Autor Tópico: Digitalização de PB em casa, dúvidas...  (Lida 3989 vezes)

jpdias

  • Trade Count: (5)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 106
Online: 23 de Junho de 2016, 14:37:36
Pessoal estou afim de pegar uma Nikon F100 ou F5, para me aventurar nos filmes... porém gostaria de digitalizar e imprimir as fotografias em casa... preciso que de uma simples orientação para poder guiar minhas pesquisas sobre o tema, já dei uma pesquisada e vi que preciso de um scanner, o que é tranquilo vi um de 10.000 Dpi para 35mm a um preço que posso pagar (EUA), porém não entendi muito bem o passo passo, alguém pode dar uma breve explicação... tipo, fotografei, tirei o filme da máquina... e depois.. desenrolo o filme e coloco no scanner? ou tem que revelar? se sim, posso revelar em casa? qual o custo médio para revelar em estúdio? qual filme ideal para isto?

« Última modificação: 23 de Junho de 2016, 14:41:20 por jpdias »


arthurbr

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 93
  • Sexo: Masculino
    • Flickr - Arthur Mendes
Resposta #1 Online: 23 de Junho de 2016, 15:39:19
Sim, você tem que revelar! Se não, queima o filme né!

Você pode revelar em casa, mas saiba que dá trabalho, tem seus custos, e requer prática. Nada de outro mundo. Pesquise.

O custo para revelar em laboratório varia um pouco. Tem que ver na sua cidade.

EDIT: Não tem essa de filme ideal. Você tem que testar e ver qual mais te agrada. Dizem que um filme mais tolerante é o Kodak Tri-X. Não é difícil de achar. Muita gente usa.
« Última modificação: 23 de Junho de 2016, 15:40:50 por arthurbr »


marinassss

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 178
  • Sexo: Feminino
    • tunts
Resposta #2 Online: 23 de Junho de 2016, 18:10:13
Eu participo de um grupo no Facebook e tinha um rapaz vendo um kit de produtos para revelação de filme preto em branco, se quiser, posso te indicar o grupo. Eu to querendo muito me aventurar a fazer isso, sempre tive vontade.

cargocollective.com/marinas


jpdias

  • Trade Count: (5)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 106
Resposta #3 Online: 23 de Junho de 2016, 21:39:32
Eu participo de um grupo no Facebook e tinha um rapaz vendo um kit de produtos para revelação de filme preto em branco, se quiser, posso te indicar o grupo. Eu to querendo muito me aventurar a fazer isso, sempre tive vontade.
Legal, quero sim...


jpdias

  • Trade Count: (5)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 106
Resposta #4 Online: 23 de Junho de 2016, 21:40:14
Sim, você tem que revelar! Se não, queima o filme né!

Você pode revelar em casa, mas saiba que dá trabalho, tem seus custos, e requer prática. Nada de outro mundo. Pesquise.

O custo para revelar em laboratório varia um pouco. Tem que ver na sua cidade.

EDIT: Não tem essa de filme ideal. Você tem que testar e ver qual mais te agrada. Dizem que um filme mais tolerante é o Kodak Tri-X. Não é difícil de achar. Muita gente usa.

Valeu pelas dicas!


marinassss

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 178
  • Sexo: Feminino
    • tunts
Resposta #5 Online: 24 de Junho de 2016, 12:05:52
cargocollective.com/marinas


J.Farias

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 110
Resposta #6 Online: 25 de Junho de 2016, 20:13:51
   Marinassss, se você puder, me passa por mp o link deste grupo! Eu moro em Brasília e aqui consegui encontrar tanque pra formato 135mm (dá pra usar com 120mm também), revelador e fixador na Photomídia, loja do Sr. Fernando e da Dona Deusa, um casal super simpático. Aliás, quem curte fotografia analógica no DF merece dar um pulinho lá!
   jpdias, vc pode dar mais detalhes sobre este scanner que está pensando em comprar?
Abraços!

Eu participo de um grupo no Facebook e tinha um rapaz vendo um kit de produtos para revelação de filme preto em branco, se quiser, posso te indicar o grupo. Eu to querendo muito me aventurar a fazer isso, sempre tive vontade.


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 27 de Junho de 2016, 18:01:30
   Marinassss, se você puder, me passa por mp o link deste grupo! Eu moro em Brasília e aqui consegui encontrar tanque pra formato 135mm (dá pra usar com 120mm também), revelador e fixador na Photomídia, loja do Sr. Fernando e da Dona Deusa, um casal super simpático. Aliás, quem curte fotografia analógica no DF merece dar um pulinho lá!
   jpdias, vc pode dar mais detalhes sobre este scanner que está pensando em comprar?
Abraços!

Por curiosidade, qual o valor do kit? Saberia me dizer também qual a marca?

O que vem no kit? Eles também vendem os químicos?

Valeu!


J.Farias

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 110
Resposta #8 Online: 27 de Junho de 2016, 19:37:14
   Olá Bruno, no dia que comprei o kit comprei tbm um monte de coisas: filmes, disparador, máquina, lente, etc. e não lembro mais o valor exato, pois fechei desconto  no pacote completo. Foi em torno de R$ 180,00 (paguei um pouco mais pra levar um carretel 120mm). Comprei tbm revelador e fixador lá. No kit veio o tanque, dois carretéis (135mm e 120) e a bacia. Marca Jobo (usado). Faltou comprar coisas como lâmpada vermelha e termômetro, que já tinha em casa. Vc é de Bsb tbm?
Abcs


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 27 de Junho de 2016, 19:51:24
   Olá Bruno, no dia que comprei o kit comprei tbm um monte de coisas: filmes, disparador, máquina, lente, etc. e não lembro mais o valor exato, pois fechei desconto  no pacote completo. Foi em torno de R$ 180,00 (paguei um pouco mais pra levar um carretel 120mm). Comprei tbm revelador e fixador lá. No kit veio o tanque, dois carretéis (135mm e 120) e a bacia. Marca Jobo (usado). Faltou comprar coisas como lâmpada vermelha e termômetro, que já tinha em casa. Vc é de Bsb tbm?
Abcs

Ah, entendi! Legal!

Eu estou planejando começar a revelar meus filmes em casa... Fiz uma pesquisa rápida e ouvi falar muito bem desta marca Jobo.

Vi uns kits interessantes no eBay, mas vou esperar entender um pouco mais sobre o processo para poder tomar alguma decisão de compra.

Por enquanto não penso em ampliar, apenas revelar e digitalizar. :)


J.Farias

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 110
Resposta #10 Online: 27 de Junho de 2016, 20:00:07
   Tbm ficarei só na revelação e digitalização. Ampliar nem pensar, vou ser papai novamente (perderei bastante espaço em casa  :ponder:  :D).
   Eu perguntei se vc é de Brasília pq estou combinando com o Fernando de tirar um tempinho pra fazer a primeira revelação lá na loja dele, pra pegar dicas e entender melhor o processo. Já visitei a sala escura da loja e é bem equipada...


Ah, entendi! Legal!

Eu estou planejando começar a revelar meus filmes em casa... Fiz uma pesquisa rápida e ouvi falar muito bem desta marca Jobo.

Vi uns kits interessantes no eBay, mas vou esperar entender um pouco mais sobre o processo para poder tomar alguma decisão de compra.

Por enquanto não penso em ampliar, apenas revelar e digitalizar. :)


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 27 de Junho de 2016, 20:09:53
   Tbm ficarei só na revelação e digitalização. Ampliar nem pensar, vou ser papai novamente (perderei bastante espaço em casa  :ponder:  :D).
   Eu perguntei se vc é de Brasília pq estou combinando com o Fernando de tirar um tempinho pra fazer a primeira revelação lá na loja dele, pra pegar dicas e entender melhor o processo. Já visitei a sala escura da loja e é bem equipada...

Que bacana! Obrigado pelo convite, se fosse de Brasília com certeza gostaria de participar desse encontro! :)

Depois compartilha com a gente a primeira revelação! Qual filme e máquina está usando para esse primeiro rolo [saindo rapidamente do tópico]?


J.Farias

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 110
Resposta #12 Online: 27 de Junho de 2016, 20:20:03
   Estou com um rolo P&B  Asa 400 numa Olympus OM-4Ti e outro numa Nikon FM2.


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 27 de Junho de 2016, 20:22:41
   Estou com um rolo P&B  Asa 400 numa Olympus OM-4Ti e outro numa Nikon FM2.

 :wub:


arthurbr

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 93
  • Sexo: Masculino
    • Flickr - Arthur Mendes
Resposta #14 Online: 28 de Junho de 2016, 08:13:27
Cuidado com essa história de lâmpada vermelha! Ela é usada somente no processo de ampliação. A colocação do filme no tanque para revelação é feita totalmente no escuro.  :ok: