Autor Tópico: Gostam de fotografar pessoas em meio à Paisagens?  (Lida 5785 vezes)

adrianof14

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.009
  • Sexo: Masculino
  • A Fotografia é um ato de resistência.
Resposta #30 Online: 01 de Agosto de 2016, 16:14:33
E isso aqui, vocês conheciam? Eu não  :D
https://www.facebook.com/skillshare/videos/1484108741614557/

tambem não! como diriam meus alunos do ensino médio: "TOP"
Adriano Ferreira
https://www.flickr.com/photos/adrianof14/

"Resistir ao ruído, à palavra, ao rumor pelo silêncio da foto - resistir ao movimento, ao fluxo e à aceleração pela imobilidade da fot


banzai

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Tentando capturar o mundo de uma forma diferente
Resposta #31 Online: 04 de Agosto de 2016, 21:21:07
top mesmo haha, hoje em dia se faz quase tudo na pós edição


danisaia

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 25
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 05 de Agosto de 2016, 17:58:35
Sem título by Cristiane Gellert G. Souza, no Flickr

Sem título by Cristiane Gellert G. Souza, no Flickr

Impressionante como nesse exemplo a presença de uma pessoa faz toda a diferença na perspectiva da escala.
Especialmente se você ver primeiro a foto em que não há ninguém.

Vou começar a experimentar mais com a presença de pessoas em minhas fotos de paisagens. Claro, também evitando ao máximo as situações onde há um bando de gente aleatória e em desarmonia entre si e com o ambiente.

Muito boa essa discussão!


Murilo Rêgo Neto

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 314
  • Sexo: Masculino
Resposta #33 Online: 07 de Agosto de 2016, 11:47:37
Acho legal o uso de pessoas, mas apenas eventualmente.

Enviado de meu XT1032 usando Tapatalk

Nikon D7100 | AF-S DX Nikkor 16-85mm f/3.5-5.6G ED VR | AF-S DX Nikkor 35mm f/1.8G | AF-S Nikkor 50mm f/1.8G

Flickr | 500px


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #34 Online: 08 de Agosto de 2016, 15:05:25
Pessoas na paisagem ajuda a mostrar que o local tem vida, que eh vibrante, e ate o clima do ambiente.



cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #35 Online: 08 de Agosto de 2016, 15:26:22
Pra mim hoje em dia faz todo o sentido usar pessoas em meio à paisagens, dá vida e noção de profundidade, dimensão, tamanho.

 


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #36 Online: 08 de Agosto de 2016, 15:36:09
Pra mim hoje em dia faz todo o sentido usar pessoas em meio à paisagens, dá vida e noção de profundidade, dimensão, tamanho.

 


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Sinceramente, sou da opiniao que foto como essa nao precisam de pessoas para dar noao de profundidade, dimensao e tamanho. Acredito que o que aparece no primeiro plano, no caso as pedras, ja fazem ese trabalho em relacao as montanhas. Para mim, pessoas nesse tipo de foto nao colaboram muito, a nao ser se for para mosntrar o "clima social" do ambiente.

Pessoas para ajudar a dar nocao de profundidade, tamanho, etc, acho que faz mais sentido quando nao ha um primeiro plano destacado como comparacao. No caso o primeiro plano, em fotos de paisagem, em geral a intuicao eh essa mesma, ajudar a dar nocao de distancia e tamanho com a paisagem no segundo plano.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #37 Online: 08 de Agosto de 2016, 15:40:03
Sinceramente, sou da opiniao que foto como essa nao precisam de pessoas para dar noao de profundidade, dimensao e tamanho. Acredito que o que aparece no primeiro plano, no caso as pedras, ja fazem ese trabalho em relacao as montanhas. Para mim, pessoas nesse tipo de foto nao colaboram muito, a nao ser se for para mosntrar o "clima social" do ambiente.

Pessoas para ajudar a dar nocao de profundidade, tamanho, etc, acho que faz mais sentido quando nao ha um primeiro plano destacado como comparacao. No caso o primeiro plano, em fotos de paisagem, em geral a intuicao eh essa mesma, ajudar a dar nocao de distancia e tamanho com a paisagem no segundo plano.

Engraçado, eu removi as pessoas da foto e ela não ficou tão interessante, depois posto a versão sem pessoas... Mas isso foi uma opinião pessoal obviamente.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #38 Online: 08 de Agosto de 2016, 15:43:32
Esta aqui por exemplo daria outra impressão se houvessem pessoas...


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #39 Online: 08 de Agosto de 2016, 16:17:07
Engraçado, eu removi as pessoas da foto e ela não ficou tão interessante, depois posto a versão sem pessoas... Mas isso foi uma opinião pessoal obviamente.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Mas a foto nao ficou tao interessante pq para vc as pessoas ajudam a dar nocao de distancia e tamanho da montanha e primeiro plano na imagem. Ou sera que eh pq as pessoas mostram que na paisagem ha uma atividade, algo acontecendo, ou seja, humanos interagindo nela?

O que eu estou dizendo tambem eh apenas opiniao pessoal baseado em minha experiencia visual. Nao eh baseado em nenhum estudo por renomados em alguma universidade ou o que for.  :D


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #40 Online: 08 de Agosto de 2016, 16:45:19
Mas a foto nao ficou tao interessante pq para vc as pessoas ajudam a dar nocao de distancia e tamanho da montanha e primeiro plano na imagem. Ou sera que eh pq as pessoas mostram que na paisagem ha uma atividade, algo acontecendo, ou seja, humanos interagindo nela?

O que eu estou dizendo tambem eh apenas opiniao pessoal baseado em minha experiencia visual. Nao eh baseado em nenhum estudo por renomados em alguma universidade ou o que for.  :D

Sim, eu entendi sua colocação e ela não deixa de ser pertinente, apenas retruquei com algumas outras informações...


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


danisaia

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 25
  • Sexo: Masculino
Resposta #41 Online: 10 de Agosto de 2016, 12:55:59


Eu já penso que as pessoas NESSA FOTO são essenciais, visto que não há na imagem nenhum elemento que ajude o observador a compreender a escala da foto.

Mesmo as pedras no primeiro plano não cumprem esse papel. Sem um ponto de referência, elas poderiam ser percebidas de qualquer tamanho.


banzai

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 863
  • Tentando capturar o mundo de uma forma diferente
Resposta #42 Online: 10 de Agosto de 2016, 21:35:06
Eu também achei que não faria muita diferença nessa foto acima com ou sem pessoas, porque voce ja deduz que o lugar é imenso e amplo.


Ja essa aqui eu achei que fez bastante diferença ter uma pessoa na foto



C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #43 Online: 11 de Agosto de 2016, 11:40:43
Eu já penso que as pessoas NESSA FOTO são essenciais, visto que não há na imagem nenhum elemento que ajude o observador a compreender a escala da foto.

Mesmo as pedras no primeiro plano não cumprem esse papel. Sem um ponto de referência, elas poderiam ser percebidas de qualquer tamanho.

Com ou sem pessoas onde elas estao, as pedras podem ser percebidas de qualquer tamanho. Para as pessoas serem usadas de referencia sobre o tamanho das pedras, elas teriam que estar proximas as pedras.

O mesmo para as montanhas.

As pessoas ajudam a dar uma percepcao de distancia. Mas de novo, as pedras grandes no primeiro plano ja ajudam a mostrar que as montanhas estao bem distantes, ja que elas aparecem pequenas no fundo, comparado as pedras.


C R O I X

  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.428
  • Sexo: Masculino
  • Fotografo Multiformato
    • Marcio Faustino
Resposta #44 Online: 12 de Agosto de 2016, 04:54:00
Eu também achei que não faria muita diferença nessa foto acima com ou sem pessoas, porque voce ja deduz que o lugar é imenso e amplo.


Ja essa aqui eu achei que fez bastante diferença ter uma pessoa na foto


Sim,  nessa a pessoa e a arvore estao no mesmo plano ou bem proximo.