Autor Tópico: Câmera, lente ou filtros: Como ter uma textura de cinema?  (Lida 3231 vezes)

igorkarlos

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Online: 25 de Junho de 2016, 23:01:11
Saudações amigos. Estou entrando agora no fórum e já tenho muitas de dúvidas.

Eu estou começando a cursar cinema depois de 5 anos tentando. Já trabalho com audiovisual ha muito tempo, porém sempre de forma "amadora", estou cursando pra ser um profissional completo. Assim sendo, estou montando meu equipamento de filmagem/fotografia, porém com orçamento apertado. Já li em vários lugares que câmeras de Cannon são melhores para vídeo, por isso optei por uma da marca.

Porém o que eu quero saber é: Qual o segredo pra se ter uma textura de cinema e não de filme amador?

Alguns colegas da sala produziram um curta como exercício para uma cadeira e conseguiram essa textura, mas eles nem fazem ideia de como conseguiram. Suspeito que seja pela lente que eles usaram, não pela câmera ou utilização de filtros.

Alguém pode me dar uma dica ou uma luz? Abaixo tem uns vídeos com filmagem amadora que tem esse efeito/textura que busco.


Desconsiderem os filtros nesse

Not a valid vimeo URL
Obrigado desde já.  :ok:


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.533
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #1 Online: 26 de Junho de 2016, 08:56:57
Alguém pode me dar uma dica ou uma luz? Abaixo tem uns vídeos com filmagem amadora que tem esse efeito/textura que busco.

Acho que a dica que você busca está justamente na luz. Não vi nada demais em equipamento. Mas escolher uma boa luz e filmar usando-a de maneira sábia é uma grande coisa.

Fora isso, reza a lenda que filmar em 24 fps ajuda.


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
« Última modificação: 26 de Junho de 2016, 09:37:15 por bruno_sfc »


sandir.leonardo

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 231
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 29 de Junho de 2016, 14:17:28
A tal textura do cinema que você busca pode ser obtida com correção e gradação de cor (o DaVinci Resolve é um aplicativo gratuito bastante poderoso para essa função). Porém é importante atentar-se em ter o material bruto o mais "flat" possível, ou seja, sem muita contrastação e saturação, pra que você possa trabalhar isso posteriormente. Se seu equipamento for Canon, recomendo fortemente baixar e instalar o perfil Cinestyle da Technicolor (existem N tutoriais ensinando a fazer isso).
Sobre lentes, eu acredito que influencie apenas em casos muito específicos, onde se deseje uma profundidade de campo mais rasa, ou uma claridade maior...
Canon: 70D | 10-18mm | 18-135mm | 50mm 1.8 + 1.4 | 85mm | 55-250mm
Panasonic: G7 Lumix | 14-140mm | 25mm
Tamron: 17-50mm VC | 18-270mm VC
Yongnuo: YN 565EXII


geraldbarros

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 12 de Julho de 2016, 00:28:03
Gradação de cor + um ótimo Steadycam


bruno_sfc

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 943
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 12 de Julho de 2016, 09:22:26
Gradação de cor + um ótimo Steadycam

"Graduação"...  Ou "Nivelação"... ;)

Em português mesmo eu usaria "Tratamento de cor"...


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #6 Online: 12 de Julho de 2016, 13:19:07
"Graduação"...  Ou "Nivelação"... ;)

Em português mesmo eu usaria "Tratamento de cor"...

Grading é + chique  :D
Uma coisa que eu vejo bastante pela internet (vi quando comecei a me interessar por filme em DSLR) é que recomendam filmar realmente em 24fps (look de cinema, uaaau) e deixar realmente o arquivo meio flat sem mto contraste e tal. Mas SEMPRE esquecem de mencionar o tal do Tratamento de Cor. O que eu mais vejo por aí é gente fazendo isso e ficando insatisfeito com o resultado, mas não tinha feito nada de grading no vídeo...
Até entendo pq quando eu pesquisava, vários guias e tutoriais esqueciam de mencionar a parte do grading   :ponder:
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket