Autor Tópico: Colocando preço para venda.  (Lida 908 vezes)

Cateysson

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 133
    • http://
Online: 21 de Junho de 2016, 20:20:14
Comecei a imprimir fotos de minha autoria e fazendo alguns quadros onde deixarei para vender em alguns locais específicos. Portanto, estou iniciando também em vendas.

Gostaria de saber qual o "cálculo" que uso para colocar preço nos meus quadros.
Por exemplo, em um dos modelos gastarei R$ 35,00 de material. Como colocar o preço final ao produto ?



kleberpicui

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Sexo: Masculino
    • Shutterstock
Resposta #1 Online: 21 de Junho de 2016, 20:26:44
Acrescentando absolutamente todos os seus custos - diretos e indiretos, mais sua margem de lucro.
Kléber

Vender fotos na internet: http://submit.shutterstock.com/?ref=976367


Cateysson

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 133
    • http://
Resposta #2 Online: 21 de Junho de 2016, 20:29:24
Perfeito, Kleber. Me desculpem, eu não soube me expressar na minha colocação.  :shock:

No exemplo citado, entre papel, impressão, cola, enfim...gastarei R$ 35,00. Como se chega à margem de lucro ?
« Última modificação: 21 de Junho de 2016, 20:33:22 por Cateysson »


spositom

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.654
Resposta #3 Online: 21 de Junho de 2016, 22:03:32
Marcelo, meus custos a grosso modo são assim:

- Levantei os famosos custos fixos, ou seja que não dependem da produção: aluguel, net, água, contador, etc
- Referente a produção é necessário colocar os custos variáveis, inclusive depreciação de equipamento, manutenção preventiva e pequenos insumos que são difíceis de incluir no custo do produto
- Mp por produto (essa é mais fácil)

A mão de obra aconselho a trabalhar de duas formas, como custo fixo prevendo o máximo que se possa produzir, por exemplo, com 2 funcionários produz 200 quadros mês numa produtividade média de 85% ou cada quadro gasta 2 horas homem. Neste caso encaixa-se no custo variável de produção


O custo fixo deverá ser transformado em overhead, ou seja, colocado em cima da cabeça de cada funcionário: se o custo fixo é de 10 mil, ele tem que ser dividido pelo numero de cabeças produtivas

Se vai tratar a MO como fixa, ela tem que ser transformada em percentual sobre o faturamento, os mesmo 10 mil, com um faturamento de 40 mil, representa 25% sobre valores de produtos

Levantando o valor de custo de seu produto (MP+MO+CF) , vc deve acrescer margem de lucro e impostos

Bem, o meu ta mais ou menos assim

Bom trabalho

Marcio


J.Quintão

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 136
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #4 Online: 22 de Junho de 2016, 20:40:20
Acho que o Cateysson não tem ainda uma produtividade acentuada, pelo menos parece que ele está fazendo um experimento. rs

Achei muitíssimo interessante o processo de custos do Spositom, porém, achei complicado para um leigo, como eu, entender direitinho o que ele quis dizer.  8-) Apesar de que eu tenho algumas tabelas de custos fixos e variáveis que incluem até mesmo a depreciação do equipamento.

Mas, será que não haveria uma formula mais simples, apenas para quem quer apenas ver se vale a pena entrar no ramo ou algo assim?

Por exemplo: O Cateysson gastou 35 reais para fazer o quadro. Provavelmente fez tudo sozinho e levou duas horas para concluir o trabalho. Levando em conta que ele já tenha sua hora calculada, que suporemos ser 25 reais, o valor total gasto ficou em 85 reais. Como ele está começando, colocaremos uma margem de lucro baixa, apenas para ver a aceitação do seu produto no mercado, de 20%. Podemos então vender o quadro a 100 reais.

Lembrando que não sou economista ou algo do tipo. É apenas uma opinião do que eu faria para começar.

 :ok:
Jonathan Quintão | T4i + 18-55mm + 50mm 1.4


Cateysson

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 133
    • http://
Resposta #5 Online: 22 de Junho de 2016, 21:23:22
Mais uma vez agradeço pelo retorno amigo Marcio. Muito bem explanado....
Realmente é complicadinha mas necessária "conta"...no meu caso, como bem citado pelo J.Quintão, poderia ser mais simples, eu que faço tudo sozinho, desde a fotografia até o quadro pronto.
Na hora de colocar valores, surge sempre a pergunta : Por quanto posso vender o produto  ?

E foi isso mesmo, rsrsrs..levei + - duas horas para fazer o serviço.

Valeu Marcio e J.Quintão... :ok: