Autor Tópico: Fotografia "escolar"  (Lida 17557 vezes)

Ricardo Campinas

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
Online: 25 de Junho de 2016, 14:36:30
Boa tarde.
Sou fotógrafo de casamentos a 10 anos já.
Surgiu a oportunidade de eu trabalhar em parceria com uma academia de dança, com aproximadamente 100 alunas.
A idéia é fazer algo semelhante a aquele trabalho onde o fotógrafo vai a escola, tira fotos dos alunos (em grupo e individualmente) e depois vende as fotos, álbuns, ampliações, etc.
O problema é que eu nunca trabalhei nesta área. Não tenho a menor idéia de valores cobrados e tipos de produtos a oferecer.
As dúvidas são as mais diversas:
Como é feita a cobrança?
As fotos não são cobradas por aluno, mas sim por ítem adquirido?
Qual seriao valor de uma imagem? Este valor vai caindo dependendo da quantidade selecionada pelo cliente?
Existe algum software que gerencia todo esse processo, desde a escolha das fotos pelo cliente em galerias online, até o pagamento disso?

O que eu estava pensando em fazer:

Faço as fotos em sequência das alunas, dedicando uns 10 minutos a cada uma.
Em um outro dia, eu retorno a academia de dança, já com as galerias prontas, onde eu me reuniria com cada aluna para a escolha das fotos que ela irá adquirir (utilizaria o Photo Mechanic ou Bridge para ela classificar as escolhas). Nesta mesma reunião, ela poderia ver amostras de álbuns, onde eu apresentaria 2 ou 3 opções (uma bem acessível, uma média e outra mais requintada).
Feitas as escolhas (quantidade de fotos e produtos a adquirir), eu usaria uma máquina de cartao para processar o pagamento.
Feito isso tudo, com todas as alunas, eu retornaria na semana seguinte ou mais (dependendo da disponibilidade dos itens encomendados) e faria as entregas.

Gostaria de saber se este é o procedimento correto, se existem formas mais práticas de se executar este trabalho e estou aberto a sugestões!

obrigado!

Ricardo

« Última modificação: 25 de Junho de 2016, 14:39:14 por Ricardo Campinas »


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #1 Online: 25 de Junho de 2016, 15:20:04
Eu não acho que vá funcionar de forma tão simples assim.
Imagina.. São 100 alunos da escola. Só que cada um tem seus horários específicos. Então juntar os 100 no mesmo dia já seria um desafio. Ok, mas digamos que tu consigas reunir 50. São 10 min x 50 = 500 minutos = quase 8,5 horas. São quase 9 horas só pras fotos. Não tô nem calculando o tempo para você organizar um mini estúdio, maquiagem e demais preparações necessárias.
Aí imagina se você vender somente 2-3 kits??? Ficou no prejuízo, né?
Acho que você deve ter um valor mínimo.. Combina com a escola talvez.. Tira umas fotos da academia ou algo assim.. Pra pagar aquelas 8 horas que você irá disponibilizar lá, pelo menos.
Assim o restante, que comprarem as fotos, pagarão o tempo de edição, desgaste dos materiais, lucro e tua margem pode crescer conforme tua habilidade comercial.
Eu faço fotos em eventos de dança nesses moldes.. Cobro um mínimo, disponibilizo algumas pro cliente que me contratou. E as demais bailarinas que quiserem compram as fotos individualmente. Mas no meu caso é mais fácil.. São 2-3 horas de evento e o resto de edição e preparação para entrega das fotinhos.
Enfim. Bom trampo pra ti, Ricardo.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #2 Online: 25 de Junho de 2016, 15:42:12
O primeiro paso e combinar com a escola.
montar algum pacote com x fotos, em CD , em album , etc,etc
A escola faz a proposta para os pais(pagadores).
quem quiser compra o pacote e paga adiantado.
O operacional e o de menos, vc combina com a escola.
Geralmente a escola cobra comisao.
Esta e quase a unica forma que funciona foto de escola,
o resto e robada.
abs.


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #3 Online: 25 de Junho de 2016, 15:58:05


Ricardo Campinas

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
Resposta #4 Online: 27 de Junho de 2016, 15:02:59
Obrigado a todos pelas respostas!
Pensando bem, 10 minutos seria muito tempo mesmo para dedicar a cada aluna.
Talvez 5 minutos por aluna, e dividir os ensaios entre as diferentes classes (as 100 alunas não fazem aula no mesmo horário).
Vou conversar com a dona da academia, uma maneira de casar as aulas com a sessão de fotos em uma sala separada.
Tenho muitas outras dúvidas que perguntarei abaixo dos posts de vocês pra ficar mais inteligível.
Abraço a todos e mais uma vez agradeço as dicas!
Ricardo


Ricardo Campinas

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
Resposta #5 Online: 27 de Junho de 2016, 15:09:20
O primeiro paso e combinar com a escola.
montar algum pacote com x fotos, em CD , em album , etc,etc
A escola faz a proposta para os pais(pagadores).
quem quiser compra o pacote e paga adiantado.
O operacional e o de menos, vc combina com a escola.
Geralmente a escola cobra comisao.
Esta e quase a unica forma que funciona foto de escola,
o resto e robada.
abs.

Obrigado!
Sim, parece uma maneira simples e direta de executar a tarefa!
Nesta academia de dança, a maioria das alunas já são adultas, ou seja, elas mesmas serão as decisoras.
Você tem mais informações pra me passar a respeito, por exemplo:
Qual seria um valor razoável por foto?
Existe algum software onde eu poderia disponibilizar online as fotos para a escolha?
Obrigado!

Ricardo
« Última modificação: 27 de Junho de 2016, 15:10:11 por Ricardo Campinas »


Ricardo Campinas

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
Resposta #6 Online: 27 de Junho de 2016, 15:20:53
Eu não acho que vá funcionar de forma tão simples assim.
Imagina.. São 100 alunos da escola. Só que cada um tem seus horários específicos. Então juntar os 100 no mesmo dia já seria um desafio. Ok, mas digamos que tu consigas reunir 50. São 10 min x 50 = 500 minutos = quase 8,5 horas. São quase 9 horas só pras fotos. Não tô nem calculando o tempo para você organizar um mini estúdio, maquiagem e demais preparações necessárias.
Aí imagina se você vender somente 2-3 kits??? Ficou no prejuízo, né?
Acho que você deve ter um valor mínimo.. Combina com a escola talvez.. Tira umas fotos da academia ou algo assim.. Pra pagar aquelas 8 horas que você irá disponibilizar lá, pelo menos.
Assim o restante, que comprarem as fotos, pagarão o tempo de edição, desgaste dos materiais, lucro e tua margem pode crescer conforme tua habilidade comercial.
Eu faço fotos em eventos de dança nesses moldes.. Cobro um mínimo, disponibilizo algumas pro cliente que me contratou. E as demais bailarinas que quiserem compram as fotos individualmente. Mas no meu caso é mais fácil.. São 2-3 horas de evento e o resto de edição e preparação para entrega das fotinhos.
Enfim. Bom trampo pra ti, Ricardo.

Obrigado Nando!
Realmente, 10 minutos como falei, creio que seja muito tempo pra cada aluna. Mesmo assim, não pretendo fotografá-las em um único dia, mas ao longo da semana nos horários que elas têm aula.
Quanto à vender fotos para a academia, senti que a proprietária não tem interesse (ela está reformando o imóvel, e no momento não está visualmente chamativo). Ela realmente gostaria de fazer um evento social a partir disso, onde eu e ela poderíamos faturar algum. O que pensei em fazer: fotografar a professora gratuitamente, criar um poster e um álbum (para mostruário) e com este material a professora executaria a venda com as alunas. Desta forma, quando eu fosse até a academia, já teria alguns clientes fechados.
Se eu não estiver sendo indiscreto, você poderia me dizer quanto você cobra por foto a cada aluna? Se uma aluna compra um volume maior de fotos, o valor unitário cai?
Quaisquer outras informações serão muito apreciadas!
Abraço,
Ricardo


Ricardo Campinas

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
Resposta #7 Online: 27 de Junho de 2016, 15:46:25
olá

da uma olhada nesse tópico.

http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=115298.0

Obrigado!
Li toda a sua experiência na escola de seu filho!
Agradeço por compartilhar a experiência!
Abraço,

Ricardo


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #8 Online: 27 de Junho de 2016, 16:51:38
Obrigado!
Sim, parece uma maneira simples e direta de executar a tarefa!
Nesta academia de dança, a maioria das alunas já são adultas, ou seja, elas mesmas serão as decisoras.
Você tem mais informações pra me passar a respeito, por exemplo:
Qual seria um valor razoável por foto?
Existe algum software onde eu poderia disponibilizar online as fotos para a escolha?
Obrigado!

Ricardo
Ola Ricardo
eu prepararia um pac, com x fotos tratadas em CD( e o custo mais barato, 1 cd e centavos+ printar so letras em PB,nada de fotinhas bregas)
Com o mail das alunas pode se mandar uma pasta em baixa -baixa,com marca de agua, pelo wetransfer(mesma pasta para todas,ou separar uma pasta para cada uma delas),custo?, so mandar 100 mails para 100 alunas.
Eu focaria por esse lado.
abs, Bons negocios!!!.


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #9 Online: 27 de Junho de 2016, 17:06:29
Ricardo. Existem alguns sites de escolhas de fotos. Todos os bons são pagos  ;)
Eu costumo fazer o álbum "COPIÃO" no Facebook  :eek: :eek: :eek:
Isso mesmo.. Facebook, galera. Crio um álbum privado, com um texto explicando como fazer pra comprar as fotos (e já falando um pouco sobre direitos autorais). Além disso, as imagens vão com marca d'água enorme e tem apenas 600 px na maior aresta. Depois que a cliente escolhe e paga eu crio uma pasta privada no meu Google Drive para ela baixar as fotos. Só entrego CD a quem pedir por isso e encomendar pelo menos 10 fotos.
Sobre valores... Isso já foi bastante discutido em inúmeros tópicos anteriores e creio que a melhor resposta seja: "Cobre os seus custos + o lucro desejado" :hysterical: :hysterical: :hysterical: - ou seja - é MUITO RELATIVO.


Ricardo Campinas

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
Resposta #10 Online: 29 de Junho de 2016, 12:28:28
Ricardo. Existem alguns sites de escolhas de fotos. Todos os bons são pagos  ;)
Eu costumo fazer o álbum "COPIÃO" no Facebook  :eek: :eek: :eek:
Isso mesmo.. Facebook, galera. Crio um álbum privado, com um texto explicando como fazer pra comprar as fotos (e já falando um pouco sobre direitos autorais). Além disso, as imagens vão com marca d'água enorme e tem apenas 600 px na maior aresta. Depois que a cliente escolhe e paga eu crio uma pasta privada no meu Google Drive para ela baixar as fotos. Só entrego CD a quem pedir por isso e encomendar pelo menos 10 fotos.
Sobre valores... Isso já foi bastante discutido em inúmeros tópicos anteriores e creio que a melhor resposta seja: "Cobre os seus custos + o lucro desejado" :hysterical: :hysterical: :hysterical: - ou seja - é MUITO RELATIVO.

Obrigado Nando!
Vou analisar com carinho as opções, incluindo esta do Facebook!
Abraço!


Ricardo Campinas

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
Resposta #11 Online: 29 de Junho de 2016, 12:29:19
Ola Ricardo
eu prepararia um pac, com x fotos tratadas em CD( e o custo mais barato, 1 cd e centavos+ printar so letras em PB,nada de fotinhas bregas)
Com o mail das alunas pode se mandar uma pasta em baixa -baixa,com marca de agua, pelo wetransfer(mesma pasta para todas,ou separar uma pasta para cada uma delas),custo?, so mandar 100 mails para 100 alunas.
Eu focaria por esse lado.
abs, Bons negocios!!!.

Obrigado, Agalons!
Valeu pelas dicas!
Abraço!


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 29 de Junho de 2016, 13:13:20
Pela minha experiência, ou melhor, do jeito que eu faço é assim:

Apresenta uma proposta para os pais dos alunos, através de uma cartinha, onde fica estipulado uma quantidade mínima de fotos que vc vai entregar de cada aluna(o) e o valor a ser cobrado. Manda duas paginas, uma com descrição dos serviços e demais explicações de valores, condições de pagamento e tal, e a outra via o pai devolve com o aceite da proposta junto com cheques do pagamento, que pode ser parcelado, pré datado etc...
Apresente algumas opções de pagamento, e lembre-se que parcelado é melhor, a adesão fica melhor.
Fala pra escola colocar essa cartinha na agenda do aluno, ou se não tem agenda, peça para a escola ajudar a encaminhar para a família do aluno(a).
Coloca um prazo de devolução na cartinha, e uma data prevista para que seja feito o trabalho. Se puder deixe um prazo mais esticado, com alguns dias a mais, sobrando, pra vc poder negociar novamente com alguns pais, ou até mesmo enviar uma nova cartinha de reforço.
Se o pagamento é antecipado, vc só fotografa quem contratou o serviço, assim terá mais tempo pra fazer um trabalho mais caprichado.

Calculo dos custos:
  • Imagine que vc vai repartir (ratear/dividir) o valor total de seu trabalho entre os pais que fizerem a compra.
  • Imagine uma quantidade mínima de adesões. Para 100 alunos, 30% é um número bom, ou seja, 30 alunos.
  • Não faça um valor muito alto porque senão o pai não contrata.
  • Faça ai as suas contas considerando que além da seção de fotos que vc fará na escola, tem todo o back office de tratamento das imagens, de preparação e entrega das fotos, e todo o tempo de atendimento ao pais, ou seja são dias de trabalho.
Por exemplo, se vc considerar R$ 120,00 x 30 alunas(os) = R$ 3600,00, as adesões que vierem depois vc tá no lucro, ou seja se vierem 40 adesões são 10 a mais em sua conta. Se vierem menos, vc avalia se vale a pena fazer.


Relação com a escola:
  • Evite incomodar o mínimo possível a escola e suas dependências, não fica tomando muito tempo da diretoria/administração, porque eles tão pensando outras coisas, e seu trabalho pode encher o saco de alguns.
  • Prepare uma contrapartida para a escola. Pode ser um álbum, uma seção de fotos ou outra coisa qualquer, mas a escola sempre vai gostar de receber algo em troca.
  • Lembre que a escola esta te ajudando, procure encontrar dentro da estrutura alguém que será o seu canal de comunicação, e concentre a comunicação nesta pessoa.

Quanto ao trabalho:
Faça o trabalho sem pressa, faça com a melhor qualidade possível. As personalidades das meninas(os) variam muito, e vc precisa ter sinergia com elas pra que elas fiquem bem nas fotos.
Lembre-se que metade da autoria é da modelo, e se ela fizer uma cara de bunda fica meio chato entregar essas fotos para a família.
Planeja bem as locações na escola, faça testes antes, pensa em algumas poses. Leva luz (flash) fundo fotográfico.
Pergunta para as professoras que poses (ou posições) são bacanas mostrar, porque a escola tbm vai estar ai mostrando a capacidade que ela tem em transformar o aluno em uma dançarina, bailarina.


É isso ai, espero ter ajudado!!!

abs
Conhecimento importa mais que equipamento.


Ricardo Campinas

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
Resposta #13 Online: 06 de Julho de 2016, 13:21:44
Muito obrigado, Lindsay!
Ajudou muito, com certeza!!  :)

Já estabeleci os meus preços.

Agora o problema é esta questão do processo de venda dos produtos.
Eu realmente gostaria de disponibilizar uma ferramenta online, onde cada aluno possa fazer suas escolhas a la carte.
NEsta escola de dança, as alunas são adultas, então não lidadei com os pais, mas diretamente com elas.
VocÊs conhecem algum sistema de escolha e compra de fotos e produtos fotográficos online?
Achei alguns que vendem os arquivos e ampliações. Mas estou com dificuldade de encontrar algum que trabalhe com produtos personalizados (ou seja, produtos que eu idealizei e não que eles tem disponível para venda).
Exemplo: gostaria de oferecer álbuns, mas para o cliente comprar um álbum, envolve tantas sub-escolhas (tamanho, numero de páginas, etc,etc...). Nao sei como isso poderia ser feito...
Se eu tiver que fazer a venda presencial para cada aluna (as aulas são a noite), tenho o receio que as alunas irão embora após a aula, enquanto estou atendendo uma outra aluna. Portanto, não fica muito prático.
Com uma galeria privada, travada por senha, ela pode visitar esta galeria e optar por todos os produtos que ela já viu pessoalmente antes da sessão de fotos (pretendo disponibilizar o mostruário de todos os itens oferecidos).
Alguma indicação? :)

Obrigado!!!

Ricardo


fotoescola

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #14 Online: 11 de Junho de 2018, 14:42:43
alguem que trabalhe com fotografia escolar já fez esse curso http://workshop.alinemascarenhas.com/?ref=R7820182F  ???