer sempre a mesma coisa, kkkk.

 :ok:


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #2 Online: 22 de Junho de 2016, 15:08:37

Cliente é realmente parâmetro pra medir qualidade fotográfica? Eles gostarem nem sempre significa que as fotos estejam boas.  :ponder:


Concordo que o cliente não é parâmetro para medir a qualidade do trabalho fotográfico,as fotos estarem focadas, com boa iluminação, o material do álbum ser de boa qualidade, para muitos clientes é o suficiente. Do ponto de vista de outro fotografo pode ser que o trabalho não esteja tão bom, mas como você mesmo disse, temos que agradar quem está pagando, por exemplo, muitas vezes o cliente não vai entender o porque de uma foto em contra-luz em que seu rosto e o da sua esposa não aparecem...exemplo só. Acho que depende também do cliente, na conversa antes, se ele aceitar um trabalho mais criativo ou quer mesmo o basicão... Nós como fotógrafos somos perfeccionistas ao extremo, críticos de nosso trabalho e dos outros, isso ao meu ver buscando claro melhorar nosso próprio trabalho, é um olhar diferente do que o cliente vai ter. Já entreguei trabalhos que eu não gostei pessoalmente, mas o cliente gostou muito.


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #3 Online: 22 de Junho de 2016, 15:49:51
Sim. Depende do cliente que a gente pega.

O ponto que quero chegar é do cliente sem muita noção artística com expectativas.. não exatamente baixas mas menos crítica (talvez seja a melhor palavra). Ele pode aceitar muito bem uma foto brega como pode aceitar uma foto muito boa. O mesmo cliente. Então vc percebe que o parâmetro não é bom.

Lógico que agradar o cara é importante. Claro que tem que agradar a si mesmo (autor das fotos) tbm. Pode ser que a auto crítica não seja suficiente nem os clientes sejam parâmetros dependendo do nível deles.

é meio complicado mesmo definir bem
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


Cristiane Gellert

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 758
  • Sexo: Feminino
  • Amo fotografia! Simples assim! :)
    • Meu site!
Resposta #4 Online: 22 de Junho de 2016, 16:51:06
Se basear somente em critério de cliente pode ser um tiro no pé.

Exemplo: passei uma cotação para um casamento a uns meses. Ela não respondeu nada, provavelmente achou alguém que fez mais barato, ou alguém da família fez as fotos, não sei. Beleza, vida que segue.
OK. Depois de um tempo postou as fotos do casamento. Bom... na minha opinião as fotos realmente não ficaram nada boas (algo bem amador mesmo), mas ela gostou do resultado. Tanto que postou as fotos, super orgulhosa.

Tem alguns clientes que gostam muito dessas fotos com tratamento pesadão, desfoque artificial, inclusão de elementos como bolhas, folhas, etc.
Eu, particularmente, considero esse tipo de foto medonho. Mas é o que tá na moda. Ou seja... também não considero esse gosto como critério para uma boa foto.
Cristiane Gellert
"Fotografia, uma arte que nos envolve pela surpreendente forma de eternizar o que nosso olhar quer viver para sempre."

https://www.facebook.com/cristianegellert
Meu site: http://www.cristianegellert.com/


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #5 Online: 22 de Junho de 2016, 16:56:30
Ele pode aceitar muito bem uma foto brega como pode aceitar uma foto muito boa. O mesmo cliente. Então vc percebe que o parâmetro não é bom.


E se o cliente aceita muito bem a foto brega e não aceita tão bem uma foto muito boa?
Estava pensando em criar um tópico exatamente sobre este assunto, mas vejo que já contemplado dentro do seu questionamento inicial.

Já reparei casos que dentre uma série de fotos há uma unânime preferência dos foristas por alguma foto particular da série, dentro deste meio de fotógrafos, sejam profissionais ou hobbystas, a uninamidade (ou a sua quase totalidade) existe. No entanto indagando pessoas de fora deste meio, a preferência é por outras fotos.
Há um senso de estética, ou de qualidade, se assim preferirem chamar, na fotografia que é pode ser muito divergente entre  os públicos.
« Última modificação: 22 de Junho de 2016, 17:00:35 por LeandroR »


Eduardo Prado

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 46
Resposta #6 Online: 22 de Junho de 2016, 17:00:03
Varia de fotógrafo pra fotógrafo, hoje em dia parece que tem uns fotógrafos que fazem fotos pra conseguir status em grupo de fotógrafos do facebook e para eles, isso basta. A respeito do meu trabalho, mesmo os clientes elogiando, pagando e me contratando, na minha opinião, acho bastante fraco e não me agrada nem um pouco haha mas isso é algo que a cada dia tenho que melhorar.
Vendo: Canon 60D+Flash Yongnuo 565ex+Lente Canon 50mm f/1.4


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #7 Online: 22 de Junho de 2016, 17:16:51
Na minha opinião, se o cliente gostar do trabalho e isso significar novos trabalhos e indicações tá tudo certo.
Gostar é muito relativo. Até o conceito de uma boa fotografia é relativo.
Vejo muitos fotógrafos cheios de trabalho com fotos "mahomeno", com tratamentos questionáveis. E os cara enchendo o bolso...
Temos que lembrar que pro fotógrafo comercial o que importa é agradar o cliente.
Então o cara submete as suas fotos a certas modinhas, às vezes sem mesmo gostar realmente do que está fazendo.

A única coisa que eu tenho certeza é que, quando o sujeito posta a foto perguntando o que a galera acha é por que ele mesmo não está convencido do que está fazendo...
 
Eu não estou falando em arte, ok? Nem tenho conhecimento suficiente pra entrar nesse mérito.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #8 Online: 22 de Junho de 2016, 17:26:53
Acho que é importante mostrar aos clientes fotos que você gosta, fotos que você gosta de fazer. Que são demonstrativas do seu trabalho. Assim, clientes que te procurarem já sabem o que esperar, já sabem que tipo de foto você gosta.

Claro que durante o evento eu faço um monte de foto que não gosto, foto posada, etc. Se o cliente pede na hora eu tento fazer. Mas nunca deixo de fazer as fotos que eu gosto. E na hora da primeira reunião com os noivos antes de fechar contrato, são essas fotos que eu mostro. No começo era mais difícil, mas hoje em dia acho que a maioria dos clientes que me procura já sabe o tipo de foto que eu faço, e acho que por isso me procuram.



agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #9 Online: 22 de Junho de 2016, 17:28:13
Na minha opinião, se o cliente gostar do trabalho e isso significar novos trabalhos e indicações tá tudo certo.
Gostar é muito relativo. Até o conceito de uma boa fotografia é relativo.
Vejo muitos fotógrafos cheios de trabalho com fotos "mahomeno", com tratamentos questionáveis. E os cara enchendo o bolso...
Temos que lembrar que pro fotógrafo comercial o que importa é agradar o cliente.
Então o cara submete as suas fotos a certas modinhas, às vezes sem mesmo gostar realmente do que está fazendo.

A única coisa que eu tenho certeza é que, quando o sujeito posta a foto perguntando o que a galera acha é por que ele mesmo não está convencido do que está fazendo...
 
Eu não estou falando em arte, ok? Nem tenho conhecimento suficiente pra entrar nesse mérito.

Certissimo, Comercialmente se o cliente gosta e indica um monte de clientes e o suficiente sim!!.
Isto nao significa que a foto seja boa ou nao, isso e outra historia,  :hysterical: :hysterical:


Ryu

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 384
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 22 de Junho de 2016, 19:33:34
Acho que tem fotógrafos que dão ênfase ao mercado, outros dão ênfase à elaboração da foto. Cada macaco no seu galho, não tem certo nem errado.
Como não sou profissional, só posso dizer: Uma coisa é submeter uma foto à avaliação no facebook; outra é submeter a foto à avaliação aqui. O facebook é bom pro ego, mas aqui é bom pra melhorar.


J.Quintão

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 136
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #11 Online: 22 de Junho de 2016, 20:01:58
Concordo com a linha de pensamento apresentada até aqui.

Mas tem algo que também acho importante quanto ao cliente gostar daquela foto "mahomeno": o valor pago por ela!

Creio que um cliente que paga mil reais num book de casamento, com ensaio fotonamoro + igreja + recepção, com 100 fotos num book de 20 lâminas (acho q eles só se importam com a quantidade de fotos no book), não está preocupado com qualidade. A menos que ela realmente se pareça com fotos de celular.

Agora um cliente que paga 7 mil reais num book de casamento com certas características diferenciais que podem incluir a escolha da laminação, material do álbum ou acessórios extras para o mesmo, provavelmente vai se preocupar muito com a qualidade (pelo menos básica) da fotografia. Mas, um cara que paga este valor, provavelmente só vai te procurar, se vc estiver dentro dos parâmetros de qualidade dele. E não acho que estes parâmetros sejam baixos ou sequer razoáveis. Estarão de bom para cima.

Então depende de qual desses clientes você recebe os elogios. Mas uma coisa é certa: dificilmente vc ouvirá critica de um cliente insatisfeito. Inclusive ele postará as fotos no facebook e ainda assim falará mal de você para outras pessoas e outros fotógrafos. #fato

Aí vai de cada um! Eu espero um dia alcançar os elogios de clientes bastante críticos.  :ok:
Jonathan Quintão | T4i + 18-55mm + 50mm 1.4


adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Resposta #12 Online: 22 de Junho de 2016, 22:28:45
Tópico muito bom, discussão de ótimo nível.

Acho que o cliente gostar da foto é importante sim, todo temos de pagar as contas. Como já foi dito o importante é tentar fazer as fotos que gosta e da melhor maneira possível. Em qualquer área/ mercado sempre vai rolar um trabalho que não seja aquele que você mostraria primeiro como exemplo do que você pode oferecer. E como também já foi dito a questão de uma foto boa é relativa.

Só pra deixar um bom exemplo: outro dia olhava o site do Joe Macnally. Logo na página principal tem todas aquelas fotos maravilhosas que ele produz para revistas, fotos artísticas iluminadas de maneira surreal, retratos fantásticos (muitos deles com making off no youtube, explicado pelo próprio fotógrafo) mas também tem fotos de clínicas médicas ou salas de cirurgia. Fotos (lógico) bem fotometradas, cores ótimas, mas absolutamente normais e com luz ambiente. Se um cara como ele coloca essas fotos na página inicial é porque os clientes desse tipo lhe interessam muito!
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #13 Online: 23 de Junho de 2016, 10:50:07
Eu senti uma mudança no perfil dos clientes nos últimos 10 anos. Hoje na maioria das vezes meu cliente gosta de fotografia, tem um pouco de conhecimento técnico e muitas vezes possui bons equipamentos (full frame e lentes L). Eu acho isso excelente porque valoriza o meu trabalho e ao mesmo tempo me tira da zona de conforto. Receber um "ficaram excelentes" de alguém que entende faz bem para o ego, mas também indica que o caminho está certo.
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


Brupikk

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
  • Sexo: Masculino
    • Piccoli Fotografia
Resposta #14 Online: 23 de Junho de 2016, 11:28:17
Tem fotos mais autorais que vão fazer parte da identidade do fotógrafo, e tem fotos que o cliente quer.

Acho interessante o que o David Beckstead comenta, que faz 50% pra ele e 50% pro cliente.
 
Quando essas fotos estão interligadas, aí você tem o cenário ideal, onde o cliente se identifica com você, e não só com fotos "bonitas", aí você faz o que gosta e é exatamente o que o cliente quer ver e por isso te contrata, não pelo preço.




 
« Última modificação: 23 de Junho de 2016, 11:30:05 por Brupikk »
Bruno Piccoli
http://piccolifotografia.com
http://instagram.com/piccoli.fotografia
https://www.facebook.com/FotografiaPiccoli
Canon 6D + Canon 6D + Canon 6D + Canon 5D2 + 24-105mm f/4 + 70-200mm f/4 + 50mm f/1.8 + 35mm f/2.0 + 40mm f2.8