Autor Tópico: Como estou indo?  (Lida 1049 vezes)

J.Quintão

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 136
  • Sexo: Masculino
    • Site
Online: 24 de Junho de 2016, 14:04:58
Pessoal, ficaria grato se me falassem o que acham das fotos. Se tiver possibilidade, me indiquem a pior foto e quais seus defeitos e a melhor foto e o porquê.

Dessa maneira creio que eu possa me alinhar para um próximo evento e pós produções.

Agradeço desde já quem puder ajudar.

Canon T4i + 18-55

1. f/7.1 1/125 iso400


2. f/7.1 1/125 iso400


3. f7.1 1/80 iso800


4.  f7.1 1/80 iso800


5. f7.1 1/80 iso800


6. f7.1 1/125 iso1600

Jonathan Quintão | T4i + 18-55mm + 50mm 1.4


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #1 Online: 24 de Junho de 2016, 14:09:47
Não consegui visualizar as fotos....  :no:


Rodrigo Pereira

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.378
  • Sexo: Masculino
  • 500px.com/roddhp
    • ROD Fotografia
Resposta #2 Online: 24 de Junho de 2016, 14:15:49
Opa!
Tudo bem?
A número 3 foi a melhor, pegou bem a emoção do momento e fez um bom enquadramento.
A número 4 pra mim é a pior, tem um shadow highlight que me incomodou ali.
Experimente ajustar primeiro a exposição e após trabalhar somente no preto caso haja um excesso de contraste.
Abs!


J.Quintão

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 136
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #3 Online: 24 de Junho de 2016, 14:24:28
Opa!
Tudo bem?
A número 3 foi a melhor, pegou bem a emoção do momento e fez um bom enquadramento.
A número 4 pra mim é a pior, tem um shadow highlight que me incomodou ali.
Experimente ajustar primeiro a exposição e após trabalhar somente no preto caso haja um excesso de contraste.
Abs!

Obrigado pelo comentário.

Mas então, isso caí numa dúvida que estou tentando sanar há algum tempo. Ajusto a exposição para zerar e deixo o flash em ETTL fazer o resto? Não lembro o que aconteceu na hora, mas eu fiz várias fotos dessa e creio q a melhorzinha q ficou foi essa... acho que ficou a maioria escura ou amarelada.

Sinto uma dificuldade na iluminação quando trabalho com a lente em abertura 7.1, porém, se eu quiser alguma nitidez, tem que ser assim. rs
Jonathan Quintão | T4i + 18-55mm + 50mm 1.4


arthurbr

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 93
  • Sexo: Masculino
    • Flickr - Arthur Mendes
Resposta #4 Online: 24 de Junho de 2016, 16:21:29
Fotografou em RAW ou JPG? Porque isso de "foto amarelada" é facilmente resolvido na pós com RAW.

Facilite sua vida aí usando RAW + E-TTL (fotometria ponderada ao centro) e seja feliz.  :D

Acho que você pode facilmente tentar algo como f/8.0, ISO 800, 1/80s (câmera em modo manual), lembrando de ajustar esses parâmetros conforme necessário ou como você desejar a exposição do fundo (lembrando que você não é obrigado a "zerar" a fotometria do fundo). A partir disso, faça a medição do assunto corretamente para o E-TTL.

O ideal mesmo é praticar bastante antes de pegar qualquer trabalho. Treine bastante em casa mesmo, tire várias fotos com ajustes diferentes, e entenda no que cada ajuste influenciou no resultado.
« Última modificação: 24 de Junho de 2016, 16:39:06 por arthurbr »


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #5 Online: 24 de Junho de 2016, 16:53:10
algumas não ficaram melhores por conta do fundo (#1. #4 e #5)
Na #2 as fitas ficaram exatamente na boca da sra.
#3 e #6 ficaram boas. bem iluminadas, com emoção.
 :ok:


denisvieira1

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 100
Resposta #6 Online: 30 de Junho de 2016, 18:59:37
Parabéns. Continue praticando!
Cameras: NEX F3
Objetivas: SEL 18-55mm f3.5-5.6 • Minolta MD 1.7/50


J.Quintão

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 136
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #7 Online: 30 de Junho de 2016, 19:59:32
Fotografou em RAW ou JPG? Porque isso de "foto amarelada" é facilmente resolvido na pós com RAW.

Facilite sua vida aí usando RAW + E-TTL (fotometria ponderada ao centro) e seja feliz.  :D

Na verdade fotografei em JPEG, passei a utilizar RAW nos meus dois últimos trabalhos. Aniversários também.

O flash estou usando o da Canon mesmo, em ETTL. Quando não acho uma boa superfície pra rebater, uso ele diretamente mesmo.

A fotometria faço sempre no ponto central. Não uso muito os laterais. Quanto a se é ponderada eu não lembro agora, rs.

Em aniversário assim, eu fotografo sempre na mesa do bolo. Por estar decorada e tal. Será que convém usar o tripé com o flash em 45º (já que não tenho ajudante) do que usar ele em cima da câmera? E quando precisar fotografar em outros lugares, uso o flash em cima. Não sei se isso é viável. Alguém faz ou já fez assim?
Jonathan Quintão | T4i + 18-55mm + 50mm 1.4


lee.

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.809
  • Sexo: Masculino
  • fotógrafo desde 2009
    • electromacore
Resposta #8 Online: 01 de Julho de 2016, 01:55:04
Foto 01. Não sei o que dizer direito sobre a primeira foto. Inexpressivo seria a melhor palavra. Falta um pouco de alegria nesse pessoal. Faltou um pouco mais de elaboração e direção por parte do fotógrafo. Pedir pra juntar mais, sorrir, etc. Acho que o termo é "falta de energia"

Foto 02. É nessas que um burst é necessário. Tirar umas 4-5 fotos por segundo e conseguir uma exatamente igual sem o papel na boca da senhora.

Foto 03. Não tinha muito o que fazer nesta. É uma foto espontânea então não tinha como trocar elas de lugar ou mudar as cortinas. As rosas no fundo mais clarinho teria dado mais dinâmica na foto (um balanço mais interessante de distribuição de cores). Não é culpa sua. tem muitas coisas que está fora do nosso controle, infelizmente. Por essas e outras é que não achei tão boa apesar de ser um momento bacana.

Foto 04. Tanto a primeira quanto a quarta fotografia a imagem parece ter uma queda de qualidade. Está um pouco degradada visualmente. Não ficou legal em nada aliás. Se fosse pra eu escolher o que editar, colocaria na pilha de descarte sem pensar duas vezes

Foto 05. A quinta fotografia não tem nada que chame atenção. Enquadramento não está interessante nem o momento

Foto 06. A melhor da série. Gostei.


1 e 4 são as piores e a 6 é a mais bacana. Evento é difícil pacas mesmo. Ainda mais quando o fundo não contribui nem um pouco.

« Última modificação: 01 de Julho de 2016, 02:00:25 por lee. »
"Not sharper photographs, not larger photographs, but better photographs — photographs that say something, that mean something, even if only to us."
________________________________________________________
Canon 5D Mark.II | Fujifilm X100 T | https://www.instagram.com/electroma.core | https://www.electromacore.com


ronaldom1

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.410
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 01 de Julho de 2016, 07:18:30
Olá Jonathan!

Já foi bem citado pelos colegas, gostaria apenas de fazer alguns comentários mais gerais.

1- Acho complicado fotografias indoor, noturnas - eventos... é um desafio o equilíbrio da luz, expressões e fundo - que muitas vezes não conseguimos mudar...

2- Trabalhar nesta situação, com uma lente escura...já complica um pouco... utilizando abertura 7.1 + iso 400, como na primeira foto, aí fica difícil mesmo.... captura-se pouca luz ambiente, sobra o trabalho para o flash e o resultado final não agrada.

3- Disse que a intenção era nitidez... seria nitidez ou garantir um DOF maior? A lente do kit em 5.6 já faz um bom trabalho em nitidez (dentro de suas limitações)... fechar em 7.1, em minha opinião só piora o que já estava difícil em termos de iluminação.

4- Juntando estes fatores: Lente escura + Uso de abertura 7.1 + Iso baixo + Flash e ainda fotografar em JPEG = caos.

5- Acho que com o mesmo equipamento, poderia ainda melhorar, mas para a situação: evento, noturno, indoor... acho que falta aí uma lente no mínimo 2.8... nem que seja uma prime mais barata ou Tamrom 17-50 2.8

Enfim, é isso... Abraços, boas fotos
« Última modificação: 01 de Julho de 2016, 07:19:17 por ronaldom1 »
Observar os detalhes da vida: o céu, o sol, as expressões e olhares... fotografar é viver intensamente !

Flickr: https://www.flickr.com/photos/31091182@N04/