Autor Tópico: Praia da Armação  (Lida 1870 vezes)

LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Online: 25 de Junho de 2016, 00:31:07
Aproveitando que parou de chover por aqui, fui conhecer esta localidade e testar a 18-70mm.

Na verdade existem duas praias, lado a lado, separadas pelo rio. A praia à direita chama-se praia da Armação, e a que fica à esquerda, praia do Matadeiro. O nome vem de uma tradição antiga, e extinta, de caça as baleias, sendo que uma praia servia de "armadilha" para a captura, e a outra para o abate.

Espero que gostem.  :ok:








Levei o tripé (que veio junto com a compra da câmera), e usei-o pela primeira vez. De qualidade extremamente duvidosa, diga-se de passagem. Quando tirei-o da bolsa, uma peça plástica imediatamente se soltou e rolou algumas pedras abaixo. Analisei as ondas rebentando nas pedras por alguns segundos e julguei seguro ir até lá buscar.  :doh: :doh: Tomei um banho de água salgada, e não recuperei a tal peça.  :hysterical: :hysterical:

Sempre achei muito legal algumas fotos em longa exposição e mar que via em alguns lugares. Tentei reproduzir, mas não consegui atingir o resultado desejado.  :ponder:





Bretas

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.134
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 25 de Junho de 2016, 07:57:42
Leandro, os enquadramentos são legais, mas todas as fotos me parecem subexpostas... Gosto muito da última foto, mas ela está quase monocromática, verde-azulada. Acho que suas fotos merecem um tratamento melhor, pois teem qualidade.


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #2 Online: 25 de Junho de 2016, 11:19:37
Obrigado pelos comentários, Bretas!

Pode ser que estejam subexpostas, tenho tendência a fazer isso, já percebi. Inclusive sempre deixou a camera setada com compensação de exposição -0.3  :assobi:

Subi um tequinho a exposição delas, e ajustei a cor da última foto. Esta última foto eu tinha ciência que estava bem azulada (saiu assim da câmera e deixei). Reeditei. Ficou melhor?  :ponder: Se ainda estão subexpostas começo a desconfiar do meu monitor... ou do meu olho

Obrigado aos que comentarem, edição de imagem é uma área que preciso explorar muito para afinar a técnica.









« Última modificação: 25 de Junho de 2016, 11:22:54 por LeandroR »


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #3 Online: 25 de Junho de 2016, 11:59:38
Pode ser que estejam subexpostas, tenho tendência a fazer isso, já percebi. Inclusive sempre deixou a camera setada com compensação de exposição -0.3  :assobi:
Subi um tequinho a exposição delas, e ajustei a cor da última foto.
As fotos estão realmente escurinhas. Acho que aí há certo erro. Em tudo que li até agora, é mais interessante tirar fotos um pouco superexposta e escurecer na pós. Mesmo que seu gosto/estilo seja de fotos mais escuras, você obtém melhores imagens fazendo isso na pós.
Eu estava fazendo fotos meio escuras há um tempo atrás, até que vi que meu monitor estava mal regulado  :aua:.
O lugar é muito bonito e as fotos estão legais. Eu fiz fotos bem parecidas ano passado ao passar por lá. O dia estava meio nublado também :shock:.


Bretas

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.134
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 25 de Junho de 2016, 12:03:34
Melhorou, mas ainda pode ser bem melhor. Acho que vc deve calibrar seu monitor a AUMENTAR a exposição da câmera.


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #5 Online: 25 de Junho de 2016, 12:18:17
As fotos estão realmente escurinhas. Acho que aí há certo erro. Em tudo que li até agora, é mais interessante tirar fotos um pouco superexposta e escurecer na pós. Mesmo que seu gosto/estilo seja de fotos mais escuras, você obtém melhores imagens fazendo isso na pós.
Eu estava fazendo fotos meio escuras há um tempo atrás, até que vi que meu monitor estava mal regulado  :aua:.
O lugar é muito bonito e as fotos estão legais. Eu fiz fotos bem parecidas ano passado ao passar por lá. O dia estava meio nublado também :shock:.

Obrigado por comentar, Nando.

Interessante... minha ideia em usar -0.3 é justamente para garantir que não haja perda de informação da imagem com brancos estourados e fazendo o ajuste para cima na pós.  :ponder:

Vou procurar outro computador ou tablet para ver as fotos e comparar com o meu note.


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #6 Online: 25 de Junho de 2016, 12:43:35
Melhorou, mas ainda pode ser bem melhor. Acho que vc deve calibrar seu monitor a AUMENTAR a exposição da câmera.

Mexi na calibragem do monitor, reduzi um pouquinho o brilho e o Gama e outros ajustes pequenos, e comparei com outra tela. Acho que estava fora de calibragem mesmo.   :ok:


adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Resposta #7 Online: 25 de Junho de 2016, 12:58:06
É um lugar realmente muito bonito. E que historia legal a das baleias.

Engraçado, eu também faço isso: se tiver na dúvida quanto a exposição (por exemplo uma janela com sol e uma pessoa) sempre deixo mais escura para ter informação no arquivo e poder subir na edição.

16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #8 Online: 25 de Junho de 2016, 14:42:40
Os softwares conseguem recuperar até 2-3 pontos de superexposição. Lógico que não dá pra fazer todas as fotos estouradas por isso. Até por que se perde muito em contraste e há alteração nas cores. Mas dá pra deixar o fotômetro perto de +1 sem medo. A foto subexposta pode ser recuperada também, porém o ruído fica muito mais evidente. Dêem uma pesquisada em ETTR (Expose To The Right). :ok:
PS.: Isso que eu falei vale só pra arquivos RAW, ok?


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #9 Online: 25 de Junho de 2016, 15:18:54
Os softwares conseguem recuperar até 2-3 pontos de superexposição. Lógico que não dá pra fazer todas as fotos estouradas por isso. Até por que se perde muito em contraste e há alteração nas cores. Mas dá pra deixar o fotômetro perto de +1 sem medo. A foto subexposta pode ser recuperada também, porém o ruído fica muito mais evidente. Dêem uma pesquisada em ETTR (Expose To The Right). :ok:
PS.: Isso que eu falei vale só pra arquivos RAW, ok?

Muito interessante, Nando!! Já achei um material sobre o assunto aqui... explicando que o sensor digital funciona de maneira linear, portanto menos luz (no caso de subexpor) é igual a menos informação sendo gravado no sensor, e a compensação na pós apenas distribui essa informação... por isso é vantajoso superexpor. Depois vou ler mais sobre o assunto.
Curti!  :clap: :clap:


adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Resposta #10 Online: 25 de Junho de 2016, 21:57:19
Muito interessante, Nando!! Já achei um material sobre o assunto aqui... explicando que o sensor digital funciona de maneira linear, portanto menos luz (no caso de subexpor) é igual a menos informação sendo gravado no sensor, e a compensação na pós apenas distribui essa informação... por isso é vantajoso superexpor. Depois vou ler mais sobre o assunto.
Curti!  :clap: :clap:

Opa, já vou mudar os habitos! Valeu galera!
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.853
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 26 de Junho de 2016, 15:10:50
Mas o ETTR não funciona apenas pra fotos noturnas ou de fim de tarde? Pergunto isso porque não foi possível recuperar fotos minhas usando esta técnica durante o dia.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.853
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 26 de Junho de 2016, 15:11:22
À propósito, eu curti as fotos mesmo estando subexpostas!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #13 Online: 26 de Junho de 2016, 18:36:19
Valeu cfcsosa!!  :ok:


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #14 Online: 27 de Junho de 2016, 09:53:20
Mas o ETTR não funciona apenas pra fotos noturnas ou de fim de tarde? Pergunto isso porque não foi possível recuperar fotos minhas usando esta técnica durante o dia.
Isso Carlos. A técnica ETTR foi desenvolvida para fotos que seriam naturalmente subexpostas por condições de baixa luminosidade.
Mas pode-se aplicar a ideia a quase todas as fotografias. Desde que não se extrapole. Lógico que se vc superexpuser suas fotos em +3, vai perder informação nos claros. Por isso eu costumo deixar o fotômetro em até +1.
Mas isso é uma discussão quase sem fim, pois a própria medição do fotômetro é variável. Nem toda a foto estará bem feita com fotômetro no zero. E mais, depende também do tipo de medição utilizado.
Parece que o sensor da nova 80D veio pra quebrar isso, também. Pois ela tem altíssima capacidade de recuperação em zonas de subexposição das imagens.. Mas até chegar lá...  :hysterical: